Autor Tópico: Entrevista – Da Pra Ser Feliz Sem Deus?  (Lida 4545 vezes)

Offline Lion

• Nível 35
  • *
Entrevista – Da Pra Ser Feliz Sem Deus?
« Online: 19 de Junho de 2010, 12:27:41 »
Anteontem assisti um debate entre um psiquiatra e neurocientista chamado Eduardo Aquino e o Daniel Sottomaior em um programa aqui de Minas chamado “Brasil das Gerias”.  O tema foi “Da Pra Ser Feliz Sem Deus?”. Não sei se os vídeos já foram postados ou comentados aqui, então aí vai:

<a href="http://www.youtube.com/v/wvDcTSl8Vuk" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/wvDcTSl8Vuk</a>

<a href="http://www.youtube.com/v/dKuVp9aHVcY&amp;feature=related" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/dKuVp9aHVcY&amp;feature=related</a>

<a href="http://www.youtube.com/v/Cza6wXReiS8&amp;feature=related" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/Cza6wXReiS8&amp;feature=related</a>

<a href="http://www.youtube.com/v/YixCmSzGI1M&amp;feature=related" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/YixCmSzGI1M&amp;feature=related</a>

<a href="http://www.youtube.com/v/Dvdy_ts3QQE&amp;feature=related" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/Dvdy_ts3QQE&amp;feature=related</a>

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re: Entrevista – Da Pra Ser Feliz Sem Deus?
« Resposta #1 Online: 19 de Junho de 2010, 13:14:49 »
Já vi esse video e achei meio bizarro o sarcasmo do Sottomaior contrastando com a falta de argumento do outro doutor lá, que "ficou triste" :hein: com a maneira como o Sottomaior o interpelou. :umm:

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #2 Online: 19 de Junho de 2010, 14:05:30 »
O neurocientista não estava conseguindo terminar os raciocínios... Ele começava a falar se enrolava e por fim acabou ficando triste....   :chorao:  :P

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #3 Online: 20 de Junho de 2010, 01:11:37 »
Esse Sottomaior é muito feio, vocês ateus deveriam arranjar alguém mais arrumadinho para lhes representar.

Sabe como é, fazer uma presença  8-)
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #4 Online: 20 de Junho de 2010, 06:17:22 »
Esse Sottomaior é muito feio, vocês ateus deveriam arranjar alguém mais arrumadinho para lhes representar.

Mas eu moro muito longe..... He he he
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 20 de Junho de 2010, 11:56:24 »

Sabe como é, fazer uma presença  8-)

Eu parto do pressuposto que todos os homens são feios... bonito só eu.

Além do mais trata-se de divulgação da filosofia ateísta e não um concurso de miss.  :histeria:

Quem precisa de terninho e gel no cabelo para parecer respeitável são aqueles pastores com cara estelionatários.  :P :hihi:

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #6 Online: 21 de Junho de 2010, 15:56:23 »

Não existe homem bonito.... A exceção sou eu, pode perguntar para a minha mãe. :D

Achei a entrevista legal, o Sottomaior argumenta bem.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #7 Online: 21 de Junho de 2010, 17:11:22 »
Como esperado: o teor dos debates Teísta Vs. Ateu continua sendo sempre o mesmo.

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #8 Online: 21 de Junho de 2010, 18:35:39 »
Saco é a apresentadora. Sabe aquele tipo irritante de "gente alegre que fala como se falasse para criaças e/ou retardados"?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 21 de Junho de 2010, 19:15:37 »
Saco é a apresentadora. Sabe aquele tipo irritante de "gente alegre que fala como se falasse para criaças e/ou retardados"?

Isto me lembra de um debate sobre a Lua na rede Manchete no início dos anos 90, no qual uma apresentadora loira, que não lembro o nome, fez um colóquio com uma astróloga, uma cartomante, uma vidente espírita e o astrônomo Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, que estava começando a ficar, então, em evidência.

Após a primeira pergunta, que foi respondida por todos, a loira infeliz praticamente alijou o astrônomo da conversa porque ele insistia em desmistificar o papel da Lua como reguladora do futuro das pessoas.

Mas que foi engraçado ver a demonstração inequívoca de ignorância, isto foi. :biglol:

