Autor Tópico: Operação Prato - e as tais marcas?  (Lida 2637 vezes)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Operação Prato - e as tais marcas?
« Online: 08 de Abril de 2010, 11:22:39 »
Ontem finalmente assisti ao documentário do History Channel sobre o que é chamado de "Caso Roswell Brasileiro". Sabia que aqui já teve uma discussão sobre o evento neste tópico, mas uma coisa ficou na minha cabeça: o que eram, afinal, aquelas marcas que pipocaram na população? Existe isso mesmo de "histeria coletiva"? O que dá para saber de concreto a respeito do que afetou aquelas pessoas?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re: Operação Prato - e as tais marcas?
« Resposta #1 Online: 08 de Abril de 2010, 19:32:37 »
Já aconteceu um fenômeno semelhante ao Chupa-chupa na Índia (http://www.drabruzzi.com/interesting_news_stories.htm) e recentemente voltou a acontecer no Pará (http://www.ceticismoaberto.com/ufologia/1469/a-volta-do-chupa-chupa). Exageros televisivos e ufológicos à parte, parecem mesmo ser histeria coletiva. Um bom exemplo de como isso acontece é um caso caso ocorrido no México (http://www.ceticismoaberto.com/ufologia/869/histeria-coletiva-afeta-600-meninas-no-mxico-a-conexo-ovni).

Mordidas de morcêgos em ambiente de histeria ainda é a melhor explicação.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 08 de Abril de 2010, 20:08:11 »
Ontem finalmente assisti ao documentário do History Channel sobre o que é chamado de "Caso Roswell Brasileiro". Sabia que aqui já teve uma discussão sobre o evento neste tópico, mas uma coisa ficou na minha cabeça: o que eram, afinal, aquelas marcas que pipocaram na população? Existe isso mesmo de "histeria coletiva"? O que dá para saber de concreto a respeito do que afetou aquelas pessoas?

O History Channel é um canal peculiar. Ora passa documentários muito bons com elevada qualidade científica e histórica, ora passa documentários sensacionalistas.

Exemplos de sensacionalistas: Profecias de Nostradamus, Final dos tempos pelo calendário Maia e os de Criptobiologia (é esse mesmo o termo para supostos animais singulares, como o do lago Ness?).

Bons exemplos científicos e históricos: Universo, Como foi feita a Terra e Combates Aéreos.
Foto USGS

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 08 de Abril de 2010, 20:28:59 »
Universo, Como foi feita a Terra e Combates Aéreos.
Meus preferidos, tem tambem um que mostra como é feito alguma coisa, por exemplo, comida enlatada. Esqueci o nome...

Assistia tambem o "caçadores de OVNIS" quando queria dar risada, mas assistiu um assistiu todos, sempre as mesmas falácias e sensacionalismo.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 08 de Abril de 2010, 22:41:48 »
Acho que é criptozoologia.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 08 de Abril de 2010, 22:52:31 »
Exemplos de sensacionalistas: Profecias de Nostradamus, Final dos tempos pelo calendário Maia

Eu gosto do canal e já apresentaram muita coisa boa mesmo, mas já estão enchendo o saco com essa M* de Apocalipse que nunca chega.

Engraçado que no domingo passado eu estava vendo um destes programas por pura falta do que fazer,  então mostraram uma pedra egípcia onde aparecem algumas figuras humanas sob os raios do sol em um documentário sobre arqueologia, falavam que era um Faraó qualquer que impôs um culto ao "Deus Sol" depois de abolir os demais deuses da época.

Agora acabei vendo a mesma figura mostrada no outro programa, estavam tentando empurrar que a mesma figura era a "prova" de que eles supostamente tinham conhecimento da existência de um corpo celeste que causará o fim do mundo. Quando? Em 2012, é claro...

Agora tb vão apresentar "A ilha do Apocalipse". :lol:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 08 de Abril de 2010, 22:53:39 »
Acho que é criptozoologia.

