eu recomendo de new metal:
Disturbed: mias pelas letras, o segundo cd deles "Believe" fala sobre ateísmo.
Sugarless: Banda de new metal espanhola, o estilo lembra deftones um pouco, letras em inglês.
Crossbreed: Uma mistura alucinante de Psytrance, Hardcore e alguma coisa de industrial, banda da Flórida.
Itsari: Não são mais uma banda de new metal, mas tem muita semelhança, eles são de niterói, Rio de Janeiro.
Seven i lie: Banda paulistana, já acabou mas fizeram um cd "The seventh lie" que é simplesmente perfeito, tem uma levada hardcore violentíssima.
Mudvayne: uma das bandas mais criativas que eu já ouvi, se você gosta de um baixo bem tocado, vai curtir eles, som muito criativo, lembra um pouco system of a down, mas é mais pesada. o hit "Dig" foi remixado por trocentas pessoas.
Blindside: o som lembra uma mistura de Alien Aint Farm e rage against the machine.
OneSideZero: new metal puro, mas riffs legais, lembra em alguns pontos Tool.
36Crazyfists: outra mais na linha básica do new metal.
mais bizarras ou exóticas:
ill niño: mistura de metal com ritmos latinos, se você gostou do roots do sepultura, vai gostar deles, tem 2 brasileiros na banda.
Pleymo: New metal francês, os integrantes se vestem de super sentais (tipo changeman, power rangers) e cada um tem uma cor.
Static-x : Muita influência eletrônica e musicas bastante radiofônicas. Eles se consideram uma banda de industrial, mas não fale isso perto de um fã de metal industrial hahah.
Slaves on dope: Hits de rádio, as músicas deles são simples e sem muita criatividade, mas são daquelas que grudam no ouvido, som excelente para festas ou mesmo para covers. ao vivo eles são melhores que em estudio.
agora me veio a mente essas, mas deve tem outras legais tb.