Autor Tópico: PM do Rio abre concurso para Pastor Evangélico  (Lida 2964 vezes)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: PM do Rio abre concurso para Pastor Evangélico
« Resposta #25 Online: 30 de Março de 2010, 13:35:58 »
E, na boa? Esperar que a tradição dos capelões militares desapareça antes da própria religião desaparecer é ingênuo :-)

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #26 Online: 30 de Março de 2010, 13:55:18 »
Quanto a outras religiões, você considera correto haver capelães para atender nenhum militar ou apenas uma meia dúzia entre milhares? Quanto aos socorristas, eles existem sim, mas são chamados de padioleiros e todo batalhão tem pelo menos um pelotão (o de saúde)

Lógico. não faz sentido atender apenas uma parte das religiões, somente por que são a maioria.
e eu naõ disse que naõ existem socorristas, disse que ao invés de um religioso pago por mim, é melhor pagar mais um socorrista.

Polícia é um trabalho de altíssima periculosidade, a tropa esta exposta a condições severas de estresse e desgaste emocional. Não é incomum que outros profissionais, como psicologos por exemplo, prestem auxilio na tentativa de atenuar os efeitos nocivos que o exercício da função de policial trás. Vejo o capelão como mais um recurso que visa manter a sanidade dos policiais. Capelões estão em contato diário com a tropa... mais presentes e atuantes do que outros profissionais.

não nego a importância, mas reitero que não há a necessidade de ser um militar de carreira. temos diversos civis que prestam serviçoes em quartel. o auxilio religioso que é algo de foro íntimo e não publico deveria ser por órgãos civis, não militares;
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #27 Online: 30 de Março de 2010, 14:39:44 »
Nas PM's, deveria ter sido extinta essa função após a CR88. O último capelão da PMMG hoje é um Coronel com mais de 90 anos que já está capengando... ele vai ser o último.

Sei que várias PM's já extinguiram esse posto basicamente pela questão de laicidade. O militar pode muito bem procurar seu padre, pastor ou rabino em seu horário de folga.

Não sei porque o RJ continua com essa tradição que (hoje mesmo dentro das polícias) é considerada inútil.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #28 Online: 30 de Março de 2010, 14:45:26 »
Não é que eu discorde, mas realmente não considero tão grave assim. Ponto para MG e para os demais estados se consideraram que o posto é inútil.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #29 Online: 30 de Março de 2010, 14:51:34 »
Não é que eu discorde, mas realmente não considero tão grave assim. Ponto para MG e para os demais estados se consideraram que o posto é inútil.

É uma pessoa sem função. Ele está presente em cerimônias e só. Ganha um salário de mais de R$10.000,00 e quando se aposentar, vai ter isso pelo resto da vida.

Além disso, como a exigência para o cargo era ser formado em teologia, ele pode deixar pensionistas que irão custar aos cofres públicos uma grana considerável.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #30 Online: 30 de Março de 2010, 14:54:34 »
Podia pelo menos participar de operações junto com a galera :-)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #31 Online: 30 de Março de 2010, 15:12:00 »
Podia pelo menos participar de operações junto com a galera :-)

Só se fossem como escudo balístico. ::)

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #32 Online: 30 de Março de 2010, 16:30:36 »
Deus protege  ::)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #33 Online: 30 de Março de 2010, 18:10:41 »
Que proteja os outros. Prefiro um colete... :P

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #34 Online: 30 de Março de 2010, 20:46:35 »
E, na boa? Esperar que a tradição dos capelões militares desapareça antes da própria religião desaparecer é ingênuo :-)
Nas PM's, deveria ter sido extinta essa função após a CR88. O último capelão da PMMG hoje é um Coronel com mais de 90 anos que já está capengando... ele vai ser o último.

Sei que várias PM's já extinguiram esse posto basicamente pela questão de laicidade. O militar pode muito bem procurar seu padre, pastor ou rabino em seu horário de folga.

Não sei porque o RJ continua com essa tradição que (hoje mesmo dentro das polícias) é considerada inútil.
É claro que é bem mais simples fazer com que um estado pretensamente democrático e laico entenda que o dinheiro de todos não deveria ser gasto em benefício da crença religiosa de alguns do que extinguir completamente qualquer tipo de crença religiosa.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #35 Online: 31 de Março de 2010, 10:15:08 »
Em tempo: minhas respostas anteriores eram baseadas na premissa que a existência de capelões militares era uma tradição ainda muito popular. Se o EB e as PMs já questionam o posto, então eu me planto firmemente no campo opositor.

A cultura mudou bem mais rápido do que eu pensava, e isso é um ótimo sinal.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #36 Online: 31 de Março de 2010, 10:41:51 »
Acho que é porque ninguém que rala pesado todo dia gosta de ver um cara parado sem fazer nada ganhando o mesmo.

Acho que é por isso que certas políticas não acabam bem... :lol:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #37 Online: 31 de Março de 2010, 10:42:52 »
Ô! :lol:

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #38 Online: 31 de Março de 2010, 17:15:15 »
No caso das policias, sou realmente contra. No caso das forças armadas especificamente acho um pouco mais complicado, por causa do isolamento. Isto é, sem sequer contar operações, os militares podem estar estacionados em bases extremamente remotas, onde o serviço religioso mais próximo é um padre católico no meio do mato a 300km de distancia. Em caso de operações em território isolado mais ainda, especialmente se envolver combate. Nessa condições o religioso militar, para desfrutar de serviços religiosos teria de se isolar da tropa em território potencialmente hostil, sem contar distancia e razoabilidade. Nestes casos acho justo a presença de capelões, de acordo com a proporção de militares de cada religião. Agora, sou da opinião que só conta como militar mesmo se estiver efetivamente INDO nas operações, no caso qual, deva ser militar com patente e armas, talvez com alguma bonificação por serviços extras. Se ficar apenas na base (ou base avançada, como for), ai ja pergunto se não seria melhor se meramente um contratado civil.
"The patient refused an autopsy."

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 31 de Março de 2010, 17:54:25 »
300 km na amazônia deve ser a próxima esquina... :)
Que eu saiba a função de capelão, no EB, não está sendo questionada. Outra coisa é que militar é militar, esteja em uma base ou em missão, quem está hoje na 1a Seção da base, cuidando do boletim, amanhã pode ser acionado para uma missão lá na baixa da égua. No EB também há uma divisão de armas, quadros e serviço. Infantaria, Artilharia, Cavalaria, por exemplo, são Armas, Odontologia e Medicina, são Serviços, Informática, professores (português, matemática etc) são do quadro complementar de oficiais (enfermeiros também, apesar de não entender por quê). O capelão acho que faz parte de um serviço (o religioso), mas devo consultar minhas anotações do EAS para ter certeza. De qualquer forma são militares, com treinamento militar e podem fazer cursos militares com Selva, montanha e Caatinga como qualquer outro. Civis são muito muito muito poucos (como o barbeiro e o dono da loginha e da lanchonete). Outra coisa é que me parece que o capelão do EB ainda presta serviço para a FAB e para a Marinha (mas preciso confirmar).

Offline ERNANDESMM

• Nível 00
  • *
« Resposta #40 Online: 11 de Abril de 2010, 17:06:08 »
E a laicidade do estado? Meu dinheiro é que vai pagar esse pastor?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!