Autor Tópico: Problemas com o conceito da reencarnação...  (Lida 5045 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Problemas com o conceito da reencarnação...
« Online: 19 de Março de 2010, 16:26:57 »
Há alguns dias,estava voltando para casa,quando parei numa banca de livros e revistas usadas.Vi entre os livros usados,um a respeito de Chico Xavier,nesse livro é citado o caso de uma mãe que vem conversar com o médium:"meu filho nasceu sem os dois braços,e os médicos já detectaram uma doença nas pernas que implicara na amputação das mesmas.Chico,porquê Deus permite isso ?",ao que Chico Xavier(ops,o "guia espiritual"de Chico,o tal de Emanuel) respondeu:"Esse nosso irmão(o filho da mulher) se suicidou nas dez últimas encarnações e antes da atual encarnação pediu que lhe fossem cortadas todas as possibilidades de cometer suicídio novamente".Essa sensação de impotência,pra mim,é um dos grandes problemas com o conceito de reencarnação:se eu nasci com uma doença tal,é porquê é um "carma" que eu devo cumprir nessa vida,se eu nasci num lar pobre,é porquê Deus(sic)quer que eu viva sempre assim,se eu nasci aleijado,foi devido às maldades de "outras vidas",ou seja,não adianta fazer nada contra problemas que me afligem desde que nasci pq seria contra a chamada "programação reencarnatória".Putz,se é assim... :no: :no: :no:
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Problemas com o conceito da reencarnação...
« Resposta #1 Online: 19 de Março de 2010, 16:34:26 »
Explicações ad hoc são o filé mignon de todas as religiões. O espiritismo pode parecer mais sacana, mas não acho que seja o pior...

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #2 Online: 19 de Março de 2010, 16:45:42 »
...se suicidou nas dez últimas encarnações e antes da atual encarnação pediu que lhe fossem cortadas todas as possibilidades de cometer suicídio novamente...

E porque diabos eu, na ultima encarnação, não pedi pra nascer milionário, nessa próxima? Burrrooooooo ¬¬
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Maeve Brooks

• Nível 11
  • *
« Resposta #3 Online: 19 de Março de 2010, 17:48:26 »
Me pergunto se o conceito budista não é mais amplo...

Mas 4 Ton Mantis, segundo quase todas as religiões o seu livre arbitrio termina onde o grande plano da divindade oniciente começa, então não se preocupe, somos apenas um instrumento sem culpa seguindo os miteriosos designios...mas tem aquela coisa de pagar pelos atos e se arrepender, depois um purgatório, um limbo que existia mas o papa revogou...
Nunca vou entender esse embate entre a minha vontade e o destino imutável que Deus escreveu. Por essas e outras sou atéia.
"Não existem inocentes. Apenas diferentes graus de responsabilidade."  Stieg Larsson

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 19 de Março de 2010, 18:56:49 »
Reencarnações no sentidp da DE ou de outras religiões que também aceitam esse conceito? Se me lembro de um documentário sobre o Livro dos Mortos Tibetano, no budismo tibetano você pode até escapar desse ciclo de renascimentos seguindo o livro, já que tudo que se apresenta na morte seria apenas ilusão.

Offline Rios

• Nível 12
  • *
« Resposta #5 Online: 19 de Março de 2010, 20:05:25 »
...se suicidou nas dez últimas encarnações e antes da atual encarnação pediu que lhe fossem cortadas todas as possibilidades de cometer suicídio novamente...

