Autor Tópico: Coquetel anti-AIDS e quebra de patente: o que pensam vocês?  (Lida 3166 vezes)

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
Coquetel anti-AIDS e quebra de patente: o que pensam vocês?
« Online: 21 de Julho de 2005, 09:24:00 »
Citação de: Newsletter da SBPC
Notícias Quinta-Feira, 21 de julho de 2005

JC e-mail 2815, de 20 de Julho de 2005.  

Descobridor do vírus HIV sai em defesa de laboratórios

Robert Gallo usa expressão chula para se referir a pessoas pobres que precisam de drogas anti-Aids gratuitas

Conhecido internacionalmente como co-descobridor do vírus da Aids (ao lado do francês Luc Montagnier), o cientista americano Robert Gallo provocou polêmica em sua passagem pelo Brasil.

Em entrevista divulgada ontem no site Agência Aids, Gallo defende os laboratórios farmacêuticos, diz que nem todos deveriam receber remédios anti-HIV gratuitamente e usa uma expressão chula para se referir aos pobres que precisam das drogas.

“Pobre é o cacete!” — afirmou, interrompendo os repórteres que perguntavam sobre como garantir que pessoas pobres tivessem acesso gratuito aos medicamentos. “Por que vocês vêm falar sobre as pessoas pobres para mim? Lamentar pelos pobres? O mundo todo tem pessoas pobres, não só o Brasil. Os EUA têm nas cidades do interior milhões de pessoas pobres. Pessoas pobres existem em todo lugar, vocês não são diferentes no Brasil.”

O destempero de Gallo teve início quando os jornalistas perguntaram sua opinião sobre a disputa entre o governo brasileiro e o laboratório Abbott sobre a possível quebra de patente do medicamento Kaletra (uma das drogas do coquetel anti-Aids distribuído gratuitamente no Brasil).

“Se eu fosse o governo brasileiro, eu negociaria ao máximo para conseguir o preço mais baixo possível. É natural. Mas se você for longe demais e quebrar as patentes, você se torna um renegado, uma espécie de fora da lei”, sustentou na entrevista gravada pelo site. “E isto não é justo porque eles (Abbott) investem muito dinheiro para desenvolver a droga. Então, há os dois lados da história, eu não sei qual é o lado certo”.

Pressionado, no entanto, Gallo se mostrou impaciente.

“Como o Abbott pode fornecer os remédios de graça? Eles são uma empresa. Eles pertencem a milhares de pessoas, acionistas”, disse, segundo a transcrição da fita divulgada pelo site. “Muitas pessoas em Chicago acreditam no Abbott. Elas investiram as economias de uma vida inteira no Abbott. Elas pagaram. Elas trabalharam a vida inteira e investiram seu dinheiro ali. E agora você quer que o Abbott dê o remédio gratuitamente!”

Por isso, concluiu, os remédios anti-Aids não deveriam ser distribuídos gratuitamente para todos que precisam.

“Por que eles (os remédios) deveriam ser gratuitos? Alguém paga por isso. Nada é de graça. Vocês sabem, os remédios não caem do céu, não crescem em árvores. Não existe um jardim nos EUA onde o dinheiro brota ou o remédio brota.”

Gallo sugeriu que os governos criassem um fundo a partir de impostos cobrados de pessoas ricas para financiar a distribuição gratuita de medicamentos para os que não podem pagar por isso.

“Existem muitas pessoas ricas no Brasil que não pagam nada por estes medicamentos. Por que um primo meu que é pobre deve pagar US$ 6,5 mil pelos medicamentos do Abbott e um milionário brasileiro não paga nada?”.

Gallo garantiu que não recebe royalties do Abbott, nem financiamento para estudos.
(O Globo, 20/7)
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re.: Coquetel anti-AIDS e quebra de patente: o que pensam vo
« Resposta #1 Online: 21 de Julho de 2005, 10:01:56 »
foi deselegante o rapaz. mas tem suas razões.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Atheist

• Visitante
« Resposta #2 Online: 21 de Julho de 2005, 14:27:08 »
Sim, foi, mas esta é uma verdade:

O mundo todo tem pessoas pobres, não só o Brasil. Os EUA têm nas cidades do interior milhões de pessoas pobres. Pessoas pobres existem em todo lugar, vocês não são diferentes no Brasil

Por que é que o Brasil se acha no direito de quebrar patentes?

