Autor Tópico: Matar um bandido é CRIME ??  (Lida 6095 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Matar um bandido é CRIME ??
« Online: 14 de Março de 2010, 17:24:20 »
Esse caso aconteceu há pouco tempo,não sei se foi esse ano...dois bandidos entraram em uma joalheria e anunciaram um assalto.A dona da joalheria,quase que automaticamente,pegou um revolver(ou teria sido uma pistola ?)e matou os dois meliantes com um tiros em cada um.O problema é que a mesma(a dona da loja) foi presa por homicídio !!!E aí eu vos pergunto:quem mata um bandido em defesa de seu patrimônio pode ser preso ??
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
Re: Matar um bandido é CRIME ??
« Resposta #1 Online: 14 de Março de 2010, 17:38:48 »
4 Ton Mantis
Com "presa", você quer dizer presa em flagrante pela autoridade policial ou condenada por homícidio?
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
« Resposta #2 Online: 14 de Março de 2010, 17:41:16 »
4 Ton Mantis
Com "presa", você quer dizer presa em flagrante pela autoridade policial ou condenada por homícidio?

Li essa notícia num outro fórum,não me lembro em que ocasião ela foi presa,creio eu que foi logo após ela ter matado os dois bandidos.
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 14 de Março de 2010, 19:40:55 »
Os bandidos estavam armados? Com que? Vai depender dessa resposta...

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #4 Online: 14 de Março de 2010, 21:41:36 »
Se me lembro direito do direito brasileiro, o uso da força letal só é permissível na defesa da integridade física própria ou de outrem. Meramente defesa ao patrimônio não é considerado razão suficiente para o uso da mesma.
"The patient refused an autopsy."

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #5 Online: 14 de Março de 2010, 23:01:42 »
Então, no caso, ele deveria sair no braço com os bandidos, por ser o "justo"?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 14 de Março de 2010, 23:16:18 »
Mas se os bandidos estiverem armados sempre posso alegar que foi em legítima defesa, não em defesa do patrimônio.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #7 Online: 14 de Março de 2010, 23:21:46 »
Mas mesmo que não estiverem. Se eles não estão armados, e estão roubando minha loja, eu não posso atirar neles? No caso, esperasse que eu defenda meu patrimônio no soco? Ou, se eles não estiveram armados, não vale defender o patrimônio, sendo passível de cartão amarelo o descumprimento da regra?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 14 de Março de 2010, 23:35:43 »
Eu não sei bem, mas acho que além de ter que ser em legítima defesa (da vida, não patrimônio, acho), a pessoa ainda vai ter uns rolos para provar que foi isso mesmo o que ocorreu. Acho que é meio como se tratada como suspeita de homicídio doloso até que se prove a legítima defesa... mas não sei.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #9 Online: 14 de Março de 2010, 23:44:40 »
Mesmo se eles estivessem desarmados vale o argumento da legítima defesa, bandidos podem te matar sem arma..... O que conta é como foi feito os disparos, se foi pelas costas, se os bandidos ja estavam rendidos.... etc....Difícil dar um parecer sem saber exatamente o que aconteceu....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
« Resposta #10 Online: 15 de Março de 2010, 00:47:15 »
Pelo que me consta, há a adoção do princípio da razoabilidade e do princípio da proporcionalidade na legítima defesa, ou seja, não se pode, por exemplo, cravar com 15 balas um bandido armado com uma faca e que pela distância aparenta perigo remoto.

Apesar de que, se não me engano, no caso do Juiz que matou, com vários tiros, um jovem desarmado , a alegação de legítima defesa foi acatada.
Juiz? Ahh, tá explicado. ::)
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #11 Online: 15 de Março de 2010, 08:29:58 »
É realmente inacreditável se preocupar com o bem-estar de caras que entram numa loja pra roubar ou algo do tipo.
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #12 Online: 15 de Março de 2010, 08:51:43 »
Há casos e casos. É importante lembrar que pode haver confusões e um inocente ser morto por “legítima defesa” sendo que não tinha intenção de cometer um crime.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #13 Online: 15 de Março de 2010, 09:20:01 »
Não entendi.
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #14 Online: 15 de Março de 2010, 10:00:13 »
Todo mundo que mata alguém é conduzido por homicídio (todo mundo que é pego, esclarecendo). Inicialmente a pessoa tem que ir pra delegacia, prestar depoimento e tudo o mais.

Se vai ou não ficar preso depende muito do caso concreto. Antecedentes, moradia fixa, testemunhas, como se deu o caso. Tudo isso conta...

Policiais que matam durante o trabalho devem ser prestar depoimento e ficam a disposição da justiça, algumas vezes no Batalhão por uns 2 dias e em seguida, vão pra casa.

O processo corre normalmente e o MP pode ser da opinião de que a ação foi por legítima defesa e então, opinar pelo arquivamento. Caso contrário, a ação vai correr normalmente até a sentença condenatória ou absolutória.

É coisa de filme a pessoa matar 30 bandidos e depois ir direto pra casa abraçar a família... :lol:
« Última modificação: 15 de Março de 2010, 10:04:16 por Diegojaf »
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #15 Online: 15 de Março de 2010, 10:07:12 »

Ainda existe aquele esquema de quando um policial mata um bandido ele vai fazer terapia?

