Autor Tópico: Ateus e céticos mantêm alguma obra social ou assistêncial?  (Lida 5367 vezes)

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
Re: Ateus e céticos mantêm alguma obra social ou assistêncial?
« Resposta #25 Online: 22 de Fevereiro de 2010, 10:20:42 »
Pergunto de maneira geral:
- Existem associações de ateus ou agnósticos que promovem ações sociais, assistenciais ou educacionais?

Eu não conheço, mas acredito que ex-religiosos que um dia participaram de ações assistênciais permanecem com as mesmas atitudes sociais, mesmo que individuais. Além do que vários ateus, inclusive deste site, já deram demonstrações de suas ações.

A cada forista em particular:
- Você faz algo direto de caráter social ?
Sim, na Companhia que trabalho, mantemos um Instituto Social. Sou voluntário.

- Dedica parte de seu tempo ou dinheiro para ações ou serviços que promovam uma mudança na sociedade a curto/médio/longo prazo.
Sim. Neste Instituto, além de ministrar aulas de nível técnico, as doações são voluntárias. Eu participo eventualmente no decorrer do ano e full-time no final do ano (onde ajudo a arrecadar o maior número de recursos possíveis para o Natal das crianças).

- Sim/não/por quê?
Por que eu participo? Porque eu malho tanto o nosso Governo que eu me sentiria mal se não fizesse nada.

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
« Resposta #26 Online: 06 de Março de 2010, 17:47:00 »
Lembrei de um "causo" do "mutante" (rs) Chico Xavier.

Foi no aniversário de Chico, Roberto Carlos estava presente esperando Chico terminar de conversar com uma senhora. Ela estava pedindo alguma ajuda para Chico. Como estava demorando, Roberto Carlos aproximou e foi dar os parabéns a ele e o presenteou com um carro.

Chico olhou para a mulher que estava ao seu lado, pegou a chave do carro e deu para ela. Dizem que Roberto Carlos quase desmaiou  rsrsrs...  

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #27 Online: 06 de Março de 2010, 17:52:13 »
Conclusão: São tantas emoções.
Não deseje.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 26 de Março de 2010, 23:21:17 »
É a velha confusão de achar que os ateus formam um grupo religioso.
 É esperar que os ateus e agnósticos se comportem como os religiosos. Muitos podem e fazem trabalho voluntário e de caridade, mas não tem muito sentido fazê-lo sob a bandeira do ateismo, como forma de defender a nossa descrença, como faz a religião para defender a sua crença.

Concordo. Não faço vinculação entre ateísmo e humanitarismo, senão cairia na mesma falácia de muitas religiões. Apenas para constar eu faço contribuições mensais para algumas instituições que reputo como respeitáveis e que lidam com crianças, idosos, animais abandonados e pessoas com necessidades especiais. Todas elas me enviam um balancete semestral e um relatório de destinação das doações, sejam em dinheiro ou não.

Durante muitos anos na década de 1.980 eu desenvolvi um mini-projeto denominado "Conhecendo Geologia" em escolas municipais e estaduais em minha cidade e, invariavelmente, aparecia a pergunta sobre o papel de deus no processo geológico. Eu sempre procurei responder que isto não fazia parte do escopo e, em última instância, não havia como provar ou não a existência dele.

Uma vez fui abordado por um pai que me perguntou como que eu tive a coragem de dizer ao seu filho que deus não existia, o que na realidade eu nunca fiz, pois eu tinha plena consciência do perfil da audiência nas apresentações (crianças e adolescentes de 12 a 17 anos), e não queria dar pretexto para ser acusado de aliciamento ou comportamento antirreligioso.

Foto USGS

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #29 Online: 27 de Março de 2010, 00:52:41 »
Nós falarmos que deus não existe é desrespeito.

Eles tentarem nos converter todo dia é normal.
Não deseje.

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #30 Online: 27 de Março de 2010, 20:59:10 »
Não faço vinculação entre ateísmo e humanitarismo, senão cairia na mesma falácia de muitas religiões.
Concordo com o que você diz. Mas considero bastante positivo mostrar que existem os ateus, céticos, agnósticos, materialistas, descrentes, desprovidos de fé, hereges blasfemos incrédulos, seguidores de Dawkins, cultuadores do deus Acaso, adoradores do deus Darwin que praticam humanitarismo; é uma forma de tentar desconstruir essa relação religião(cristã)-humanitarismo como exclusiva.

