Lá vou eu ser patrulhado, mas vamos lá.
É uma vergonha. De todas as formas, de todos os lados. Não vou dizer da ditadura em Cuba, favas contadas, alimentada ideologicamente tanto por quem é contra quanto por quem é a favor. No caso, os EUA e seu embargo e os revolucionários e sua "causa". No meio tem gente que tem que esperar por mais de 20 anos após o fim do socialismo, para ter um pouco de liberdade civil, sem contar aqueles que morreram e morrerão nesse meio tempo.
Ai temos presos ativistas que precisam chamar a atenção para a crueldade do regime, fazendo greve de fome. Mas não contentaram-se apenas com a greve de fome e foram até o fim, morrendo, mas chamando muita atenção. Radicais dos direitos humanos?
Soma-se a isso um presidente omisso e covarde quanto à questão dos direitos humanos ( ele pode, no país dele a maioria da população, acha que DI é lixo), em visita à Ilha, quando o preso morre, e o espertão sequer fala que uma palavrinha que fosse sobre DI. Nem precisava criticar o regime, poderia falar qualquer abobrinha. Como no Brasil os DI estão avançando apesar de tudo e bláblablá.... Não. Preferiu criticar o dissidente morto, porque se deixou morrer. Talvez tenha razão, a pessoa tem que ter amor pela vida e tudo mais, mas... O que essa "merda" de DI tá fazendo nessa questão? Lixo. Meu povo não pensa nisso, posso me omitir. Nunca a massa vai me criticar por isso. Vão me criticar porque visito uma ilhota socialista do Caribe, porque ela é socialista, porque simpatizo... Ditadura, Direitos Humanos, Liberdade Civil, só vão falar que lá não tem, porque São socialistas.
As mesmas bestialidades cometidas nos presídios no Brasil, que tem o mesmo cunho do protesto do dissidente, não valem nada, para muitos que eu vi criticarem o Lula. Direitos Humanos são assim para os brasileiros, só valem quando é pra si próprio, quando o seu direito está na reta. Não enxergam que os Direitos são para os Humanos, que se um não tiver, outros poderão não ter de acordo com o que pensa quem tem o poder de restringi-lo. Seja um marginal, seja um preso político, seja um trabalhador comum, seja um político, seja quem for. Enquanto os DI não forem completamente respeitado por todos e para todos ( utopia, mas poderíamos maximizar ), sempre haverão violações, para com a parte mais fraca.
No mundo todo se comete violações em massa, na África, China, Rússia, Brasil, EUA, Cuba, Oriente Médio e isso deveria nos preocupar muito mais do que qualquer ideologia besta, que serve de desculpa para medos infantis, que morreram com o tempo.