Autor Tópico: 59% dos brasileiros acreditam em Deus e também em Darwin  (Lida 4085 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
59% dos brasileiros acreditam em Deus e também em Darwin
« Online: 02 de Abril de 2010, 07:24:46 »
Um em cada 4 brasileiros crê em Adão e Eva
Para 59%, ser humano é resultado de uma evolução guiada por Deus; somente 8% não acreditam em interferência divina

As informações obtidas pela pesquisa realizada no Brasil contrastam com as colhidas nos EUA, mas se aproximam dos resultados na Europa

HÉLIO SCHWARTSMAN
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

Um de cada quatro brasileiros acredita em algo parecido com o mito de Adão e Eva. Para eles, o homem foi criado por Deus há menos de 10 mil anos. Esse dado consta da primeira pesquisa Datafolha que investigou as convicções da população sobre a origem e o desenvolvimento da espécie humana.
A maioria das pessoas crê em Deus e Darwin. Para 59%, o ser humano é o resultado de milhões de anos de evolução, mas em processo guiado por um ente supremo. Apenas 8% consideram que a evolução ocorre sem interferência divina.
A crença no mito de Adão e Eva despenca à medida que aumentam renda e escolaridade. Quando se acrescentam dinheiro e instrução, a proporção dos darwinistas puros mais do que dobra do menor para o maior estrato. Entre os que acatam a evolução sob gerência divina, o aumento é mais modesto: fica entre 15% (renda) e 20% (escolaridade).
O Datafolha ouviu 4.158 pessoas com mais de 16 anos. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.
Os 25% de criacionistas da Terra jovem (que atribuem menos de 10 mil anos a nosso planeta de 4,6 bilhões de anos) surpreendem porque o fundamentalismo bíblico, em que as Escrituras são interpretadas literalmente, não faz parte das tradições religiosas do Brasil.
A Igreja Católica, ainda a mais influente no país, jamais condenou a evolução. Pelo contrário até, o Vaticano vem já há algumas décadas flertando discretamente com o autor de "Origem das Espécies".
Em 1950, o papa Pio 12, na encíclica "Humani generis", classificou o darwinismo como "hipótese séria" e afirmou que a igreja não deveria rejeitá-la, embora tenha advertido para o mau uso que os comunistas poderiam fazer dessa teoria. Em 1996 foi a vez de João Paulo 2º declarar que a evolução era "mais do que uma hipótese".
Também entre evangélicos, a literalidade do Gênesis, o livro da Bíblia que relata a criação do mundo e do homem, está longe de unânime. Na verdade, só algumas poucas denominações como adventistas e Testemunhas de Jeová pregam abertamente contra a evolução.
Boa parte das demais se limita a apontar "problemas" no neodarwinismo, tentando reservar algum espaço para Deus, que pode ter papel mais ou menos ativo. Ele pode ser desde o demiurgo, que se limitou a criar o mundo com todas as suas leis (incluindo a seleção natural), e retirou-se até o "Deus ex machina" que interfere o tempo todo, projetando bichos, atendendo a preces etc.
Em tese, qualquer uma dessas posições se encaixa na afirmação de que Deus e evolução atuam juntos. Ela funciona como um guarda-sol que abriga desde católicos estritos a deístas, passando por entusiastas do "design inteligente", que nada mais é do que criacionismo com pretensões científicas.

Teologia intuitiva
Como os adeptos de religiões que defendem a literalidade do Gênesis não chegam nem perto de 25% da população, é forçoso reconhecer que a boa parte das pessoas que abraçaram a hipótese de Adão e Eva o fez seguindo suas próprias intuições, sem prestar muita atenção ao que afirmam suas respectivas lideranças espirituais.
Essa impressão é reforçada quando se considera que a adesão ao criacionismo bíblico se distribui de forma generosa entre todos os credos. Umbandistas (33%) e evangélicos pentecostais (30%) ficam um pouco acima da média nacional, mas católicos comparecem com 24% e evangélicos não pentecostais, com 25%.