Apesar de que vão dizer que fazemos isso porque no fundo tememos o inferno, não é mesmo?  :| Acho que não tem jeito pra isso não  :chorao:
8-)

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #31 Online: 27 de Março de 2010, 21:03:02 »
Nós falarmos que deus não existe é desrespeito.

Eles tentarem nos converter todo dia é normal.
Tudo depende de como você está disposto a encarar a situação. Todos nós sabemos (eu acho) que o problema não é alguém duzer que divindades não existem e sim usar um lugar social de autoridade para convencer alguém disso. O problema é que você pode dizer simplesmente que não acredita em Deus e ainda assim receber represálias. Se você está disposto a brigar para expor seu posicionamento e ser respeitado por isso, vá em frente. Se não, muito cuidado com o que vai dizer.
8-)

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #32 Online: 27 de Março de 2010, 21:15:01 »
Eles são a maioria e não são conhecidos por ser muito civilizados, melhor ficarmos apreensivos mesmo  :medo:
Não deseje.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 31 de Março de 2010, 23:20:03 »
É a velha confusão de achar que os ateus formam um grupo religioso.
 É esperar que os ateus e agnósticos se comportem como os religiosos. Muitos podem e fazem trabalho voluntário e de caridade, mas não tem muito sentido fazê-lo sob a bandeira do ateismo, como forma de defender a nossa descrença, como faz a religião para defender a sua crença.

Concordo. Não faço vinculação entre ateísmo e humanitarismo, senão cairia na mesma falácia de muitas religiões. Apenas para constar eu faço contribuições mensais para algumas instituições que reputo como respeitáveis e que lidam com crianças, idosos, animais abandonados e pessoas com necessidades especiais. Todas elas me enviam um balancete semestral e um relatório de destinação das doações, sejam elas em dinheiro ou não.

Durante muitos anos na década de 1.980 eu desenvolvi um mini-projeto denominado "Conhecendo Geologia" em escolas municipais e estaduais em minha cidade e, invariavelmente, aparecia a pergunta sobre o papel de deus no processo geológico. Eu sempre procurei responder que isto não fazia parte do escopo e, em última instância, não havia como provar ou não a existência dele.

Uma vez fui abordado por um pai que me perguntou como que eu tive a coragem de dizer ao seu filho que deus não existia, o que na realidade eu nunca fiz, pois eu tinha plena consciência do perfil da audiência nas apresentações (crianças e adolescentes de 12 a 17 anos), e não queria dar pretexto para ser acusado de aliciamento ou comportamento antirreligioso.
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 01 de Abril de 2010, 09:42:29 »
deja vu? :)

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #35 Online: 01 de Abril de 2010, 22:00:00 »
Acho que é um deja lu  :lol:
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #36 Online: 02 de Abril de 2010, 01:13:12 »
Não da para ter ficado no clipboard 4 dias...

Não deseje.

Offline Bulldog

• Nível 20
  • *
  • "Interessante..." Thanos ao ser morto por Drax...
« Resposta #37 Online: 07 de Março de 2011, 21:08:46 »
"Ateu que faz boas açoes é porque no fundo tem medo de estar errado"
Eu já ouvi que no fundo tem medo de ir pro inferno. Quase a mesma coisa, não?
KKKKK!!!!êeeehhhhh, purgatório já serve!
"Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem;
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada."
No Caminho com Maiakovski

Offline Bulldog

• Nível 20
  • *
« Resposta #38 Online: 07 de Março de 2011, 21:15:56 »
O que tem a ver meu ateísmo com o fato de eu não estar nem ai para os outros ?

Bem, quanto ao "seu" ateismo em particular eu não posso responder. Acredito que isso é problema, ou assunto, seu.

Agora quanto a uma possível relação entre os fatos, ou, se preferir o termo, variáveis: "ser ateu" e "não estar nem ai para os outros", acredito que não haja nenhuma ligação, pelo contrário, esse é um dos estereótipos e preconceitos que religiosos, deístas e teistas tentam nos impingir.
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #39 Online: 07 de Março de 2011, 21:34:13 »
Tentam assim rotular, quem demonstra se importar pelo menos um pouco com ações sociais.

