Autor Tópico: Aposta de Pascal ao Contrário  (Lida 1985 vezes)

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
Aposta de Pascal ao Contrário
« Online: 30 de Março de 2010, 23:51:22 »
Nós sempre escultamos os crentes usando a aposta de pascal, muitas vezes eles nem são capazes de entender pq ela não funciona e mesmo quando entendem, tentam racionalizar-la, o que 100% dos casos termina em contradição.

De qualquer jeito, eu já escutei algumas vezes um argumento pró-ceticismo que é mais ou menos assim:

E se deus tiver realmente escrito a bíblia e ter-la escrito de maneira imoral e contraditória, de proposito para saber quem é capaz de usar seu intelecto, para chegar a conclusão lógica de que aquilo não é uma representação da inteligencia por trás do universo. E que deus esta na natureza. As pessoas que chegam a essa conclusão vão para o céu, não um céu como o necessariamente descrito na bíblia. Enquanto os que seguem cegamente a bíblia são punidos de alguma forma, não necessariamente fogo eterno.
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Aposta de Pascal ao Contrário
« Resposta #1 Online: 31 de Março de 2010, 02:17:26 »
Seria engraçado.
Foto USGS

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #2 Online: 31 de Março de 2010, 09:44:45 »
Ei, boa. Acho que vou usar isso.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #3 Online: 31 de Março de 2010, 16:34:00 »
A bíblia é tão absurdamente absurda que permite praticamente qualquer tipo de interpretação, inclusive essa.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #4 Online: 31 de Março de 2010, 16:39:35 »
Eu simplesmente prefiro inverter a qualidade dos cenários propostos por Pàscal:
Em qualquer cenário no qual você seja crente é pior do que o cenário no qual você é ateu e estar errado, mesmo que isto signifique que você vá para o inferno e Satanás vomite ácido fervendo nas suas bolas.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 31 de Março de 2010, 19:59:29 »
A gama de possibilidades que você pode gerar, considerando os atributos que Deus pode ter (e que não são exatamente o que o crente deseja, mandar para o céu quem crê em Deus por puro interesse) são enormes. Listei algumas no outro tópico em resposta a uma argumentação específica:

1) O argumento de Pascal claramente se refere ao Deus bíblico-cristão e não a “um deus”. A Aposta de Pascal é se “Deus”, aquele em quem Pascal acreditava, existir. Portanto a pergunta "qual deus" já é respondida: o Deus da Bíblia.
Mesmo que se queira dar uma enorme "colher de chá" para a Aposta de Pascal e partir da hipótese de que o deus da aposta é esse e que você o está cultuando da forma correta (já que muitas seitas cristãs partem do princípio de que são a única verdadeira e as outras são heresias - você vai para o inferno só por não ser seguidor da "interpretação" correta), ela ainda sofre de um problema mortal.

Parte do princípio de que Deus é tão desesperado por adoração que vai automaticamente mandar para o paraíso um cristão falso que o adora apenas por não ter nada a perder. Se existe mesmo o tal deus judaico-cristão não há qualquer garantia de que ele vai se comportar dessa forma mesquinha tão típica dos humanos.

Então, partindo disso, eu poderia dizer que a aposta tem mais dois resultados possíveis:

Se você aposta na crença e Deus não gosta desse tipo de atitude mercenária, você vai para o inferno tal qual o ateu.

Se você aposta na crença e Deus não só não gosta dessa atitude mercenária como a considera um pecado mortal e, por outro lado, dá enorme valor a franqueza e honestidade de caráter, você vai para o inferno por sua hipocrisia e o ateu vai para o céu.

Claro, se eu não quiser dar tanta "colher de chá", surgem outras possibilidades interessantes. Por exemplo, já pararam para pensar na hipótese de que talvez Deus tenha profundo ódio por quem o adora da forma errada e segue heresias das falsas interpretações do verdadeiro cristianismo (seja ele qual for) e esteja pouco se importando com os ateus, já que eles não o adoram, mas também não o ofendem com falsos cristianismos?

