Autor Tópico: Se a religiao oficial do Brasil fosse...  (Lida 3190 vezes)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Se a religiao oficial do Brasil fosse...
« Online: 08 de Maio de 2010, 17:41:53 »
Um dia desses compareci ao batizado do filho de uma amiga. Enquanto esperávamos o início
da cerimônia, comentei com minha mulher que o ambiente físico de uma igreja ainda despertava
em mim uma sensacao de nostalgia e paz, apesar de duas décadas de apostasia. Ela mencionou entao que a ICAR ainda
exerce atividades sociais relevantes, e isso me fez perceber claramente algo que parece passar desapercebido
por muitos: A ICAR é um tigre sem dentes.

A igreja católica é como um animal selvagem que ainda possui o instinto do predador, mas parece manso por nao
ter mais os meios para colocá-los em prática. Isso me fez pensar: como seria nossa vida se o catolicismo fosse a
religiao oficial do Brasil? Eu SEI que no Brasil ainda há uma mistura pouco saudável de religiao e estado, mas as leis
em si tentam, com maior ou menor grau de sucesso, salvaguardar a laicidade do estado.
Tentei imaginar quais seriam as mudancas mais plausíveis. Alguns pontos sao evidentes:

1) O divórcio seria ilegal.
2) Provavelmente a venda de contraceptivos em farmácias seria proibida, ou rigidamente controlada.
3) Aborto? Nunca.
4) Abertura do comércio aos domingos? Nao tenho certeza.
5) Iniciativas com o propósito único de evangelizacao financiadas por verbas públicas (mas nao para outras denominacoes).
6) Certas religioes, como o Candomblé, provavelmente sofreriam perseguicao sancionada pelo governo.
7) Aulas obrigatórias de religiao (i.e. catolicismo) nos colégios públicos (nao muito diferente do que existe hoje, é verdade).
8) Censura prévia de filmes, livros, internet, etc.*
9) Certos cargos públicos seriam reservados para católicos.**

Algo mais? Nao é uma imagem muito boa. Faz a gente pensar que muitos dos que reclamam da "ausência de fé" na verdade já
se beneficiaram da laicidade nominal do estado.

E quanto a outras religioes? Quais seriam as diferencas?

*Exagero? Alguem lembra do filme "Je vou salue, Marie"?
**Até pouco tempo era assim na Argentina: o Menem teve que se converter para virar presidente.

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Se a religiao oficial do Brasil fosse...
« Resposta #1 Online: 08 de Maio de 2010, 17:55:46 »
Distopia interessante. Mas eu compartilho a utopia da "religião" ateísta. Foi através do ateísmo que o laicismo tomou força históricamente. Embora o ateísmo de estado já tenha sido empregado com uma reliosidade monstruosa. E é nesse ponto que entra o ateísmo de Marx, pouco discutido devido a celeuma política antagonizada. Foi quem mais falou a respeito da anestesia da realidade promovida pela religião. E teve uma boa influência ateísta, Feuerbach.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 08 de Maio de 2010, 17:56:39 »
Se a religião oficial fosse uma cristã neopentecostal seria assim o nosso país: :twisted:

a) Mudar-se-ia o nome deste país de República Federativa do Brasil para República Cristã do Brasil.
b) A TE seria proibida e seus adeptos perseguidos.
c) O criacionismo seria a "visão científica" oficial.
d) Quase todos os sinais de uma república laica e moderna seriam eliminados: internet livre; programas culturais com nudez; música (principalmente o rock); entre outros.
e) Construção de templos em larga escala.
f) Os liberais e livres-pensadores seriam perseguidos.
g) Os geólogos "evolucionistas" seriam demitidos! :biglol:
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 08 de Maio de 2010, 18:26:24 »
Eu sei que se a ICAR governasse o mundo, ainda estaríamos na idade média.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #4 Online: 08 de Maio de 2010, 21:20:56 »
Se fosse o espiritismo, teríamos basicamente:

a) Proibição absoluta do aborto; na visão de certos espíritas, o aborto impede uma reencarnação
b) Raríssimos programas de assistência social; pobres e miseráveis foram designados para tal
c) Psicografias como provas cabais em questões jurídicas
d) Concurso público para médium

8-)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 09 de Maio de 2010, 10:35:58 »
Eu sei que se a ICAR governasse o mundo, ainda estaríamos na idade média.
Na série "A bússola dourada", "A faca sutil" e "A luneta âmbar", de Philip Pullman, parte da história se passa em um universo paralelo onde a ICAR nunca perdeu o poder.

Recentemente, filmaram o primeiro livro, mas, em vez de ICAR usaram o nome Magisterium, para evitar problemas.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 09 de Maio de 2010, 16:53:34 »
b) Raríssimos programas de assistência social; pobres e miseráveis foram designados para tal

Mas os espíritas possem muitos projetos de assistência por voluntariado. Essa visão está mais para o hinduísmo com castas.

