O que eu pretendo é essencialmente unir essa realidade que vocês vêem com o espiritismo, tirando seu lado religioso que se baseia na bíblia. A minha proposta ela é certamente diferente de tudo o que já viram, vejam a diferença entre ela e o cristianismo, por exemplo:
Minha proposta:
Fonte = Inconsciente, insensível, processo natural, tem estrutura, massa, energia, poderia ser mensurada, não tem vontade, sentimentos, harmônica e natural, não premia ou condena
Matéria produzida = Produzida pela transformação de matéria caótica em matéria estável por um processo natural, inconsciente e primordial
Mônada = Somos meros produtos de um processo primordial harmônico inconsciente automático
Sagrado = Não existe o sagrado, a Fonte não é sagrada. Tudo uma questão de influxo natural
Julgamento divino = Ausente, pois a Fonte não perdoa ou condena, porque não teria vontade ou sentimentos
Inteligência divina = Ausente, pois a Fonte é um processo, um mecanismo totalmente automatizado
Liberdade divina = Ausente, pois como um mecanismo automatizado, não precisaria de liberdade
Livros "sagrados" = Um conjunto de relatos de mônadas manipulado, metafórico e discutível
Fonte / Acaso = A mesma coisa
Massa da mônada = A mônada é material
Cristo = Yeshua (se fala iéchua, nome mais fiel)
Religiosidade = Ausente (pois é filosofia)
Cognição principal = Raciocínio, indagação
Revivência = Reencarnação
Vida = Criolucionismo
Moralidade = Por reflexão
Fé / Confiança= Em si mesmo
Lider religioso, Livro "sagrado" e rituais = Ausente
Dogma = Por reflexão, discutível
Cristianismo:
Fonte = Consciente, sensível, indivíduo, imaterial, imensurável, tem vontade, sentimentos, nos observa a todo instante, planeja, manipula a matéria que criou e divina, premia ou condena
Matéria produzida = Criada por uma vontade divina, no nada absoluto. A matéria apareceu repentinamente e sem ter uma matéria-prima
Mônada = Somos filhos de um indivíduo divino que nos criou por sua vontade e desígnios
Sagrado = O sagrado existe, a Fonte é sagrada, deve ser temida e louvada, natureza divina
Julgamento divino = Presente, pois a Fonte perdoa e condena, porque teria vontade e sentimentos como um indivíduo
Inteligência divina = Presente, pois é um indivíduo que pensa, planeja, e decide por conta de um julgamento próprio
Liberdade divina = Presente, pois é um indivíduo que muda tudo conforme sua vontade e emoção
Livros "sagrados" = Palavra sagrada de um deus, conteúdo indiscutível, intocável, totalmente fiel aos fatos
Fonte / Acaso = Coisas diferentes
Massa da mônada = A mônada é imaterial
Cristo = Jesus (nome criado por uma tradução ao grego)
Religiosidade = Presente
Cognição principal = Sentimento, louvação
Revivência = Ressurreição/Reencarnação
Vida = Criacionismo/Evolucionismo
Moralidade = Imposta
Fé / Confiança= Numa divindade
Lider religioso, Livro "sagrado" e rituais = Presente
Dogma = Imposto, indiscutível
Como podem ver, a minha proposta não poderia ser uma religião convencional, visto que é uma coisa totalmente diferente. O máximo de religião que poderia ter seria se comparado ao budismo, digo, ao lado filosófico dele, e não na adoração de um deus. Comigo seria a mesma coisa. Não diria que é religião, mas daria uma nova denominação a isso. Não há ritual, divindade, dogma indiscutível (a minha proposta inclui a discussão de dogmas), não se agarra num livro religioso, confiança em si mesmo ao invés de numa "divindade", não há líder religioso, não há panteísmo...
Poderia dizer que seria no máximo uma variação do deísmo, mas de uma forma que choca o naturalismo com teísmo numa coisa só. Portanto não seria nem ateísmo e nem teísmo. Chamo de Natureísmo (Naturalismo Extrafísico)... nome esse que sugere um choque entre duas convicções diferentes.