Autor Tópico: Teratologia segundo o espiritismo kardecista  (Lida 7860 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Teratologia segundo o espiritismo kardecista
« Online: 10 de Abril de 2010, 13:47:48 »
Tópico para hipóteses de explicação cármica para deformações teratológicas.

Podem começar explicando que tipo de ação causou o carma da ictiose arlequim, tanto para a maior parte dos bebês que morrem, quanto para os raríssimos sobreviventes.

Offline Rios

• Nível 12
  • *
Re: Teratologia segundo o espiritismo kardecista
« Resposta #1 Online: 10 de Abril de 2010, 19:08:17 »
se o bebê morre o carma era para os pais, se não morre então o carma é pro bebe (e pros pais) para pagar crimes do passado.

Agora, bizarro mesmo é a explicão espírita para o fato dos animais também nascerem com essas doenças congênitas.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 10 de Abril de 2010, 20:03:12 »

Agora, bizarro mesmo é a explicão espírita para o fato dos animais também nascerem com essas doenças congênitas.

Qual é a explicação?  ::)
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Rios

• Nível 12
  • *
« Resposta #3 Online: 10 de Abril de 2010, 21:56:58 »
É que os animais estão sujeitos às leis da natureza (e o homem não  ::)). Então acompanhe o raciocício espírita:

Se um nenem nasce com uma deficiência qualquer, vamos imaginar que tenha nascido cego, isso significa que ele está pagando or crimes passados, ou seja, o sofrimento teve um objetivo.
Por outro lado, se um cão nasce cego não terá sido por crimes passados, ja que animais não sofrem expiação, então terá sido por "azar", pelas leis da natureza.
"E cadê a justiça divina então?" você pergunta.
Ah, isso não é problema, animais só tem sofrimento "físico" e não sofrimento "moral", logo eles não sofrem ( :stunned:) então não tem problema se um cãozinho tiver miíase e morrer lentamente...

« Última modificação: 10 de Abril de 2010, 21:59:46 por Rios »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 10 de Abril de 2010, 22:00:53 »
É que os animais estão sujeitos às leis da natureza (e o homem não  ::)). Então acompanhe o raciocício espírita:

Se um nenem nasce com uma deficiência qualquer, vamos imaginar que tenha nascido cego, isso significa que ele está pagando or crimes passados, ou seja, o sofrimento teve um objetivo.
Por outro lado, se um cão nasce cego não terá sido por crimes passados, ja que animais não sofrem expiação, então terá sido por "azar", pelas leis da natureza.
Ah, isso não é problema, animais só tem sofrimento "físico" e não sofrimento "moral" então não tem problema se um cãozinho tiver miíase e morrer lentamente... são só as leis da natureza...

Putz...

Lembrei agora que o Leafar já tinha falado essa besteira.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #5 Online: 11 de Abril de 2010, 04:13:46 »
se o bebê morre o carma era para os pais, se não morre então o carma é pro bebe (e pros pais) para pagar crimes do passado.

Apesar do sarcasmo, em linhas gerais é isso mesmo, só lembrando que há também as chamadas provas, e que estas não decorrem de crimes passados. Em muitos casos não dá para diferenciar uma prova de uma punição, embora alguns sofrimentos mais horrorosos devam provavelmente ser devidos mesmo a punições por crimes em outras épocas, e não a simples provas.

É que os animais estão sujeitos às leis da natureza (e o homem não  ::)). Então acompanhe o raciocício espírita:

Ah, isso não é problema, animais só tem sofrimento "físico" e não sofrimento "moral" então não tem problema se um cãozinho tiver miíase e morrer lentamente... são só as leis da natureza...

Putz...

Lembrei agora que o Leafar já tinha falado essa besteira.
Apesar de novo tom de sarcasmo, sim, eu também já havia falado disso. O verdadeiro sofrimento é o da alma. O sofrimento do corpo é apenas maquinal, e só se converte em sofrimento real se de alguma forma ele puder ser transmitido à alma.

No animal ainda não haveria a chamada "consciência de si mesmo". Logo, não podem sofrer, pois que nem sequer sabem que existem.

