Não sou um cientista, mas vou dar minha opnião.
Como todo dia de prova, estou aqui tentando estudar antes que seja tarde demais, e isso resultou em uma visita ao blog de homeopatia de meus calouros
http://homeopatiaunb.blogspot.com/ (não, eu não sei por que eu visitei esse blog).
No último post, eles expressaram as suas opniões sobre a homeopatia. Confesso que estou surpreso, achei que pesquisando um pouco e refletindo, eles chegariam à óbvia conclusão que homeopatia é uma enganação inútil, mas o que constatei foi o contrário, apenas 2 pessoas apresentam uma opnião minimamente cautelosa. Os argumentos a favor da homeopatia que me pareceram mais marcantes foram os seguintes:
- Evidências anedóticas (que aparentam não serem encaradas como tal);
- A homeopatia tem muitos seguidores e mais de 3 séculos de existência, ela não pode estar errada;
- A homeopatia é mais humana, holística, linda e blábláblá que as outras formas de tratamentos;
Enfim, nas poucas vezes que tive a oportunidade de discutir esse assunto, percebi que ele é baseado, não nesses argumentos, mas sim na blindagem ideológica gerada por essa associação entre humanismo e homeopatia, tornando a discursão infrutífera. A minha reação é só (tentar) ridicularizar a homeopatia de forma parecida com que o Edward Current o faz, enfatizando as coisas idiotas ditas por alguns homeopatas como: "se a pessoa melhorar, é porque o remédio faz efeito, senão, também é um sinal de que o remédio está fazendo efeito."
De qualquer forma, eis uma conclusão que tiro disso tudo: o humanismo é tão imbecíl quanto uma religião qualquer, é usado da mesma forma que deus, para justificar as ações das pessoas em algo "maior", e, portanto, é uma ferramenta poderosa contra o ceticismo. Não significa merda nenhuma assim como deus, mas consegue "fazer" um estrago às vezes (menos que deu, é claro).