Autor Tópico: Nem deus protege os seus filhos!  (Lida 4928 vezes)

Offline Enio

• Nível 24
  • *
Re: Nem deus protege os seus filhos!
« Resposta #25 Online: 24 de Maio de 2010, 16:22:33 »
Bem, ao menos existem físicos que consideram essa hipótese de universos paralelos, não só eu...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 24 de Maio de 2010, 17:19:02 »
Bem, ao menos existem físicos que consideram essa hipótese de universos paralelos, não só eu...

:histeria:

Verdade, tem o Ênio e mais meia dúzia de físicos no mundo inteiro que entendem tudo sobre a hipótese de universos paralelos...
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #27 Online: 24 de Maio de 2010, 19:01:20 »
Eu considero a existência de universos paralelos pois mesmo antes do big bang havia matéria, só que numa forma diferente. Ou seja, como não aceito que a matéria venha do nada absoluto, então poderia vir de um outro universo em particular, ou até mesmo de uma matéria que ficaria entre tais universos. Matéria essa que envolveria estes universos e que, estando mais concentrada num ponto, daria luz a um novo universo (apesar de eu respeitar outras formas de se interpretar o que teria causado o big bang).

Agora vai depender da forma de cada um como irá interpretar essa matéria. Pra mim, ou seria a matéria gerada por uma fonte primordial ou seria a própria. Mas como não acho que a matéria dos universos em si seja esta fonte (pois seria panteísmo), então seria uma matéria gerada por esta fonte. Matéria que viria do próprio "caos ordenado". Do "perfeito caótico" que manteria esta malha entre universos, que daria origem a eles mesmos.

Sinceramnete não acho que o universo seja o único. Veja, há séculos só se sabia dos planetas de nosso sistema solar, achava-se que a Terra era o centro do universo. Depois, essa teoria caiu por água abaixo. Depois, foram descobertos planetas extrasolares e o nosso sistema solar já não é mais o centro do universo, nem a Via Láctea. E agora, esse fluxo escuro que é um ralo que está sugando a matéria pra algum lugar além da fronteira universal, sugerindo a existência de outros universos, como já sugeridos por cálculos.

É só olhar para o passado e perceber que as pessoas da época eram céticas quanto ao que se existe e sabe hoje em dia. E esse parece ser um ciclo sem fim. O que é ficção hoje com certeza se tornará realidade daqui a algum tempo. E isso é observável. E é por isso que acabo otimista. É claro que nem tudo o que acreditamos poderá ser verdade, e é por isso que eu tenho essa minha visão da espiritualidade baseada na natureza, pois como a natureza em si nunca está errada, então a uso como minha forma de interpretar aquilo que nos é extrafísico. Ou seja, uma forma mais segura de servir como base para minhas convicções, ao invés de um livro "sagrado".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 24 de Maio de 2010, 19:30:14 »

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #29 Online: 24 de Maio de 2010, 20:08:53 »
Enio, no que sua teoria é diferente do Budismo?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #30 Online: 24 de Maio de 2010, 20:50:41 »
Poderia dizer que ela é mais voltada ao Espiritismo. Por exemplo, no budismo você morre e depois pode reencarnar como um animal, ou seja, não haveria evolução espiritual (ao menos não em relação à complexidade dos organismos em que se reencarna). E discordo da forma como o budismo fala sobre reencarnação. A do Espiritismo me é mais convincente. Entre outras coisas.

Mas acho que a idéia principal dessa causa primária talvez esteja mais voltada ao budismo, mas sem ser totalmente budista, pois não seria um indivíduo, mas um mecanismo natural, só isso. Mecanismo esse que seria o próprio caos ultraorganizado em partes que dependeriam entre si, formando uma coisa única e que fabricaria matéria derivada dela.

Talvez tenha algo parecido no budismo, mas será que é exatamente da mesma forma que penso? Pois como tive base no Espiritismo, então já haveriam diferenças. E até mesmo teria como base certos conceitos científicos. E além disso é uma filosofia que não ficaria parada no tempo, mas que, assim como o Espiritismo, progrediria, ao invés de ficar parada no tempo. Portanto já haveriam diferenças aí.

