Enquete

O que você acha de um podcast mensal ou bimestral com membros do Clube Cético ?

Boa ideia
18 (90%)
Má ideia
0 (0%)
Não PODi me CASTrá não
2 (10%)

Votos Totais: 20

Autor Tópico: Proposta - Podcast do Clube Cético  (Lida 5537 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Proposta - Podcast do Clube Cético
« Resposta #50 Online: 04 de Agosto de 2010, 13:03:58 »
1.1 - a moral não é ditada por Deus - geralmente em minhas discussões eu proponho ao meu interlocutor o dilema por que passou Abrão na Bíblia: se Deus mandasse você matar seu filho, isso seria a coisa certa a se fazer? Qual a diferença entre abraão e Bin Laden?

Brilhante idéia uili. Faça isso e você ganhará milhares de pessoas para o lado do Datena.

Qual é o objetivo, deixá-los com menos cara de bicho papão? Pegue um ateu que viva os grandes fundamentos éticos considerados cristãos e façam uma intrevista com ele, perguntando como ele os aplica, mesmo sem a crença.

Ou seja, intrevistem alguém de longo casamento, família estruturada, filhos bem resolvidos, que ele seja bem resolvido, etc. E sobre como a não crença não atrapalhou ou o ajudou nesse processo.

Eu não concordo com você, calvino. O objetivo de citar Abraão não é classificar todos os cristãos como bin ladens em potencial, mas justamente o contrário, mostrar que qualquer pessoa com um pingo de noção, inclusive 99,9 % dos cristãos, não aceitaria o gambito que Deus propôs a Abraão. Com isso se demonstraria que a ética não advém da autoridade divina, mas do respeito ao ser humano, que todos nós já temos uma intuição moral que independe do que acreditamos que seja a vontade divina. Eu acho a história de Abraão extremamente adequada para isso.

Já essa ideia de entrevistar um ateu pra mostrar que ele é do bem, pra mim, seria usar uma evidência anedótica. Seria um mal jeito de iniciar um podcast cético, até porque eu suponho que a maioria dos ouvintes será cético, não precisamos convencê-los que eles são pessoas boazinhas, precisamos é muni-los de argumentos para quando eles forem confrontados com esses questionamentos.
« Última modificação: 04 de Agosto de 2010, 13:08:15 por uiliníli »

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #51 Online: 04 de Agosto de 2010, 13:19:25 »
Eu não concordo com você, calvino. O objetivo de citar Abraão não é classificar todos os cristãos como bin ladens em potencial, mas justamente o contrário, mostrar que qualquer pessoa com um pingo de noção, inclusive 99,9 % dos cristãos, não aceitaria o gambito que Deus propôs a Abraão. Com isso se demonstraria que a ética não advém da autoridade divina, mas do respeito ao ser humano, que todos nós já temos uma intuição moral que independe do que acreditamos que seja a vontade divina. Eu acho a história de Abraão extremamente adequada para isso.

99,9% não só aceitam, mas acham lindo e o máximo.
Cara, você precisa ir mais para a Igreja!  :)

Já essa ideia de entrevistar um ateu pra mostrar que ele é do bem, pra mim, seria usar uma evidência anedótica.

Sim, mas funciona.

Seria um mal jeito de iniciar um podcast cético, até porque eu suponho que a maioria dos ouvintes será cético,

Então porque o tema é: "ateus não comem criancinhas"? Eles mesmos precisam se convencer disso?

não precisamos convencê-los que eles são pessoas boazinhas, precisamos é muni-los de argumentos para quando eles forem confrontados com esses questionamentos.

Ahhh vocês vão dar argumentos para eles defenderem sua moral, e o argumento é a falta de lógica da moral cristã?
Bom, Dawkins fez isso na Inglaterra e as igrejas voltaram a encher.
Estarei torcendo pelo podcast de vocês  :lol:

Nem sei porque me meto.  :?

"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 04 de Agosto de 2010, 13:42:12 »
99,9% não só aceitam, mas acham lindo e o máximo.
Cara, você precisa ir mais para a Igreja!  :)

Se eles acham a história de Abraão linda e o máximo, então aí sim eles precisam ser convidados a refletir mais criticamente sobre ela.

Já essa ideia de entrevistar um ateu pra mostrar que ele é do bem, pra mim, seria usar uma evidência anedótica.

Sim, mas funciona.

Eu ficaria muito triste se funcionasse, pois é uma baita falácia.

Seria um mal jeito de iniciar um podcast cético, até porque eu suponho que a maioria dos ouvintes será cético,

Então porque o tema é: "ateus não comem criancinhas"? Eles mesmos precisam se convencer disso?

