Generalizar isso não é uma maneira sábia de discernir sobre os políticos. Esse negócio de que todos os políticos roubam, todos os negros são ruins, toda mulher é inferior, toda polícia é coligada com bandido e todos os pobres são burros, é raciocínio típico da população brasileira preconceituosa.
Enfim, N motivos para explicar que existe ainda alguns, poucos, políticos bons. Mas o que é claro é que GENERALIZAR não leva a lugar nenhum.
Fabulous, eu odeio, mas odeio, generalizações. Mas quando se trata de político, eu não consigo agir diferente. O motivo? Cresci convivendo e convivi muito com políticos de vários cargos, jovens e velhos, novos e antigos no poder. Todos eles - os que eu conheci - abusavam do poder que possuiam, desviavam verbas públicas e cometiam fraudes.
Infelizmente, não conheço um político correto porque simplesmente não consigo visualizar uma estrutura de poder que não implique em realização de acordos, oferecimento de benefícios. Quando se fala em sobreviver na política, existe uma gama de interesses conflitantes que nem sempre correspondem ao do político acabou de ingressar nessa vida.
E quanto ao raciocínio típico da população brasileira preconceituosa, que bom que você se inclui...

Em maior ou menor grau, sobre esse ou aquele aspecto, todos nós somos preconceituosos.

Aliás, como bem podemos notar, a campanha presidencial virou o típico 'sujo falando do mal lavado'. Todo mundo usando verba pública e todo mundo apontando o dedo para o outro. Ô povo que não tem jeito.