Outros países
Uma nota curiosa vai para os que se declaram ateus. Entre eles, 7% também se classificam como criacionistas da Terra jovem e 23% como partidários da evolução comandada por Deus.
Os resultados obtidos no Brasil contrastam com os colhidos nos EUA, mas se aproximam com os de nações europeias. Entre os norte-americanos, a proporção de criacionistas bíblicos chega a 44%. Os evolucionistas com Deus são 36%, e os neodarwinistas puros, 14%. Esses números foram apurados em 2008 pelo Gallup, numa pesquisa que vem sendo aplicada naquele país desde 1982 e que serviu de modelo para a sondagem do Datafolha.
Em relação à Europa, o Brasil se encontra mais ou menos na média. De acordo com uma pesquisa de 2005 do Eurobarômetro, que aferiu o número de pessoas que rejeita a evolução, os criacionistas por ali variam de 7% (Islândia) a 51% (na islâmica Turquia), com a maioria dos países apresentando algum número na casa dos 20%.



DARWINISMO

Fé não pode se sobrepor à ciência
SANDRO JOSE DE SOUZA
ESPECIAL PARA A FOLHA


A pesquisa abre espaço para interpretações otimistas e pessimistas. Os otimistas dirão que 67% dos brasileiros acreditam na evolução. Os pessimistas, que 25% não acreditam na evolução e que 59% acreditam que a evolução tenha sido um processo guiado por Deus. Tanto otimistas quanto pessimistas têm razões para comemorar.
Não é desprezível que 2/3 da população brasileira acreditem na evolução, principalmente se nos compararmos com países de indicadores educacionais mais sólidos. Contudo também não é desprezível que 1/4 da população ignore as evidências científicas sobre a evolução. Mesmo entre aqueles com curso superior, 17% acreditam que Deus criou o homem.
A ideia de uma primeira causa na figura de um Deus, apesar de não ser científica, é legítima.
Esta corrente do criacionismo, o evolucionismo teísta, é a mais moderada, no sentido que aceita todas as evidências científicas, mas mantém Deus como agente causal. O evolucionismo teísta, no entanto, não pode ser tratado como ciência devido à sua natureza metafísica. A existência ou não de Deus não pode ser testada e por isso não é científica, e sua aceitação depende de um estado da mente chamado de fé. A evolução, por outro lado, é fato corroborado por evidências científicas acumuladas nos últimos 150 anos.
Me incluo entre os otimistas.
Contudo, a predominância de uma visão teísta na população brasileira gera um risco de que assuntos da fé sobreponham-se a assuntos da ciência. Aulas de ciência devem se ater à ciência.
Temos visto figuras públicas manifestarem-se a favor da equiparação entre evolucionismo e criacionismo. Escolas brasileiras já ensinam criacionismo em aulas de ciência. Tal absurdo coloca em risco a formação de milhões de brasileiros.<

SANDRO JOSE DE SOUZA é pesquisador do Instituto Ludwig e autor de A Goleada de Darwin



CRIACIONISMO

Teoria é mal compreendida
MICHELSON BORGES
ESPECIAL PARA A FOLHA


Quando nos deparamos com o desafio de explicar eventos passados únicos e irreproduzíveis, como a origem da vida e a origem do ser humano, acabamos ultrapassando as fronteiras da metodologia científica e utilizamos inevitavelmente conhecimento suplementar de natureza não científica (o que não significa necessariamente conhecimento anticientífico).
O evolucionista utilizará conhecimentos oriundos do naturalismo metafísico (componente não científico do evolucionismo). E o criacionista verificará a possibilidade de se harmonizar o conhecimento científico com o conhecimento bíblico (componente não científico do criacionismo).
Dos entrevistados, 25% acreditam que Deus criou os seres humanos exatamente como são hoje. São, portanto, fixistas.
Ao contrário desses, criacionistas bem informados entendem que Deus dotou os seres vivos com a capacidade de variação, o que lhes permite sobreviver em ambientes diferenciados adquirindo adaptabilidade ao meio: a isso chamam de microevolução. Segundo o criacionismo, Deus criou os tipos básicos de seres vivos e eles sofreram modificações, dentro de limites preestabelecidos. Dizer que elas descendem de um mesmo ancestral unicelular comum é extrapolação.
As grandes questões para as quais parece não haver respostas satisfatórias são: qual a origem da informação complexa, aperiódica e específica? Qual a origem dos códigos zipados, encriptados, compartimentados e com uma lógica algorítmica que tem em seres inteligentes sua única causa? O criacionista, partindo da ideia de planejamento e propósito inteligentes na criação, consegue fornecer boas respostas para essas questões -mas, primeiro, precisa ser ouvido e compreendido.