Mal comparando, é como um tetraplégico, ou um anestesiado, que você espeta com agulhas e ele nada sente, porque a informação não atinge o cérebro, que é como se fosse a "alma" do corpo. Você poderia amputar-lhe um membro, queimar-lhe todo (nas áreas insensíveis), e ele ainda assim nada sentiria, apesar de o seu corpo se ressentir. É como se a alma estivesse desconectada daquela parte do corpo. Com os animais ocorreria algo similar.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Rios

• Nível 12
  • *
« Resposta #6 Online: 11 de Abril de 2010, 10:55:55 »

Esse negócio de chamar sofrimento de "prova para evoluir" é algo que só faz sentido dentro da cabeça dos espíritas, o resto do mundo entende que sofrimento não traz evolução nenhuma pra ninguém, basta comparar crianças que tiveram uma infância sofrida, foram vítmas de abusos ou viveram em lares pouco afetivos com crianças que receberam carinho e atenção.
Normalmente as crianças do primeiro grupo se tornam adultos sequelados cheios de problemas. Dessa forma fica provado que o sofrimento só atrapalha e não traz nenhum benefício.

O verdadeiro sofrimento é o da alma. O sofrimento do corpo é apenas maquinal, e só se converte em sofrimento real se de alguma forma ele puder ser transmitido à alma.
No animal ainda não haveria a chamada "consciência de si mesmo". Logo, não podem sofrer, pois que nem sequer sabem que existem

Não precisa ter "conciência de sí mesmo" para sofrer. Qualquer animal que tenha sistema nervoso sofre a desagradável sensação da dor, e isso é facilmente demonstrável. Basta observar um cão em câncer terminal antes e depois de tomar analgésicos.

Mal comparando, é como um tetraplégico, ou um anestesiado, que você espeta com agulhas e ele nada sente, porque a informação não atinge o cérebro, que é como se fosse a "alma" do corpo. Você poderia amputar-lhe um membro, queimar-lhe todo (nas áreas insensíveis), e ele ainda assim nada sentiria, apesar de o seu corpo se ressentir. É como se a alma estivesse desconectada daquela parte do corpo. Com os animais ocorreria algo similar.

Exemplo muito ruim, os animais reagem aos estímulos dolorosos, o que não acontece com os tetraplégicos.

Interessante que na visão do leafar (e na visão dos espíritas) é completamente inútil um veterinário receitar analgésicos ou usar de anestesia durante procedimentos cirúrgicos, afinal de contas, os animais não sofrem né? :no:

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #7 Online: 11 de Abril de 2010, 12:39:39 »
Queria ver o que as sociedades protetoras dos animais teriam a dizer.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Tex Willer

• Nível 14
  • *
« Resposta #8 Online: 11 de Abril de 2010, 12:52:53 »
Me lembro que até bebês entravam nessa de "quem não tem consciência de si mesmo não sofre..."
Pimenta no ** dos outros é refresco mesmo.
Ainda bem que é religião e achismo mesmo, já pensou se a medicina levasse isto em conta?

Acho que nem faz muito tempo (apesar de parecer coisa da Idade Média), cirurgias eram feitas em recém-nascidos sem anestesia em função desta mesma idéia, que eles não sentiam "dor de verdade", ou sensibilidade a dor menos desenvolvida.
"A velhacaria e a idiotice humanas são fenômenos tão correntes, que eu antes acreditaria que os acontecimentos mais extraordinários nascem do seu concurso, ao invés de admitir uma inverossímil violação das leis da natureza".  - Hume

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #9 Online: 11 de Abril de 2010, 13:09:16 »
Normalmente as crianças do primeiro grupo se tornam adultos sequelados cheios de problemas. Dessa forma fica provado que o sofrimento só atrapalha e não traz nenhum benefício.
Quando não há realmente nenhum benefício é porque o sofrimento representa efetivamente uma punição. Mas há bastante sofrimentos que culminam em crescimento pessoal e moral de superação.

Interessante que na visão do leafar (e na visão dos espíritas) é completamente inútil um veterinário receitar analgésicos ou usar de anestesia durante procedimentos cirúrgicos, afinal de contas, os animais não sofrem né? :no:
Você no fundo sabe que não é isso que eu quis dizer, mas... deixa pra lá. Eu não vou tentar demovê-lo de sua má-fé.

Me lembro que até bebês entravam nessa de "quem não tem consciência de si mesmo não sofre..."
Pimenta no ** dos outros é refresco mesmo...
Bem, eu falo por mim mesmo. Não me lembro de ter sentido nenhuma das dores do meu parto e nenhuma das minhas dores de barriga de recém-nascido. Meu corpo realmente sentiu essas dores, mas de alguma forma essas dores não foram transmitidas para a minha consciência (minha alma)

E será que esses bebês operados da Idade Média relatavam terem sentido essas dores?