Por que é que não investe em busca de medicamento? Espera os outros encontrarem cura e rouba o método? Fácil assim...

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 21 de Julho de 2005, 15:14:35 »
Gallo que diz ter descoberto o vírus que causa a AIDS, porém nunca se soube direito o que aconteceu. Cientistas franceses revelaram os resultados antes e ele alega que teve alguns documentos roubados, e que as pesquisas eram suas, algo assim. Mas a história é um bocado estranha.

Sobre a quebra das patentes, enquanto ninguém reclamar ou o Brasil receber algum tipo de represália, que vão quebrando mesmo. Vamos pensar primeiro em nós, depois no acionistas de empresas americanas. Se pudermos ganhar com isso, sem mais problemas, eles que percam dinheiro. Pouco me importo.

Atheist

• Visitante
« Resposta #4 Online: 21 de Julho de 2005, 15:17:45 »
Lei de Gerson...

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 21 de Julho de 2005, 15:26:39 »
É, em nivel pessoal não costumo aplica-la. Mas em nível nacional, não acho ruim. Citando o grande filósofo Lula: "Se tem algo que admiro nos americanos [e que fez eles darem certo] é pensar primeiro neles, depois neles, e se sobrar um tempinho pensar neles novamente."

Atheist

• Visitante
Re: Re.: Coquetel anti-AIDS e quebra de patente: o que pensa
« Resposta #6 Online: 21 de Julho de 2005, 15:37:54 »
Citação de: Ricardo Mioto
É, em nivel pessoal não costumo aplica-la. Mas em nível nacional, não acho ruim. Citando o grande filósofo Lula: "Se tem algo que admiro nos americanos [e que fez eles darem certo] é pensar primeiro neles, depois neles, e se sobrar um tempinho pensar neles novamente."

Sim, eles dão certo... Enquanto isso, o resto do mundo...

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 21 de Julho de 2005, 15:40:12 »
Não acho que eles atrapalhem o resto do mundo (ao menos a grande maioria dele). Se estamos tão atrasados e tão mal basta olhar para o nosso presidente da Câmara e entenderemos.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #8 Online: 21 de Julho de 2005, 15:43:51 »
Depois não podemos reclamar porquê nossos produtos recebem altas taxas de impostos em outros países...
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #9 Online: 21 de Julho de 2005, 15:44:40 »
PS: um país que não reconhece leis internacionais pode ter a cara de pau de tentar conseguir uma vaga no Conselho de Segurança da ONU ?
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 21 de Julho de 2005, 16:41:41 »

Sobre a quebra das patentes, enquanto ninguém reclamar ou o Brasil receber algum tipo de represália, que vão quebrando mesmo. Vamos pensar primeiro em nós, depois no acionistas de empresas americanas. Se pudermos ganhar com isso, sem mais problemas, eles que percam dinheiro. Pouco me importo.

eu me importo. não podemos sair quebrando patentes e achar que não vão haver conseqüências. o propriedade tem que ser respeitada! quebrar patentes é a mesma coisa que tomar a casa de alguém e fazer uma comuna. imagine se todo mundo quebrasse essas patentes? não sobraria ninguém disposto a investir neste tipo de pesquisa, e tchau tchau aidéticos.
as conseqüências listadas pelo stefano são exemplos. esses laboratórios investiram dinheiro, e, sim, quando fazem um investimento têm em mente o lucro. isso é condenável, lucrar com remédio? prefiro que lucrem e façam remédio a não pesquisarem remédio algum.
mas propriedade no brasil nunca foi respeitada. talvez seja isso que nos diferencie dos vizinhos do norte.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 21 de Julho de 2005, 16:50:18 »
Citação de: Stéfano
Depois não podemos reclamar porquê nossos produtos recebem altas taxas de impostos em outros países...

Podemos. Assim como eles podem reclamar das patentes. Mas enquanto nada oficial for reclamado sobre isso...

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #13 Online: 21 de Julho de 2005, 21:08:36 »
Citação de: Danniel
eu acho que seria melhor incentivar a pesquisa aqui, com a condição de não ser patenteada

Esse tipo de medicamento demanda MUITO investimento...