MICHELSON BORGES é jornalista e editor do blog www.criacionismo.com.br


Associar ciência e ateísmo só traz prejuízos
EDUARDO CRUZ
ESPECIAL PARA A FOLHA

Estatísticos e cientistas concordam que dados obtidos por levantamentos como este podem trazer muitas mensagens diferentes. Veja-se o curioso dado de que a proporção de respostas entre as três opções é mais ou menos a mesma, independente do grupo religioso.
Pode parecer muito estranho, pois a maioria dos líderes católicos escolheria a alternativa A, enquanto a maioria dos evangélicos defenderia a B ("criacionista"). Acontece que há muitos estudos de ciência da religião que procuram explicar a "incorreção teológica" dos fieis, apesar de muitas vezes a doutrinação ser maciça.
No caso brasileiro também temos grande facilidade para a mobilidade religiosa e a dupla pertença. O que pode se supor é que o grosso da população brasileira forme suas opiniões não nos jornais, nos cultos ou na escola, mas a partir de uma vaga consciência cristã-católica tradicional que ainda pervade nossas mentes. Valeria o mesmo para os ateus? É claro! Se fosse pelos líderes, tipo Richard Dawkins, poderia se esperar que 100% das respostas seriam C. Só 56% o indicaram. "Incorreção ateia"? Bem provável.
Talvez o aspecto mais importante seja uma tentação que assola críticos do criacionismo: partindo dos dados, que indicam que pessoas de maior escolaridade tendem a escolher menos a alternativa criacionista, assume-se que esta esteja ligada à ignorância e à superstição, enquanto a teoria da evolução "ateia" estaria ligada à racionalidade científica. Mesmo depois de bater nesta tecla durante décadas, a comunidade acadêmica americana viu crescer o número de adeptos de uma criação recente. A história de tal paradoxo é muito grande para ser contada aqui, portanto, oferecemos três rápidas considerações:
1º) os líderes criacionistas são em geral pessoas com alta escolaridade;
2º) Muito do ensino de ciências no ensino médio é ainda algo doutrinário;
3º) Temos o testemunho de Marcelo Gleiser, que sugere que a associação da cultura científica com o ateísmo só traz prejuízo à ciência e aliena pessoas religiosas que poderiam ser aliadas numa defesa sustentada da evolução darwiniana.

EDUARDO R. CRUZ é professor titular do Departamento de Ciências da Religião da PUC-SP

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc0204201013.htm
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline _Juca_

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.923
  • Sexo: Masculino
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re: 59% dos brasileiros acreditam em Deus e também em Darwin
« Resposta #1 Online: 02 de Abril de 2010, 15:35:06 »
Citar
mos o testemunho de Marcelo Gleiser, que sugere que a associação da cultura científica com o ateísmo só traz prejuízo à ciência

Pode ter certeza que o autor é católico...

Offline Feynman

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.273
Re: 59% dos brasileiros acreditam em Deus e também em Darwin
« Resposta #2 Online: 02 de Abril de 2010, 15:42:26 »
Citar
EDUARDO R. CRUZ é professor titular do Departamento de Ciências da Religião da PUC-SP

É uma das coisas mais bizarras que se pode falar!
Está no mesmo nível de "a quê temperatura o número sete derrete?", para citar o jocoso físico Neil deGrasse.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Luiz Souto

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.356
  • Sexo: Masculino
  • Magia é 90% atitude
Re: 59% dos brasileiros acreditam em Deus e também em Darwin
« Resposta #3 Online: 02 de Abril de 2010, 17:06:27 »
Citar
EDUARDO R. CRUZ é professor titular do Departamento de Ciências da Religião da PUC-SP

É uma das coisas mais bizarras que se pode falar!
Está no mesmo nível de "a quê temperatura o número sete derrete?", para citar o jocoso físico Neil deGrasse.