Não estou fazendo apologia contra o uso de anestesia em bebês durante cirurgias, heim... prestem atenção...

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Rios

• Nível 12
  • *
« Resposta #10 Online: 11 de Abril de 2010, 14:56:50 »

Você no fundo sabe que não é isso que eu quis dizer, mas... deixa pra lá. Eu não vou tentar demovê-lo de sua má-fé.

Não é má fé nenhuma, é a conclusão óbvia baseada nos ensinamentos espíritas. Se animais não sofrem com a dor, porque os veterinários insistem em receitar analgésicos?

Aliás, eu não entendi isso aqui:

Não me lembro de ter sentido nenhuma das dores do meu parto e nenhuma das minhas dores de barriga de recém-nascido. Meu corpo realmente sentiu essas dores, mas de alguma forma essas dores não foram transmitidas para a minha consciência (minha alma)

Só porque você se esqueceu da dor significa que você não sofreu? é esse o seu raciocínio?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 11 de Abril de 2010, 15:07:31 »
Supondo que o experimento de Gordon Gallup Jr seja, de fato, um indicador de auto-consciência, todos os grandes macacos (bonobos,   chimpanzés, orangotangos, gorilas e os seres humanos), golfinhos, orcas, elefantes,  pega-rabuda, e suínos contradizem o que o Leafar disse. A propósito, Kardec se "inspirou" em Kant para engrossar o assunto colocando-o na bôca de espíritos superiores - uma espécie de plágio piorado.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Teste_do_espelho
http://serendip.brynmawr.edu/bb/neuro/neuro00/web2/Jordan.html

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
« Resposta #12 Online: 11 de Abril de 2010, 15:45:11 »
Queria saber dos céticos, se eles conhecem um só caso de deformações teratológicas, deformação física, qualquer tipo de sofrimento físico humano, seja qual for... como casos de ictiose arlequim, problemas como do Homem Elefante, O homem Árvore , casos de gêmeos siameses, ligados pela cabeça, mas cada um com sua própria consiência, e vários outros casos de problemas físicos humanos que aparentemente a pessoa está sofrenedo muito; se existe, ou existiu, um só caso onde o ser humano nascesse com tais deformações, e além disso, sem conciência? se existe algum caso de problema genético que além de causar deformações fisicas, tambem afetasse algum gene ligado a conciência, a alma, espírito? por que será que isso não existe?

Como o Leafar ja disse, precisamos da conciência para aprender, pagar divídas passadas e presentes, passar por expiações, provas, cumprir missões, faltas etc... tudo isso para que possamos aprender a melhorar moralmente.

Agora, qual a explicação dos céticos quanto a esses casos de deformações teratológicas. Vão dizer que é apenas um acaso do destino, um infeliz azarado que nasceu no lugar errado e na hora errada?  

abraços

« Última modificação: 11 de Abril de 2010, 15:58:37 por Micrômegas »

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline CyberLizard

• Nível 17
  • *
  • Lagartos são os melhores
« Resposta #13 Online: 11 de Abril de 2010, 16:49:34 »

Bem, eu falo por mim mesmo. Não me lembro de ter sentido nenhuma das dores do meu parto e nenhuma das minhas dores de barriga de recém-nascido. Meu corpo realmente sentiu essas dores, mas de alguma forma essas dores não foram transmitidas para a minha consciência (minha alma)

E será que esses bebês operados da Idade Média relatavam terem sentido essas dores?

Não estou fazendo apologia contra o uso de anestesia em bebês durante cirurgias, heim... prestem atenção...

Um abraço.

Eu também nunca vi uma pessoa muda falar que está sentindo dor...

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 11 de Abril de 2010, 18:18:57 »
Queria saber dos céticos, se eles conhecem um só caso de deformações teratológicas, deformação física, qualquer tipo de sofrimento físico humano, seja qual for... como casos de ictiose arlequim, problemas como do Homem Elefante, O homem Árvore , casos de gêmeos siameses, ligados pela cabeça, mas cada um com sua própria consiência, e vários outros casos de problemas físicos humanos que aparentemente a pessoa está sofrenedo muito; se existe, ou existiu, um só caso onde o ser humano nascesse com tais deformações, e além disso, sem conciência? se existe algum caso de problema genético que além de causar deformações fisicas, tambem afetasse algum gene ligado a conciência, a alma, espírito? por que será que isso não existe?