Tipo, chupão de uma espécie desconhecida de vagalume?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 09 de Abril de 2010, 09:20:23 »
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 09 de Abril de 2010, 14:13:54 »
Acho que existem criptozoólogos e "criptozoólogos". Da Wikipedia:

Criptozoologia é o estudo de espécies animais lendárias, mitológicas, hipotéticas ou avistadas por poucas pessoas. Inclui também o estudo de ocorrências de animais presumivelmente extintos. A criptozoologia aborda ainda os seus tópicos de um ponto de vista antropológico, procurando relacionar os mitos de várias culturas com animais extintos ou desconhecidos. O termo foi cunhado sobre as expressões cripto- (do grego kryptós, é, ón 'oculto') e zoologia (o ramo da Ciência que estuda os animais).

Os biólogos e zoólogos que seguem uma perspectiva mais tradicional, consideram a criptozoologia como uma pseudo-ciência, fazendo um paralelo com a astrologia em relação à astronomia.

Apesar de alguns ramos da criptozoologia desafiarem a lógica científica, há exemplos que mostram que este ramo da biologia pode ter mais credibilidade do que à partida seria de esperar. Os criptozoólogos citam com frequência exemplos como a lula-gigante, o celacanto, o ornitorrinco e o dragão-de-komodo, todos animais reais e estudados que foram em tempos considerados fantasias alucinadas.

Existem aqueles que não tem uma formação séria e saem tentando achar a mula-sem-cabeça, mas existem pesquisadores mais sérios. Além da lula-gigante, celacanto, ornitorrinco e dragão-de-komodo, também o gorila da montanha foi considerado um animal lendário.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 09 de Abril de 2010, 17:34:30 »
Os biólogos e zoólogos que seguem uma perspectiva mais tradicional, consideram a criptozoologia como uma pseudo-ciência, fazendo um paralelo com a astrologia em relação à astronomia.

Criptozoologia é a uma espécie de parapsicologia da biologia.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 09 de Abril de 2010, 17:36:57 »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 09 de Abril de 2010, 17:45:10 »

Cryptozoology is, literally, the study of hidden animals. It is the study of such creatures as the Australian bunyip,  Bigfoot, the chupacabra, and the Loch Ness monster. It is not a recognized branch of the science of zoology.

Cryptozoology relies heavily upon testimonials and circumstantial evidence in the form of legends and folklore, and the stories and alleged sightings of mysterious beasts by indigenous peoples, explorers, and travelers. Since cryptozoologists spend most of their energy trying to establish the existence of creatures, rather than examining actual animals, they are more akin to psi researchers than to zoologists.

Expertise in zoology, however, is asserted to be a necessity for work in cryptozoology, according to Dr. Bernard Heuvelmans, who coined the term to describe his investigations of animals unknown to science. This focus on evaluating the evidence for "cryptids" was continued by the International Society for Cryptozoology, which is now defunct.

http://www.skepdic.com/crypto.html

Offline Pandora

• Nível 14
  • *
  • Não são pedras, são aerolitos!!!
« Resposta #12 Online: 09 de Abril de 2010, 21:07:07 »
Falando em history channel... há algum tempo eu vi (acho que foi nesse canal) um documentário sobre o "jesus cristo hombre", um maluco mexicano que acha que é quem? Cristo, claro!!!!!! Pois bem, estou eu passeando de busão, quando descubro que ele já está aqui no Brasil através de um outdoor!!!! Mas isso não é tudo! Ele tem a resposta para a salvação em 2012!!!

Offline CyberLizard

• Nível 17
  • *
  • Lagartos são os melhores
« Resposta #13 Online: 09 de Abril de 2010, 22:15:16 »
Podiam fazer um debate entre ele e o INRI Cristo.  :hihi:

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #14 Online: 09 de Abril de 2010, 22:42:58 »
"Passou no History Channel ou no Discovery" é o argumento de varios religiosos  :lol:

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 09 de Abril de 2010, 22:54:27 »
Ele tem a resposta para a salvação em 2012!!!

O Pedir Mais Cedo já descobriu o caminho para a salvação dos fiéis há muito tempo.

Qual é o número da conta do mexicano para eles enviarem a grana?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!