Autor Tópico: Cientistas: como vocês lidam com colegas que defendem algo "alternativo"?  (Lida 3702 vezes)

Offline Luiz Fabris

• Nível 11
  • *
Re: Cientistas: como vocês lidam com colegas que defendem algo "alternativo"?
« Resposta #25 Online: 20 de Julho de 2011, 09:34:59 »
Personalidade é uma avaliação externa. É uma qualidade que outras pessoas atribuem a um indivíduo.
Personalidade é a interação entre a consciência individual (tida como percepção, processamento, armazenamento e evocação das experiências sensoriais) e um determinado meio ambiente. Ela tem a ver como o indivíduo movimenta seu consciente em relação a uma determinada situação. Por exemplo: frente a um falecimento na família (evento), pessoas (consciências) irão reagir de modo totalmente diverso. Algumas irão entrar em depressão e demonstrar esse comportamento e são consideradas emotivas (personalidade); outras irão reagir de forma mais contida e poderão ser classificadas como insensíveis.
De toda forma, personalidade é uma classificação externa ao indivíduo.

A síndrome da mão alienígena (SMA) nada tem de misterioso ou esotérico. É decorrente de lesões do corpo caloso (região cerebral que une os dois hemisférios) e normalmente se manifesta como apraxia de um dos lados do corpo, por não haver possibilidade de transporte e integração de impulsos nervosos e, tampouco, potencial evodado inter-hemisférico.

Em tempo: aquela figura da mão enforcando involuntariamente o indivíduo é apenas fantasia de Oliúde.

A diferença entre a inteligência e a ignorância é que a inteligência tem limite

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #26 Online: 20 de Julho de 2011, 13:05:11 »
Ola Luiz,

Concordo, a personalidade tem a ver com as reações que um ser tem, em sua interação com o ambiente. Não com a percepção consciente deste ambiente, em si.

"A síndrome da mão alienígena (SMA) nada tem de misterioso ou esotérico. É decorrente de lesões do corpo caloso (região cerebral que une os dois hemisférios) e normalmente se manifesta como apraxia de um dos lados do corpo, por não haver possibilidade de transporte e integração de impulsos nervosos e, tampouco, potencial evodado inter-hemisférico."

Concordo. Só tem algo de desesperador, para quem a tem :)

"Em tempo: aquela figura da mão enforcando involuntariamente o indivíduo é apenas fantasia de Oliúde."

Qdo falei em "ataque", estava lembrando de um caso, relatado em um documentário, onde a mão doida atrapalhava a direção do carro, tentando virar o volante. Agora, imagine o desespero que isso não deve dar!!! :susto:

Abs
Felipe

Offline Luiz Fabris

• Nível 11
  • *
« Resposta #27 Online: 20 de Julho de 2011, 13:38:09 »
"A síndrome da mão alienígena (SMA) nada tem de misterioso ou esotérico. É decorrente de lesões do corpo caloso (região cerebral que une os dois hemisférios) e normalmente se manifesta como apraxia de um dos lados do corpo, por não haver possibilidade de transporte e integração de impulsos nervosos e, tampouco, potencial evodado inter-hemisférico."

Concordo. Só tem algo de desesperador, para quem a tem :)
A SMA é um quadro extremamente raro mas, em tese (não conheço nenhum caso de tentativa de cura cirúrgica), poderia ser revertida pelo implante de eletrodos nas áreas de um hemisfério e nas áreas evocadas em outro.

"Em tempo: aquela figura da mão enforcando involuntariamente o indivíduo é apenas fantasia de Oliúde."

Qdo falei em "ataque", estava lembrando de um caso, relatado em um documentário, onde a mão doida atrapalhava a direção do carro, tentando virar o volante. Agora, imagine o desespero que isso não deve dar!!! :susto:
A verdade é bem mais prosaica e menos oliudiana: para andar, manter-se ereto, sentar, comer, tomar banho, escrever e outras milhares de ações você necessita ter seu aparelho motor íntegro. Tudo isso é prejudicado pela SMA.

[ ]'s

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #28 Online: 27 de Julho de 2011, 23:27:10 »
Olha, essa pergunta é meio complicada para uma professora de Evolução responder...

Todo mundo acha que sabe o que é evolução e todo mundo acha duplipensar totalmente normal. Eu acho uma aberração da mente humana.

Não costumo entrar em detalhes e na maioria das vezes não entro no mérito dos conceitos em si, mas procuro ser o mais polida possível com os colegas (afinal, vou passar mais uns 30 anos aturando cada um deles). Mas tem horas que preciso falar, e aí uso exemplos de conceitos incorretos dos alunos, para ilustrar, e não ofender a nenhum deles.

