Autor Tópico: Problemas com o conceito da reencarnação...  (Lida 5046 vezes)

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
Re: Problemas com o conceito da reencarnação...
« Resposta #25 Online: 21 de Março de 2010, 10:55:42 »
quanto maiores os sofrimentos e a resignação (não confundir com conformismo), mais dívidas do passado se apagam e/ou mais se avança no progresso individual.

Isso é de uma crueldade sem tamanho, faz as pessoas aceitarem situações horríveis em prol de uma promessa vazia. E quanto mais ferrado você é nessa vida maior a certeza de que vai sofrer nas outras.
Esse tipo de crença é melhor do que qualquer repressão por meio do uso da força para manter as massas no seu devido lugar. Haja vista o sistema de castas da Índia, baseado nesse mesmo conceito de karma, merecimento dos sofrimentos e necessidade de expiação, que mantém a "ordem" e a estratificação social, com o apoio dos próprios discriminados, há séculos.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Rios

• Nível 12
  • *
« Resposta #26 Online: 21 de Março de 2010, 11:06:37 »

Em primeiro lugar, o Espiritismo só poderia ter influência positiva ou negativa em quem nele crê. Por que é que o deficiente físico não espírita se ofenderia por algo que considera uma falsidade?

pelo mesmo motivo que você se ofenderia se eu lhe acusasse de algo que você não fez.

Você fica magoado com os cristãos, ou sente medo, porque eles creem e dizem que você queimará no inferno eternamente por ser ateu?

Se me disserem que não tenho moral ou que sou inferior por não crer no deus deles ficarei puto sim.

É ou deveria ser a mesma coisa com os deficientes não espíritas. Se se ofenderem de uma forma qualquer é porque julgam que pode haver um fundo de verdade nisso tudo, verdade que os desagradaria.

não, eles se ofendem com a mentira gratúita mesmo...

Já o deficiente físico espírita sabe perfeitamente bem que quanto maiores os sofrimentos e a resignação (não confundir com conformismo), mais dívidas do passado se apagam e/ou mais se avança no progresso individual.

então você conclui que todos os deficientes MERECEM aquilo? É isso?

« Última modificação: 21 de Março de 2010, 11:09:10 por Rios »

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #27 Online: 21 de Março de 2010, 12:09:37 »
quanto maiores os sofrimentos e a resignação (não confundir com conformismo), mais dívidas do passado se apagam e/ou mais se avança no progresso individual.

Isso é de uma crueldade sem tamanho, faz as pessoas aceitarem situações horríveis em prol de uma promessa vazia. E quanto mais ferrado você é nessa vida maior a certeza de que vai sofrer nas outras.
No sistema espírita é possível "queimar etapas"? Viver uma vida perfeita agora pra na próxima ganhar uma existência perto da perfeição? Tenho a impressão de que é impossível "pagar" por tudo numa só vida. Eu não conseguiria viver sabendo que vou ficar 200 reencarnações pagando.
Só paga quem tem dívidas, minha cara. Não acumule dívidas, e nunca terá que pagar por nada. Não há crueldade alguma em forçar um malfeitor a pagar pelos seus crimes. Por outro lado, alguém que tivesse cometido o equivalente a 200 encarnações de crueldades, você acharia justo que ele se safasse? Ou não seria justo que ele pagasse pelas crueldades as 200 encarnações? Mas realmente não acredito que Deus deixe as dívidas chegarem a esse ponto, e ele provavelmente refrea o malfeitor bem antes disso.

É ou deveria ser a mesma coisa com os deficientes não espíritas. Se se ofenderem de uma forma qualquer é porque julgam que pode haver um fundo de verdade nisso tudo, verdade que os desagradaria.
não, eles se ofendem com a mentira gratúita mesmo...
Porque não deixa que eles falem por si mesmos então? Penso eu que eles não precisam da sua piedade. Eu, por exemplo, não me ofendo com acusações que sei serem infundadas. É por isso, por exemplo, que eu não me ofendo com certas acusações que me são feitas em outros tópicos. Me fazer de ofendido na realidade seria admitir a culpa. Na realidade eu me rio com certas contradições evidentes que vejo serem cometidas por alguns de vocês enquanto acusam. Aliás, só abrindo um parênteses, não há nada pior para um homem (a meu ver) do que ser apanhado no mesmo tipo de contradição que condena nos outros.