Que tal a anencefalia?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anencefalia

Interessante que, apesar do que importa ser o espírito, nos casos de anencefalia, ou seja, casos de bebês sem o cérebro ou mesmo partes dele não existe consciência... por que será? O que será que um bebê que nasce sem cérebro e morre em poucas horas aprende, segundo a maravilhosa DE?
"Deus prefere os ateus"

Offline Rios

• Nível 12
  • *
« Resposta #15 Online: 11 de Abril de 2010, 18:48:59 »
Estado vegetativo persistente tambem pode ser incluído aí:

Estado vegetativo é fruto de um dano grave á parte do cérebro que controla o pensamento e a personalidade. Uma pessoa em estado vegetativo pode parecer acordada e ter reflexos, mas é amplamente aceito que ela não tem consciência do ambiente que a cerca e é incapaz de sofrer mentalmente e sentir dor.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vegetativo

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 11 de Abril de 2010, 18:48:59 »

Como o Leafar ja disse, precisamos da conciência para aprender, pagar divídas passadas e presentes, passar por expiações, provas, cumprir missões, faltas etc... tudo isso para que possamos aprender a melhorar moralmente.

Agora, qual a explicação dos céticos quanto a esses casos de deformações teratológicas. Vão dizer que é apenas um acaso do destino, um infeliz azarado que nasceu no lugar errado e na hora errada? 

Não há exatamente explicações "céticas", mas meramente explicações naturais, o que quer que causa um determinado problema de desenvolvimento é a explicação. Só isso. Sem inventar que tenha algo a ver com a vontade de algum super-ser, bruxaria,  maldição demoníca, culpa da pessoa afligida, ou masoquismo da mesma.

As coisas simplesmente acontecem, independentemente de satisfazerem nosso senso de justiça.

E quanto a esses casos que citou? Que tipo de coisas essas pessoas teriam feito em suas vidas passadas para merecer isso? Porque costumam dizer que são sempre coisas bem aproximadas, que se matei alguém com um tiro, morro com um tiro; se queimei uma bruxa, morro num incêndio; se como gladiador romano arrastei o meu adversário até a morte com minha biga, morro como o menino João Hélio (esse foi o diagnóstico espírita dado para o caso, se não me engano); se uma menina foi jogada pelos próprios pais da janela do prédio onde mora, ela mereceu por ter empurrado os filhos de um penhasco na vida passada. E assim por diante. Mas como fica isso com deformidades congênitas, algumas que nem permitem que a pessoa sobreviva muito tempo após o nascimento? 

Offline Rios

• Nível 12
  • *
« Resposta #17 Online: 11 de Abril de 2010, 19:01:20 »

Não há exatamente explicações "céticas", mas meramente explicações naturais, o que quer que causa um determinado problema de desenvolvimento é a explicação. Só isso.

Pois é, os espíritas aceitam tranquilamente essa explicação para o caso dos animais, mas não aceitam a mesma explicação para o caso dos humanos.  :umm:

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
« Resposta #18 Online: 11 de Abril de 2010, 20:03:11 »

Que tal a anencefalia?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anencefalia

Interessante que, apesar do que importa ser o espírito, nos casos de anencefalia, ou seja, casos de bebês sem o cérebro ou mesmo partes dele não existe consciência... por que será? O que será que um bebê que nasce sem cérebro e morre em poucas horas aprende, segundo a maravilhosa DE?
A anencefalia so reforça o que eu disse:  Ele não sobrevive sem conciência, a capacidade de perceber a relação entre si e um ambiente, o estado de estar ciente, tal como quando dizemos "estou ciente" e consciência de acesso se refere a estar ciente de algo, tal como quando dizemos "estou ciente destas palavras".

Todos os casos que citei acima, todos eles tem consiência do que estão passando, não é o caso de embriões, fetos, ou bebês que vivem poucos anos.

Me referi a algum caso onde o ser humano tenha uma vida sem ter conciência.. existe algum?

Neste caso de anencefalia, acredito que seja uma prova para os pais, e embora, o bebê tenha a perda parcial do encéfalo, não descarta a possibilidade de haver um espírito ligado parcialmente a este corpo; neste caso, acredito que, sendo uma prova para os pais, também é uma prova para o espírito, embora  quando ligado ao corpo esse espirito não temha conciência do que está acontecendo, em desdobramento, no seu corpo perispiritual, terá plena consiência.

