Autor Tópico: Operação prato! Documentário disponível pg1, vejam antes de falar M....!!!!  (Lida 22084 vezes)

Offline Morbius

• Nível 16
  • *
Quem viu quando passou no linha direta?

A Operação Prato foi a primeira operação realizada pela Força Aérea Brasileira (FAB) cujo objetivo principal era verificar a existência de objetos voadores não identificados (OVNI) sobre o solo brasileiro. Essa operação foi comandada pelo então capitão Uyrangê Bolivar Soares Nogueira de Hollanda Lima realizada na Amazônia entre setembro e dezembro de 1977, no estado do Pará.

A operação que foi concentrada na cidade de Colares, que fica próxima a Vigia, no litoral do Pará surgiu quando várias pessoas (principalmente mulheres) alegaram serem vítimas de "luzes do céu que queimavam" apelidadas pelas pessoas da região com "chupa-chupa". Já não sabendo mais o que fazer, as autoridades da localidade pedem ajuda ao Exército Brasileiro dando início à operação.

Originalmente, o Capitão Uyrangê Hollanda Lima dizia que apesar de acreditar na possibilidade de vida extraterrestre, não acreditava ser esse o caso dos avistamentos em Colares, porém mudou radicalmente a sua opinião durante o tempo em que esteve na ilha, ao afirmar ter visto e inclusive filmado e fotografado OVNIS sobrevoando a cidade, próximo aos locais onde o pessoal de sua equipe estava instalado. Ainda segundo ele, um OVNI teria em determinado momento feito tal manobra que em qualquer avião do mundo seria considerada morte certa, porém neste caso nada lhe ocorreu e este manteve o vôo normalmente.

Quando a equipe da FAB chegou a Colares, o centro médico da cidade não parava de receber vítimas do "chupa-chupa", como o fenômeno ficou conhecido. A população, predominantemente muito religiosa, não parou de buscar explicações na fé cristã para o fenômeno, como por exemplo, alguns atribuíam as luzes ao "Diabo, que estaria na Terra para atacar os cristãos". Enquanto esteve na cidade, a equipe de Hollanda Lima conseguiu restabelecer a ordem e evitar pânico maior do que o que já estava instalado. Muitos grupos de cidadãos da cidade também se organizaram para fazer vigílias e com o uso de fogos de artifício, tentar espantar as misteriosas luzes.

Num determinado momento, o então capitão Hollanda Lima afirmou ter chegado próximo de fazer contato com os OVNIS, porém este não chegou a ser concluído.

Inexplicavelmente, o comando da Aeronáutica, após 3 meses, cancelou a operação e chamou a equipe de volta. Porém, o capitão, que morava na região dos Lagos do Rio de Janeiro, disse que tentaria investigar ainda por conta própria. As luzes continuaram a ser vistas em Colares por algum tempo, porém não com a mesma intensidade, e os casos de ferimentos logo cessaram.

A notícia da operação veio a público em meados dos anos 90, quando Yrangê Bolívar Hollanda Lima, dizendo temer por sua vida e pela perda das informações caso algo lhe viesse a acontecer, procurou uma equipe de ufólogos para registrar seu depoimento sobre tudo o que presenciou. Três meses após a matéria sair na imprensa, Hollanda é encontrado morto por uma enteada sua. Ufólogos que ficaram amigos do militar afirmam não acreditar que ele tenha realmente se suicidado, lançando suspeitas sobre uma conspiração de assassinato.

Todo o material registrado pela equipe dele durante a Operação Prato ficou sob a posse da FAB, que ainda não liberou estes arquivos ao público, apesar de uma imensa enorme campanha inciada pelos ufólogos junto ao presidente Lula .

DOWNLOAD DO DOCUMENTÁRIO (são 4 partes)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Opera%C3%A7%C3%A3o_Prato

Para saber mais…

http://projetosonda.planetarium.com.br/casos/nacionais/oper_prato/oper_prato_pg_01.htm

« Última modificação: 04 de Julho de 2007, 16:01:08 por Morbius »

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
  • "Penso, logo, sou ateu."
    • The Richard Dawkins Foundation for Reason and Science
Re: Operação prato!
« Resposta #1 Online: 01 de Julho de 2007, 18:20:35 »
Que ridículo, daqui a alguns dias vão fazer um especial "Elvis ainda vive", mostrando as provas concretas de que Elvis Presley não morreu, ainda anda por aí sugando sangue de unicórnios rosa-choque.
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 01 de Julho de 2007, 18:40:53 »
lá vem o prato prataqui pratacolá...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #3 Online: 01 de Julho de 2007, 18:56:13 »
Quero ver o Morbius discutindo sobre isso.

http://www.ufo.com.br/revista.php?nRev=59
« Última modificação: 01 de Julho de 2007, 19:05:06 por Tarcísio »

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
  • "Penso, logo, sou ateu."
    • The Richard Dawkins Foundation for Reason and Science
« Resposta #4 Online: 01 de Julho de 2007, 19:32:21 »
Morbius está no fórum errado, vamos lá criar o fórum "Conspirações!", ele vai ser o mais popular com toda certeza.