Já o deficiente físico espírita sabe perfeitamente bem que quanto maiores os sofrimentos e a resignação (não confundir com conformismo), mais dívidas do passado se apagam e/ou mais se avança no progresso individual.
Você mesmo não colocou a resposta a essa pergunta antes? Para os espíritas, não há sofrimento inútil ou injusto. Então, ou é merecimento, por ser a punição de algo que fez de errado no passado, ou a situação lhe será causa de algum progresso futuro. Não há meio termo e não há exceções, segundo o Espiritismo.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 21 de Março de 2010, 14:40:09 »
quanta m...
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 21 de Março de 2010, 14:54:11 »
Agnóstico, se você não quiser contra-argumentar e levar o debate adiante, por mais que você ache que não faz sentido debater alguns assuntos, evite fazer esse tipo de crítica vazia e ofensiva. Esse comportamento já está se repetindo com muita freqüência.

Insista nisso e começará a receber cartões amarelos. Um por cada deslize a partir de agora.

Comporte-se.

Edit: Peço a ajuda dos colegas foristas com isso. Caso observem mensagens ofensivas, de qualquer usuário, denunciem (explicando no campo adequado a razão da denúncia e, caso se aplique, o trecho da mensagem que consideram ofensivo). Não esperem os ânimos se exaltarem para isto.
« Última modificação: 21 de Março de 2010, 15:03:12 por SnowRaptor »
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 21 de Março de 2010, 15:08:29 »
concordo..
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 21 de Março de 2010, 15:10:28 »
Obrigado.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Rios

• Nível 12
  • *
« Resposta #32 Online: 22 de Março de 2010, 10:37:41 »
Você mesmo não colocou a resposta a essa pergunta antes? Para os espíritas, não há sofrimento inútil ou injusto. Então, ou é merecimento, por ser a punição de algo que fez de errado no passado, ou a situação lhe será causa de algum progresso futuro. Não há meio termo e não há exceções, segundo o Espiritismo.

Um abraço.

Só paga quem tem dívidas, minha cara. Não acumule dívidas, e nunca terá que pagar por nada.

Você consegue perceber os desdobramentos negativos dessa sua  afirmação? se não há sofrimento injusto eis o que pode acontecer:
Eu posso decidir então comprar uma arma e sair na rua atirando aleatoriamente em quem quer que passe, não pra matar, mas sim para aleijar.
Ja que não existe sofrimento injusto, então não poderei ser culpado afinal de contas essas pessoas MERECIAM isso, devo ficar feliz por auxiliar essas pessoas a evoluir não é?
A justiça também não poderia me condenar afinal esse sofrimento seria necessario para eles, não concorda?
« Última modificação: 22 de Março de 2010, 10:41:22 por Rios »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 22 de Março de 2010, 15:39:42 »
Esse tipo de "problema" com o conceito de reencarnação é o mesmo tipo de "problema" que usam para defender a reencarnação. Que seria melhor se tudo tivesse um causa justa, em vez de existir injustiça.

Problemas mais significativos, descartando essa epistemologia é-legal-logo-deve-ser-real, ou é-muito-chato-logo-é-falso, são simplesmente a absoluta ausência de mecanismos plausíveis para algo assim.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #34 Online: 22 de Março de 2010, 22:03:09 »
Você consegue perceber os desdobramentos negativos dessa sua  afirmação? se não há sofrimento injusto eis o que pode acontecer:
Eu posso decidir então comprar uma arma e sair na rua atirando aleatoriamente em quem quer que passe, não pra matar, mas sim para aleijar.
Ja que não existe sofrimento injusto, então não poderei ser culpado afinal de contas essas pessoas MERECIAM isso, devo ficar feliz por auxiliar essas pessoas a evoluir não é?
A justiça também não poderia me condenar afinal esse sofrimento seria necessario para eles, não concorda?
Rios,

Não há desdobramentos negativos. Esse seu argumento é típico daquele que se esforça para não ver o melhor lado das explicações e enfatizar só os possíveis defeitos (que nesse caso específico, não existe). Uma única frase bíblica explica a aparente contradição:

"É inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual eles vêm." (Lc 17:1)

Ou seja, o mal é sim, segundo o Espiritismo, instrumento divino cego de punição e provas para alguns. Mas isso não o exime de culpa e ele será punido da mesma forma, ainda que o mal que tivesse tentado praticar resultasse um bem geral. E sim, isso é wishfulthinking. Explico abaixo na resposta ao Buckaroo.