Não é nem Espiritismo, nem Budismo e muito menos Ateísmo... mas com uma denominação própria.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 24 de Maio de 2010, 20:58:10 »
Dantas...help this guy...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 24 de Maio de 2010, 21:05:10 »
please

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 24 de Maio de 2010, 21:06:09 »
tá certo que o budismo, como toda a religião, é groselha.. mas o cara falar tamanha besteira sobre o budismo é desabonador, se houvesse algo a desabonar
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 24 de Maio de 2010, 21:10:35 »
Estamos lidando com uma metralhadora de bobagens...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #35 Online: 24 de Maio de 2010, 21:41:24 »
Ênio, NADA do que você escreveu sobre o budismo tem a ver com o budismo.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #36 Online: 24 de Maio de 2010, 22:14:00 »
Foi mal, eu dei uma lida e vi que não é reencarnação, mas uma espécie de renascimento, um fluxo contínuo. Mas mesmo assim é semelhante à reencarnação. A forma de explicar é bem parecida com a do Espiritismo, pois há, no caso, o renascimento num novo zigoto, num novo corpo, onde as características da personalidade da vida anterior vão continuar numa nova encarnação...

Até não haver mais a necessidade de reencarnar, ou seja, quando se atinge o nirvana. Essa explicação até que é parecida com a do Espiritismo, quando o espírito purificado não mais necessita reencarnar. Os que reencarnariam seriam os superiores, mas não os purificados. E estes então estariam no nirvana, num eterno gozo. Mas ainda assim eles não ficariam ociosos, pois cada purificado teria uma função própria.

Agora só faltaria saber o que tais espíritos fariam...

Mas mesmo assim, a minha forma de pensar ainda não é bem o budismo. Senão seria budista, e não teria sido espírita.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #37 Online: 25 de Maio de 2010, 11:27:29 »
Vou botar um pouco de lenha na fogueira :hehe:

O nosso universo pode estar situado no interior de um buraco de minhoca (wormhole) - também conhecido como Ponte de Einstein-Rosen - uma espécie de "cano" hipotético que une dois universos.

O próprio buraco de minhoca seria parte de um buraco negro que ficaria dentro de um universo muito maior, que contém o nosso como um traço dificilmente detectável por algum cientista "extra-universal".
Tal exercício teórico não nasce da ociosidade: acontece que a física atual se debate há anos com problemas difíceis de resolver. O maior deles é a nossa bem conhecida gravidade.

Embora seus efeitos possam ser sentidos o tempo todo, ela não se dá com as outras forças conhecidas. Nenhum cientista conseguiu até hoje desenvolver uma teoria que junte a gravidade às forças nucleares fraca e forte e ao eletromagnetismo.

O outro problema é a expansão do Universo. A gravidade deveria estar fazendo com que ele estivesse se contraindo, ou no mínimo, ela deveria estar desacelerando sua expansão. Mas as observações mostram o contrário, o que fez surgir as teorias da matéria escura e da energia escura.
Nikodem Poplawski, da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, acredita que esses problemas podem ser resolvidos se nosso universo tiver nascido quando uma estrela gigante, situada em um universo muito maior e muito mais antigo do que o nosso, colapsou, formando uma ponte para um outro universo.

Se o nosso universo surgiu no meio dessa ponte entre esses dois outros universos, a gravidade pode ser rastreada para antes daquele instante mágico do Big Bang, permitindo sua unificação com as outras forças.

E a expansão acelerada do nosso universo seria explicada pelo simples fato de que estaríamos "vazando" pelo buraco de minhoca, atraídos por outro universo
.

Para saber mais Senhor Enio, LEIA AQUI: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=universo-dentro-buraco-minhoca&id=010130100413
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
« Resposta #38 Online: 25 de Maio de 2010, 12:01:19 »
Enio, ja leu esses dois livros:

A física da Alma e o Universo Auto-consiente, de Amit Goswami? Se ainda não leu, fica ai a sugestão.

Abs

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 25 de Maio de 2010, 12:42:07 »
Foi mal, eu dei uma lida e vi que não é reencarnação, mas uma espécie de renascimento, um fluxo contínuo. Mas mesmo assim é semelhante à reencarnação. A forma de explicar é bem parecida com a do Espiritismo, pois há, no caso, o renascimento num novo zigoto, num novo corpo, onde as características da personalidade da vida anterior vão continuar numa nova encarnação...
Segundo o budismo mais ortodoxo, não é nem reencarnação nem renascimento. A pessoa morre e acabou-se. Entretanto, ela deixa uma herança, uma influência  no fluxo, que vai moldar uma outra pessoa no futuro. Uma pessoa inteiramente nova que terá as características da que morreu.

