Autor Tópico: Meninos da Vila se recusam a participar de ação beneficente  (Lida 5329 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Meninos da Vila se recusam a participar de ação beneficente
« Resposta #25 Online: 04 de Abril de 2010, 07:54:50 »
[...]

O mais ironico é jogadores evangelicos jogarem em um time chamado Santos sem reclamar  :x

[...]

Frase perfeita.

Explicação: $$$$$.

Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 04 de Abril de 2010, 07:55:42 »
Não se trata de ir ou não ir, porque realmente ninguém é obrigado. Mas deixar de ir a um evento beneficente que já estava marcado e confirmado, com os jogadores já no ônibus de frente para a casa só porque a entidade assistencial professa um credo diferente do seu é no mínimo escroto e intolerante. Afrontaria tanto assim a dignidade pessoal sorrir e distribuir chocolate para crianças carentes? Depois, dentro do clube, que se reclame e se busque outros critérios de fazer caridade. Do jeito que aconteceu foi escroto e isso que achei lamentável.
:ok:
Foto USGS

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #27 Online: 04 de Abril de 2010, 07:55:59 »
Ah, em tempo: Neymar e Ganso levaram puxão de orelha dos pais em casa e pediram desculpas pela gafe; devem voltar no tal lar espírita em algum momento. Robinho continua convicto de sua fé :-)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 04 de Abril de 2010, 07:59:50 »
Pra mim mostra uma coisa um pouco mais além. A intolerância que os evangélicos de um modo geral ,no Brasil, tem para com as outras religiões. Tal qual os facistas bíblicos lá dos EUA.

Imagine o resultado quando os fascistas religiosos se juntarem a gangues neo-fascistas ou neo-nazistas?
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 04 de Abril de 2010, 08:07:25 »
Entre 1.989 e 1.997 fiquei em Rio Claro (SP) para o mestrado e o doutorado. E lá eu presenciei o resultado deste crescimento dos evangélicos.

Quando cheguei existiam 3 cinemas, dois (geminados) defronte à praça mais central da cidade e 1 (o maior, que era também teatro) distante cerca de 3 quadras da referida praça.

Quando eu saí de lá, os dois centrais estavam fechados e o maior havia se transformado em igreja evangélica.

O curioso é que  entre a fase cinema e a fase igreja, o cinema maior foi palco de muitas peças com sexo ao vivo! :biglol:

Foto USGS

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #30 Online: 04 de Abril de 2010, 08:11:05 »
Caraca... que ridículo.

Espero de coração não ver na Copa da África esses caras repetirem o gesto do final da Copa das Confederações e se ajoelharem no meio do campo para uma reza.

É só eles não ganharem, ué :hihi:

Porque se vencerem, pode ter certeza que é o que vai ocorrer.

Sei lá. Eles já tomaram uma advertência com relação a isso. Será que a fé deles é forte o bastante para arriscar uma bomba na cabeça no maior evento esportivo do mundo?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #31 Online: 04 de Abril de 2010, 08:15:02 »
Pelo Hexa? Aposto uma caixa de cerveja ;-)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #32 Online: 04 de Abril de 2010, 08:28:08 »
Pelo Hexa? Aposto uma caixa de cerveja ;-)

Ó. Não brinca com coisa séria.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #33 Online: 04 de Abril de 2010, 08:35:04 »
Tá apostado, meu amigo. Eu prefiro pack com 12 latinhas de Bohemia :hihi:

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #34 Online: 04 de Abril de 2010, 08:46:01 »
Tá apostado, meu amigo. Eu prefiro pack com 12 latinhas de Bohemia :hihi:

Você quem pediu... ::)

Quando começar a temporada do Brasileirão, podemos ter jogos muito mais interessantes... :hihi:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #35 Online: 04 de Abril de 2010, 08:47:07 »
Beleza, quando a Copa começar eu posto os termos da aposta lá no tópico do Futebol 2010 :lol:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 04 de Abril de 2010, 09:07:21 »
Sei lá. Eles já tomaram uma advertência com relação a isso. Será que a fé deles é forte o bastante para arriscar uma bomba na cabeça no maior evento esportivo do mundo?

Vou jogar gasolina na fogueira! :biglol:

O maior evento é o constituído pelos Jogos Olímpicos.
Foto USGS

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #37 Online: 04 de Abril de 2010, 10:44:39 »
Diz isso pra Fifa :-P

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #38 Online: 04 de Abril de 2010, 12:54:25 »
Puxa, que papelao! E eles dizem seguir uma religiao que enfatiza o amor ao próximo...
É por isso que concordo com o Dawkins quando ele diz que as religioes dividem as pessoas.