Não concordo.
Ciências da Religião significa tomar a religião como objeto de investigação científica e não dar respaldo científico às religiões em si. De forma ampla inclui a história da religião , sociologia da religião e etc.

Citar
Criado em 1978, o Programa de CRE visa investigar as manifestações do religioso, em uma perspectiva multidisciplinar, e de acordo com metodologias consagradas desta área de conhecimento. Os objetivos do programa são:

• Promover estudos, pesquisas, trabalhos e análises sobre as manifestações do religioso, em especial no plano brasileiro e latino-americano, dentro de uma abordagem interdisciplinar;

• Preparar pesquisadores para o exercício da docência e da investigação científica;

• Conferir, mediante regime didático-científico previsto em seu Regulamento, os graus de mestre e de doutor em Ciências da Religião.

Os candidatos ao mestrado devem ser graduados em curso superior, reconhecido pelo MEC, e ao doutorado devem possuir diploma de mestre, obtido em programas credenciados pela CAPES.

Poderão ser aceitos Alunos Especiais após o período de inscrição e seleção, a critério do Coordenador. Entende-se por “Especial” o aluno não vinculado a nenhum Programa de Pós-Graduação da PUC/SP, que tenha interesse em integrar este Programa, conforme o Regimento do Setor.

Os alunos poderão pleitear bolsas de estudos oferecidas pelas seguintes instituições: CAPES (Demanda Social e PQI), CNPq, FAPESP e Bolsa PUC – Restituível. Estas serão solicitadas/concedidas ao longo do programa do aluno, com base em mérito e necessidade.
http://www.pucsp.br/pos/cre/p=2
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Feynman

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.273
Re: 59% dos brasileiros acreditam em Deus e também em Darwin
« Resposta #4 Online: 02 de Abril de 2010, 18:05:52 »
Citar
• Preparar pesquisadores para o exercício da docência e da investigação científica;

É uma das coisas mais bizarras que se pode falar.
Quando o tema intrínseco de pesquisa releva o contingente mítico de um conhecimento originário da Idade do Bronze e leva o suposto pesquisador a perscrutar as bases da religião como algo mais que frivolidades cultural-subjetivas, estamos em um sentido, para Ciência, que denota simplesmente "conhecimento" (o que é filologicamente justificado). Mas é um conhecimento que não ultrapassa sua literalidade, que não se coaduna nem de perto com o significado academicamente imputado ao termo "investigação científica". Continua sendo uma piada, com ou sem reconhecimento do MEC, assim como é o caso com a Homeopatia concernente a sua aceitação pelo Ministério da Saúde. Não se outorga à verdade a garantia de o sê-lo, por decreto.

O que justificaria as láureas seria o estudo objetivamente compromissado do fenômeno em si, sem compromisso com uma suposta carga de veracidade às doutrinas pesquisadas. O que, obviamente, não é o caso.
« Última modificação: 02 de Abril de 2010, 18:08:41 por Feynman »
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Luiz Souto

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.356
  • Sexo: Masculino
  • Magia é 90% atitude
Re: 59% dos brasileiros acreditam em Deus e também em Darwin
« Resposta #5 Online: 02 de Abril de 2010, 19:31:57 »
Deixa ver se eu entendi:

Para você só poderia haver investigação científica da religião se esta se dedicasse a refutar a veracidade que os crentes desta lhe atribuem?

A religião enquanto fenômeno humano em si , suas características históricas , a sociologia das crenças religiosas , a análise do universo simbólico das religiões , nada disto é passível de gerar conhecimento científico ( e portanto não se trataria de investigação cinetífica ) a não ser que se considere de antemão que religião é um conjunto de "frivolidades cultural-subjetivas" ?

É isso?
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Dbohr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.179
  • Sexo: Masculino
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: 59% dos brasileiros acreditam em Deus e também em Darwin
« Resposta #6 Online: 02 de Abril de 2010, 20:01:25 »
O Luiz tem razão. Não confundam ciências da religião com apologia de um credo particular, são coisas completamente diferentes.