Estado vegetativo persistente tambem pode ser incluído aí:

Estado vegetativo é fruto de um dano grave á parte do cérebro que controla o pensamento e a personalidade. Uma pessoa em estado vegetativo pode parecer acordada e ter reflexos, mas é amplamente aceito que ela não tem consciência do ambiente que a cerca e é incapaz de sofrer mentalmente e sentir dor.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vegetativo
Outro caso que reforça o que eu disse.

Passou pouco tempo nos jornais

Citação de: [url=http://][/url]
Pacientes em estado vegetativo comunicam com médicos
Novo scanner cerebral permite modular pensamentos de doentes
2010-02-03

Partilhar

Técnica de Imagem por Ressonância Magnética funcional (Imagem: Coma Science Group)
Técnica de Imagem por Ressonância Magnética funcional (Imagem: Coma Science Group)
Uma colaboração entre duas equipas médicas, de Liège (França) e Cambridge (Reino Unido), permitiu descobrir que um paciente, considerado em estado vegetativo durante cinco anos, podia comunicar – com respostas de “sim” e “não”, unicamente por pensamento.

Os investigadores do Coma Science Group, da Universidade de Liège, trabalharam em parceria com a unidade Medical Research Council’s Cognition and Brain Sciences da Universidade de Cambridge, para desenvolver um novo método que permite a pacientes incapazes de se mexerem ou falar, comunicarem com o mundo exterior por meio de novas tecnologias de scanner cerebral. Os resultados foram publicados esta semana no «New England Journal of Medicine».

Steven Laureys, do CSG
Steven Laureys, do CSG
Em 2003, um homem de 29 anos sobreviveu a um grave acidente de viação e, após ter acordado de um coma, foi considerado durante cinco anos, estado vegetativo. Mas, graças à técnica de Imagem por Ressonância Magnética funcional (IRMf), a sua actividade cerebral foi gravada, quando respondia “sim” e “não” a perguntas simples, como “O nome do seu pai é Thomas?”, por exemplo.

A técnica já tinha sido experimentada em pessoas saudáveis e permitiu descodificar respostas cerebrais com uma precisão de 100 por cento. Agora, foi testada pela primeira vez num paciente que não podia nem falar nem se mexer, de forma a exprimir o que sentia. O doente foi examinado pela equipa médica de Steven Laureys, do Coma Science Group, que confirmou que este era completamente incapaz de comunicar sem o scanner.

“Ficamos completamente aterrados quando verificamos os resultados do scanner do paciente”, assinalou Owen, da Universidade de Cambridge. Segundo o investigador britânico, o paciente “foi capaz de responder correctamente a várias questões e simplesmente, modulando pensamentos – que, de seguida, foram descodificados pelo IRMf”.

Sinais de consciência

Actividade cerebral registada (Foto: CSG)
Actividade cerebral registada (Foto: CSG)
Os resultados figuram nas conclusões do estudo realizado durante três anos pelas equipas franco-britânicas, em que 23 doentes cujo diagnóstico assegurava que se encontravam em estado vegetativo foram scannarizados. O novo método de IRMf permitiu detectar sinais de consciência em quatro deles (17 por cento). O mais surpreendente foi o facto de estes conseguirem responder positiva ou negativamente, mudando a actividade cerebral.

A descoberta levanta questões importantes de ordem clínica: “Pacientes conscientes, não podiam mexer-se nem falar para transmitir o que sentiam, podiam agora ser interrogados sobre dores e facultar a possibilidade aos médicos de adaptarem tratamentos adequados”, declarou Audrey Vanhaudenhuyse, neuropsicóloga de Liège. Contudo, a investigadora sublinha que isso "não significa que todos os doentes em estado vegetativo estejam conscientes” e “este estudo apenas se refere a pacientes cujo scanner detectou evidências de consciência”.