Esse tipo de "problema" com o conceito de reencarnação é o mesmo tipo de "problema" que usam para defender a reencarnação. Que seria melhor se tudo tivesse um causa justa, em vez de existir injustiça.

Problemas mais significativos, descartando essa epistemologia é-legal-logo-deve-ser-real, ou é-muito-chato-logo-é-falso, são simplesmente a absoluta ausência de mecanismos plausíveis para algo assim.
Lembre-se que estamos tratando de criaturas racionais e, logo, o wishfulthinking antes de ser esperado pode ser provocado. É mais ou menos como o Dawkings dizendo que não devemos reger as nossas sociedades pela lei de seleção natural. Na realidade ele usa a razão dele para fazer com que a realidade coincida com o wishfulthinking dele. A mesma regra vale no mundo espiritual, em existindo.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Rios

• Nível 12
  • *
« Resposta #35 Online: 24 de Março de 2010, 10:19:36 »
Você consegue perceber os desdobramentos negativos dessa sua  afirmação? se não há sofrimento injusto eis o que pode acontecer:
Rios,

Não há desdobramentos negativos. Esse seu argumento é típico daquele que se esforça para não ver o melhor lado das explicações e enfatizar só os possíveis defeitos (que nesse caso específico, não existe). Uma única frase bíblica explica a aparente contradição:

"É inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual eles vêm." (Lc 17:1)

Ou seja, o mal é sim, segundo o Espiritismo, instrumento divino cego de punição e provas para alguns. Mas isso não o exime de culpa e ele será punido da mesma forma, ainda que o mal que tivesse tentado praticar resultasse um bem geral. E sim, isso é wishfulthinking.

Deixa eu ver se eu entendí a lógica espírita. Se eu cometer atrocidades com as pessoas estarei na verdade realizando um bem maior, afinal não existe injustiça então essas pessoas mereciam passar por isso. No entanto, nas vidas seguintes eu terei que pagar por este "bem maior" que fiz.
E isso?

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #36 Online: 24 de Março de 2010, 12:28:00 »
Rios,

Observa aí como as leis divinas são perfeitas (se o Espiritismo estiver certo, claro): a você só é permitido fazer mal a si mesmo, mas não aos outros. Se você quiser fazer o mal, só lhe será permitido acesso a quem precisa ser provado ou expiar, ou mesmo a quem já chegou a hora de desencarnar (pois a morte não representa expiação nem prova).

Portanto, todo o mal que fizer sempre voltará contra você mesmo. Para a coletividade, contudo, o seu mal sempre resultará num bem geral. Por isso é que eu disse que os maus são meros instrumentos, apesar de eles acharem que estão sempre sendo espertos e levando vantagens sobre os outros. Ledo engano, porque o mal que fazem resultará em um bem justamente àqueles a quem quiseram prejudicar, enquanto que eles próprios serão severamente punidos mais na frente, seja nessa vida, seja nas próximas.

Um abraço.

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #37 Online: 24 de Março de 2010, 13:15:19 »
Há alguns dias,estava voltando para casa,quando parei numa banca de livros e revistas usadas.Vi entre os livros usados,um a respeito de Chico Xavier,nesse livro é citado o caso de uma mãe que vem conversar com o médium:"meu filho nasceu sem os dois braços,e os médicos já detectaram uma doença nas pernas que implicara na amputação das mesmas.Chico,porquê Deus permite isso ?",ao que Chico Xavier(ops,o "guia espiritual"de Chico,o tal de Emanuel) respondeu:"Esse nosso irmão(o filho da mulher) se suicidou nas dez últimas encarnações e antes da atual encarnação pediu que lhe fossem cortadas todas as possibilidades de cometer suicídio novamente".Essa sensação de impotência,pra mim,é um dos grandes problemas com o conceito de reencarnação:se eu nasci com uma doença tal,é porquê é um "carma" que eu devo cumprir nessa vida,se eu nasci num lar pobre,é porquê Deus(sic)quer que eu viva sempre assim,se eu nasci aleijado,foi devido às maldades de "outras vidas",ou seja,não adianta fazer nada contra problemas que me afligem desde que nasci pq seria contra a chamada "programação reencarnatória".Putz,se é assim... :no: :no: :no:

The Sims version-2010 - Erro [Falha na matrix Detected]

Ele pode morder a língua, e morrer de hemorragia. 

