Ciencia da religiao no meu ponto de vista eh tao importante quanto um curso de ciencia de Star Wars.... E curdo de ateismo eh equivalente a um curso pra nao gostar de star wars.
De certa forma isto deveria ser inquestionável. Se concordamos que ateísmo é simplesmente a recusa de deuses, então realmente não faz sentido um curso para isso. Por outro lado, entendo perfeitamente o que o Adriano colocou, uma vez que também tenho uma postura semelhante. Interesso-me pelo fenômeno religião, justamente pela gama de questões oriundas da psicologia evolutiva humana que dá margem a este tipo de fenômeno.
Porém o mais correto seria dizer, não curso de ateísmo, pelas objeções óbvias já colocadas, e sim curso de HONESTIDADE INTELECTUAL baseado, naturalmente, em (por exemplo):
Raciocínio lógico
Evolução dos conceitos científicos
Metodologia científica e critérios de demarcação (ciência x pseudo-ciência x engodo)
História geral humana
Pisicologia
Filosofia e história da filosofia
O ateísmo é uma consequência natural de uma mente que não precisa de mais muletas filosóficas. Um curso de "raízes modernas do ateísmo" nada mais é que um curso de história específica da filosofia. O que todo ateu sério (aquele que tem fundamentos sistematizados para sua negação de deuses) deveria saber.