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #7 Online: 09 de Maio de 2010, 19:37:41 »
Derfel, espíritas também possuem esse tipo de visão, mas não todos. "Deus dá o frio conforme o cobertor". "Eles respondem nesta vida por erros pretéritos". Você, pessoalmente, ser voluntário, é bom para o seu engrandecimento espiritual por estar sendo solidário com quem precisa de sua ajuda, não propriamente por agir ideologicamente. Mas, agora, reconheço o exagero do que escrevi. Mesmo essa questão, dentro do espiritismo, pode variar muito de espírita para espírita, de corrente para corrente.

Ademais, eu estava me referindo a política públicas, mas esqueci de usar o termo. Programas públicos de assistência social seriam raros porque não seria obrigação do estado garantir sustentabilidade a todos, baseando-se em lógicas como as citada acima.
8-)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 09 de Maio de 2010, 23:34:25 »
Eu acho que vocês estão exagerando...

Offline Gordon Nerd

• Nível 10
  • *
  • A imaginação é mais importante que o conhecimento.
« Resposta #9 Online: 10 de Maio de 2010, 16:12:46 »
cara assunto de religiao é complicado mas o que vi ali ate que seria bom  :)
Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada.

Os homens inteligentes não podem ser bons maridos, pela simples razão de que não se casam.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 10 de Maio de 2010, 21:40:50 »

Ah, sim...

E enforcaríamos os que acham que estamos exagerando! :biglol: :biglol:
Foto USGS

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #11 Online: 11 de Maio de 2010, 10:22:47 »

Ah, sim...

E enforcaríamos os que acham que estamos exagerando! :biglol: :biglol:

Estão mesmo. A Argentina tem religião oficial e as coisas não são assim. Da mesma forma o Paraguai e a Inglaterra.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 11 de Maio de 2010, 10:57:30 »

Estão mesmo. A Argentina tem religião oficial e as coisas não são assim. Da mesma forma o Paraguai e a Inglaterra.

1.985 e Dr. Strangelove.

Agora sem ironias ou expressões retóricas e dentro de cenários completamente hipótéticos.

Foram mencionados a Argentina, o Paraguai, ambos católicos, e a Inglaterra, anglicana. Neste caso concordo com o exagero.

Mas e se a religião predominante fosse o islamismo? Será que seria o mesmo comportamento?

Eu acho que a resposta seria: Depende.

Se a nossa sociedade fosse tão atrasada como a do Sudão acho que estaríamos "ferrados".  :chorao:

Se fosse semelhante ao Irã acho que estaríamos em apuros.  :susto:

Mas se fosse semelhante à França ou à Inglaterra acho que seria uma incógnita e que dependeria de muitos fatores.  :?

P.S O fator "acho" é fortíssimo em minha análise, não é mesmo? :biglol:

Foto USGS

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 11 de Maio de 2010, 11:03:47 »

1.985 e Dr. Strangelove.

Agora sem ironias ou expressões retóricas e dentro de cenários completamente hipótéticos.

Foram mencionados a Argentina, o Paraguai, ambos católicos, e a Inglaterra, anglicana. Neste caso concordo com o exagero.

Mas e se a religião predominante fosse o islamismo? Será que seria o mesmo comportamento?

Eu acho que a resposta seria: Depende.

Se a nossa sociedade fosse tão atrasada como a do Sudão acho que estaríamos "ferrados".  :chorao:

Se fosse semelhante ao Irã acho que estaríamos em apuros.  :susto:

Mas se fosse semelhante à França ou à Inglaterra acho que seria uma incógnita e que dependeria de muitos fatores.  :?

P.S O fator "acho" é fortíssimo em minha análise, não é mesmo? :biglol:

Todos os países em que a religião oficial é a islâmica são fortemente intrometidos na vida privada do cidadão. A Turquia é laica. Não há nenhum exemplo de país com religião oficial islâmica e relativa tolerância, que eu saiba. Logo, não é bem um achismo.

Talvez os Emirados Árabes...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #14 Online: 11 de Maio de 2010, 12:41:26 »
Se o Espiritismo fosse lei no Brasil, e como o Espiritismo prega a caridade, então haveriam muitos projetos de assistência social, isso sem dúvida. Mas ao menos não teria censuras e proibições, com excessão do aborto. O espiritismo é contra o aborto, mas se a mulher vai abortar, o problema é dela, que sofra com as consequências, e isso então ainda seria um assunto a ser discutido.

Ou seja, o Espiritismo não te obriga a nada, você é que é responsável pelos seus atos. E acho que esse pensamento manteria o laicismo. Ele mesmo não te obriga a acreditar nele, só se estiver disposto. O Espiritismo não é radical como as outras religiões, apesar de ter uma base teísta.

Não haveria concurso público para médium. Pois o indivíduo é ou não médium por natureza. Ou seja, seria impossível fazer concurso para médium, uma vez que ser médium depende da predisposição orgânica, e não de uma prova. Ou seja, só se é médium quem já nasce assim. E não precisa ser espírita ou ter religião para se ser médium, uma vez que é uma manifestação natural.