E Dbohr: sua descricao do interior do Rio me lembra os cafundós do Ceará ou Paraíba, onde apesar de
a maioria ainda ser católica, as igrejinhas evangélicas (especialmente aquelas bem "liberais e tolerantes" como os
adventistas e a assembléia de deus) proliferam como uma praga.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Sr. Jesus

• Nível 11
  • *
« Resposta #39 Online: 04 de Abril de 2010, 15:55:39 »
Os meninos foram coerentes. Se a tua religião te ensina que os espíritos são demônios, entrar numa casa espírita é frequentar o mesmo ambiente do cão. Um achou que poderia até passar mal com o cheiro de enxofre.
E já que os demônios podem atacar seres humanos, acharam melhor não arriscar.

Será que eles acreditam mesmo nisso ou apenas querem acreditar que acreditam? É de uma estupidez inacreditável.
O sacrifício é a moralidade do imoral - Ayn Rand

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #40 Online: 04 de Abril de 2010, 17:00:14 »
Isso não foi nada cristão, da parte deles.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Sr. Jesus

• Nível 11
  • *
« Resposta #41 Online: 04 de Abril de 2010, 18:10:23 »
De uma certa forma foi. O misticismo ensina coisas estranhas que podem dar nisso
O sacrifício é a moralidade do imoral - Ayn Rand

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #42 Online: 05 de Abril de 2010, 00:09:35 »
Caraca... que ridículo.

Espero de coração não ver na Copa da África esses caras repetirem o gesto do final da Copa das Confederações e se ajoelharem no meio do campo para uma reza.

É só eles não ganharem, ué :hihi:

Porque se vencerem, pode ter certeza que é o que vai ocorrer.

Bons tempos o do Sócrates...

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #43 Online: 28 de Abril de 2010, 13:28:18 »
Essa gesto dos jogadores do Santos, faz parte do karma das criancinhas, todas aquelas crianças foram centuriões romanos no passado.
CASTIGO!
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #44 Online: 28 de Abril de 2010, 13:33:13 »
Não, eles voltaram atrás (todos os 3) e foram lá no Lar Espírita umas duas semanas atrás. Desculpas foram tacitamente pedidas e aceitas.

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #45 Online: 28 de Abril de 2010, 16:09:27 »
Droga! Assim eles atrapalham a evolução espiritual das crianças!!!!!!!!!!!!!
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #46 Online: 17 de Maio de 2010, 16:48:24 »
O Evangelismo cresce onde reina a ignorância (periferias, por exemplo). Jogadores de futebol normalmente são ignorantes (pouco estudo), portanto... E eu diria que a culpa não é tanto dos jogadores, mas sim dos respectivos pastores que ensinam a intolerância às demais religiões e pregam que espiritismo é anti-bíblico e coisa do demônio.

Quando é que eles vão entender que o Homem é o verdadeiro demônio?...
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #47 Online: 11 de Janeiro de 2011, 21:32:44 »
Desculpem ressuscitar o tópico, mas gostaria de fazer e deixar registrado aqui alguns contrapontos em relação a um texto sobre este episódio, que foi relativamente bastante propalado (tomei conhecimento dele no mural de uma escola, na sala dos professores!). Transcrevo abaixo o texto, de Ed René Kivitz, teólogo, Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Mostro só um link, mas basta colocar um trecho do texto no Google para perceber sua abrangência na rede.

http://entendaaportaestreita.blogspot.com/2010/12/os-meninos-da-vila-pisaram-na-bola.html

"Os meninos da Vila pisaram na bola. Mas prefiro sair em sua defesa. Eles não erraram sozinhos. Fizeram a cabeça deles. O mundo religioso é mestre em fazer a cabeça dos outros. Por isso, cada vez mais me convenço que o Cristianismo implica a superação da religião, e cada vez mais me dedico a pensar nas categorias da espiritualidade, em detrimento das categorias da religião.
           A religião está baseada nos ritos, dogmas e credos, tabus e códigos morais de cada tradição de fé. A espiritualidade está fundamentada nos conteúdos universais de todas e cada uma das tradições de fé.
          Quando você começa a discutir quem vai para céu e quem vai para o inferno; ou se Deus é a favor ou contra à prática do homossexualismo; ou mesmo se você tem que subir uma escada de joelhos ou dar o dízimo na igreja para alcançar o favor de Deus, você está discutindo religião. Quando você começa a discutir se o correto é a reencarnação ou a ressurreição, a teoria de Darwin ou a narrativa do Gênesis, e se o livro certo é a Bíblia ou o Corão, você está discutindo religião. Quando você fica perguntando se a instituição social é espírita kardecista, evangélica, ou católica, você está discutindo religião.
          O problema é que toda vez que você discute religião você afasta as pessoas umas das outras, promove o sectarismo e a intolerância. A religião coloca de um lado os adoradores de Allá, de outro os adoradores de Yahweh, e de outro os adoradores de Jesus. Isso sem falar nos adoradores de Shiva, de Krishna e devotos do Buda, e por aí vai.