"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #38 Online: 24 de Março de 2010, 13:31:05 »
Rios,

Observa aí como as leis divinas são perfeitas (se o Espiritismo estiver certo, claro): a você só é permitido fazer mal a si mesmo, mas não aos outros. Se você quiser fazer o mal, só lhe será permitido acesso a quem precisa ser provado ou expiar, ou mesmo a quem já chegou a hora de desencarnar (pois a morte não representa expiação nem prova).

Portanto, todo o mal que fizer sempre voltará contra você mesmo. Para a coletividade, contudo, o seu mal sempre resultará num bem geral. Por isso é que eu disse que os maus são meros instrumentos, apesar de eles acharem que estão sempre sendo espertos e levando vantagens sobre os outros. Ledo engano, porque o mal que fazem resultará em um bem justamente àqueles a quem quiseram prejudicar, enquanto que eles próprios serão severamente punidos mais na frente, seja nessa vida, seja nas próximas.

Um abraço.

Suponhamos que o homem minhoca do inicio do post, morasse em um país onde a eutanásia é liberada, e assim ele decide morrer.
Quem executa o procedimento está fazendo uma coisa ruim ou uma coisa boa?
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #39 Online: 24 de Março de 2010, 13:57:13 »
Ruim, claro. Fugir da vida é uma covardia, coisa que será sempre punida, como o suicídio. Não importa se é liberado ou não.

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #40 Online: 24 de Março de 2010, 14:00:15 »
Tecnicamente quem matou ele foi um profissional da área, uma vez que ele não pode cometer suicídio.
Para a DE, seria um assassinato ou uma espécie de suicídio.?

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #41 Online: 24 de Março de 2010, 14:09:05 »
Assassinato. Claro que há agravantes e atenuantes, mas ainda assim, assassinato.

Há de se notar também se o profissional apenas cumpriu uma ordem decidida por outra pessoa. Nesse caso é claro que ele não seria culpado, mas somente aqueles responsáveis por decidir entre a vida e a morte do paciente.

Se a decisão foi tomada pelo paciente, que estivesse lúcido, aí seria suicídio.

Resumindo, só são culpados os responsáveis pela decisão, venha de onde vier essa decisão.
« Última modificação: 24 de Março de 2010, 14:11:55 por Leafar »

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #42 Online: 24 de Março de 2010, 14:17:14 »
Por exemplo:
Eu fui um general romano que perseguia e matava um monte de inocentes na minha vida passada. Ao voltar a vida eu pagaria na mesma moeda, sendo assassinado. Quem me mataria nunca havia, em vida nenhuma, matado antes. Ele será culpado ou estará fazendo a vontade divina ao me assassinar? Ele estará certo ou errado? Vai ser cobrado na próxima vida?

"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #43 Online: 24 de Março de 2010, 14:19:59 »
Assassinato. Claro que há agravantes e atenuantes, mas ainda assim, assassinato.

Há de se notar também se o profissional apenas cumpriu uma ordem decidida por outra pessoa. Nesse caso é claro que ele não seria culpado, mas somente aqueles responsáveis por decidir entre a vida e a morte do paciente.
Mas a ordem partiu da própria pessoa que deseja morrer, segundo sua lógica, o crédito dessa morte, poderia ser repassada a várias pessoas. Exemplo.
Suponhamos que nesse pais, existiu um plebiscito, para aprovar ou não a eutanásia.
Assim sendo, a decisão de morrer partiu do individuo que não deseja mais viver,a  um funcionário foi delegado o procedimento, que por sua vez foi designado por  uma junta médica, que por sua vez está tomou uma decisão utilizado uma lei votada em um plebiscito.
Então quem votou a favor no plebiscito é um assassino?

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #44 Online: 24 de Março de 2010, 14:49:24 »
Por exemplo:
Eu fui um general romano que perseguia e matava um monte de inocentes na minha vida passada. Ao voltar a vida eu pagaria na mesma moeda, sendo assassinado. Quem me mataria nunca havia, em vida nenhuma, matado antes. Ele será culpado ou estará fazendo a vontade divina ao me assassinar? Ele estará certo ou errado? Vai ser cobrado na próxima vida?
Um crime não precisa ser punido com outro crime. Há também os chamados acidentes que cumprem esse papel. Em O Céu e o Inferno, por exemplo, há o exemplo de uma pessoa que acendeu a fogueira para queimar uma menina de 14 anos na Inquisição e morreu numa outra vida num acidente horroroso com óleo fervente. Há outro que enterrou viva a esposa e morreu também "acidentalmente", quando foi confundido com um morto num estado cataléptico. Mas o gênero da punição está sempre em relação com a natureza da falta.