EDIT: Embora decerto que muitos estudantes da primeira queiram na verdade fazer a segunda :-P
« Última modificação: 02 de Abril de 2010, 20:04:03 por Dbohr »

Offline Feynman

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.273
Re: 59% dos brasileiros acreditam em Deus e também em Darwin
« Resposta #7 Online: 02 de Abril de 2010, 21:06:08 »
O Luiz tem razão. Não confundam ciências da religião com apologia de um credo particular, são coisas completamente diferentes.

EDIT: Embora decerto que muitos estudantes da primeira queiram na verdade fazer a segunda :-P

Aqui é que está. Não são "muitos estudantes". É a maioria absoluta. Tenho um colega mestre em ciências da religião pela PUC. Conhecemo-nos em um seminário sobre filosofia clássica, e só depois vim a saber que ele era o que se chama de "teólogo". Apesar das diferenças intrasponíveis de postura frente à religião, é um apessoa agradável de se conversar (sobre outros assuntos :)). O que ele deixou claro até hoje é que NÃO EXISTEM pessoas formadas nestas áreas obscuras (para mim, naturalmente) que sejam propaladoras da religião como um fenômeno meramente cultural. São, antes de tudo, pessoas crentes, sejam teístas ou deístas

Não existe ciência de verdade se se parte de um núcleo firme que, de antemão, impõe-se uma inexpugnabilidade. A ciência está repleta de núcleos-firme, mas o cientista, embora possa proceder de uma forma dogmática, o faz de um modo distinto do posto na presente questão.

Embora a investigação susceptível de ter êxito requeira uma adesão profunda ao status quo, a inovação continua a ocupar uma posição central. Os cientistas são treinados para funcionar como solucionadores de puzzles  dentro de regras estabelecidas, mas são também ensinados a considerar-se eles próprios como exploradores e inventores que não conhecem outras regras além das ditadas pela natureza (Kuhn, 1979, p. 78).

O teólogo fará todos os estratagemas imagináveis para apresentar seu campo de especialidade como um ramo justificável da filosofia e do conhecimento humano, mas não abandonará a doxa primeva: uma entidade inefável e intangível que dá mote aos seus estudos. Vide a excelente entrevista com o teólogo Denys Turner, feita por Jonathan Miller em The Atheism Tapes (BBC, 2004). Os subterfúgios vão tão longe quanto nossa capacidade inventiva nos permite... e termina sempre em um amálgama ininteligível de afirmação do doxa.

O Luiz colocou uma metaquestão: "A religião enquanto fenômeno humano em si"...
O que eu digo é que, conhecendo-se de perto a exegese teológica propalada pelos "cientistas" da religião (ver esclarecedora entrevista de Miller), isto (infelizmente, até) não existe. Este papel é (muito bem) realizado pelos antropólogos e historiadores sérios.



KUHN, T. S. A função do dogma na investigação científica. In: A Crítica da Ciência. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Dbohr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.179
  • Sexo: Masculino
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: 59% dos brasileiros acreditam em Deus e também em Darwin
« Resposta #8 Online: 02 de Abril de 2010, 21:08:10 »
O curioso é que recentemente eu considerei fazer pós em Teologia ou em Ciências da Religião só para ver qual é... :lol:

Offline Luiz Souto

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.356
  • Sexo: Masculino
  • Magia é 90% atitude
Re: 59% dos brasileiros acreditam em Deus e também em Darwin
« Resposta #9 Online: 02 de Abril de 2010, 21:37:27 »
Feynman , existe uma diferença entre Teologia e Ciência da Religião.
Não estou discutindo que a primeira não preenche os critérios para ser considerada uma disciplina científica ( sendo sui generis por ter entre seus objetivos provar que seu objeto de estudo existe  :)) , já que pressupõe que exista um deus - aliás Teologia é uma disciplina , ao que eu saiba , eminentemente afeta às religiões monoteístas , não sei de teólogos hinduístas p.ex.
Mas o mesmo não acontece com a Ciência da Religião , onde o objeto de estudo é a religião e não Deus , Buda , Ogum ou o que for. Existe uma diferença enorme entre eu determinar se Maria deve ser considerada santificada ou não (Teologia) e estudar os aspectos que assume o simbolismo materno no Cristianismo ( Ciência da Religião).