E cada grupo de adoradores deseja a extinção dos outros, ou pela conversão à sua religião, o que faz com que os outros deixem de existir enquanto outros e se tornem iguais a nós, ou pelo extermínio através do assassinato em nome de Deus, ou melhor, em nome de um deus, com d minúsculo, isto é, um ídolo que pretende se passar por Deus.

Mas, quando você concentra sua atenção e ação, sua práxis, em valores como reconciliação, perdão, misericórdia, compaixão, solidariedade, amor e caridade, você está no horizonte da espiritualidade, comum a todas as tradições religiosas. E quando você está com o coração cheio de espiritualidade, e não de religião, você promove a justiça e a paz. Os valores espirituais agregam pessoas, aproxima os diferentes, faz com que os discordantes no mundo das crenças se deem as mãos no mundo da busca de
superação do sofrimento humano, que a todos nós humilha e iguala, independentemente de raça, gênero, e inclusive religião.

Em síntese, quando você vive no mundo da religião, você fica no ônibus.
Quando você vive no mundo da espiritualidade que a sua religião ensina ou pelo menos deveria ensinar, você desce do ônibus e dá um ovo de páscoa para uma criança que sofre a tragédia e miséria de uma paralisia mental.

Pois bem, evidentemente o texto transparece uma tentativa louvável de criticar a situação, mas "pisa na bola" tanto quanto o o que quer criticar. Vamos lá:

“Quando você começa a discutir se o correto é reencarnação ou a ressurreição, a teoria de Darwin ou a narrativa do Gênesis, e se o livro certo é a Bíblia ou o Corão, você está discutindo religião”.   

Típico da argumentação que, ao propalar ingenuamente a oposição aos doxas empedernidos, acaba se mostrando tão ideológica quanto o que pretende denunciar. A “teoria de Darwin”, mais especificamente a Teoria da Evolução pela Seleção Natural, nunca teve um propósito religioso. O fato de suas conclusões baterem de frente com doxas essenciais de vertentes religiosas é só uma evidência da inadequação destas frente ao entendimento do mundo. O mesmo aconteceu com Galileu no século XVII, quando a igreja o acusou de Heresia por defender seu sistema heliocêntrico, que ia de encontro à filosofia religiosa aristotélica-ptolomaica que assumia a Terra como centro do universo. Mesmo não se tendo, a partir de Newton, no século XVIII, mais nenhuma dúvida quanto ao movimento da Terra, a igreja só veio a conceder um perdão público a Galileu em 1992!
   Ao discutir sobre a Teoria da Evolução aos olhos de quem está compromissado com uma ideologia de imutabilidade e franca criação divina, naturalmente forja-se um debate religioso tão somente porque não se sabe do que está falando. Trata-se de um pseudo-debate, um debate interno à própria instituição religiosa, que procura, como sempre, defender sua filosofia inexpugnável de retificações benéficas e necessárias para a premente necessidade de bem viver com as diferenças alheias.
               Não existe um debate de cunho religioso concernente à Teoria da Evolução na comunidade científica, e nem sequer existe um debate sobre uma possível teoria da evolução definida com um significado popular de mera hipótese. A Teoria da Evolução tem absolutamente o mesmo grau de veracidade que a Teoria da Gravitação Universal, a Teoria Eletromagnética, a Teoria Cinética dos Gases, a Teoria da Relatividade e a Teoria Quântica. O termo “teoria”, em ciência, tem um significado epistemológico que denota um sistema explicativo de alta correlação empírica e de elevado valor heurístico. Algo bem diferente de conjecturas levianas. A Teoria da Evolução tem literalmente milhares de evidências ao seu favor e, contrariamente o que acontece mesmo com outras teorias altamente produtivas, como é o caso da Teoria da Gravitação Universal (que levou o homem à Lua, tamanha sua precisão), não apresenta uma única evidência contraditória. A mutabilidade e a especiação são tão factuais quanto a gravidade.
   Quando se traz este tema para o plano religioso, mostra-se o desconhecimento do modus operandi da ciência e a necessidade, talvez inconsciente, de afastar o tema de um saudável debate enriquecedor de nossas explicações naturais.

“Toda vez que você discute religião você afasta as pessoas umas das outras, promove o sectarismo e a intolerância”.   