E porque diabos eu, na ultima encarnação, não pedi pra nascer milionário, nessa próxima? Burrrooooooo ¬¬

talvez as vagas ja estivessem todas preenchidas... :D

Offline Rios

• Nível 12
  • *
« Resposta #6 Online: 19 de Março de 2010, 20:12:48 »
Essa sensação de impotência,pra mim,é um dos grandes problemas com o conceito de reencarnação:se eu nasci com uma doença tal,é porquê é um "carma" que eu devo cumprir nessa vida,se eu nasci num lar pobre,é porquê Deus(sic)quer que eu viva sempre assim,se eu nasci aleijado,foi devido às maldades de "outras vidas",ou seja,não adianta fazer nada contra problemas que me afligem desde que nasci pq seria contra a chamada "programação reencarnatória".Putz,se é assim... :no: :no: :no:

O que o espiritismo faz é uma tremenda covardia com quem tem alguma deficiência. A pessoa ja tem que lidar com esse problema e ainda aparece a doutrina espírita para dizer que a pessoa MERECE aquilo.
sim porque segundo a DE, deus é um ser super justo que não permite sofrimento injusto, então todas as pessoas que sofrem estão merecendo esse sofrimento, afinal de contas, deus não permitiria injustiça.  :no:
« Última modificação: 19 de Março de 2010, 20:15:11 por Rios »

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 19 de Março de 2010, 20:28:57 »
Me pergunto se o conceito budista não é mais amplo...
Reencarnações no sentidp da DE ou de outras religiões que também aceitam esse conceito? Se me lembro de um documentário sobre o Livro dos Mortos Tibetano, no budismo tibetano você pode até escapar desse ciclo de renascimentos seguindo o livro, já que tudo que se apresenta na morte seria apenas ilusão.
O conceito budista de renascimento é um pouco diferente do conceito de reencarnação.

As religiões reencarnacionistas - como o espiritismo e o hinduísmo - supõe a existência de uma alma imortal e indestrutível, que deixa um corpo e entra em outro em uma sucessão de existências carregando o karma acumulado das existências anteriores.

O budismo tem como um dos dogmas centrais o anatta, o "não eu". Ou seja, ele nega que exista uma alma imortal que reencarne. O que existe é uma continuidade entre as vidas, já que os processos mentais (chamados de citta, são sentimentos, percepções, consciência e formações mentais. basicamente a nossa sucessão de pensamentos e sentimentos que nascem e morrem a cada instante) de alguém que morre vão influenciar uma outra pessoa que vai nascer. Mas aquilo que você é, o seu "eu", morre junto com o seu corpo.

Em uma analogia, a reencarnação é comparada no hinduísmo a alguém que tira uma roupa e coloca outra. O renascimento budista é comparado a uma vela que queima até o final e cuja última chama você usa para acender uma nova vela.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 19 de Março de 2010, 22:33:18 »
esqueceram de dizer isso aos budistas que esperam a encarnação dos dalais...
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 19 de Março de 2010, 22:38:54 »
esqueceram de dizer isso aos budistas que esperam a encarnação dos dalais...
e?
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 19 de Março de 2010, 22:42:49 »
a reencarnação que esperam é de um dalai lama específico já morto sabe-se lá quando. Foge do conceito que você está falando. Alguns budistas diziam que é uma corrente equivocada do budismo, se você se recorda das discussões sobre esse assunto no site.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 19 de Março de 2010, 22:59:27 »
a reencarnação que esperam é de um dalai lama específico já morto sabe-se lá quando. Foge do conceito que você está falando. Alguns budistas diziam que é uma corrente equivocada do budismo, se você se recorda das discussões sobre esse assunto no site.
Mesmo que no budismo tibetano o que exista seja o conceito de reencarnação e não renascimento (e não estou bem certo disso, mas não conheço o suficiente de qual o conceito correto eles pregam), isso não muda o fato de que o conceito canônico budista é o renascimento. Anatta é um dogma central do budismo. Se não há um eu ou alma que sobreviva a morte como é um dogma do budismo, então reencarnação não faz sentido nessa doutrina. Quanto a isso não há nem o que discutir.

Quanto ao budismo tibetano, como disse não conheço, mas é um budismo bem particular, com uma estrutura teocrática que lembra o Vaticano (inclusive havia uma antiga hipótese de influência de missionários católicos devido a essa semelhança) e bizarrices como rodas de oração. Sem contar que representa apenas uma pequena parte do budismo e budistas, uma seita particular incrustada em uma montanha isolada em comparação com o restante de toda a Ásia. Só é mais famoso pelo marketing do Dalai Lama. Mas dizer que o budismo tem o conceito de reencarnação porque os tibetanos (possivelmente) tem, é o mesmo que dizer que o catolicismo diz que São Jorge é Ogum porque em Salvador se crê nisso.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 19 de Março de 2010, 23:02:01 »
Bom ainda tem o do Sri Lanka com suas groselhas. E deve ter outros.