Agora , que os seguidores de uma religião possam fazer a disciplina como forma de dar respaldo "acadêmico" à sua apologética ,como lembrou o Dbohr, não nego mas isto não retira o caráter científico dela.

Eu não vejo como um ateu poderia fazer um curso de Teologia , já que discorda do princípio básico , mas com certeza pode ( e a meu ver seria altamente desejável) fazer uma pós em Ciência da Religião. Afinal religião é um assunto tão importante que nós descrentes movimentamos páginas e páginas de tópicos sobre ela.

Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Feynman

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.273
Re: 59% dos brasileiros acreditam em Deus e também em Darwin
« Resposta #10 Online: 02 de Abril de 2010, 21:46:15 »
Não sei de quê ciência estamos falando aqui. De um modo ou de outro, não excluo a possibilidade de existir cientistas da religião (duvido) que a estudem como um fenômeno de largo espectro na história da  humanidade, sem uma conotação apologética. Na verdade o problema parece ser mais wittgensteiniano, na filologia e emprego de "ciência". Não temos porque discutir se é ou não... mas acredite (ou não, o que é mais provável): irás se decepcionar se esperas encontrar pesquisadores sem compromisso doxa-ideológico nas áreas religiosas.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Dbohr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.179
  • Sexo: Masculino
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: 59% dos brasileiros acreditam em Deus e também em Darwin
« Resposta #11 Online: 02 de Abril de 2010, 22:07:39 »
Pergunta imediata: se existem cursos de Teologia, por que os apologistas também entram nos cursos de ciência de religião?

Offline Luiz Souto

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.356
  • Sexo: Masculino
  • Magia é 90% atitude
Re: 59% dos brasileiros acreditam em Deus e também em Darwin
« Resposta #12 Online: 02 de Abril de 2010, 22:13:08 »
Não sei de quê ciência estamos falando aqui. De um modo ou de outro, não excluo a possibilidade de existir cientistas da religião (duvido) que a estudem como um fenômeno de largo espectro na história da  humanidade, sem uma conotação apologética. Na verdade o problema parece ser mais wittgensteiniano, na filologia e emprego de "ciência". Não temos porque discutir se é ou não... mas acredite (ou não, o que é mais provável): irás se decepcionar se esperas encontrar pesquisadores sem compromisso doxa-ideológico nas áreas religiosas.

Olha , um dos melhores livros que li sobre religiões afro é Os Nagô e a Morte de Juana Elbein dos Santos , que foi sua tese de doutorado em Etnologia na Sorbonne. Joana é filha-de-santo.
Estou comprando ( vou postar uma recomendação no tópico de sugestões de livros) a nova edição da História das Idéias e Crenças Religiosas de Mircea Eliade. Mircea foi um dos principais historiadores da religião , chefe do Depto de Religião da Universidade de Chicago , praticante de Yoga e simpático ao fascismo.
Filiação religiosa , filosófica ou política não implica necessariamente em desonestidade intelectual
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Luiz Souto

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.356
  • Sexo: Masculino
  • Magia é 90% atitude
Re: 59% dos brasileiros acreditam em Deus e também em Darwin
« Resposta #13 Online: 02 de Abril de 2010, 22:14:30 »
Pergunta imediata: se existem cursos de Teologia, por que os apologistas também entram nos cursos de ciência de religião?
Dar respaldo acadêmico a crença?
Afinal Teologia é coisa de padre ou pastor mas dizer que fez tese em sociologia da religião o promove a scholar...
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Dbohr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.179
  • Sexo: Masculino
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: 59% dos brasileiros acreditam em Deus e também em Darwin
« Resposta #14 Online: 02 de Abril de 2010, 22:18:30 »
 :oops:

Hmmm...

É, desonestidade intelectual é um troço que ainda me surpreende, tenho vergonha em admitir.