Para muni-los de argumentos quando for necessário para eles. Eu imagino que você, como cristão, não esteja acostumado a ser cobrado pelos seus amigos e por sua família pelo que você acredita. Me responda, quantas vezes, após dizer para alguém que você é evangélico essa pessoa já te perguntou "Por quê?". Comigo isso acontece toda hora. E pior que quando você se apresenta como ateu, é normal você receber a reprovação automática do seu interlocutor, você passa a ser culpado até prova em contrário, a pessoa começa a questionar sua moral, achar que você é drogado, suicida, niilista... Não é a tôa que todo mundo aqui já tem uma resposta mais ou menos ensaiada para essas perguntas porque a gente já se acostumou a esperar que elas apareçam.
E por que existem tantos fóruns, sites, vídeos no youtube, etc., de ateus discutindo essas coisas? Simplesmente porque nem todo mundo tem uma boa resposta na ponta da língua ou mesmo até clareza sobre o que ela pensa realmente, tem muitos ateus novos que ainda não conseguiram recolocar seu mundo nos eixos após ter deixado de acreditar em Deus e tem muita gente no meio do caminho, que não sabe se vai ou se fica...

não precisamos convencê-los que eles são pessoas boazinhas, precisamos é muni-los de argumentos para quando eles forem confrontados com esses questionamentos.

Ahhh vocês vão dar argumentos para eles defenderem sua moral, e o argumento é a falta de lógica da moral cristã?

É uma das opções. Se uma das críticas que recebemos é que não podemos ter moral fora dos preceitos do Cristianismo, uma olhadinha crítica na moral cristã é mais do que bem vinda ao debate. Por que temos que ficar só na defesa?

Bom, Dawkins fez isso na Inglaterra e as igrejas voltaram a encher.
Estarei torcendo pelo podcast de vocês  :lol:

Pra mim Carl Sagan foi o Professor X e Dawkins é o Magneto :P Acho que não precisamos adotar o tom agressivo do Dawkins.

Nem sei porque me meto.  :?

Porque você me adora, admite, vai? :love:

[/quote]

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #53 Online: 04 de Agosto de 2010, 13:53:08 »
Acho que faz mais ou menos sentido, tentando olhar pela ótica de vocês.
A "crentisse" na minha cabeça não deixa enxergar seu lado com tanta clareza, e olha que eu tento!

"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #54 Online: 04 de Agosto de 2010, 13:53:59 »
Porque você me adora, admite, vai? :love:

xxxiiiiiiiiiiiiiiiiiiiuuu

já falei, sem manifestações públicas!  :vergonha:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #55 Online: 04 de Agosto de 2010, 15:55:52 »
Eu absolutamente concordo que não devemos assumir um tom de confronto, pelo menos não a princípio. Acho que o teor tem que ser expositivo, mesmo.

Quanto à barganha de Abraão, o curioso é que no caso de Sodoma e Gomorra houve uma certa negociação com Deus; o que não ocorreu com o sacrifício de Isaque. Acho que é um bom ponto ilustrativo.

Uíli, anote aí o meu Skype: d_bohr

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 04 de Agosto de 2010, 16:07:13 »
Eu absolutamente concordo que não devemos assumir um tom de confronto, pelo menos não a princípio. Acho que o teor tem que ser expositivo, mesmo.

Quanto à barganha de Abraão, o curioso é que no caso de Sodoma e Gomorra houve uma certa negociação com Deus; o que não ocorreu com o sacrifício de Isaque. Acho que é um bom ponto ilustrativo.

Uíli, anote aí o meu Skype: d_bohr

Adicionei você, Dbohr. Interessante essa observação sobre Sodoma e Gomorra, eu não tinha pensado nisso. Dá para a gente desenvolver esse assunto, mas é importante tomar cuidado falando na Bíblia porque estaremos pisando em ovos, é fácil ofender alguém. A preocupação do calvino é muito legítima nesse ponto, então é algo que se formos discutir vamos precisar tratar de forma cuidadosa.

Acho que seria bom a gente elaborar um roteirinho do que falaríamos no podcast, não para ficar lendo, claro, mas para não se perder muito na discussão e para podermos revisar com calma o que vamos falar, em vez de nos darmos conta que falamos bobagem tarde demais. O que achou da pauta que eu propus?

Outras coisas que precisamos discutir: qual vai ser a duração do programa? Qual vai ser a periodicidade? Quem vai fazer a edição? Qual vai ser o tom do programa (sério e sisudo, ou leve e bem-humorado)?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 04 de Agosto de 2010, 16:10:43 »
Ah, sim, e vamos precisar de uma música tema legal igual ao Skeptic's Guide to the Universe :P

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #58 Online: 04 de Agosto de 2010, 16:20:47 »
Gostei da sua pauta, acho que podemos construir a partir daí. Concordo absolutamente que temos que tomar cuidado, pois a intenção é mostrar que o modo de vida e a filosofia do ateu é compatível com a ética e a moral da maior parte das pessoas -- cristã ou não. Nesse ponto eu concordo com o Calvino.