Steven Laureys insiste: "Este é apenas o início, porque a técnica pode permitir aos pacientes exprimir sentimentos, tomar decisões sobre quem cuida deles e melhorar a sua qualidade de vida”.

http://www.cienciahoje.pt/oid=39329&op=all
http://www.estadao.com.br/noticias/geral,cientistas-se-comunicam-com-paciente-em-estado-vegetativo,506253,0.htm
http://www.portalibahia.com.br/falabahia/?p=19845

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline Rios

• Nível 12
  • *
« Resposta #19 Online: 11 de Abril de 2010, 20:19:02 »
leia direito micrômegas

O novo método de IRMf permitiu detectar sinais de consciência em quatro deles (17 por cento). O mais surpreendente foi o facto de estes conseguirem responder positiva ou negativamente, mudando a actividade cerebral.

o que significa que os outros 83% não tinham consciência.

Mais...

Contudo, a investigadora sublinha que isso "não significa que todos os doentes em estado vegetativo estejam conscientes” e “este estudo apenas se refere a pacientes cujo scanner detectou evidências de consciência”.

O que demonstra que maioria dos pacientes não tem qualquer consciência. tudo vai depender do grau da lesão obviamente.

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
« Resposta #20 Online: 11 de Abril de 2010, 20:46:12 »

Não há exatamente explicações "céticas", mas meramente explicações naturais, o que quer que causa um determinado problema de desenvolvimento é a explicação. Só isso. Sem inventar que tenha algo a ver com a vontade de algum super-ser, bruxaria,  maldição demoníca, culpa da pessoa afligida, ou masoquismo da mesma.

As coisas simplesmente acontecem, independentemente de satisfazerem nosso senso de justiça.

E quanto a esses casos que citou? Que tipo de coisas essas pessoas teriam feito em suas vidas passadas para merecer isso? Porque costumam dizer que são sempre coisas bem aproximadas, que se matei alguém com um tiro, morro com um tiro; se queimei uma bruxa, morro num incêndio; se como gladiador romano arrastei o meu adversário até a morte com minha biga, morro como o menino João Hélio (esse foi o diagnóstico espírita dado para o caso, se não me engano); se uma menina foi jogada pelos próprios pais da janela do prédio onde mora, ela mereceu por ter empurrado os filhos de um penhasco na vida passada. E assim por diante. Mas como fica isso com deformidades congênitas, algumas que nem permitem que a pessoa sobreviva muito tempo após o nascimento?  

Não costumamos dizer que são sempre coisas aproximadas, muitas vezes dizemos que nem sempre quem mata com uma faca, será morto com uma faca; pode nem ter faca, ou, qualquer coisa metálica na estória, mas que ele terá de pagar por isso, ele vai, mas como? Só Deus sabe.  Mas lembrando: Uma boa ação, elimina milhões de pecados.

Qualquer livro espírita tira essas dúvidas, basta abrir um e ler, e vão ver que nem sempre são coisas aproximadas.

Por ex: Uma pessoa está caminhando na rua, uma telha cai em sua cabeça e ela morre. Isso pode não ter relação nenhuma com o destino, foi apenas obra do acaso. Somente seu corpo morreu, o espírito continua vivo e volta a encarnar com outro planejamento.

Sobre esse assunto, basta ser um bom observador e verá que toda ação boa ou ruim que você fizer, todo ato exagerado, todo efeito,   com certeza terá uma causa. So um ex bem fácil de notar: Se você sai para a noite, bebe, enche a cara, as reações desse exagero será fácil de ser notado.  à variantes, e nem sempre está relacionado com os atos,  mas tudo está relacionado com a causa, ou seja, a bebida; você pode chegar em casa somente com uma dor de cabeça, mas também pode chegar com um assassinato na bagagem, ou, ser a vítima.

Agora, tudo isso se baseia nesse conto:

Um aspirante zen procurou um mestre e perguntou-lhe: "O que acontece após a morte?" O mestre zen respondeu: "Eu não sei". " Mas você é um mestre". protestou o aspirante. "Mas não um mestre morto", foi a resposta.

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
« Resposta #21 Online: 11 de Abril de 2010, 21:00:00 »
leia direito micrômegas

O novo método de IRMf permitiu detectar sinais de consciência em quatro deles (17 por cento). O mais surpreendente foi o facto de estes conseguirem responder positiva ou negativamente, mudando a actividade cerebral.

o que significa que os outros 83% não tinham consciência.

Mais...

Contudo, a investigadora sublinha que isso "não significa que todos os doentes em estado vegetativo estejam conscientes” e “este estudo apenas se refere a pacientes cujo scanner detectou evidências de consciência”.