:D
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #5 Online: 01 de Julho de 2007, 19:53:11 »
Ô gente, depois dá encrenca, todo mundo briga e não sabem por que.

Deixem o menino, esse já é o 3° tópico que vi hoje onde há algum tipo de ofensa (ao menos em minha opinião) contra ele.

Eu pessoalmente não acredito em OVNIS nem nada do gênero, mas do jeito que esse mundo é maluco, a dita operação pode até ter havido, mesmo que eu aposto o meu pescoço como não acharam nada e foi apenas desperdício de dinheiro e pessoal.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 01 de Julho de 2007, 20:18:45 »
Eu não vi nenhuma ofensa direta à pessoa do Morbius, Lela.

Quanto ao assunto do tópico não há nada a se discutir, só a velha questão de sempre: Onde estão as provas?

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #7 Online: 01 de Julho de 2007, 20:22:27 »
Não viu nenhuma ofensa DIRETA?

E quantas INDIRETAS?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 01 de Julho de 2007, 20:30:58 »

E quantas INDIRETAS?

Vejamos:
- O Daniboy em seu primeiro post criticou o Linha Direta.
- O Bruno ironizou a Operação Prato.
- O Tarcísio eu não entendi direito onde ele quis chegar, mas me desafiou o Morbius a defender a reportagem da revista UFO.
- O Daniboy em seu segundo post brincou dizendo que o Morbius está no fórum errado, o que não é um comentário muito simpático, mas tampouco é uma ofensa pessoal exatamente.

Isso neste tópico aqui, talvez em algum dos outros dois tópicos que você citou alguém tenha realmente ofendido o Morbius, mas neste aqui não vi ofensa nenhuma.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 01 de Julho de 2007, 20:31:57 »
Ué... um OVNI continua sendo um OVNI. Objeto Voador Não Identificado. Se fosse uma espaçonave extra-terrestre, deixaria de ser um OVNI.  :stunned:

Um simples protótipo, construído em fundo de quintal, sem a devida homologação, é o legitimo caso de OVNI.

Como é que este povo de mente delirante conclui a origem extra-terrestre é o que me causa perplexidade... Baseados em quê eles chegaram a esta conclusão?  ::) :stunned:

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 01 de Julho de 2007, 20:47:12 »
A história toda é muito estranha.

Conheço uma pessoa de total confiança que morava na região quando dos acontecimentos. Ela teve contato direto com pessoas que presenciaram estranhas luzes nos céus e ficaram com marcas de queimaduras, pequenos pontos, no corpo, e que ficaram subitamente bastante mal de saúde, com profunda anemia.
Ela diz que se estabeleceu um estado de pânico generalizado na região.
Para se ter uma idéia, em uma cidade em que ela estava o Prefeito determinou que todas as noites as pessoas se reunissem na praça central, acendessem uma imensa fogueira e fizessem bastante barulho batendo panelas.

Eu considero a hipótese de testes militares.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #11 Online: 01 de Julho de 2007, 21:37:25 »
Não é bem desafiando, é interesse mesmo. Do perfil que faço dele seria interessante ler.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 01 de Julho de 2007, 21:59:01 »

E quantas INDIRETAS?

Vejamos:
- O Daniboy em seu primeiro post criticou o Linha Direta.
- O Bruno ironizou a Operação Prato.
- O Tarcísio eu não entendi direito onde ele quis chegar, mas me desafiou o Morbius a defender a reportagem da revista UFO.
- O Daniboy em seu segundo post brincou dizendo que o Morbius está no fórum errado, o que não é um comentário muito simpático, mas tampouco é uma ofensa pessoal exatamente.

Isso neste tópico aqui, talvez em algum dos outros dois tópicos que você citou alguém tenha realmente ofendido o Morbius, mas neste aqui não vi ofensa nenhuma.

eu não ironizei nada, eu só fiz arte. foi o que veio à minha mente quando li operação prato.

em tempo, falando em arte, um poema meu:

Poema

Frustra-me
a insuficiência das palavras

"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 01 de Julho de 2007, 22:28:24 »
eu não ironizei nada, eu só fiz arte. foi o que veio à minha mente quando li operação prato.

