Eu prometi que não ia mais escrever sobre o assunto, mas lá vão meus dois centavos finais, para deixar minha posição clara
- TODAS as imprensas de TODO o mundo ao longo de TODA a história cornetam o trabalho de TODOS os técnicos. A nossa não é nem diferente, nem mais irritante do que outras.
- Saber lidar com a imprensa esportiva, do idiota irritante ao entrevistador educado, faz parte INTEGRAL do cargo de Técnico da Seleção Brasilera. Você pode ser mal-humorado e turrão, como foi Luís Felipe Scolari, e mesmo assim manter uma atitude profissional.
- Dunga não tem essa postura profissional. Ele deixa que suas mágoas pessoais falem mais alto e vê em tudo e em todos uma constante ameaça à sua autoridade (ou masculinidade, vai saber. Esses caras são estranhos). Vejam a entrevista de ontem do Kaka, por exemplo, na qual ele fala de assuntos delicados sem perder a elegância. Eu posso discordar sobre o que ele falou sobre Juca Kfouri, mas aplaudo a maturidade do Kaka, que o Dunga não sabe ou não quer ter.
- A Dona Globo, por sua vez, não é santinha nenhuma nessa história. Até acho que o Escobar pagou de pato, pois estava apenas comunicando à sua base que a exclusiva combinada tinha sido vetada pelo Dunga. Até aí, tudo bem. Mas precisava entrar o Tadeu Schmidt e fazer aquele ataque? Não, não precisava, porque tá todo mundo careca de saber que o Dunga fecha o cerco mesmo, para todo mundo, e por igual. Só que a Globo não deve estar acostumada a ser tratada como "todo mundo", daí ter ficado com raivinha. E nessa guerra ridícula de egos quem perde é o telespectador.
Por fim, deixo um link para uma coluna escrita pelo Mano Menezes, que abordo a assunto do ponto de vista do profissional da bola:
http://manomenezes.blog.terra.com.br/2010/06/22/o-futebol-os-torcedores-os-profissionais-e-a-midia/