Autor Tópico: Cursos de ateísmo  (Lida 4517 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Cursos de ateísmo
« Online: 05 de Abril de 2010, 11:26:35 »
Fiquei surpreso ao encontrar cursos de ateísmo:

http://pt.wikiversity.org/wiki/Portal:Teologia/Ate%C3%ADsmo

http://www.itconline.com.br/cursos/8/curso-raizes-modernas-ateismo

A grade curricular é bem interessante e perpassa muitos temas aqui discutidos mas organizados sistematicamente.

Achei muito interessante, se alguém souber de algo mais referente a cursos de ateísmo poste aqui  :)
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
Re: Cursos de ateísmo
« Resposta #1 Online: 05 de Abril de 2010, 12:23:47 »
Esqueceram de incluir sobre o ateísmo do budismo e do raëlism, entre outros.
O povo parece que esquece que ateísmo nada mais é do que uma falta de crença em divindades, no curso ele mostra muitas ideias filosóficas que nada têm em comum além da falta de uma crença.
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #2 Online: 05 de Abril de 2010, 13:00:26 »
Minha visão de ateísmo é mais filosófica e parecida com a proposta pelo link do curso. Basta ver meu blog filosofia ateísta que tem muita semelhança de conteúdo.

Eu achei ótimo é o trabalho do cara, o de ensinar o ateísmo filosóficamente.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #3 Online: 05 de Abril de 2010, 16:01:04 »
Maioria das pessoas acha que ateu é apenas quem nao vai na igreja

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 05 de Abril de 2010, 16:03:22 »
"Filosofia ateísta"? Não é mais objetivo caracterizar uma filosofia por alguma forma de asserção positiva? Porque "filosofia ateísta", "filosofia sem astrologia", "filosofia sem saci-Pererê", dá tudo na mesma em termos de descrição.

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #5 Online: 05 de Abril de 2010, 16:17:02 »

Realmente, é interessante. Apesar do risco de se passar uma imagem ideológica para o ateísmo. O que, parece-me, é algo que todos queremos evitar.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 05 de Abril de 2010, 16:47:48 »
Ao meu ver a filosofia faz reflexões sobre todas as formas de conhecimento, logo ela também tem uma "porta" para o ateísmo.

E este curso já vem tarde.

O conhecimento transcedental já tem seu discurso filosófico há mais de 22 séculos, por meio da metafísica.
Foto USGS

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #7 Online: 06 de Abril de 2010, 02:24:25 »
Maioria das pessoas acha que ateu é apenas quem nao vai na igreja
Isso fica tão vago diante da enorme variedade de pessoas que frequentam igrejas e dos diversos tipos de igrejas nas diversas religiões. É sempre possível aprofundar o tema.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #8 Online: 06 de Abril de 2010, 02:33:00 »
Eu jurava que pra ser ateu bastava nao acreditar em deuses......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #9 Online: 06 de Abril de 2010, 02:40:36 »
"Filosofia ateísta"? Não é mais objetivo caracterizar uma filosofia por alguma forma de asserção positiva? Porque "filosofia ateísta", "filosofia sem astrologia", "filosofia sem saci-Pererê", dá tudo na mesma em termos de descrição.
Para resumir a enorme possibilidade de crenças e as respectivas descrenças temos o termo ceticismo. Podemos avançar na filosofia cética e associa-lá ao ateísmo neste uso comum da descrença mística e pseudo-científica em geral com a descrença em deus e as respectivas doutrinas religiosas ou simplesmente o teísmo e suas derivações.  

Esse apelo a comparação com imaginação faz parte do repertório argumentativo cético que contém inclusive deuses (seres imaginários) próprios, com suas próprias religiões, como o Pastafarianismo.

O peso do teísmo em relação as demais crenças é evidente e tem todo o desdobravento do peso das religiões. Assim o ateísmo é como uma subdivisão maior e bem direcionada do ceticismo.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #10 Online: 06 de Abril de 2010, 02:44:33 »

Realmente, é interessante. Apesar do risco de se passar uma imagem ideológica para o ateísmo. O que, parece-me, é algo que todos queremos evitar.
Filosofia não é ideologia. Pelo menos não a entendo assim, tendo o sentido pejorativo que costumam utilizar por aqui. Existe filosofia econômica e filosofia política que também penso serem muito válidas.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #11 Online: 06 de Abril de 2010, 02:53:14 »
Ao meu ver a filosofia faz reflexões sobre todas as formas de conhecimento, logo ela também tem uma "porta" para o ateísmo.
Sim e tem autores que se aprofundam bem ao refletir sobre o ateísmo. Alguns do meio religioso.

E este curso já vem tarde.

O conhecimento transcedental já tem seu discurso filosófico há mais de 22 séculos, por meio da metafísica.
Estou por fora  :?  Que bom que gosta de filosofia. Espero que possamos nos aprofundar no assunto  :)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #12 Online: 06 de Abril de 2010, 03:02:53 »
Mas não basta para ser um ateu de verdade  :histeria:

Não precisa nem se nomear como ateu, basta se apresentar como um cético crítico e coerente  :wink:

Quero acrescentar algo sobre a observação do Buckaroo sobre uma asserção positiva. O que de positivos buscamos com o ateísmo e o ceticismo é a realidade e a verdade em detrimento da imaginação exacerbada. Essa imaginação exacerbada, criação mental e cultural do homem, é o que chamamos de crenças e que somos contra.