Nesse caso é mais seguro ser ateu. Ser cristão seria como brincar de roleta-russa com 5 balas no tambor, enquanto ser ateu é roleta-russa sem balas.

O argumento da aposta é tão fraco e depende de tantas suposições restritas sobre o comportamento de Deus que é só soltar a sua imaginação e você o destrói por completo.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #6 Online: 01 de Abril de 2010, 07:51:00 »
Citação de: Angelo Melo
Claro, se eu não quiser dar tanta "colher de chá", surgem outras possibilidades interessantes. Por exemplo, já pararam para pensar na hipótese de que talvez Deus tenha profundo ódio por quem o adora da forma errada e segue heresias das falsas interpretações do verdadeiro cristianismo (seja ele qual for) e esteja pouco se importando com os ateus, já que eles não o adoram, mas também não o ofendem com falsos cristianismos?

Nesse caso é mais seguro ser ateu. Ser cristão seria como brincar de roleta-russa com 5 balas no tambor, enquanto ser ateu é roleta-russa sem balas.

Boa, Angelo!  :biglol:
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Matheus de Souza

• Nível 11
  • *
    • Twitter
« Resposta #7 Online: 18 de Abril de 2010, 16:38:13 »
A bíblia é tão absurdamente absurda que permite praticamente qualquer tipo de interpretação, inclusive essa.

[2]
"Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por ideias."

Mário Vargas Llosa

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 06 de Novembro de 2010, 00:11:02 »
A gama de possibilidades que você pode gerar, considerando os atributos que Deus pode ter (e que não são exatamente o que o crente deseja, mandar para o céu quem crê em Deus por puro interesse) são enormes. Listei algumas no outro tópico em resposta a uma argumentação específica:

1) O argumento de Pascal claramente se refere ao Deus bíblico-cristão e não a “um deus”. A Aposta de Pascal é se “Deus”, aquele em quem Pascal acreditava, existir. Portanto a pergunta "qual deus" já é respondida: o Deus da Bíblia.
Mesmo que se queira dar uma enorme "colher de chá" para a Aposta de Pascal e partir da hipótese de que o deus da aposta é esse e que você o está cultuando da forma correta (já que muitas seitas cristãs partem do princípio de que são a única verdadeira e as outras são heresias - você vai para o inferno só por não ser seguidor da "interpretação" correta), ela ainda sofre de um problema mortal.

Parte do princípio de que Deus é tão desesperado por adoração que vai automaticamente mandar para o paraíso um cristão falso que o adora apenas por não ter nada a perder. Se existe mesmo o tal deus judaico-cristão não há qualquer garantia de que ele vai se comportar dessa forma mesquinha tão típica dos humanos.

Então, partindo disso, eu poderia dizer que a aposta tem mais dois resultados possíveis:

Se você aposta na crença e Deus não gosta desse tipo de atitude mercenária, você vai para o inferno tal qual o ateu.

Se você aposta na crença e Deus não só não gosta dessa atitude mercenária como a considera um pecado mortal e, por outro lado, dá enorme valor a franqueza e honestidade de caráter, você vai para o inferno por sua hipocrisia e o ateu vai para o céu.

O argumento da aposta é tão fraco e depende de tantas suposições restritas sobre o comportamento de Deus que é só soltar a sua imaginação e você o destrói por completo.

tem mais dois:

Se deus existe é tão infantil quanto está descrito na bíblia, o inferno para ateus não deveria ser pior do que seria o céu, passando a eternidade com um idiota super-poderoso com QI de ostra.

E tem o inverso mesmo..

E se você crente estiver errado e passou uma vida de merda cheia de restrições e neuroses e quando morrer... acabou?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 06 de Novembro de 2010, 23:55:35 »
E se os muçulmanos estiverem certos e após a morte tanto eu quanto você formos para o inferno? E se os hindus estiverem certos e reencarnarmos como vacas, mas no Brasil, e estarmos condenados a virar churrasco? E se certos estiverem os sigma-centaurianos da tribo do norte e o deus verdadeiro tiver duas dúzias de tentáculos? E se os quadrinhos do Lanterna Verde estiverem certos e eu ganhar um anel do poder por não ter medo de nada disso?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!