A peridiocidade é sempre um assunto complicado. Meu podcast de Star Wars é teoricamente quinzenal, mas tanto eu como meu irmão temos certos conflitos de agenda que acabam atrasando. Minha recomendação é que a gente grave uns dois ou três episódios para termos uma ideia de nossas agendas (e do interesse, porque não dizer) e aí decidir se vai ser um lance regular ou não.

Eu posso fazer a edição sem o menor problema, mas aceito sugestões de música de abertura e encerramento, vinhetas etc. De preferência com permissão do autor para não violar copyright nenhum :-)

Quanto ao tom... pô, eu prefiro que seja descontraído, mas com foco e "seriedade". Aliás, penso que podemos manter um limite de 45 minutos até no máximo 1 hora. Mais que isso e o ouvinte começa a dispersar.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 04 de Agosto de 2010, 16:38:53 »
Beleza, Dbohr, então acho que agora podemos passar os deveres de casa. Quem está inscrito até agora? Eu, você, o biscoito e quem mais? (acho que ele disse que eram 4) Podemos dividir os temas propostos em pauta (depois de os outros cavalheiros darem sua opinião sobre ela, claro), cada um faz uma pequena pesquisa, escreve um pequeno texto só para dar uma linha geral e situar todo mundo do que ele vai falar, discutimos (isso pode ser feito via skype) e quando aprovarmos o conteúdo fazemos a gravação.

Sobre a sugestão para música tema, sugiro que usemos trilhas Creative Commons, justo para não violarmos Copy Rights. Encontramos milhares de músicas CC no Jamendo. Eu sugiro Cool Rix, de Stan-X, como música tema.

Outra coisa que podemos fazer, já que preferimos um tom mais leve e descontraído é pensar em algum quadro divertido, como o The Skeptic's Guide tem o "Science or Fiction" e o "Who's that Noisy", poderíamos pensar em algo. Falar por 45 minutos direto sobre moral sem uma pausa just 4 teh lulz vai ficar cansativo.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #60 Online: 04 de Agosto de 2010, 16:44:35 »
Beleza, dicas anotadas! :ok:

Outra coisa que aprendi na prática: dois apresentadores é bom, três é melhor ainda, quatro demora meses para marcar. Então, uma vez que a pauta esteja pronta é marcar o dia e gravar com os dois ou três que aparecerem. Independente disso eu me prontifico para editar.

E depois é só ver onde a gente vai hospedar a bagaça. Pode ser num canal do You Tube.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 04 de Agosto de 2010, 16:55:22 »
Beleza. Eu posso gravar a partir de segunda-feira que vem. Ou até no Domingo, mas só se for bem tarde...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #62 Online: 04 de Agosto de 2010, 16:56:52 »
A gente vai conversando. Vou dar uma refinada na pauta e depois posto aqui.

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #63 Online: 04 de Agosto de 2010, 23:12:53 »
Oh pessoal, seria bom se discutíssemos isso no próprio podcast que pelo visto o Calvino quer participar mas não se cadastrou ainda :/. Acho que seria interessante um debate entre uns doidos varridos e alguns de nós, só para nos divertirmos mesmo. Tem uns doido varridos do youtube que talvez concordariam.
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #64 Online: 04 de Agosto de 2010, 23:15:54 »
Beleza, mas eu não debato (mais) com doidos varridos :-P

A propósito, perguntei a um amigo e ele indicou algumas opções pagas para hospedagem de podcast se o YT não der certo. US$ 120 doletas por ano, sendo que talvez seja possível um desconto no primeiro ano. Como estamos fazendo pelo amor da coisa (e como estou duro), vamos tentar o YT primeiro :D

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 04 de Agosto de 2010, 23:17:37 »
Oh pessoal, seria bom se discutíssemos isso no próprio podcast que pelo visto o Calvino quer participar mas não se cadastrou ainda :/. Acho que seria interessante um debate entre uns doidos varridos e alguns de nós, só para nos divertirmos mesmo. Tem uns doido varridos do youtube que talvez concordariam.

Ok, mas só vou poder me comunicar por voz a partir de Segunda-feira ou Domingo depois das 23h. É que até lá estou na casa dos meus pais e não tenho microfone no computador aqui. Mas tem texto no Skype, né?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 04 de Agosto de 2010, 23:31:04 »
Beleza, mas eu não debato (mais) com doidos varridos :-P

A propósito, perguntei a um amigo e ele indicou algumas opções pagas para hospedagem de podcast se o YT não der certo. US$ 120 doletas por ano, sendo que talvez seja possível um desconto no primeiro ano. Como estamos fazendo pelo amor da coisa (e como estou duro), vamos tentar o YT primeiro :D

Eu ainda não me cadastrei porque troquei o computador recentemente e estou sem fone, webcam, etc.

