Você está certo, Blue Cheese. Entretanto, é por isso que cotas são classificadas também como "sistema de reparação", segundo o raciocínio vigente: alguns são injustiçados hoje em nome de muitos que foram injustiçados no passado.
Não, eu também não acho isso certo.
Mas claro que esse aspecto é deixado debaixo do tapete florido e bonito. Dizem coisas como que "os nazistas faziam cotas para
excluir, nós fazemos para
incluir, não é bonito isso?"
Há maneiras de mitigar essa injustiça. Uma delas seria fazer com que os cotistas competissem apenas entre eles mesmos.
Não entendi o que exatamente quer dizer com isso. Porque, no fim das contas, na faculdade haverão os cotistas e os não cotistas, não tem uma faculdade separada para cada, e então, em última instância, eles estão "concorrendo" juntos, não vejo como escapar disso.
Na verdade, talvez até "concorrendo" seja um exagero, uma vez que o conceito de cota meio que implicaria que ela será satisfeita de qualquer jeito, ou seja, eles não concorrem, apenas "vencem". Contudo, de qualquer forma há a competição por vagas para cotistas, talvez seja isso que quer dizer.
Eu não entendo como poderia ser diferente disso (cotistas concorrendo com não-cotistas), e ainda estar se falando de cotas.
O mais próximo que imagino seriam não cotas, mas uma preferência universal para pessoas dentro de certos critérios; assim, se por exemplo, um número muito grande de pessoas de renda bem baixa resolve concorrer na mesma faculdade, aqueles com renda (e mesmo preparo) maior acabam sendo varridos para fora; não havendo uma limitação de quantas pessoas podem entrar preferencialmente por terem uma renda familiar menor
Mas não tenho conhecimento de haver esse sistema, que eu saiba estipulam números de vagas para determinados grupos, e os candidatos concorrem "entre si", dentro de cada grupo, se decidirem optar por alguma cota.
Outra seria fazer cursos técnicos e preparatórios para que um potencial cotista se prepare melhor para um vestibular sem cotas. Há o ENEM. Há o FIES.
Hã? O ENEM é meio que uma substituição ao vestibular, e também existem cotas para se concorrer através dele...
E há melhorar o sistema de educação fundamental, e médio que é o certo.