Por isso somos a favor da ciência e do método científico como a melhor maneira de nos aproximarmos deste fim.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #13 Online: 06 de Abril de 2010, 03:06:03 »
Acho estranho associar ateismo e ceticismo. Conheco varios ceticos que nao sao ateus e muuuuuuitos ateus que nao sao ceticos.......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #14 Online: 06 de Abril de 2010, 03:12:45 »
Mas não são céticos de verdade  :biglol:

O ceticismo que utilizamos por aqui acaba sendo muito ligado ao ateísmo. Mas claro que existem céticos teístas, pelo menos se consideram assim, também já conheci.

Já ateus, os únicos que eu conheci pessoalmente são os daqui do fCC  :|

Offline CyberLizard

• Nível 17
  • *
  • Lagartos são os melhores
« Resposta #15 Online: 06 de Abril de 2010, 09:15:56 »
Com relação ao curso, achei algo bastante interessante. É evidente que para ser ateu, basta não acreditar em deuses. Entretanto, assim como o teísmo, o ateísmo foi pensado de diferentes formas por vários filósofos ao longo da história. Compreender as suas diferentes opiniões e nuances de pensamento é uma área de estudos válida.

Offline Penny Lane

• Nível 24
  • *
« Resposta #16 Online: 06 de Abril de 2010, 10:18:00 »
Acho estranho associar ateismo e ceticismo. Conheco varios ceticos que nao sao ateus e muuuuuuitos ateus que nao sao ceticos.......

Pensei nessas duas coisas também. Conheço ateu que tá c... e andando pro ceticismo, e eu particularmente não acho que seja menos ou mais ateu por isso.
::)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #17 Online: 06 de Abril de 2010, 11:34:50 »

Pensei nessas duas coisas também. Conheço ateu que tá c... e andando pro ceticismo, e eu particularmente não acho que seja menos ou mais ateu por isso.

+20 :-)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #18 Online: 06 de Abril de 2010, 13:53:22 »
Na verdade eu penso que os mais interessados num curso de ateísmo seriam os teístas. Seria para aprofundar o debate de forma amigável e produtiva. Assim como alguns ateus e céticos tem interesse em debater com religiosos para conhecer seus pontos de vista a respeito de suas crenças. Um teísta não iria querer discutir com um ateu por revolta e sim com alguém que tenha o potencial de abalar suas crenças que para ele é a realidade e a verdade.

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #19 Online: 06 de Abril de 2010, 14:33:19 »

Acho que cético por definição deve ser ateu. A ultima vez que encontrei com um cético que afirmava não ser ateu, eu perguntei pra ele qual evidencia o levou a acreditar em deus, ai ele veio com a historia de ser agnóstico, ai eu perguntei se ele acreditava ou não em deus, ele disse que não sabia se deus existia, daí eu perguntei novamente se ele acreditava, ele me disse que não sabia, então dei os parabéns pra ele pois esta era um ateu e nem sabia disso. Muitas pessoas sãos ateias e não sabem.
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #20 Online: 06 de Abril de 2010, 14:42:26 »
Por pura experiência de vida: se fulano diz que é racional, coerente, cético, e acredita em deus, podem espremer... mais cedo ou mais tarde (geralmente mais cedo) alguma coisa indigesta irá sair.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
« Resposta #21 Online: 06 de Abril de 2010, 18:54:37 »

Rsrsrsrrrrsrss.... Como o Jetro, por exemplo... Crente e ceticíssimo!
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #22 Online: 06 de Abril de 2010, 21:07:19 »
Minha opinião sobre a proposta: bullshit! - plagiando um antigo forista do Ateus.net

Me pareceu bem visível a tentativa de traçar uma visão linear de ateísmo, como se descrer em divindades não fizesse parte de uma condição natural humana tanto quanto crer nelas. Parece que todo ateu está ligado a causas específicas. "Vamos listar o que leva alguém a ser ateu: isto, isso, aquilo, aquilo outro" "Vamos listar quais autores influenciam o pensamento ateu: este, esse, aquele" "Vamos listar os funamentos do ateísmo"...

Além disso, o primeiro link me soou bem destinado àqueles que buscam desconstruir "o" ateísmo. Lembra bastante cursos como os oferecidos pelo clap. O segundo link quase vai nessa, mas se salva um pouco no tópico "Deus como projeção humana".

Obs: Ser cético não implica necessariamente em ser ateu.  Ceticismo é relativo, lembrem-se de que ceticismo não se volta apenas para questões de credo.

« Última modificação: 06 de Abril de 2010, 21:28:06 por Acolon »
8-)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #23 Online: 08 de Abril de 2010, 14:14:22 »
A causa específica do ateísmo é o teísmo. Temos a ateologia por existir a teologia. Ateísmo é uma vacina que usa o vírus de deus para proteger o sistema imunológico do saber. Como seria classificado um ateu num mundo em que a doença deus não existisse? Assim como não precisariamos buscar a cura para a AIDS se a doença não existisse.

Usei o termo ateu revoltado como um ateu sem reflexão (como o do filme do Chico Xavier) mas a história do ateísmo já não permite mais apenas essa acepção do termo, já que temos o padre ateu Jean Meslier e o livro Ateísmo e revolta discorrendo sobre esta relação:

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 08 de Abril de 2010, 14:44:20 »

Será que o atei vai precisar de diploma para exercer suas atividades "ateias"??  ::)
 :hihi:
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!