Desculpe, mas não é devido ao custo do processo de registro de patente internacional que o Brasil não tem pesquisa com medicamentos.Esse valor é irrisório perto do que é necessário para se descobrir um medicamento
Eu nao disse isso.Me refiro ao fato que milhares de descobertas brasileiras apropriadas e patenteadas la fora, caso fossem aproveitadas comerciamente aqui e no estrangeiro, renderiam milhoes para nossa economia.
Eu posso estar enganado (e gostaria de fatos para confirmar isso), mas não há
pesquisa brasileira sendo patenteada por estrangeiros. Há sim, negligência governamental, falta de incentivo e fomento à pesquisa, excesso de burocracia para pesquisadores brasileiros e biopirataria legalizada na forma de "exportação". Isso, sim, há.
E, atraves de impostos incidentes nesta atividade, o estado poderia reinvestir vultosa quantia na pesquisa de medicamentos.
Aí é uma questão econômica que foge da minha capacidade de discussão..
Mas claro, regulamentação se faz necessário.
Patentear plantinhas fitoterápicas não é nada.
E quem disse que sao apenas plantinhas fitoterapicas?
Este processo de apropriacao ocorre há decadas.Veja o caso do Santos Dumont e irmaos Right.É so um exemplo menor...
Meu proprio tio foi vitima disso.Nao lembro corretamente o caso, mas minha familia vive falando.Ele inventou uma sintese da vitamina b em coenzima(algo assim - vo perguntar a ele) em meados de 1960, e c/ recursos proprios, mas como estava sem dinheiro e trabalhava tbem num laboratio alemao aqui no Brasil, vendeu aos mesmos e eles registraram a patente la fora em nome deles.Vendeu a preco de mer..., e decadas depois o arrependimento é muito maior, pois o medicamento é um dos mais vendidos em farmacias do mundo inteiro.
Bom, isso é mercado. Precisou vender, vendeu. Não foi apropriação indébita.
A questao é: se houvesse um programa eficiente de subvencao estatal e registro de patentes la fora(podemos até dizer que há*, mas nao eficiente), teriamos a lucrar muito mais, e talvez nao precisassemos quebrar patente nenhuma.
Ok, talvez tal burocracia e custos para registro sejam empecilho para alguns registros e talvez, o governo pudesse bancar uma parte deste custo para quem não tivesse condições.
Mas estamos falando em pesquisas de bilhões de dólares. São estas que geram patentes e royalties salgados para quem quer usar a descoberta. E se tinha bilhões de dólares para pesquisa, o que são 20000?
A outra questao é que o registro no INPI nao vale a nivel internacional, e isto, na minha opiniao, se queremos falar em isonomia, deveria constar em tratado c/ a OMC.
Sem dúvidas deveria haver um sistema mais organizado, para proteger as patentes nacionais. A questão é: registro dos EUA é reconhecido internacionalmente, ou lá eles fazem apenas registros internacionais???
*subvencao em universidade e nada para mim é o mesmo, pois há muita pesquisa por conta propria correndo por ai...
Olha, eu duvido que chegue perto do montante que o próprio governo investe em pesquisa. Investimento em pesquisa em institutos privados não acontece no Brasil. A maioria é empresa estrangeira e faz as pesquisas centralizadamente onde há mais mão de obra especializada e onde os equipamentos não custam até 3 vezes, como no Brasil. Uma empresa estrangeira fazer pesquisa no Brasil é burrice. É muito mais fácil comprar a matéria-prima e pesquisar fora.
As empresas brasileiras em geral contam também com apoio governamental - ou estão em incubadoras patrocinadas pelo governo, ou tem incentivo fiscal. De qualquer forma, o montante investido é pequeno.
Posso estar errado em relação aos números, mas isso nem vem ao caso. Na minha opinião, investiu na pesquisa, tem direito de usufruir. Que seja cobrando royalties. Nem relógio trabalha de graça.