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
« Resposta #14 Online: 22 de Julho de 2005, 08:12:39 »
E que tal as plantas medicinais que eles roubam de nós e patenteiam no exterior?

AIDS é um grande negócio, ninguém vai querer abrir mão de um 'mal' tão lucrativo...

:evil:
"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #15 Online: 22 de Julho de 2005, 09:18:20 »
Citação de: Euzébio
E que tal as plantas medicinais que eles roubam de nós e patenteiam no exterior?

Pelo menos alguém está pesquisando. Seria melhor que fôssemos nós, mas já que não tomamos a iniciativa...

AIDS é um grande negócio, ninguém vai querer abrir mão de um 'mal' tão lucrativo...

Não entendi.

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #16 Online: 22 de Julho de 2005, 09:42:47 »
Pelo menos alguém está pesquisando. Seria melhor que fôssemos nós, mas já que não tomamos a iniciativa...

Ainda assim não jusfitica o roubo, se eles querem pesquisar que venham através de meios legais. É a nossa riqueza que está sendo usurpada.

Não entendi.

AIDS é uma invenção lucrativa. Se antes morríamos de doenças banais, estas doenças hoje se chamam AIDS...

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #17 Online: 22 de Julho de 2005, 10:50:13 »
Não entendi.

AIDS é uma invenção lucrativa. Se antes morríamos de doenças banais, estas doenças hoje se chamam AIDS...

Continuo não entendendo.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #18 Online: 22 de Julho de 2005, 11:03:05 »
Não entendi.

Continuo não entendendo.

Ele quer dizer que a AIDS é uma farsa e que quase todos, ou seriam todos, os pesquisadores que trabalham com isso não conseguiram perceber. Vi um cara na Super Interessante há alguns anos defendendo que o vírus do HIV não era o responsável pela síndrome. O Euzébio gosta de teorias que coloquem o "establishment", seja lá o que ou qual for, escondendo verdades das pessoas comuns..

Atheist

• Visitante
« Resposta #19 Online: 22 de Julho de 2005, 13:44:09 »
eu acho que seria melhor incentivar a pesquisa aqui, com a condição de não ser patenteada

Também acho. Mas mesmo pagando royalties, sai bem mais barato pegar o remédio pronto.

Atheist

• Visitante
« Resposta #20 Online: 22 de Julho de 2005, 13:47:10 »

Culpa de nosso governo corrupto e burocrático, que inventa milhares de normas para que pesquisadores BRASILEIROS possam fazer suas pesquisas, enquanto permite que o mesmo produto seja enviado ao exterior, afinal, é exportação e exportação gera divisas...

Sabia que é mais fácil para um gringo conseguir um peixe que preciso estudar, da Amazônia, através de comércio para aquariofilia, do que eu ter liberação do IBAMA para coletá-lo?

:evil:

Teoria da conspiração... Um pouco de compreensão de evolução viral lhe tiraria este conceito.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #21 Online: 22 de Julho de 2005, 13:52:48 »
Citação de: Atheist

Também acho. Mas mesmo pagando royalties, sai bem mais barato pegar o remédio pronto.

E mais barato ainda sai pirateá-lo  :wink:
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #22 Online: 22 de Julho de 2005, 16:45:37 »
Citação de: Marcelo Terra
Ele quer dizer que a AIDS é uma farsa e que quase todos, ou seriam todos, os pesquisadores que trabalham com isso não conseguiram perceber. Vi um cara na Super Interessante há alguns anos defendendo que o vírus do HIV não era o responsável pela síndrome. O Euzébio gosta de teorias que coloquem o "establishment", seja lá o que ou qual for, escondendo verdades das pessoas comuns..

Era o que eu tinha pensado, mas ainda tenho esperanças de que o Euzébio deixe de viver no mundo da fantasia...

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #23 Online: 25 de Julho de 2005, 09:04:19 »
Teoria da conspiração, mundo da fantasia... Êita, onde é que a gente vai parar?...

:)

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #24 Online: 25 de Julho de 2005, 09:36:43 »
Teoria da conspiração, mundo da fantasia... Êita, onde é que a gente vai parar?...

E nós vamos parar em algum lugar, Euzébio?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!