Mas a ordem partiu da própria pessoa que deseja morrer, segundo sua lógica, o crédito dessa morte, poderia ser repassada a várias pessoas. Exemplo.
Suponhamos que nesse pais, existiu um plebiscito, para aprovar ou não a eutanásia.
Assim sendo, a decisão de morrer partiu do individuo que não deseja mais viver,a  um funcionário foi delegado o procedimento, que por sua vez foi designado por  uma junta médica, que por sua vez está tomou uma decisão utilizado uma lei votada em um plebiscito.
Então quem votou a favor no plebiscito é um assassino?
Se houve um plebiscito para decidir entre a vida e a morte, os que votaram pela morte são culpados, com os atenuantes ou agravantes, claro. E serão punidos mesmo que a morte não ocorra de fato, por terem sido vencidos no plebiscito.

Deus julga a intenção mais do que o ato em si, coisa que a justiça humana jamais poderá fazer.

Um abraço.

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #45 Online: 24 de Março de 2010, 16:07:24 »
Se houve um plebiscito para decidir entre a vida e a morte, os que votaram pela morte são culpados, com os atenuantes ou agravantes, claro. E serão punidos mesmo que a morte não ocorra de fato, por terem sido vencidos no plebiscito.

Deus julga a intenção mais do que o ato em si, coisa que a justiça humana jamais poderá fazer.

Um abraço.
Certo, você morre, nasce leva uma surra, morre nasce e leva uma surra, até ir aprendendo.
Imaginamos o começo desse ciclo, no começo todas as almas tinham pecado?
Ou todas as almas eram puras?
Porque se as almas no principio fossem todas puras, não teríamos tragédias e sofrimentos hoje.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #46 Online: 24 de Março de 2010, 22:13:14 »

Um abraço.
Certo, você morre, nasce leva uma surra, morre nasce e leva uma surra, até ir aprendendo.
Bate, leva surra e morre... Não esqueça-se do "bate", pois só levam as surras aqueles que batem.
Imaginamos o começo desse ciclo, no começo todas as almas tinham pecado?
Ou todas as almas eram puras?
Porque se as almas no principio fossem todas puras, não teríamos tragédias e sofrimentos hoje.
Todas eram puras, mas ignorantes. O mal nem sempre é praticado por maldade propriamente dita, mas por ignorância. A diferença nesse caso é que quem o pratica não estaria sujeito à punições. Mas o efeito seria sempre o mesmo: o de servirem de instrumentos de prova e de expiação a outros espíritos.

Também outra coisa que tenho falado e acho que ainda não prestaram bem a atenção é que há dois gêneros de sofrimentos: as provas e as expiações. As expiações são sempre punições por males praticados no passado. Já as provas, não. Duas pessoas que estejam sujeitas ao mesmo tipo de sofrimento, uma pode estar em prova e a outra em expiação. Não dá pra saber numa primeira olhada. As provas são situações destinadas a fazer progredir os espíritos, e todos têm que passar por elas, sejam bons ou maus. A diferença é que os maus tornam mais longo o caminho quando tentam pegar "atalhos" desviando-se pelo mal. Aí terão que expiar e repetirem as provas que já poderiam ter sido ultrapassadas.

Então, as almas puras e ignorantes também serão expostas a sofrimentos, mas como provas, não como expiações.

O assunto se desdobra bastante, mas a maior parte pode ser deduzida com um pouco de lógica. Não é necessário existir qualquer tipo de injustiça em tempo algum.

Um abraço.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 25 de Março de 2010, 11:08:33 »
Sinceramente me parece apenas uma forma das pessoas tetarem justificar porque existe o mal no mundo ou poruqe aquilo acontece com ela e não com beltrano. Se almas e reencarnações existirem pode-se apenas haver um ciclo infinito de mortes e renascimentos sem que haja realmente um motivo para isso.

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #48 Online: 25 de Março de 2010, 12:50:03 »
Então, as almas puras e ignorantes também serão expostas a sofrimentos, mas como provas, não como expiações.

O assunto se desdobra bastante, mas a maior parte pode ser deduzida com um pouco de lógica. Não é necessário existir qualquer tipo de injustiça em tempo algum.
Um abraço.