No fundo é tudo politicagem, já que sentimento altruísta e derivados é tudo bullshit.  :ok:
Não deseje.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 07 de Março de 2011, 21:40:33 »
[...]
No fundo é tudo politicagem, já que sentimento altruísta e derivados é tudo bullshit.  :ok:

Porque?
Foto USGS

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #41 Online: 07 de Março de 2011, 21:50:29 »
Não tenho culhões para discutir isto, então: http://ateus.net/artigos/miscelanea/o-mito-do-altruismo/

Sobre o autor: Robert A. Wallace formou-se em Biologia e Belas Artes em 1960. Em 1965 graduou-se pela Universidade Vanderbilt e em 1969 pela Universidade do Texas, Austin. Sua pesquisa relacionou-se com sistemas sociais de animais, particularmente os pássaros insulares das Índias Ocidentais e do Oceano Índico. Lecionou em departamentos de Biologia, Psicologia e Antropologia em várias universidades dos Estados Unidos e Europa. Atualmente, é professor visitante da Universidade de Duke, EUA.

Discuta com ele  :biglol:

E este é só UM exemplo.
Não deseje.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 08 de Março de 2011, 08:33:40 »
Altruísmo não é um sentimento puro e maravilhoso que paira no ar.
Ele é apenas uma coisa que nos convém, tanto por criar um ambiente melhor em torno de nós, o que nos beneficia, ou porque, de alguma forma, nos sentimos bem ajudando aos outros.

Offline Bulldog

• Nível 20
  • *
« Resposta #43 Online: 08 de Março de 2011, 08:53:01 »
Tentam assim rotular, quem demonstra se importar pelo menos um pouco com ações sociais.

Sua primeira afirmação, embora eu tenha entendido que apoie minha asserção, parece se contradizer com sua afirmação seguinte.

A idéia de que não existe altruísmo, atos desinteressados, "caridade pura", não é nova, muito menos pode ser atribuida ao autor que você cita.

Embora eu tenha acessado o link e considerado o texto dele realmente muito interessante e concorde em parte com as colocações expostas, minha ressalva é: até agora, absolutamente nada ou nenhuma ação ou pensamento humano pôde ser atribuido ou inferido como tendo causa ou motivação única ou absoluta, por consequência, nada ou nenhuma motivação ou causa determinante pôde ser definitivamente atribuida ou excluída como motivante generalizado do comportamento ou ação de todo ou qualquer sujeito (usando um termo da psicanálise) ou indivíduo (se preferir um termo behaviorista), pelo simples fato de não haver como generalizar os motivos, histórias pessoais, vivências intrapsiquicas das experiências emocionais da casa pessoa, pois cada pessoa (usando um termo humanista) é única.

No mais, sugiro uma leitura mais atenta do texto que você mesmo citou, pois em momento algum ele a existência do altruísmo, invalida ou desestimula sua prática, simplesmente contextualiza em uma perspectiva de comportamento inerente a necessidade da evolução da espécie e racionaliza sua motivação egoística, é ai que concordo com o autor.

Na verdade, entendo pelo que o autor partilha de uma opinião que também é minha: o altruismo é uma necessidade da espécie e dos indivíduos para viverem melhor. Suas diversas formas de manifestações são válidas e necessárias. Precisamos do altruísmo, da caridade, da filantropia. Para o sujeito as motivações podem ser de ordem primária ou secundária e estarem sujeitas aos juízos a submissão a juízos de valor pessoais ou do grupo. Para a espécie, isso é secundário, o necessário é que o comportamento exista.

Para mim, particularmente, dedico meu tempo e conhecimento a instituições sem fins lucrativos por que isso me faz sentir bem, trabalho há 18 anos com tratamento e prevenção do uso e abuso do álcool e outras drogas, é egoísta mesmo, pois fico cheio de orgulho e vaidade (bons e controlados) quando encontro um ex-paciente meu que estava morando nas ruas, roubando ou se prostituindo para comprar droga e hoje o cara tá bem, trabalhando ou estudando, a família o aceitou de volta ou coisa parecida.

Sinto um orgulho enorme quando essas pessoas me encontram, a gente se cumprimenta, alguns agradecem, me abraçam. Alguns se tornam voluntários do Centro.

Há doze anos sou vice-presidente dessa instituição e continuo apoiando outras, nunca recebi delas nada em dinheiro, nem outro benefício material, mas recebo esse retorno pessoal, vivo melhor.