EDIT: A apresentadora se chamava Marcia Peltier.
« Última modificação: 22 de Junho de 2010, 08:28:36 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 22 de Junho de 2010, 07:34:00 »
Após a primeira pergunta, que foi respondida por todos, a loira infeliz praticamente alijou o astrônomo da conversa porque ele insistia em desmistificar o papel da Lua como reguladora do futuro das pessoas.
As pessoas têm medo de quem acaba com suas ilusões confortadoras.
Elas preferem se agarrar às ilusões.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #11 Online: 22 de Junho de 2010, 11:09:04 »
Qualquer religioso que debate finge isenção. Ele exige respeito aos seus argumentos mesmo que sejam os mais estapafúrdios. Isso porque ele considera que o tema é sagrado e como sagrado deverá ser tratado. Quando o interlocutor trata o assunto como outro qualquer ele fica triste, profundamente magoado, pois no fundo, não havia raciocínio, só um cipoal de emoções que preenchem sei lá quais necessidade afetivas. É como se dissesse: "Como alguém pode ser tão cruel e insensível com a minha experiência de vida?" Apesar de todo verniz científico de que reveste o debate, o religioso não tira da cabeça, um segundo sequer, suas profundas experiências emocionais e chateia-se e esbraveja esquecendo que ali deveria ser apenas um debate racional, onde cada lado apresenta apenas idéias, e mais nada, que podem estar certas ou erradas.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
« Resposta #12 Online: 22 de Junho de 2010, 16:37:50 »

É verdade que tudo isso que o crente disse foi provado: os crentes adoencem menos, são mais felizes, etc?
“A maior decepção de um crente fervoroso seria, ao chegar no céu, vê um ateu”. ronysalles

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #13 Online: 22 de Junho de 2010, 20:35:20 »

É verdade que tudo isso que o crente disse foi provado: os crentes adoencem menos, são mais felizes, etc?
Isso só seria verdade em pesquisas sem credibilidade, e que abusam de falácias e deturpação escandalosa de termos. Por exemplo, felicidade é aparentemente um termo bem fácil de ser utilizado para justificar qualquer coisa, já que sua definição clara é bastante difícil.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #14 Online: 22 de Junho de 2010, 21:08:58 »
Esse lance de dizer que as pessoas que possuem uma crença adoecem menos é complicado....  Conheço “trocentas” pessoas com problemas de saúde e nenhuma delas é descrente. Os hospitais e postos de saúde estão abarrotados de doentes. Será que estão doentes pela falta de uma crença? Tanto crentes quanto descrentes ficam doentes na mesma proporção porque isso é algo comum a qualquer organismo. 

Offline Pandora

• Nível 14
  • *
  • Não são pedras, são aerolitos!!!
« Resposta #15 Online: 09 de Julho de 2010, 18:38:26 »
Se as pessoas crentes adoecem menos, então a população brasileira de ateus é muito maior do que se pensa! Basta ver as filas nos hospitais públicos...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #16 Online: 09 de Julho de 2010, 19:20:37 »
Eu lembro de ter lido um estudo sobre isso por aqui..... Mor preguiça de procurar...
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #17 Online: 09 de Julho de 2010, 23:57:59 »
Costumam dizer em não-crença, eu como não gosto disso, digo que acredito no amor, na ética e na justiça. E o que to acostumando a ouvir é que isso é deus. Não é a toa quererem a felicidade como princípio teísta. E importante o contrário, que é o diabo, com o oposto do que deus "significa" moralmente. Então quando não se "tem" deus, se tem o diabo. É a lógica teísta em seu aspecto emocional/afetivo em relação ao mundo.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #18 Online: 10 de Julho de 2010, 11:50:49 »

Depois que  sujeito disse qua aprendeu Física Quântica  com o filme "Quem somos nós ?"  eu tenho lá minhas dúvidas sobre a capacidade intelectual do gajo  ...
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #19 Online: 10 de Julho de 2010, 13:35:11 »
Debates desse tipo só servem para validar o lado crente/ quack/ bogus. Não sei porque o Sottomaior continua se sujeitando a isso.

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #20 Online: 10 de Julho de 2010, 21:31:27 »
Debates desse tipo só servem para validar o lado crente/ quack/ bogus. Não sei porque o Sottomaior continua se sujeitando a isso.

Para ser o Ateu que aparece na TV. Quase uma Richard Dawkins tupiniqim.

Obviamente prefiro mais quando o Kentaro Mori aparece, mas isto é raro.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 10 de Julho de 2010, 22:49:23 »
Da Pra Ser Feliz Sem Saci-Pererê?  ::)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 10 de Julho de 2010, 23:36:27 »
Da Pra Ser Feliz Sem Saci-Pererê?  ::)

Não!!! :biglol:
Foto USGS

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #23 Online: 11 de Julho de 2010, 02:36:58 »

Neste debate em particular eu não vi nada que pudesse desmerecer a atuação dele.  Não vejo nada de errado em participar deste tipo de debate.

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #24 Online: 05 de Agosto de 2010, 22:52:31 »

Neste debate em particular eu não vi nada que pudesse desmerecer a atuação dele.  Não vejo nada de errado em participar deste tipo de debate.
Isso porque você não viu os debates dele no Super Pop.  Geralmente o apresentador ou apresentadora não são imparciais, a platéia é atiçada como um bando de cães, gritam e batem palmas para aprovar qualquer asneira dita.
Deprimente, fiquei com pena do Daniel, quando ele participou de um programa desses.
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!