Essa possibilidade me passou pela cabeça. Mas aí eu pensei "Não, o Bruno não é tão gay assim." :hihi:

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
  • "Adoro tudo o que eu não conheço."
« Resposta #14 Online: 02 de Julho de 2007, 03:19:53 »
Morbius, não é dificil para mim acreditar em extraterrestres, e a reação do forum foi a mesma de agora quando postei. O problema é acreditar viajar tanta distancia, até aqui. Existe até uma teoria dos Burracos Negros.
"Adoro tudo que eu não conheço."

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 02 de Julho de 2007, 03:40:07 »
A existência de extraterrestres é uma coisa bem diferente da de discos voadores. A possibilidade do surgimento de vida em outros planetas é uma hipótese levada a sério pela ciência.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #16 Online: 02 de Julho de 2007, 08:31:34 »
A não ser que eles tenham desenvolvido algum jeito de projetar um holograma através das variáveis ocultas quânticas.

APODman

• Visitante
« Resposta #17 Online: 02 de Julho de 2007, 10:20:26 »
A Operação Prato é uma imensa Evidência Anedota, em todos os seus aspectos. Ela realmente não PROVA coisa alguma.

Mesmo Gevaerd sabe disto visto que não a utilizou como um PROVA da existência de OVNIs ( como naves extraterrestres ) quando do desafio que propôs ao Kentaro Mori ( Ceticismo Aberto ).

[ ]´s

APODman

• Visitante
« Resposta #18 Online: 02 de Julho de 2007, 10:23:24 »
"Conheço uma pessoa de total confiança que morava na região quando dos acontecimentos."

Confiar em pessoas de "total confiança" acerca de suas impressões ou afirmações sobre fenômenos fantásticos é muito arriscado.

[ ]´s

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #19 Online: 02 de Julho de 2007, 10:32:42 »

:lol:
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 02 de Julho de 2007, 11:05:21 »

As vezes, pensando sobre o sobre a credulidade humana, eu me sinto assim... como se fosse eu de outro planeta.  :o :hihi:

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #21 Online: 02 de Julho de 2007, 11:08:33 »

As vezes, pensando sobre o sobre a credulidade humana, eu me sinto assim… como se fosse eu de outro planeta.  :o :hihi:

Eu também me sinto de outro planeta mas por outros motivos  :( . Acho que sou uma inadaptada...seja lá o que isso signifique.  :lol:
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Morbius

• Nível 16
  • *
Re: Operação prato! Documentário disponível pg1, vejam antes de falar M…!!!!
« Resposta #22 Online: 04 de Julho de 2007, 16:05:09 »
depois colocarei aqui os FATOS da operação pra gente discutir!

APODman

• Visitante
« Resposta #23 Online: 04 de Julho de 2007, 16:13:10 »
depois colocarei aqui os FATOS da operação pra gente discutir!

Algo novo sobre o extenso relatório oficial sobre a Operação Prato ? Pois ali ( e eu o tenho ) não existe nenhum fato apenas alegações de fatos.

Se possuir algum FATO além do que todos conhecem por favor encaminhe a Ademar Gevaerd, quem sabe ele o utilize para finalmente retomar o desafio feito ( por sua própria revista ) ao Mori ?  :D

[ ]´s

Offline Morbius

• Nível 16
  • *
« Resposta #24 Online: 04 de Julho de 2007, 19:43:22 »
FATOS:

-População apavorada por algum motivo

-Luzes no céu (como esta aqui por exemplo):

- estranhas marcar inexplicadas aparecem nas pessoas que supostamente entraram em contato com as luzes.

- Força aérea brasileira é chamada para investigar o caso

- comandante da operação era cético antes e passou acreditar depois

- Inúmeros relatos sobre seres alienígenas.

- Força aérea decide cancelar a operação 3 meses antes do prazo estipulado, APESAR DO COMANDANTE DA OPERAÇÃO RELATAR COISAS INCRÍVEIS E INSISTIR EM CONTINUAR.

alguns relatos do comandante da operação:

-CASO FICA EM SEGREDO ATÉ OS ANOS 90

- Força aérea NÃO LIBERA OS RELATÓRIOS, APESAR DE AFIRMAR "QUE NÃO ENCONTRARAM NADA".

- Em outro momento, Força aérea alega que os registros colhidos NÃO FORAM CONCLUSIVOS, APESAR DE TEREM ENCERRADO A OPERAÇÃO ANTES DO PRAZO.

ENTÃO, A PERGUNTA QUE FICA É:

SE REALMENTE NÃO HOUVE NADA DEMAIS PORQUE A FORÇA AÉREA BRASILEIRA NUNCA LIBEROU OS RELATÓRIOS DA OPERAÇÃO???

O QUE ELES TEM A ESCONDER???

Abraços!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!