Eu quis dizer: Não dá para EU duvidar. Dá para VOCÊ duvidar sim, é um direito seu.
Claro, é verdade. Do mesmo modo que um indu não duvida da existencia de um deus com cabeça de elefante. Mesmo sendo uma fantasia, é direito dele de acreditar, assim como voce pode acreditar na fantasia que quiser.
É claro que a Ciência poderá encontrar uma explicação racional, do tipo "foi o Cérebro quem produziu isto" ou "Sua mente excitada criou uma imagem daquilo", "Auto-sugestão"
Exato!
E como a ciencia é a unica ferramenta que dispomos para encontrar respostas, serão estas as únicas respostas confiáveis.
Claro que voce tem direito de acreditar em fantasmas, como meu primo da roça em sacis e tem até gente que acha que a Terra é oca. A unica diferença é que acreditar nessas crendiçes não traz nenhum resultado para a humanidade.
Podemos inverter esta afirmação e dizer: "Ao enfrentar este tipo de situação, as pessoas passam a acreditar nestas coisas tidas como superstições e mágicas."
Não, não podemos. Uma pessoa menos esclarecida ou que não quer abandonar sua crença possivelmente teria nessa "experiencia" uma confirmação para sua crença. Mas uma pesoa mais esclarecida, ou que se fie em uma análise racional não se influenciaria por esses "fenomenos" e busacaria uma resposta viável sem apelar para fantasias de fantasmnas, telecinesia e outras bobagens do gênero.
Veja esse link para uma resposta muito boa sobre o assunto, voce verá que é uma exoplicação muito mais provável:http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070225024547AAytRXS
Não acredito em "coincidências", não acredito que este tipo de fenômeno seja apenas "auto-sugestão" e etc
Eu sei que voce não acredita, mas são os fatos. Eu te provei isso em uma discussão um tempo atras, postei links, fiquei esperando algum contra argumento mas voce não deu continuidade.
Não leve a mal. mas voce não acreditar não é argumento, apenas uma opinião pessoal equivocada, pelo menos até a apresentação do argumento que implica sua decisão de acreditar nisso.
Para mim prova muita coisa. Prova que não estamos sós, que a morte é ilusão, que temos uma alma que vive e sobrevive no Além-túmulo.
Voce está equivocado. O fato de voce ACHAR que algo é prova não prova absolutamente nada. De novo sua opinião pessoal sem embasamento em fatos ou evidencias. Resumindo, sua opinião não vale como prova de nada.
A ciencia alega que voce está errado quanto a existencia de fantasmas, e ela tem argumentos para provar. Voce tem contra-argumentos?
Certamente que há sim, Contini.
Voce está novamente equivocado.
Não há evidencia de espíritos na opinião da comunidade científica, não há nenhuma evidencia ou prova de tal "fenômeno".
Quanto ao psiquiatra Ian Stevenson
"Alguns de sua área questionaram a metodologia e a objetividade de Stevenson em tecer conclusões a partir de suas pesquisas.[7][8] O próprio Stevenson reconheceu uma limitação em seu argumento sobre reencarnação"
Isso por si já dá uma pista de o porque esse psicologo não ter um único trabalho relativo a espiritos e afins validado em periódico científico.
Ele morreu em 2007:http://marcianitosverdes.haaan.com/2007/03/muri-ian-pretyman-stevenson/
Engraçado que os dois "cientistas" que voce citou discordavam entre si em várias coisas, como por exemplo a validade da hipnose para conseguir os "testemunhos", Ian não concordava com isso.
Curioso, não achei nenhum trabalho científico relevante desses dois psiquiatras sobre o assunto de assombrações, fantasmas e afins alem de um punhado de livros do Ian... sobre outros assuntos temos alguns trabalhos publicados na área de psicologia.
Fora isso apenas alguns "artigos" de algumas decadas atrás que até agora o meio científico não validou ou deu prosseguimento.
http://www.capes.gov.brhttp://scholar.google.com.brClaro, se voce tiver alguma evidencia, prova ou argumento, e não apenas "eu acho", "Eu acredito" e etc. Voce pode abrir um tópico para discutirmos.