Tipo, fazer o cara se sentir mal por ter matado ( mesmo no cumprimento do dever) e voltar para as ruas mais abixalhado, digo sensivel

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #16 Online: 15 de Março de 2010, 10:10:44 »

Ainda existe aquele esquema de quando um policial mata um bandido ele vai fazer terapia?

Tipo, fazer o cara se sentir mal por ter matado ( mesmo no cumprimento do dever) e voltar para as ruas mais abixalhado, digo sensivel

É feita uma avaliação psicológica logo após com acompanhamento por algum tempo. Não é feita uma "pagação' moral, mas só se abre o espaço pra se a pessoa quiser conversar sobre o assunto.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #17 Online: 15 de Março de 2010, 10:24:57 »
O que o diego falou é verdade. A polícia as vezes é muito besta e prende o sujeito, sem necessidade. Mas é sempre necessário um processo, para se apurar se não houve excesso, ou se de fato a pessoa cometeu um homicídio sem nenhuma excludente da ilicitude.

A PM aqui do Paraná as vezes dá medalhas para civis que matam bandidos. Certa vez uma velhinha teve voz de assalto, ela se virou e deu um tiro na testa do meliante e matou na hora... Ganhou uma medalha... Mas deve ter tido processo ou IP pelo menos.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #18 Online: 15 de Março de 2010, 11:35:04 »
Não entendi.
Quis dizer que deve haver sempre um processo para verificar se foi legítima defesa mesmo. Não estou dizendo que foi este o caso da notícia, mas poderia acontecer de a dona da loja não ter ido com a cara de um sujeito, e quando ele colocou a mão no bolso, ela achou que ele ia puxar uma arma e deu um tiro nele (mesmo ele não estando armado e não tendo intenção de realizar um assalto).
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #19 Online: 15 de Março de 2010, 13:07:19 »
Não entendi.
Quis dizer que deve haver sempre um processo para verificar se foi legítima defesa mesmo. Não estou dizendo que foi este o caso da notícia, mas poderia acontecer de a dona da loja não ter ido com a cara de um sujeito, e quando ele colocou a mão no bolso, ela achou que ele ia puxar uma arma e deu um tiro nele (mesmo ele não estando armado e não tendo intenção de realizar um assalto).

Legítima defesa putativa...

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #20 Online: 17 de Março de 2010, 01:41:10 »

Duvido que MATAR GENTE seja tão DIVERTIDO quanto você acha que é, já que entende que alguém que se sente abalado depois de fazer isso é uma "bicha". Pra uma pessoa "normal", deve ser uma experiência terrível. É um assunto ainda tabu, inclusive. Uma vez eu coloquei uma mensagem na minha assinatura, motivada por uma discussão em um tópico que não tenho mais a menor lembrança do que foi, perguntando se alguém sabia se esse moderador que é da polícia já matou alguém e a moderação me mandou retirar.

É claro que, pra outras pessoas, matar é apenas uma questão de hábito... que se vai pegando quanto mais se mata, o que deve ser comum a bandidos e policiais. Deixa de ser uma "grande" questão se você repete várias vezes e as pessoas deixam de ser verdadeiramente "pessoas". Torna-se igual a matar um cachorro... um papagaio, um gato, um animal qualquer. E daí surgem aqueles pra quem matar, além de um hábito, se torna um GOSTO. Como no conto de Maupassant, Um louco, em que um magistrado TEM que saciar sua ânsia por matar, ou no livro de João Ubaldo Ribeiro, O sorriso do lagarto, em que um pistoleiro profissional começa a matar pardais pra depois passar pra animais maiores e, finalmente, gente.

Mas confesso que tenho certa curiosidade, como SERÁ MATAR alguém? Eu particularmente não me vejo fazendo isso a não ser em uma legítima defesa e olhe lá, já que sou um cagão.
O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #21 Online: 18 de Março de 2010, 00:59:05 »
Isso absolve?
8-)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 18 de Março de 2010, 01:46:59 »
Não entendi.

Lembro de já ter ouvido falar sobre algo assim valer em caso da pessoa ter sofrido ameaça de morte, ou bem próximo disso (como o cara da notícia que matou os assassinos do filho).

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #23 Online: 18 de Março de 2010, 07:40:37 »
Isso absolve?

Depende do caso... se o cara te ameaça, te manda cartas escritas com sangue, mata seu cachorro e pendura ele no teu portão e um belo dia você saindo de casa pra plantar suas tulipas, dá de cara com ele e ele faz um rápido movimento pra tirar algo da cintura. Você já em estado de nervos à flor da pele, enfia seu tesourão de tulipas no pescoço do cara, momento em que você vê que ele ia sacar uma carta de desculpas pra você.

Legítima defesa putativa. Se vai dar ou não absolvição, depende da defesa e do juiz... :lol:

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 19 de Março de 2010, 09:01:22 »
http://noticias.bol.uol.com.br/entretenimento/2010/03/18/comentarista-defende-crime-e-morte-do-sbt.jhtm

Comentarista defende crime e morte no SBT
Ricardo Feltrin
Colunista do UOL

O ex-deputado extremista Afanasio Jazadji teve esta semana uma estreia no SBT digna de um "bastardo inglório". No programa "B.O.", como comentarista, ele defendeu que a população deveria fazer o escalpo e linchar um criminoso em São Paulo. Um dia antes, na terça, praticamente teve um orgasmo, ao vivo, ao comentar a morte de outro ladrão durante a fuga, após um assalto a residência.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!