Ficaria melhor assim: “Toda vez que você discute religião você afasta as pessoas que não querem aprender sobre as razões das outras pessoas, promove o sectarismo de quem acha que sua religião é a única correta, e promove a intolerância naqueles que naturalmente não admitem o diálogo e o crescimento humano frente às diferenças”. Ou seja, ao se colocar a religião em uma posição absoluta, intocável, indiscutível, perpetua-se, mais uma vez, o que se quer combater: a individualidade intolerante.

“Quando você está com o coração cheio de espiritualidade, e não de religião, você promove a justiça e a paz”.

Ficaria melhor assim: “Quando você está com o coração cheio de justiça e paz, e não de religião, você promove a justiça e a paz”. O fato de que os textos religiosos são lidos de tantas maneiras diferentes é um claro sinal de que a bagunça que se faz com interpretações coloca a religião como um amálgama de benevolências evidentes com atrocidades e impropérios. A justiça e a paz são, pois, forçosamente associadas à espiritualidade, uma vez que são conceitos totalmente independentes.

“Quando você vive no mundo da espiritualidade que sua religião ensina [...] você desce do ônibus e dá um ovo de páscoa para uma criança ...”.

De quais ensinamentos estamos falando?

Josué, ao comando de Deus, mata todo mundo (inclusive os bebês e crianças) - ou, como a Bíblia diz, "toda alma que nela havia". [10:28-32]
Se você vê uma mulher bonita entre os presos e a querer como esposa, é só trazê-la para sua casa e "entrarás a ela." Depois, se você decidir que não gosta dela, "a deixarás ir à sua vontade." [Deuteronômio 21:11-14]
Se você tiver um filho teimoso e rebelde, então você e os outros homens de seu bairro o apedrejarão até que ele morra. [Deuteronômio 21:18-21]
"Mulheres, sede submissas aos vossos maridos, como convém no Senhor" - Colossenses 3:18
O homem não foi criado para a mulher, mas a mulher para o homem. - I Coríntios 11:9
As mulheres devem ficar caladas nas assembléias de todas as igrejas dos santos, pois devem estar submissas, como diz a lei. - I Coríntios 14:34
Que a mulher aprenda em silêncio, com total submissão. A mulher não poderá ensinar nem dominar o homem. - I Timóteo 2:11-12

Naturalmente pode-se argumentar que devemos saber ler a bíblia (vocês dariam as passagens acima para uma criança ler? Afinal é o “livro de deus”, não é?), e que se deve ficar com as coisas boas. E quem define quais ensinamentos são bons? Poderíamos pensar: “qualquer um sabe que as passagens acima são erradas, e que não roubar, por exemplo, é algo bom. E é aí exatamente que reside o cerne da questão: para selecionar quais “ensinamentos” são bons, valemo-nos de juízos que transcendem a religião em questão. Se praticar os ensinamentos da religião é seguir os preceitos apresentados em seus textos sagrados, então é logicamente lícito apedrejar uma mulher até a morte (coisa que os muçulmanos fazem freqüentemente). Se devemos praticar apenas os ensinamentos bons, então naturalmente não precisamos de ensinamentos para nos dizer o que fazer.
   Se se pratica a justiça por se seguir uma doutrina, não se reconhece o valor intrínseco da justiça. E se sabemos que justiça e paz são naturalmente o certo a se praticar, então nenhuma doutrina é necessária para se ser bom e justo.
   As questões psicológicas e as questões cultural-familiares de se seguir uma doutrina religiosa, com os “ensinamentos” corretos, é uma outra questão, bem mais sutil e merecedora de atenta análise. Se não se percebe o bem intrinsecamente, e se este bem é atingido por meio de uma doutrina, seus efeitos benéficos certamente são preferíveis em detrimento de um pernicioso “vazio existencial”. Mas propalar a necessidade de valores supostamente cristãos para obter a plenitude de benevolência é não só negar a capacidade de discernir o bem do mal, como aceitar que não podemos ser justos sem uma doutrina religiosa. É perder totalmente a fé no ser humano.

Ainda me decepciono com a leviandade de "mestres em ciências da religião". Ts ts...
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 12 de Janeiro de 2011, 13:51:21 »
Excelente texto e análise Feynman.

Eu venho, nestas últimas semanas, discutindo com um católico com formação em filosofia, sobre um tema pertinente à sua análise: A origem da ética, da moral e da justiça. Ao meu ver elas são decorrentes da evolução biológica e social da humanidade ao passo que para ele, tais atributos são frutos diretos de um deus. O cristão, é claro.
Foto USGS

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #49 Online: 12 de Janeiro de 2011, 14:05:16 »
Como diria Dr. House:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!