E por falar em dogmas centrais do budismo, tem as groselhas de sempre, como já foi discutido aqui também.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 19 de Março de 2010, 23:18:57 »
Bom ainda tem o do Sri Lanka com suas groselhas. E deve ter outros.

E por falar em dogmas centrais do budismo, tem as groselhas de sempre, como já foi discutido aqui também.
Independente de ser groselha ou não, as críticas devem ser feitas sobre os conceitos corretos, não sobre espantalhos. Ou então a crítica vai ter tanto valor quanto dizer que o comunismo é mau porque os comunistas comiam criancinhas. Ou outros exemplos semelhantes, que realmente podem ser criticados pelos seus verdadeiros problemas, mas não pelos seus esteriótipos.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 19 de Março de 2010, 23:34:42 »
você desqualificou meu exemplo do reencarnacionismo padrão como sendo de um budismo não "escocês de verdade" tibetano e para isso citou os canônicos.
Eu cito os mesmos canônicos e falo que tem um monte de besteiras dogmáticas a lá qualquer religião. Quer que eu coloque os textos aqui para que você aprecie? Aí você verá que não é um espantalho.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 19 de Março de 2010, 23:38:40 »
você desqualificou meu exemplo do reencarnacionismo padrão como sendo de um budismo não "escocês de verdade" tibetano e para isso citou os canônicos.
Eu cito os mesmos canônicos e falo que tem um monte de besteiras dogmáticas a lá qualquer religião. Quer que eu coloque os textos aqui para que você aprecie? Aí você verá que não é um espantalho.
Por favor, poderia citar antes a minha mensagem onde eu digo que não existem besteiras dogmáticas no budismo? Não me recordo onde foi que a postei... ::)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 19 de Março de 2010, 23:42:08 »
não disse que você não disse... meu post foi um alerta aos incautos que, passando por esse tópico, achem que o budismo é bacanão ;-)

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 19 de Março de 2010, 23:51:22 »
:ok:

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 20 de Março de 2010, 12:05:02 »
Até que o budismo (não o tibetano) parece bacaninha.Arthur C. Clarke, em alguns livros "previu" que essa seria a última religião a desaparecer da Terra.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 20 de Março de 2010, 12:10:30 »
o core é cagado.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 20 de Março de 2010, 12:17:13 »
 :?:
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 20 de Março de 2010, 17:08:53 »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #22 Online: 21 de Março de 2010, 09:20:00 »
Há alguns dias,estava voltando para casa,quando parei numa banca de livros e revistas usadas.Vi entre os livros usados,um a respeito de Chico Xavier,nesse livro é citado o caso de uma mãe que vem conversar com o médium:"meu filho nasceu sem os dois braços,e os médicos já detectaram uma doença nas pernas que implicara na amputação das mesmas.Chico,porquê Deus permite isso ?",ao que Chico Xavier(ops,o "guia espiritual"de Chico,o tal de Emanuel) respondeu:"Esse nosso irmão(o filho da mulher) se suicidou nas dez últimas encarnações e antes da atual encarnação pediu que lhe fossem cortadas todas as possibilidades de cometer suicídio novamente".Essa sensação de impotência,pra mim,é um dos grandes problemas com o conceito de reencarnação:se eu nasci com uma doença tal,é porquê é um "carma" que eu devo cumprir nessa vida,se eu nasci num lar pobre,é porquê Deus(sic)quer que eu viva sempre assim,se eu nasci aleijado,foi devido às maldades de "outras vidas",ou seja,não adianta fazer nada contra problemas que me afligem desde que nasci pq seria contra a chamada "programação reencarnatória".Putz,se é assim... :no: :no: :no:
Talvez as maldades não devessem ser punidas, afinal. Amanhã começa a julgamento dos Nardoni. Seria uma ótima oportunidade para começar a praticar esse tipo de indulgência, não acha?
O que o espiritismo faz é uma tremenda covardia com quem tem alguma deficiência. A pessoa ja tem que lidar com esse problema e ainda aparece a doutrina espírita para dizer que a pessoa MERECE aquilo.
sim porque segundo a DE, deus é um ser super justo que não permite sofrimento injusto, então todas as pessoas que sofrem estão merecendo esse sofrimento, afinal de contas, deus não permitiria injustiça.  :no:
Em primeiro lugar, o Espiritismo só poderia ter influência positiva ou negativa em quem nele crê. Por que é que o deficiente físico não espírita se ofenderia por algo que considera uma falsidade? Você fica magoado com os cristãos, ou sente medo, porque eles creem e dizem que você queimará no inferno eternamente por ser ateu? É ou deveria ser a mesma coisa com os deficientes não espíritas. Se se ofenderem de uma forma qualquer é porque julgam que pode haver um fundo de verdade nisso tudo, verdade que os desagradaria.