Finalizando, se você cita um autor que trata do tema, faz reverência a formação do cara, baba o ovo dele, e ainda diz que ele é só um exemplo, então ou o tema não é "bullshit" ou o gosto do colega é meio esquisito!!! :o :hihi:(o final é brincadeira meu velho, não é pra levar a mal!). 
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #44 Online: 08 de Março de 2011, 22:47:18 »
Muito boa análise Bulldog. Eu vou ficar nas definições que o autor deu sobre altruísmo:
...mas, antes de prosseguirmos, definamos nossos termos. Altruísmo, para nosso propósito, implicará fazer o bem a outros com algum custo para si próprio. Em outras palavras, a boa ação prejudica quem a pratica, pelo menos em certa medida.

Eu achava que o nome disso era martírio. :D

Vou sustentar é que, mesmo quando alguém parece estar fazendo alguma coisa para o bem de outra pessoa, o ato pode ser essencialmente egoísta.

Onde o autor fala "parece estar fazendo" eu penso logo em hipocrisia. Quando vc realiza um ato de bondade, tal ato é sentido e verificado pela pessoa que o recebe, não dá para fingir isso, vc faz. E por que nao poderia sentir-se bem com isso tbm? Por que nao as duas coisas coisas, como um benefício mútuo?

-----------------------------------------------

Voltando ao assunto do tópico, pergunto ao Bulldog:
1- Vc sente (ou sentiu) necessidade de mostrar que é ateu/agnóstico quando faz alguma ação social?
2- O que justificaria associar um grupo a uma ação social?

[Bulldog, dirigi as perguntas especificamente a vc pq ja declarou ter experiencia com essas coisas, nada mais, nada pessoal] :ok:
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Bulldog

• Nível 20
  • *
« Resposta #45 Online: 09 de Março de 2011, 11:27:09 »
Sem problemas Enjolras:

1- Necessidade de mostrar não, mas muitas vezes, pela minha fala, durante uma palestra, um grupo de discussão, um grupo terapêutico, temático, aula, etc., isso transparece e alguém pergunta minha religião, então digo que sou ateu.

Se sou questionado quanto a isso, dentro do que é necessário, adequado e conveniente ao momento e ao ambiente alongo ou não o assunto com o interlocutor ou o convido para me procurar ao final do momento para combinarmos um momento mais adequado para essa conversa.

Outra situação comum é, na Comunidade  Terapêutica (a ONG da qual falei e da qual sou VP), www.centronovavida.org.br , lá usamos como parte do programa de tratamento os doze passos, programa de AA (Alcóolicos Anônimos) e do NA (Narcóticos Anônimos), que fala em um Poder Superior ou um Deus na forma como cada um o conceba, e, ai também na minha fala, embora deixe os residentes (pessoas que moram em internato na comunidade durante o período de seu tratamento) bem a vontade com suas crenças ou para encontrálas, hoje todos sabem que sou ateu, e que para mim mim o Poder Superior é a união da vontade de pessoas diferentes unidas em busca de um mesmo propósito: a abstinência e a recuperação do alcoolismo e da dependência das outras drogas.

Nem sempre fui ateu, antes era católico, então no princípio precisei saber administrar isso  com tranqulidade e "jogo de cintura", pois um dos "tripés" do tratamento é a espiritualidade. Precisei mostrar que o próprio conceito de espiritualidade do programa não é religioso, mas é maior que isso.

Então, assim, necessidade de mostrar ou dizer que sou ateu, em geral, não sinto, mas também não nego, só sinto mesmo, ai dependendo do meu humor, é quando vem algum religioso fanático me encher o saco, falar em benção, deus, milagre, tentar me levar pra igreja dele, ai digo que sou ateu pra tentar cortar o papo, mas só me ferro, que piora: os caras não ouvem nada do que digo e viro missão divina e desafio: "um homem tão bom, não pode perder a alma!" |( :histeria:

2- Acredito que nesta segunda pergunta você esteja se referindo mais especificamente aos ateus e agnósticos, grupos das quais alguns não gostam nem mesmo de ser vistos ou apontados como tal. Embora em uma conceituação ampla de grupo o sejam queiram ou não o sejam, por partilharem de uma opinião comum ou similar sobre determinado assunto ou conceito.

A Associação de determinado grupo, tanto neste caso quanto em outros, pode se justificar pela necessidade de AÇÕES AFIRMATIVAS, como instrumento de colocação diante de grupos majoritários da sociedade que lhes impõem preconceitos. Essa prática tem se mostrado eficiente no decorrer da história com grupos minoritários de negros, GLBTs, pessoas com necessidades especiais, religiões minoritárias e outros. Falei um pouco disso em outro tópico:

../forum/topic=24458.25.html

Espero ter respondido satisfatoriamente, às ordens. :ok:
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!