Olha, essa pergunta é meio complicada para uma professora de Evolução responder...
Todo mundo acha que sabe o que é evolução e todo mundo acha duplipensar totalmente normal. Eu acho uma aberração da mente humana.
Não costumo entrar em detalhes e na maioria das vezes não entro no mérito dos conceitos em si, mas procuro ser o mais polida possível com os colegas (afinal, vou passar mais uns 30 anos aturando cada um deles). Mas tem horas que preciso falar, e aí uso exemplos de conceitos incorretos dos alunos, para ilustrar, e não ofender a nenhum deles.
Com relação ao criacionismo, uma boa parte dos professores da biologia são evangélicos aqui. Sim, com mestrado e doutorado... mas eles mesmos não são criacionistas no estilo Adauto. Então não entramos em embates. Com um deles é até interessante, pois mantemos uma discussão de nível, onde sempre um lança um pequeno desafio ao outro, com muita amizade. Ele é presbítero, como nosso amigo Calvino aqui do fórum.
Agora, falou de homeopatia, horóscopo e afins, eu brinco como se o cara estivesse me zoando. Tipo, não pode não estar brincando! Podem até se ofender com isso, mas não dá pra lidar diferente... melhor do que aterrar o cara com argumentos chatos e impositivos.