Seria como enfiar na cabeça de um recém nascido tudo o que ficou registrado sobre uma pessoa (livros, vídeos etc.) e essa criança partir daí.

Um dia, a soma das heranças acumuladas permitirá a alguém ver a realidade por trás da ilusão da matéria e desaparecer sem deixar herança. Ou então deixar uma herança para que alguém neste mundo ajude os outros.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #40 Online: 25 de Maio de 2010, 13:37:53 »
Bem, essa teoria de nosso universo estar numa ponte entre dois universos só defenderia ainda mais a teoria do multiverso, tanto quanto o fluxo escuro que age como uma espécie de ralo. Ou seja, que antes do nosso universo existir, já haveriam outros. O que também só acaba reforçando mais o que falo na minha filosofia.

Pode ser que a forma como descrevo na minha filosofia não esteja tão certa, mas defende que já havia matéria antes do nosso universo, e que essa matéria cósmica teria sempre existido, e não ter tido um início absoluto. Matéria essa que dá origem a novos universos. Eu penso que o nosso universo está sim dentro de um espaço maior, interuniversal, assim como o espaço intergalático, interestelar, interplanetário... Mas este espaço maior poderia ser uma ilusão, e os universos estarem seperados não por um espaço, mas por diferentes dimensões.

E que o espaço interuniversal estaria ainda dentro de um espaço maior, espaço esse primordial e do qual é de onde vem todas as leis universais. Ou seja, a Fonte. Não seria uma divindade, mas apenas um espaço natural, assim como os que já citei... espaço esse que envolveria todos os outros. Espaço esse que deu origem ao interuniversal, apesar de ter sempre existido, pois pra mim matéria sempre existiu, seja da forma como conhecemos, seja de outra forma.

Na minha forma de pensar, todos os universos estariam aparentemente ocupando o mesmo lugar, mas na verdade estariam separados não pelo espaço, mas sim por uma malha energética. Cada universo vibraria de forma diferente, o que evitaria o choque entre eles, fazendo-os estarem, pra nossa percepção, em diferentes dimensões. A não ser se existe uma ponte entre dois universos, em que um universo poderia estar sugando o outro. Mas essa ponte seria energética.

Mas mesmo assim, essa teoria é interessante.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 25 de Maio de 2010, 19:10:10 »
Segundo o budismo mais ortodoxo, não é nem reencarnação nem renascimento. A pessoa morre e acabou-se. Entretanto, ela deixa uma herança, uma influência  no fluxo, que vai moldar uma outra pessoa no futuro. Uma pessoa inteiramente nova que terá as características da que morreu.
Fernando, mas é essa exatamente a definição de renascimento no budismo (e não o que o Enio escreveu sobre ele).
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #42 Online: 25 de Maio de 2010, 20:45:21 »
Cheguei a uma conclusão... nada é perfeito ou imperfeito. Perfeito e imperfeito são só uma ilusão de nosso julgamento. Perfeito e imperfeito é só uma aparência para um equilíbrio que costumamos não perceber, pois ficamos mais impressionados pelas aparências das coisas. Pois na nossa percepção, são as aparências que dominam, e não a essência.

A essência só é percebida ou no sentir ou quando o conhecimento se amplia. Fora isso, ficamos só nas aparências. O que parece perfeito pode ser uma ilusão gerada por partes imperfeitas interdependentes. E o imperfeito pode ser uma ilusão gerada pela aparente imperfeição, quando na verdade é esse suposto imperfeito que gera o perfeito e fica equilibrado. Ambos seriam uma ilusão, que na verdade seria um equilíbrio.

E penso que o que envolve a tudo, todos os universos, e que sempre existiu e deu origem a eles é esse mecanismo em equilíbrio. Se não fosse aparentemente perfeito e imperfeito, não seria nada. E nada existiria, pois não haveria um equilíbrio, nada seria funcional.

O que é funcional tem que ter a ilusão do perfeito e imperfeito (o equilíbrio oculto), pois sem os dois seria instável.