O que demonstra que maioria dos pacientes não tem qualquer consciência. tudo vai depender do grau da lesão obviamente.
Oras, Rios
É de se esperar que não tiveram êxito em 100% dos casos, afinal, é um tratamento novo a espera de novas descobertas. Não se pode exigir muito, de fato.

Outra coisa: onde eles afirmam que esses 83% estão destituidos de consciência?
Citação de: [url=http://][/url]

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 11 de Abril de 2010, 21:55:16 »

Sempre que o cérebro não tiver sido suficientemente comprometido, vai haver consciência se o cérebro e o resto do organismo chegar a se desenvolver o suficiente. Logo não é "espantoso" que as má-formações congênitas que não afetam o cérebro não privem as pessoas de consciência; não é algo que combina excepcionalmente bem com a idéia de que isso seria um mecanismo sobrenatural para fazer as pessoas pagarem por seus crimes.

Exemplo melhor que o de acidentes que deixem a pessoa só com um toco inútil do cérebro (não que isso, e mesmo antes disso (como Phineas Gage) não levantem complicadas questões para a idéia de quitação de carma e etc), talvez fosse a predominância da abortos espontâneos em comparação a gravidezes que vingam. (Segundo alguns espíritas, a encarnação já ocorre no óvulo, antes da fecundação)

E, bem como os problemas de desenvolvimento mencionados anteriormente, é algo difícil de se explicar que tipo de coisa a pessoa teria feito para merecer isso.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 11 de Abril de 2010, 22:01:53 »
Não costumamos dizer que são sempre coisas aproximadas, muitas vezes dizemos que nem sempre quem mata com uma faca, será morto com uma faca; pode nem ter faca, ou, qualquer coisa metálica na estória, mas que ele terá de pagar por isso, ele vai, mas como? Só Deus sabe.  Mas lembrando: Uma boa ação, elimina milhões de pecados.

Qualquer livro espírita tira essas dúvidas, basta abrir um e ler, e vão ver que nem sempre são coisas aproximadas.

Por ex: Uma pessoa está caminhando na rua, uma telha cai em sua cabeça e ela morre. Isso pode não ter relação nenhuma com o destino, foi apenas obra do acaso. Somente seu corpo morreu, o espírito continua vivo e volta a encarnar com outro planejamento.

Bem, há espíritas que discordam, que defendem ser sempre coisas ligadas, e também que negam completamente o conceito de AZAR. Tudo acontece por uma razão.

Sobre esse assunto, basta ser um bom observador e verá que toda ação boa ou ruim que você fizer, todo ato exagerado, todo efeito,   com certeza terá uma causa. So um ex bem fácil de notar: Se você sai para a noite, bebe, enche a cara, as reações desse exagero será fácil de ser notado.  à variantes, e nem sempre está relacionado com os atos,  mas tudo está relacionado com a causa, ou seja, a bebida; você pode chegar em casa somente com uma dor de cabeça, mas também pode chegar com um assassinato na bagagem, ou, ser a vítima.

Agora, tudo isso se baseia nesse conto:

Um aspirante zen procurou um mestre e perguntou-lhe: "O que acontece após a morte?" O mestre zen respondeu: "Eu não sei". " Mas você é um mestre". protestou o aspirante. "Mas não um mestre morto", foi a resposta.

Bem, essa desculpa não vale tanto para os espíritas, que alegam se comunicar com espíritos. O mais próximo que se poderia fazer era alegar que os espíritos não são necessariamente menos ignorantes que nós (algo que uns usam para explicar vários problemas de erros científicos psicografados). Mas não lembro de algum espírita já ter usado a mesma lógica para por em dúvida a própria hipótese do carma, o que seria o mais lógico a se fazer.

Offline Rios

• Nível 12
  • *
« Resposta #24 Online: 11 de Abril de 2010, 22:18:59 »

Oras, Rios
É de se esperar que não tiveram êxito em 100% dos casos, afinal, é um tratamento novo a espera de novas descobertas. Não se pode exigir muito, de fato.

Outra coisa: onde eles afirmam que esses 83% estão destituidos de consciência?

Não é um tratamento, é uma técnica de scanner cerebral que buscou vestígios de consciência em 23 pacientes vegetando. Só encontraram em 4, então por dedução lógica os outros 19 (83%) não mostraram nenhuma evidência de ter consciência.

o que complica a vida dos espíritas, pois mostra que quem produz nossa consciência é o cérebro...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!