Já o deficiente físico espírita sabe perfeitamente bem que quanto maiores os sofrimentos e a resignação (não confundir com conformismo), mais dívidas do passado se apagam e/ou mais se avança no progresso individual. Ademais, é preferível crer-se num sofrimento com justiça do que num sofrimento injusto. Se eu entendo uma determinada situação desagradável específica como útil para o meu progresso individual, é mais fácil para eu suportar a situação, caso eu não possa mudá-la. Pelo menos para mim funciona assim.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 21 de Março de 2010, 09:42:05 »
Talvez as maldades não devessem ser punidas, afinal. Amanhã começa a julgamento dos Nardoni. Seria uma ótima oportunidade para começar a praticar esse tipo de indulgência, não acha?
Os Nardoni sabem muito bem pelo que eles estão sendo julgados. Ao contrário de um suposto "espírito reencarnado" que não se lembra de nada e não sabe pelo que está sendo punido. É a versão espírita da "mulher de malandro": Você não tem a mínima idéia de porque está apanhando, mas eu sei porque estou batendo...

Punição só tem sentido quando o punido é capaz de ligar o que ocorre com ele aos seus atos. Experimente educar uma criança deixando-a de castigo somente um ano depois da sua falta - e sem relembrá-la porque está sendo posta de castigo - e veja o que você obtém no final...

Será que a "justiça divina" é tão cega e burra assim que não percebe esse simples fato?
Ademais, é preferível crer-se num sofrimento com justiça do que num sofrimento injusto. Se eu entendo uma determinada situação desagradável específica como útil para o meu progresso individual, é mais fácil para eu suportar a situação, caso eu não possa mudá-la. Pelo menos para mim funciona assim.

Um abraço.
Há pessoas que precisam ter alguma resposta reconfortante para continuar a suportar a vida, independente de ser verdadeira ou não. Eu não conseguiria viver dessa forma. Prefiro a verdade nua e crua, mesmo que ela não seja muito bonita e agradável.

Offline Maeve Brooks

• Nível 11
  • *
« Resposta #24 Online: 21 de Março de 2010, 10:39:17 »
quanto maiores os sofrimentos e a resignação (não confundir com conformismo), mais dívidas do passado se apagam e/ou mais se avança no progresso individual.

Isso é de uma crueldade sem tamanho, faz as pessoas aceitarem situações horríveis em prol de uma promessa vazia. E quanto mais ferrado você é nessa vida maior a certeza de que vai sofrer nas outras.
No sistema espírita é possível "queimar etapas"? Viver uma vida perfeita agora pra na próxima ganhar uma existência perto da perfeição? Tenho a impressão de que é impossível "pagar" por tudo numa só vida. Eu não conseguiria viver sabendo que vou ficar 200 reencarnações pagando.
"Não existem inocentes. Apenas diferentes graus de responsabilidade."  Stieg Larsson

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!