Digo, que tanto nós quanto o universo, Deus e o acaso seriam perfeitos e imperfeitos, teriam tais ilusões. Pois, se tem função, estariam num equilíbrio. Absolutamente nada poderia ser só perfeito ou imperfeito em toda a natureza, ou simplesmente não poderia existir.

E acho isso melhor do que pensar num deus bonitinho, perfeitinho ou num deus imperfeitinho, impiedoso e malévolo. Esse suposto deus, pra mim, seria só um equilíbrio entre o perfeito e o imperfeito, os dois juntos numa coisa só, coexistindo... assim como o próprio universo que é perfeito como um todo, mas imperfeito em partes. E é imperfeito em relação ao que está fora dele. Nos parece tanto perfeito quanto imperfeito... e assim vai em relação a tudo.

Ou seja, a essência se esconde por trás das aparências!!!

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 25 de Maio de 2010, 20:53:19 »
Pronto..agora o Ênio virou taoísta.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #44 Online: 25 de Maio de 2010, 21:43:42 »
Essa conclusão só cheguei à ela por uma necessidade minha de me organizar, de me equilibrar, de organizar meus pensamentos, convicções e crenças. Eu, agora, penso que a natureza em si é esse equilíbrio, e que o perfeito ou imperfeito não são absolutos, só ilusões, produtos de nosso julgamento.

Com relação ao taoismo, de fato tem alguma coisa a ver, mas ainda assim não é 100% taoismo, pois o meu pensamento, na parte espiritual, tem mais afinidade ao espiritismo, apesar de modificado na minha convicção. Talvez um mix de espiritismo com taoismo... ah, mas ainda assim seria diferente!

Mais uma coisa... a noção de espiritualidade seria só um julgamento nosso para formas de matéria que nos são imperceptíveis, assim como a matéria do que vai além de nosos universo, de nossa percepção. Espiritualidade e matéria seriam uma coisa só, apesar de que o que referimos como espiritualidade seria só uma matéria de outra dimensão, ao invés de algo sobrenatural ou divino. É assim que entendo. Portanto, quando alguém diz que associo o espírito ao sobrenatural... ledo engano, pois pra mim é natural como acabei de descrever.

Pois tudo no fim das contas é natural... um mecanismo oculto!

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 25 de Maio de 2010, 22:08:15 »
Pronto...o Ênio agora virou xintoísta.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #46 Online: 25 de Maio de 2010, 22:27:56 »
Mas no xintoísmo há divindades, deuses (como indivíduos, entidades). E na minha filosofia não há cultos, mas um entendimento da natureza. É politeísta, coisa que não é a minha filosofia. Não faz culto a ancestrais. Não haveria santuários ou templos para a minha filosofia. Portanto... ainda seria diferente.

Sim, parte da minha filosofia pode sim ter algo a ver com as filosofias orientais (em relação ao equilíbrio), mas ainda assim difere e seria só por coincidência. Ainda por cima pelo fato de eu não ter lido sobre tais filosofias quando sintetizei a minha... Portanto, realmente a minha filosofia é um resultado de uma necessidade de resolver um conflito meu, e que poderia levar a um maior entendimento a outras pessoas.

Ou seja, transformar produto de um sofrimento em algo realmente útil, esclarecedor. Ou seja, a "perfeição" de um esclarecimento com base num "caos", um sofrimento, desorganização minha.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #47 Online: 25 de Maio de 2010, 22:37:54 »
Enio, a sua "filosofia" não tem o menor sentido prático e a teoria é só a mistura de vários conceitos pré-existentes, formando uma salada sem o menor respaldo na realidade.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #48 Online: 25 de Maio de 2010, 23:41:08 »
E que realidade é essa que você vê então? Gostaria de saber.

Pode ser que tais conceitos estejam incompletos... e necessitem de algo maior.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 26 de Maio de 2010, 07:04:05 »
E que realidade é essa que você vê então? Gostaria de saber.

Pode ser que tais conceitos estejam incompletos... e necessitem de algo maior.
Você pode criar a ficção que você quiser e se agarrar a ela, por mais desvairada que seja, mas será apenas a sua ficção, não uma hipótese válida baseada em evidências que pode ser discutida e confirmada ou refutada.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!