Autor Tópico: Ceticismo climático não "pega" no Brasil, enquanto atinge recorde nos EUA  (Lida 2934 vezes)

Offline Darkside

• Nível 09
  • *
Re: Ceticismo climático não "pega" no Brasil, enquanto atinge recorde nos EUA
« Resposta #25 Online: 05 de Julho de 2010, 15:14:15 »
Já viu esse vídeo aqui ímpio?
<a href="http://www.youtube.com/v/deW_d_UCpSQ" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/deW_d_UCpSQ</a>

Tem uma aproximação diferente dos extremos que já cansaram faz tempo os ouvidos de quem se interessa pelo assunto.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #26 Online: 05 de Julho de 2010, 15:25:52 »
Pode fazer um resumo do que diz o vídeo?

Offline Darkside

• Nível 09
  • *
« Resposta #27 Online: 05 de Julho de 2010, 19:39:19 »
Resumindo bem resumidamente, o Nathan Myhrvold não foca seu argumento na existência ou inexistência do aquecimento global causado pelo homem, e sim no fato de que as soluções apresentadas por Gore e cia são totalmente inviáveis, e apresenta uma idéia alternativa: ao invés de tentarmos evitar o aquecimento global, deveríamos é buscar um meio de remediá-lo.

No vídeo, ele fala sobre uma erupção vulcânica que causou uma rigorosa temporada de frio em determinada região, porque as cinzas do vulcão encobriram o sol. Ele propõe que algo semelhante poderia ser feito artificialmente, citando até a substância química que seria utilizada como a "cortina de fumaça", e que seria uma medida sem custos exorbitantes.

Ps: eu não revi o vídeo, alguém me corrija se cometi algum equívoco.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #28 Online: 05 de Julho de 2010, 21:49:46 »
Vish..... Matrix.....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline iGod

• Nível 03
  • *
  • iGod - Ouça o som de deus
« Resposta #29 Online: 05 de Julho de 2010, 22:22:08 »
Nada disso parece ter abalado a confiança do público brasileiro. Só 5% dos ouvidos pelo Datafolha acham que a humanidade não tem nada a ver com o aquecimento global, enquanto cerca de metade dos americanos têm essa opinião. Quanto maior a escolaridade, maior a aceitação do aquecimento global causado pelo homem: 96% entre os que têm ensino superior, contra 87% dos que só cursaram o ensino fundamental.
Não sei se vocês repararam mas é mais conveniente para os Estados Unidos, que o aquecimento global não tenha nada a ver com a natureza, já que eles ocupam o 1° lugar da lista de países mais poluidores do mundo com 24.3% da poluição total. Já para o Brasil que é responsavel por miseros 1,7%, é muito mais facil admitir tal possibilidade.  :)
iGod:
Salva, Reproduz e Converte: Avi em txt, Ateu em Evangelico, Vinho em Agua, Jeniffer Lopez em Preta Gil e Machos em Emos.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 05 de Julho de 2010, 23:46:52 »
Resumo

No vídeo postado pelo Darkside, o senhor Nathan Myhrvold afirma que:

Há um aquecimento global em marcha e que os custos para conter ou até mesmo minorar os seus efeitos são elevadíssimos. Ele então apresenta proposta de resolução do problema de maneira sui generis. Ao invés de se preocupar tanto com o aquecimento via CO2 ele propõe reduzir a temperatura média do planeta pelo aumento induzido do albedo terrestre.

Ele quer reproduzir, em certa medida, os efeitos climáticos das erupções dos vulcões Laki (Islândia) em 1.783 e Pinatubo (Filipinas) em 1.991, nos quais resultaram em invernos mais prolongados, por causa do bloqueio da radiação solar ocorrida na parte médio-superior da estratosfera decorrente das cinzas vulcânicas.

Para se chegar a este resultado ele aspergiria, na parte médio-superior da estratosfera (cerca de 25 Km de altura), partículas de dióxido de enxofre (SO2) na fração de aerossóis, que possui as propriedades necessárias para refletir a luz solar.

Comentários

Sem conhecer mais detalhes do projeto (ideia) não é possível fazer uma avaliação técnica mais acurada, mas com as informações disponíveis eu arrisco dizer que esta proposta:

A) Se parece mais com uma via de escape para que os estadunidenses permaneçam no mesmo padrão de consumo insano, como por exemplo, o uso de imensas camionetes sem uso prático aparente, a não ser puro esnobismo; do que uma proposta destinada a deter os efeitos colaterais danosos do aquecimento para a humanidade, em particular para a nossa infra-estrutura.

B) Não considerou a complexidade da composição e da circulação atmosférica, dando a entender que basta induzir uma segunda alteração climática (resfriamento) para contrabalançar os efeitos da primeira (aquecimento).

C) Não considerou a possibilidade das partículas de SO2 sofrerem mudanças nas suas propriedades e com isto se rearranjarem em um nível inferior da atmosfera, onde poderiam reagir com o vapor d'água e se transformarem em H2SO4. Ou seja, teríamos chuvas globais de ácido sulfúrico.

Mas ao menos há uma parte do vídeo que eu concordo. As obras de Jackson Pollack realmente se parecem com fezes de pinguim espirradas sobre uma superfície base. Hehehehe. :biglol:
Foto USGS

Offline Darkside

• Nível 09
  • *
« Resposta #31 Online: 06 de Julho de 2010, 13:21:02 »
Geotecton colocou meu resumo no chinelo, fez um nas normas ABNT.  :lol:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 09 de Julho de 2010, 22:04:20 »
Não sei se já tinha visto esse vídeo em particular, mas vi um expondo idéias parecidas há um tempo atrás. Tem um monte de coisa sobre geoengenharia que ainda quero ler.

A princípio, acho interessante a idéia, mas ao mesmo tempo, tem a possibilidade de não ser usado como um "último recurso" mas como uma "justificativa" para adiar ao máximo as medidas de diminuição na emissão de gás carbônico -- o que não sei se seria necessariamente ruim, supondo que funcionasse, e que o "custo", não só no sentido estritamente financeiro, mas também "humanitário", na medida em que o encarecimento implica num empobrecimento, em especial dos mais pobres.

Mas acho que, qualquer que seja o caso, o foco principal talvez devesse mesmo ser alguma forma de incentivo à diminuição da natalidade, especialmente nos países mais pobres. Isso vale tanto para o problema do aquecimento global apenas, quanto para problemas parecidos que tendem a vir com o aumento populacional independentemente disso.

O ratinho do Rapha no banner do RV é de matar!  :biglol:

Offline Darkside

• Nível 09
  • *
« Resposta #33 Online: 09 de Julho de 2010, 22:47:11 »
O ratinho do Rapha no banner do RV é de matar!  :biglol:

Até agora, entre as pouquíssimas pessoas que podem entender o que isso significa também gostaram.  :biglol:

Ps: você anda sumido, apareça.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!