Autor Tópico: Proselitismo em Hollywood  (Lida 4844 vezes)

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
Proselitismo em Hollywood
« Online: 03 de Maio de 2010, 14:13:50 »
Já viram?

Filminho legal, e cativante. Mas incrivelmente proselitista. Perceberam? É incrível como se associa as boas ações da personagem de Sandra Bullock ao fato de ser uma "boa cristã", idéia repetida diversas vezes no filme. Naturalmente, será mais uma produção a mostrar ao crente como seu caminho está correto, ignorando deliberadamente a sujeira embaixo do tapete. O filme mostra visivelmente o mundo daqueles que não têm "cristo no coração", e como tudo fica melhor quando se tem. É evidente que o bem propalado no filme é uma grande virtude humana, e é aí que mora o perigo: o crente acredita, em geral, que as bases deste bem são cristãs, e é uma pena que um filme de circulação mundial trabalhe este tema, desta forma. Inclusive ao colocar uma boa educação como sendo a cristã, como é o caso da escola retratada no filme. É mais uma ode à incapacidade humana (do cristão) de se fazer o bem sem uma mitologia que lhe dê aporte. Lamentável.

Um outro filme, ainda mais esdrúxulo neste sentido, é o:

Tá, vá lá: as porradas (bem ao estilo cristão, pelo jeito :lol:) são legais. Mas o filme... primeiro, que raio de livro raro (parece que só sobrou um, o que Eli carrega) é este que, há alguns anos antes, era o mais impresso do mundo??????????????? E estes princípios irão salvar o pouco que resta? É o apocalipse mesmo!
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
Re: Proselitismo em Hollywood
« Resposta #1 Online: 03 de Maio de 2010, 14:24:44 »
Hollywood vive disto, é lamentável e muito previsível. O curioso é que num estúdio (p. ex., o "A"), se grava filmes xapores, cheios de mensagens bonitas e muito carinho... Num outro (p. ex., o "B"), se grava o fim do mundo! :hehe:

Se bobear, num outro estúdio (o "C"), se grava um filme sobre o próximo Anti-cristo! Tudo em prol das verdinhas.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #2 Online: 03 de Maio de 2010, 15:52:13 »
Damnit, coloca o nome dos filmes. Quem não viu (tipo eu), não vai ter a mínima idéia de que filme se tratam por um screenshot do mesmo.   :hmph: :P
"The patient refused an autopsy."

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #3 Online: 03 de Maio de 2010, 16:09:07 »
The Blind Side (Um sonho possível)

The Book of Eli (O livro de Eli)
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Mister B

• Nível 13
  • *
  • Walt Whitman, Brahms, Darwin, Marx. Pode escolher!
« Resposta #4 Online: 03 de Maio de 2010, 23:44:31 »
[ Modo informação inútil]
Detalhe que o Michael Oher, que inspirou o The Blind Side, não joga no blind side do Quarterback, que seria o tackle do lado esquerdo. Ele joga no direito.

[/ modo informação inútil]
"O cristianismo nos afirma que há um homem invisível, que vive no céu e vigia tudo o que fazemos, o tempo todo. O homem invisível tem uma lista de 10 coisas que ele não quer que a gente faça. Se você fizer qualquer uma dessas coisas, o homem invisível tem um lugar especial, cheio de fogo, fumaça, sofrimento, tortura e angústia onde ele vai lhe mandar viver, queimando, sofrendo, sufocando, gritando e chorando para todo o sempre. Mas ele ama você!
George Carlin

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #5 Online: 04 de Maio de 2010, 09:37:07 »
The Blind Side (Um sonho possível)

Em ambos, todos morrem no fim do filme... Hahahahaha! É brincadeira... :hehe:

Offline Pandora

• Nível 14
  • *
  • Não são pedras, são aerolitos!!!
« Resposta #6 Online: 05 de Maio de 2010, 11:54:49 »
Nem assisti pq não suporto os filmes da Sandra Bullock, são sempre tão chatinhos, único que dá pra ver é máquina motífera. Acho que os filmes dela só não perdem para as comédias românticas da Meg Ryan. Mas agora fiquei curiosa em ver o filme, deve ter o dvd aqui em casa já que minha mãe é fã dela...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #7 Online: 05 de Maio de 2010, 19:06:53 »
Máquina Mortífera não é com a Sandra Bullock. Acho que voce quis dizer Velocidade Máxima.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Pandora

• Nível 14
  • *
  • Não são pedras, são aerolitos!!!
« Resposta #8 Online: 06 de Maio de 2010, 11:13:50 »
Máquina Mortífera não é com a Sandra Bullock. Acho que voce quis dizer Velocidade Máxima.

Isso!!! isso!! isso!!

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #9 Online: 29 de Maio de 2010, 06:43:02 »
Mr. Mustard

Hollywood vive disto, é lamentável e muito previsível. O curioso é que num estúdio (p. ex., o "A"), se grava filmes xapores, cheios de mensagens bonitas e muito carinho... Num outro (p. ex., o "B"), se grava o fim do mundo!

Se bobear, num outro estúdio (o "C"), se grava um filme sobre o próximo Anti-cristo! Tudo em prol das verdinhas.

É tudo muití$$imo profi$$ional, não...?

Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline sunyear

• Nível 03
  • *
« Resposta #10 Online: 31 de Maio de 2010, 11:02:50 »
O final de "O livro de Eli" é dúbio... No final a bíblia é colocada entre diversos outros "livros sagrados" de várias religiões, incluindo o Torah, alcorão, etc... O que dá a idéia dela ser apenas mais uma entre tantas, e talvez para se redimirem de todo poder sobrenatural atribuído à ela durante todo o filme...
« Última modificação: 31 de Maio de 2010, 11:25:36 por sunyear »

Offline Christiano

• Nível 15
  • *
    • CBP+18
« Resposta #11 Online: 20 de Julho de 2010, 05:52:29 »
Tem outros filmes proselitistas também, como "O Pastor" (Saving God) com o Ving Rhames (Missão Impossível III, Pulp Fiction), que faz até uma crítica aos televangelistas que enriquecem com a pregação religiosa e esquecem suas origens humildes. Também assisti a um filme proselitista sul-africano chamado "O Fazendeiro e Deus" (Faith Like Potatoes), de 2006, com elenco desconhecido.
"A ridícula situação de alguém que critica o que confessa nunca ter lido ou estudado, já é suficiente para desqualificar a sua crítica."
http://cbp18.ideaboard.net/

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 20 de Julho de 2010, 13:35:31 »
Proselitismo em Hollywood é coisa antiga.

Filmes de ficção antigos retratam alienígenas desumanos, frios, insidiosos e traiçoeiros, a mesma visão política da época sobre os comunistas.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Maeve Brooks

• Nível 11
  • *
« Resposta #13 Online: 25 de Julho de 2010, 12:23:54 »
Acho bem pior quando o tema principal não discute questões religiosas mas várias "mensagens de fé" são transmitidas e entendidas pelo público em geral como normais. Alguns filmes de ação com milhares de tiros e muito sangue falso terminam com os mocinhos sendo resgatados depois de rezar.
"Não existem inocentes. Apenas diferentes graus de responsabilidade."  Stieg Larsson

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 25 de Julho de 2010, 12:48:17 »

Filme muito ruim com o Denzel Washington.
Foto USGS

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #15 Online: 25 de Julho de 2010, 16:43:44 »

eu até gostei.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 25 de Julho de 2010, 18:19:00 »

eu até gostei.

Da interpretação, da cenografia, da direção, do tema?
Foto USGS

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 25 de Julho de 2010, 20:42:59 »
Assisti ontem esse filme The book of eli.. hauaheuhaueuah... que coisa mais idiota que existe! Filme ruim, ruim, ruim. Pior impossível.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #18 Online: 26 de Julho de 2010, 18:04:47 »
Assisti ontem esse filme The book of eli.. hauaheuhaueuah... que coisa mais idiota que existe! Filme ruim, ruim, ruim. Pior impossível.

Não entendi essa merda de filme. O cara disse que queimaram a Bíblia porque ela foi a causa pela qual o povo de lá brigou e acabou com o mundo, agora o desgraçado está querendo salvá-la? Ah vá...

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #19 Online: 26 de Julho de 2010, 18:27:52 »
É interessante como o "vilão" quer a bíblia porque com ela ele seria capaz de "controlar" as pessoas.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 26 de Julho de 2010, 18:31:42 »
É interessante como o "vilão" quer a bíblia porque com ela ele seria capaz de "controlar" as pessoas.
Bom, isso já é feito hoje em dia por milhares de padres, bispos e pastores...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #21 Online: 26 de Julho de 2010, 18:39:15 »

Não entendi essa merda de filme. O cara disse que queimaram a Bíblia porque ela foi a causa pela qual o povo de lá brigou e acabou com o mundo, agora o desgraçado está querendo salvá-la? Ah vá...

Mas a graça do filme está aí!

a) Primeiro o mundo acaba por causa dela;
b) Depois, o caos... Todo mundo comendo todo mundo;
c) E a única provável salvação é a própria bíblia.

Interessante este ciclo vicioso, não?

E para quem não percebeu (e quem não viu o filme, não leia isto): no fim do filme, a bíblia é posta em uma prateleira com milhares de outros livros... Ou seja, para aquela comunidade encontrada por Eli, o importante mesmo era resgatar toda a literatura possível, religiosa ou não.

Ou seja, o filme prega o seguinte: A religião continua sendo o ópio do populacho ignorante (o papel do Garry Oldman mostra isto).

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #22 Online: 26 de Julho de 2010, 20:48:00 »

Mas a graça do filme está aí!

a) Primeiro o mundo acaba por causa dela;
b) Depois, o caos... Todo mundo comendo todo mundo;
c) E a única provável salvação é a própria bíblia.

Interessante este ciclo vicioso, não?

E para quem não percebeu (e quem não viu o filme, não leia isto): no fim do filme, a bíblia é posta em uma prateleira com milhares de outros livros... Ou seja, para aquela comunidade encontrada por Eli, o importante mesmo era resgatar toda a literatura possível, religiosa ou não.

Ou seja, o filme prega o seguinte: A religião continua sendo o ópio do populacho ignorante (o papel do Garry Oldman mostra isto).

Vou refletir melhor, mas a história do filme é dúbia, como toda a comoção do personagem que ouviu vozes, e começou uma jornada, que acreditava que o mundo ia ser salvo pelo seu livro, etc. Sei não...

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 26 de Julho de 2010, 22:31:57 »
Filme nosense, o cara é cego e luta daquele jeito?
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #24 Online: 27 de Julho de 2010, 09:31:29 »
Vou refletir melhor, mas a história do filme é dúbia, como toda a comoção do personagem que ouviu vozes, e começou uma jornada, que acreditava que o mundo ia ser salvo pelo seu livro, etc. Sei não...

Sem dúvida a história é dúbia mesmo. Concordo.
Mas se não fosse "as vozes" e "visões", não seria proselitismo em Hollywood. :hihi:

Hollywood até tenta fazer algum filme bacana, mas acabam apelando ao proselitismo... Do contrário, ninguém compra, hehehe.

Anyway, prefiro Lars Von Trier. É bem mais autêntico.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!