Além de castigo, existem provas, para comprovar o caráter das pessoas.
Se todas as almas são puras e ignorantes, no princípio não existia o mau, como você mesmo diz que:

Como deus pode julgar um ato de maldade, feito por alguma alma que não tem consciência do que está fazendo?

Se o Deus da DE  fosse justo em seus julgamentos, o mau não existiria hoje, tudo começou porque Deus, um dia,  mandou uma expiação de presente para uma alma, iniciando assim esse ciclo de sofrimento, que parece nunca ter fim.
Não é mais simples pensar que nos, como qualquer outro animal, não somos livres de nossos instintos primitivos, e lutamos por espaço, pelo sexo oposto, e até nos matamos, como qualquer outra criatura.
« Última modificação: 25 de Março de 2010, 12:52:29 por Shinigami-Ateu »

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #49 Online: 25 de Março de 2010, 23:27:34 »

Um abraço.

Além de castigo, existem provas, para comprovar o caráter das pessoas.
Se todas as almas são puras e ignorantes, no princípio não existia o mau, como você mesmo diz que:

O mal é uma decorrência do desenvolvimento do livre-arbítrio. O mal não existia no começo (se é que podemos falar em um começo), mas passou a existir a partir do momento em que alguém decidiu fazer o mal.

Como deus pode julgar um ato de maldade, feito por alguma alma que não tem consciência do que está fazendo?
Sem consciência do que se está fazendo não faz sentido nenhuma condenação. Mas a medida que a intelectualidade se desenvolve os espíritos vão gradativamente tomando consciência do bem e do mal. Quando sabem perfeitamente bem diferenciar um do outro, e ainda assim escolhem o mal, aí são punidos. Até esse momento não há punição propriamente dita.

Talvez você me diga, por exemplo, que um selvagem ignorante que pratica o canibalismo não mereça ser punido (sendo também comido, por exemplo) por não ter consciência do que faz e achar que esteja agradando a sua respectiva divindade. Está correto, ele não merece punição, mas pode acabar sendo comido da mesma forma, mas não por punição, mas por educação pois, afinal de contas, se considera justo quando faz com outros, não poderia considerar injusto quando fazem com ele mesmo. Usa-se com ele a mesma medida de justiça que ele usa com outros, até ele perceber que essa medida é inconveniente. E assim aprende-se.

Se o Deus da DE  fosse justo em seus julgamentos, o mau não existiria hoje, tudo começou porque Deus, um dia,  mandou uma expiação de presente para uma alma, iniciando assim esse ciclo de sofrimento, que parece nunca ter fim.
Em primeiro lugar, o sofrimento tem fim sim. O sofrimento é apenas uma fase do desenvolvimento e poderia ser curto se ninguém tentasse trapacear.

Para as almas se desenvolverem é preciso a luta. Sem elas, viveríamos numa condição de despreocupação que nos enfadaria e nos entravaria o progresso. No entanto, quanto mais inferiores os espíritos, mais materiais são as lutas, donde se têm as guerras propriamente ditas. Mas quanto mais se elevam, mais intelectuais as lutas se tornam. Nós dois mesmos, nesse momento, estamos em luta numa questão filosófica, aonde cada um de nós tenta fazer prevalecer o que acredita, e essa mesma luta faz com que nós dois aprendamos mais um pouco, e com elas as nossas inteligências se desenvolvem mais um pouco. E nós não estamos aqui nos digladiando, o que mostra que já evoluímos um pouco.

"As lutas, aliás, são necessárias para fortalecer a alma; o contacto com o mal faz que melhor se apreciem as vantagens do bem. Sem as lutas, que estimulam as faculdades, o Espírito se entregaria a uma despreocupação funesta ao seu adiantamento. As lutas contra os elementos desenvolvem as forças físicas e a inteligência; as lutas contra o mal desenvolvem as forças morais."

Não é mais simples pensar que nos, como qualquer outro animal, não somos livres de nossos instintos primitivos, e lutamos por espaço, pelo sexo oposto, e até nos matamos, como qualquer outra criatura.
Sim, nós somos. E temos tantos instintos primitivos quanto qualquer estrupador ou serial killer que roda por aí. A carne exerce a sua influência, sem dúvidas. Eu, por exemplo, sinto raiva e desejos como qualquer um outro e não acho que eu o sinta menos. A diferença é que alguns já têm controle sobre seus instintos primitivos, e outros ainda não. É um aprendizado.

Um abraço.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!