Vou tentar providenciar tudo até meados da semana que vem.

Eu me disponho a pagar a hospedagem de US$ 120,00 do primeiro ano (cento e vinte dólares estadunidenses - ihhhh, foi mal uiliníli  :biglol:).

Dbohr

E se for um debate com um doido varrido e encerado  :o, como eu, voce abre uma exceção?  :lol:
Foto USGS

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #67 Online: 04 de Agosto de 2010, 23:33:57 »
Ainda estamos na fase inicial, mas obrigado pela oferta :)

Vamos nos concentrar em gravar alguns episódios primeiro e ver como ficam num canal do fCC no You Tube; daí a gente estuda uma hospedagem paga.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 04 de Agosto de 2010, 23:42:51 »
Gente, eu achei no Google uns sites que dizem que hospedam podcasts gratuitamente... ô, eu estou falando com o Biscoito no Skype agora (em modo texto, porque também estou sem microfone), entrem lá também se puderem.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #69 Online: 04 de Agosto de 2010, 23:44:52 »
Hospedagem gratuita não vale a pena, por uma série de fatores: há limite de memória, de downloads, o serviço é "as is" etc.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 04 de Agosto de 2010, 23:49:41 »
Hospedagem gratuita não vale a pena, por uma série de fatores: há limite de memória, de downloads, o serviço é "as is" etc.

Entendi. Mas se não rolar o YouTube, então para começar, podemos ficar com um gratuito e aí, se virmos que o negócio vai pra frente, a gente migra.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #71 Online: 05 de Agosto de 2010, 00:42:14 »

Esquece, em Hebreus 11.17-19 a barra de Abraão é limpada quando diz que ele só fez aquilo porque acreditava que se fosse necessário Deus ressuscitaria Isaque e manteria a promessa:

Pela fé, Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque; estava mesmo para sacrificar o seu unigênito aquele que acolheu alegremente as promessas, a quem se tinha dito: Em Isaque será chamada a tua descendência; porque considerou que Deus era poderoso até para ressuscitá-lo dentre os mortos, de onde também, figuradamente, o recobrou.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #72 Online: 05 de Agosto de 2010, 00:43:37 »
Oh pessoal, seria bom se discutíssemos isso no próprio podcast que pelo visto o Calvino quer participar mas não se cadastrou ainda :/.

Obrigado biscoito, mas não quero e não posso.
Só sugeri algumas coisas porque torço que dê certo.

Abraços.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 05 de Agosto de 2010, 00:48:05 »

Esquece, em Hebreus 11.17-19 a barra de Abraão é limpada quando diz que ele só fez aquilo porque acreditava que se fosse necessário Deus ressuscitaria Isaque e manteria a promessa:

Pela fé, Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque; estava mesmo para sacrificar o seu unigênito aquele que acolheu alegremente as promessas, a quem se tinha dito: Em Isaque será chamada a tua descendência; porque considerou que Deus era poderoso até para ressuscitá-lo dentre os mortos, de onde também, figuradamente, o recobrou.

Pra mim isso não limpa a barra dele. Tipo um pai que corta fora a mão de um filho porque acredita que os médicos poderão reimplantar ainda é um doente.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #74 Online: 05 de Agosto de 2010, 01:09:17 »
Pra mim isso não limpa a barra dele. Tipo um pai que corta fora a mão de um filho porque acredita que os médicos poderão reimplantar ainda é um doente.

Tirem esse Spock do podcast, ele vai queimar o filme de vocês  |(
Foco uilizinho, foco.

"A Fé dele era tão grande, que ele estava disposto a sacrificar o filho por amor ao Senhor, pois confiava no poder do Senhor para ressuscitá-lo se fosse preciso, a fim de que a promessa fosse mantida!

Assim como Deus enviou Seu Filho como sacrifício a nós, o pai Abraão estava disposto a fazer tão grande sacrifício pela fé.

Porque a Palavra fala, que se amamos mais nosso pai ou nossa mãe do que a Deus não somos dignos de Seguí-Lo, etc.. etc.. etc..
".

Fundos musicais, entonação certa na voz, técnicas de comunicação aplicadas e pronto.
Se você quiser se comunicar minimamente com os teístas, tem que ao menos TENTAR pensar como eles, ou pelo menos respeitá-los.
Você sabe que Abraão é "o cara" para a galera, bater de frente não leva a nada.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!