No caso da psicografia, só será válida se o conteúdo for coerente. E não seria bem uma prova jurídica, mas sim mais como uma pista de investigação para se achar o culpado.

Não sou a favor de religião se tornar lei política. Mas se caso o Espiritismo fosse lei, talvez não tivesse tanto problema como as outras religiões, que são mais intolerantes, radicais. Pois o Espiritismo respeita o livre arbítrio, já as outras não.

Ainda me seria melhor um Brasil predominantemente espírita que islâmico, católico ou evangélico.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 11 de Maio de 2010, 12:48:01 »
Se o Espiritismo fosse lei no Brasil, e como o Espiritismo prega a caridade, então haveriam muitos projetos de assistência social, isso sem dúvida. Mas ao menos não teria censuras e proibições, com excessão do aborto. O espiritismo é contra o aborto, mas se a mulher vai abortar, o problema é dela, que sofra com as consequências, e isso então ainda seria um assunto a ser discutido.

Ou seja, o Espiritismo não te obriga a nada, você é que é responsável pelos seus atos. E acho que esse pensamento manteria o laicismo. Ele mesmo não te obriga a acreditar nele, só se estiver disposto. O Espiritismo não é radical como as outras religiões, apesar de ter uma base teísta.

Não haveria concurso público para médium. Pois o indivíduo é ou não médium por natureza. Ou seja, seria impossível fazer concurso para médium, uma vez que ser médium depende da predisposição orgânica, e não de uma prova. Ou seja, só se é médium quem já nasce assim. E não precisa ser espírita ou ter religião para se ser médium, uma vez que é uma manifestação natural.

No caso da psicografia, só será válida se o conteúdo for coerente. E não seria bem uma prova jurídica, mas sim mais como uma pista de investigação para se achar o culpado.

Não sou a favor de religião se tornar lei política. Mas se caso o Espiritismo fosse lei, talvez não tivesse tanto problema como as outras religiões, que são mais intolerantes, radicais. Pois o Espiritismo respeita o livre arbítrio, já as outras não.

Ainda me seria melhor um Brasil predominantemente espírita que islâmico, católico ou evangélico.

Impossível usar psicografia mesmo como indício ou pista de prova. Mesmo que fosse verdade, jamais seria impossível identificar uma verdadeira de uma fraude.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 11 de Maio de 2010, 14:12:35 »
O problema é que estão analisando a questão sob uma ótica extremista.

Um religioso poderia vir neste tópico e argumentar na mesma base que um Estado ateísta seria como na URSS.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 11 de Maio de 2010, 14:18:58 »

Um religioso poderia vir neste tópico e argumentar na mesma base que um Estado ateísta seria como na URSS.

Concordo

Offline Pandora

• Nível 14
  • *
  • Não são pedras, são aerolitos!!!
« Resposta #18 Online: 11 de Maio de 2010, 17:51:28 »
Esse tópico me deu medo!

Se a religião oficial fosse uma cristã neopentecostal seria assim o nosso país: :twisted:
d) Quase todos os sinais de uma república laica e moderna seriam eliminados: internet livre; programas culturais com nudez; música (principalmente o rock); entre outros.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 11 de Maio de 2010, 18:59:43 »

a) Mudar-se-ia o nome deste país de República Federativa do Brasil para República Cristã do Brasil.

Acho que você está confundindo as igrejas neopentecostais com a Assembléia de Deus.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 11 de Maio de 2010, 19:45:22 »

Concordo

Cavalheiros!!!

Os símbolos colocados ao lado das postagens reforça o caráter irônico de frases essencialmente retóricas, pelo menos no meu caso.

Seria simplório, de minha parte, reduzir este tema e seus correlatos à meia dúzia de frases.

Mas faço o "mea culpa", pois fui eu quem praticamente iniciou as postagens nesta modalidade.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 11 de Maio de 2010, 19:46:12 »
Esse tópico me deu medo!

Medo de mim ou da minha "avaliação"? :|
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 11 de Maio de 2010, 19:52:05 »

Acho que você está confundindo as igrejas neopentecostais com a Assembléia de Deus.

Caro F. Jarbas

É apenas uma análise retórica.

Sinceramente eu desconheço documentos oficiais, sobre os temas acima, da maioria das igrejas cristãs protestantes.

O pouco que sei provém do contato que tive com alguns de seus adeptos. E o que descrevi acima eu observei em três pessoas que trabalharam para mim nos últimos quatro anos, sendo que um era adventista, um da IURD e um da IMPD.
Foto USGS

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #23 Online: 11 de Maio de 2010, 23:54:40 »
Mas a própria essência do tópico está aí. Se não foi assim de início, assim se tornou.
8-)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 12 de Maio de 2010, 07:07:54 »

E a resposta seria que a URSS defendia o ateísmo na época de Lênin (mas só passou a impô-lo com Stalin), mas este não era o seu objetivo e sim apenas uma ferramenta.

Nunca tivemos um Estado ateísta. Não sabemos como seria. Não  necessariamente seria comunista.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!