Autor Tópico: 59% dos brasileiros acreditam em Deus e também em Darwin  (Lida 4086 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: 59% dos brasileiros acreditam em Deus e também em Darwin
« Resposta #25 Online: 04 de Abril de 2010, 23:22:35 »
Eu D-Ú-V-I-D-O que 59% dos brasileiros SAIBAM quem foi Charles Darwin.

Eu não!

Eu duvido que 85% dos brasileiros saibam quem foi C. Darwin.

Mas posso estar errado.

É possível que sejam 90%.
Foto USGS

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #26 Online: 05 de Abril de 2010, 00:09:16 »
Não entendi, Geotecton...
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 05 de Abril de 2010, 00:20:50 »

Caro Feynman

Foi uma ironia.

Eu acho que a imensa maioria da população nunca ouviu falar de Charles Darwin ou de sua teoria. Quanto mais entendê-la.

O mesmo se passa com a sua área (física) ou a minha (geologia).

Dada a especificidade do conhecimento científico e a falta generalizada de acesso à educação formal de qualidade (nem falo de cultura geral e muito menos em erudição) é que sou pessimista quanto à capacidade da população de pensar e elaborar um pensamento crítico sobre os principais problemas de nossa sociedade.

A doutrinação religiosa e a ignorância são muito, muito, poderosas!
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #28 Online: 05 de Abril de 2010, 00:28:07 »

Caro Feynman

Foi uma ironia.

Eu acho que a imensa maioria da população nunca ouviu falar de Charles Darwin ou de sua teoria. Quanto mais entendê-la.

O mesmo se passa com a sua área (física) ou a minha (geologia).

Dada a especificidade do conhecimento científico e a falta generalizada de acesso à educação formal de qualidade (nem falo de cultura geral e muito menos em erudição) é que sou pessimista quanto à capacidade da população de pensar e elaborar um pensamento crítico sobre os principais problemas de nossa sociedade.

A doutrinação religiosa e a ignorância são muito, muito, poderosas!

Saber quem foi Darwin de fato acho difícil, mas da teoria da evolução nem tanto.

Pra mim a pesquisa foi coerente, pois grande parte da população já teve contato ela no segundo grau, em pior ou melhor qualidade.

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #29 Online: 05 de Abril de 2010, 14:04:20 »
Citação de: Eduardo Cruz
Talvez o aspecto mais importante seja uma tentação que assola críticos do criacionismo: partindo dos dados, que indicam que pessoas de maior escolaridade tendem a escolher menos a alternativa criacionista, assume-se que esta esteja ligada à ignorância e à superstição, enquanto a teoria da evolução "ateia" estaria ligada à racionalidade científica. Mesmo depois de bater nesta tecla durante décadas, a comunidade acadêmica americana viu crescer o número de adeptos de uma criação recente. A história de tal paradoxo é muito grande para ser contada aqui, portanto, oferecemos três rápidas considerações:
1º) os líderes criacionistas são em geral pessoas com alta escolaridade;
2º) Muito do ensino de ciências no ensino médio é ainda algo doutrinário;
3º) Temos o testemunho de Marcelo Gleiser, que sugere que a associação da cultura científica com o ateísmo só traz prejuízo à ciência e aliena pessoas religiosas que poderiam ser aliadas numa defesa sustentada da evolução darwiniana.

"1º) os líderes criacionistas são em geral pessoas com alta escolaridade;"
Duvido.

"2º) Muito do ensino de ciências no ensino médio é ainda algo doutrinário;"
Ensino de ciência é uma coisa, ciência é outra. Cada um tem seus problemas específicos. Criacionismo não é uma alternativa científica, seja o ensino doutrinário ou não.

"3º) Temos o testemunho de Marcelo Gleiser, que sugere que a associação da cultura científica com o ateísmo só traz prejuízo à ciência e aliena pessoas religiosas que poderiam ser aliadas numa defesa sustentada da evolução darwiniana."

Esrte ponto é interessante: ao buscar uma conciliação com pessoas religiosas apenas para se conseguir aliados para sustentar a evolução, se está sendo maquiavélico em seu sentido mais literal. Não digo que sou contra, apenas que é interessante... será que o Gleiser é maquiavélico? Pois teísta é que ele não é.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #30 Online: 26 de Junho de 2010, 20:28:08 »
Se perguntarem a dez pessoas numa avenida movimentada, escolhidas aleatóriamente o que é evolução, existe a infeliz possibilidade de 90% (ou até mesmo 100%) responderem:

"Aquilo que diz que viemos dos macacos?"

Vou fazer um teste segunda feira na escola, mas precisamente na Faculdade Pitágoras.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 26 de Junho de 2010, 20:47:41 »
Se perguntarem a dez pessoas numa avenida movimentada, escolhidas aleatóriamente o que é evolução, existe a infeliz possibilidade de 90% (ou até mesmo 100%) responderem:

"Aquilo que diz que viemos dos macacos?"

Vou fazer um teste segunda feira na escola, mas precisamente na Faculdade Pitágoras.

Depois disto, poste os resultados.
Foto USGS

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #32 Online: 26 de Junho de 2010, 23:18:27 »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!