Offline Feynman

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.273
Re: 59% dos brasileiros acreditam em Deus e também em Darwin
« Resposta #15 Online: 02 de Abril de 2010, 22:18:56 »
Citar
Filiação religiosa , filosófica ou política não implica necessariamente em desonestidade intelectual

Concordo plenamente. O que nos leva à infecção memética e aos estados clínicos de esquizofrenia decorrentes.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Luiz Souto

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.356
  • Sexo: Masculino
  • Magia é 90% atitude
Re: 59% dos brasileiros acreditam em Deus e também em Darwin
« Resposta #16 Online: 02 de Abril de 2010, 22:26:19 »
Por outro lado  , é natural que ao se dedicar a uma religião se queira conhecer mais sobre ela e isto leve a um estudo acadêmico.
Acontece também que a filiação religiosa leve ao interesse por outras religiões. Um dos primeiros livros sobre história das religiões que li  ( e tinha uns capítulos interessantes sobre xintoísmo) era de dois padres jesuítas.
Seria interessante saber quantos estudiosos de religião fazem estudos em outras que não as suas ( o que daria uma possível tese de metasociologia da religião?).
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Pellicer

  • Nível 21
  • *
  • Mensagens: 703
  • Sexo: Masculino
Re: 59% dos brasileiros acreditam em Deus e também em Darwin
« Resposta #17 Online: 04 de Abril de 2010, 00:35:29 »
Eu não entendi algumas coisas.

Um em cada 4 brasileiros crê em Adão e Eva
Para 59%, ser humano é resultado de uma evolução guiada por Deus; somente 8% não acreditam em interferência divina

59% + 8% + 25%= 92%. O que são os outros 8% restantes? Ou quem escreveu a notícia aproximou 33% como um em quatro?

Uma nota curiosa vai para os que se declaram ateus. Entre eles, 7% também se classificam como criacionistas da Terra jovem e 23% como partidários da evolução comandada por Deus.

Por acaso ateu pra quem fez a pesquisa é alguém que não se declara pertencente a uma organização religiosa, ao invés de alguém que não acredita em nenhuma religião?

Offline Dbohr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.179
  • Sexo: Masculino
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: 59% dos brasileiros acreditam em Deus e também em Darwin
« Resposta #18 Online: 04 de Abril de 2010, 07:28:44 »
Heim?   :stunned:

Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re: 59% dos brasileiros acreditam em Deus e também em Darwin
« Resposta #19 Online: 04 de Abril de 2010, 12:02:31 »
Eu D-Ú-V-I-D-O que 59% dos brasileiros SAIBAM quem foi Charles Darwin.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Hold the Door

  • Editores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.656
  • Sexo: Masculino
Re: 59% dos brasileiros acreditam em Deus e também em Darwin
« Resposta #20 Online: 04 de Abril de 2010, 12:16:58 »
Eu D-Ú-V-I-D-O que 59% dos brasileiros SAIBAM quem foi Charles Darwin.
Depende. Existe algum jogador de futebol com esse nome?
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Flavia

  • Nível 34
  • *
  • Mensagens: 2.767
  • Sexo: Feminino
Re: 59% dos brasileiros acreditam em Deus e também em Darwin
« Resposta #21 Online: 04 de Abril de 2010, 14:24:04 »
:biglol: Eu ri mas é pra chorar.
vanitas vanitatum omnia vanitas

Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re: 59% dos brasileiros acreditam em Deus e também em Darwin
« Resposta #22 Online: 04 de Abril de 2010, 16:59:16 »
:P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Feynman

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.273
Re: 59% dos brasileiros acreditam em Deus e também em Darwin
« Resposta #23 Online: 04 de Abril de 2010, 20:01:45 »
Eu D-Ú-V-I-D-O que 59% dos brasileiros SAIBAM quem foi Charles Darwin.

2
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Fabrício

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.318
  • Sexo: Masculino
Re: 59% dos brasileiros acreditam em Deus e também em Darwin
« Resposta #24 Online: 04 de Abril de 2010, 20:24:53 »
Citar
Eu D-Ú-V-I-D-O que 59% dos brasileiros SAIBAM quem foi Charles Darwin.

3
"Deus prefere os ateus"

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!