Com relação ao criacionismo, uma boa parte dos professores da biologia são evangélicos aqui. Sim, com mestrado e doutorado... mas eles mesmos não são criacionistas no estilo Adauto. Então não entramos em embates. Com um deles é até interessante, pois mantemos uma discussão de nível, onde sempre um lança um pequeno desafio ao outro, com muita amizade. Ele é presbítero, como nosso amigo Calvino aqui do fórum.

Agora, falou de homeopatia, horóscopo e afins, eu brinco como se o cara estivesse me zoando. Tipo, não pode não estar brincando! Podem até se ofender com isso, mas não dá pra lidar diferente... melhor do que aterrar o cara com argumentos chatos e impositivos.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline José H.

• Nível 13
  • *
« Resposta #29 Online: 27 de Julho de 2011, 23:52:04 »
Com relação ao criacionismo, uma boa parte dos professores da biologia são evangélicos aqui. Sim, com mestrado e doutorado...

Isso é o que me assusta nesse país, o ato de acreditar em seres mitológicos não é visto como um retrocesso à Antiguidade, mas sim como algo nobre e virtuoso, bastante admirado pela sociedade em geral.

Offline Luiz Fabris

• Nível 11
  • *
« Resposta #30 Online: 28 de Julho de 2011, 08:15:35 »
Com relação ao criacionismo, uma boa parte dos professores da biologia são evangélicos aqui. Sim, com mestrado e doutorado...

Isso é o que me assusta nesse país, o ato de acreditar em seres mitológicos não é visto como um retrocesso à Antiguidade, mas sim como algo nobre e virtuoso, bastante admirado pela sociedade em geral.
Seria interessante não descontextualiozar o que a Nina escreveu.
Cientistas têm todo o direito a ter opiniões pessoais e posições políticas, religiosas ou ideológicas, como qualquer ser humano. O que eles não podem é levar tais convicções para a bancada do laboratório.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #31 Online: 28 de Julho de 2011, 14:55:01 »

Seria interessante não descontextualiozar o que a Nina escreveu.
Cientistas têm todo o direito a ter opiniões pessoais e posições políticas, religiosas ou ideológicas, como qualquer ser humano. O que eles não podem é levar tais convicções para a bancada do laboratório.
As convicções das pessoas nem sempre são meros pontos a serem questionados, vale ressaltar que o que a pessoa acredita ou deixa de acreditar é questão pessoal e que antes de mais nada toda informação do mundo que transpõe as fronteiras do meio exterior para o indivíduo sugerem fortemente que há um processamento interno que racionaliza tais informações para si, independetemente de sua explicabilidade externa no rigor dos conceitos mais científicos.

A questão da linguagem em si é algo preponderante uma vez que a visão que um indivíduo tem das coisas a partir de sí nem sempre é externada proficuamente.

A partir dsse ponto é altamente questionável o que é produto de esclarecimento ou de simples contentamento imposto pelos limites da linguagem.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #32 Online: 28 de Julho de 2011, 15:25:43 »
quando eu li "como vocês lidam com colegas que defendem algo "alternativo"? eu pensei que o autor estava em dúvida quando à sua sexualidade...

Offline José H.

• Nível 13
  • *
« Resposta #33 Online: 28 de Julho de 2011, 17:53:56 »
A questão da linguagem em si é algo preponderante uma vez que a visão que um indivíduo tem das coisas a partir de sí nem sempre é externada proficuamente.

É o que penso (tive um professor de Biologia que transmitia conceitos criacionistas de forma indireta por sua linguagem), mas enfim, acho que discutir isso aqui desviaria totalmente do objetivo do tópico.

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #34 Online: 28 de Julho de 2011, 17:57:44 »
quando eu li "como vocês lidam com colegas que defendem algo "alternativo"? eu pensei que o autor estava em dúvida quando à sua sexualidade...
Ah, os religiosos, nunca conseguem tirar o Sexo da cabeça :)
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 29 de Julho de 2011, 20:07:25 »

É o que penso (tive um professor de Biologia que transmitia conceitos criacionistas de forma indireta por sua linguagem), mas enfim, acho que discutir isso aqui desviaria totalmente do objetivo do tópico.

Eu acho que não desvirtuaria. Pelo contrário. Seria esclarecedor.
Foto USGS

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #36 Online: 29 de Julho de 2011, 20:41:17 »

Eu acho que não desvirtuaria. Pelo contrário. Seria esclarecedor.
Idem
Até onde eu sei eu não sei.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!