Enquete

O que você acha de um podcast mensal ou bimestral com membros do Clube Cético ?

Boa ideia
18 (90%)
Má ideia
0 (0%)
Não PODi me CASTrá não
2 (10%)

Votos Totais: 20

Autor Tópico: Proposta - Podcast do Clube Cético  (Lida 5538 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Proposta - Podcast do Clube Cético
« Resposta #75 Online: 05 de Agosto de 2010, 01:32:09 »
Para mim esse cara ainda é um mal caráter. E eu descreveria o momento exato em que ele aceitou esse pacto infame como o dia em que a humanidade vendeu sua alma ao diabo. Cara, olha direito para o texto que você me passou: "sacrifício pela fé", confiança tão grande em Deus que ele se dispõe a fazer algo abominável... agora me diga, como isso é diferente do que creem os bin ladens da vida? As pessoas que jogaram aviões contra as torres do WTC podiam muito bem acreditar que Deus ia recompensar no além os inocentes que morreram nos ataques. Eles podiam muito bem acreditar que esse era um sacrifício necessário em nome da fé. Qual é a diferença? É exatamente nesse ponto que a moral judaico-cristã-muçulmana se arrebenta e é exatamente nesse ponto que se pode ver que uma moral baseada na autoridade não funciona.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #76 Online: 05 de Agosto de 2010, 01:37:09 »
agora me diga, como isso é diferente do que creem os bin ladens da vida?

De fato pela lógica não há diferença alguma. O raciocínio está correto nas duas questões.
Mas quem disse que a fé é lógica?
Diga isso a um cristão, e ele ficará tão bravo (ou quase) quanto um muçulmano.
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 05 de Agosto de 2010, 01:48:34 »
agora me diga, como isso é diferente do que creem os bin ladens da vida?

De fato pela lógica não há diferença alguma. O raciocínio está correto nas duas questões.
Mas quem disse que a fé é lógica?
Diga isso a um cristão, e ele ficará tão bravo (ou quase) quanto um muçulmano.

Olha, eu também fico muito bravo quando me dizem que eu não posso ser uma pessoa moral sem acreditar em Deus. Mas quando me dizem isso eu engulo minha raiva e tento dialogar calmamente expondo minhas opiniões de maneira tão lógica e equilibrada quanto possível. Se exigir o mesmo comportamento de um cristão ou de um muçulmano ou de quem quer que seja é pedir demais, então esse mundo está perdido realmente. Então talvez Richard Dawkins esteja certo e a religião seja uma coisa perigosa realmente. Felizmente, calvino, eu não concordo nem com ele e nem com você, eu tenho uma ideia mais positiva das pessoas religiosas.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #78 Online: 05 de Agosto de 2010, 01:55:00 »
Olha, eu também fico muito bravo quando me dizem que eu não posso ser uma pessoa moral sem acreditar em Deus. Mas quando me dizem isso eu engulo minha raiva e tento dialogar calmamente

A maioria dos cristãos e creio, muçulmanos farão do mesmo jeito.

expondo minhas opiniões de maneira tão lógica e equilibrada quanto possível.

Provavelmente a maioria tentará fazer de maneira equilibrada, mas certamente não conseguirá fazer de maneira lógica.
Religião, fé, crença, não tem lógica, simples assim.
Eu respondi o que eles responderiam, e você ficou todo nervosinho. Se você não consegue se segurar com uma resposta simples e básica como essa, desculpe mas você não está pronto para começar um diálogo ateu/religioso.

Prepare-se para respostas como: "É fé"; "Você não entende porque não crê...".

Se exigir o mesmo comportamento de um cristão ou de um muçulmano ou de quem quer que seja é pedir demais, então esse mundo está perdido realmente. Eu não procuro brigo com ninguém, eu não interpelo as pessoas pedindo para elas me provarem que elas são pessoas morais, eu SEI o quanto isso é desagradável. Agora, se eu dou um boi para não entrar nessa briga, eu dou o Mato Grosso inteirinho pra não sair depois. 

Já está brigando. Ou tentando pelo menos.
Depois os cristãos são os fundamentalistas...
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #79 Online: 05 de Agosto de 2010, 02:12:48 »
Provavelmente a maioria tentará fazer de maneira equilibrada, mas certamente não conseguirá fazer de maneira lógica.
Religião, fé, crença, não tem lógica, simples assim.
Eu respondi o que eles responderiam, e você ficou todo nervosinho. Se você não consegue se segurar com uma resposta simples e básica como essa, desculpe mas você não está pronto para começar um diálogo ateu/religioso.

NERVOSINHO? QUEM ESTÁ NERVOSINHO SEU FILH... erhm... hmm...
Agora, o ponto em que eu estou insistindo, calvino, é que preparado ou não, não sou eu quem começa esse diálogo. Ele me persegue, ele persegue todos os ateus. Nós sempre temos que prestar satisfações para as pessoas se assegurarem de que não somos homicidas.

Prepare-se para respostas como: "É fé"; "Você não entende porque não crê...".

É nessa parte que eu considero que eu ganhei...

Já está brigando. Ou tentando pelo menos.
Depois os cristãos são os fundamentalistas...

Eu não vi de onde você deduziu tanta agressividade assim no meu post...

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #80 Online: 05 de Agosto de 2010, 02:23:03 »
NERVOSINHO? QUEM ESTÁ NERVOSINHO SEU FILH... erhm... hmm...
Agora, o ponto em que eu estou insistindo, calvino, é que preparado ou não, não sou eu quem começa esse diálogo. Ele me persegue, ele persegue todos os ateus. Nós sempre temos que prestar satisfações para as pessoas se assegurarem de que não somos homicidas.

E o melhor jeito de se apresentar à sociedade é falando que no dia em que os cristão simpatizaram com Abraão eles "venderam sua alma ao diabo"?
Interessante linha de raciocínio  8-)

É nessa parte que eu considero que eu ganhei...

Uili, uili.
Todos (quase sempre) acham isso.
Por isso os debates ateusxteístas são tão improdutivos pela net e afins.

Eu não vi de onde você deduziu tanta agressividade assim no meu post...

Acalme-se, eu estou ouvindo seus berros mentais aqui de Jequié.
Olhe para aquele poster do Jaf na parede e relaxe...  :hihi:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #81 Online: 05 de Agosto de 2010, 09:19:31 »
O pior é que eu tendo a concordar com o diagnóstico do Calvino, Uili. Não adianta perder as estribeiras -- se a intenção era mantê-las em primeiro lugar :cool:

Quanto à passagem em Hebreus, eu poderia aceitar a linha de raciocínio se:

1 - Abraão estivesse ao menos disposto a negociar com Deus;
2 - Se ficasse claro no Gênesis que Abraão cria que Deus iria ressucitar Isaque;
3 - Se não fosse dolorosamente ilustrado no resto do Gênesis e em geral no VT que Deus às vezes exigia sacrifícios e carnificinas aparentemente sem se importar com a dor causada. Pergunte a Jefté.

Em todo caso, o propósito do podcast é mostrar que ética e moral são possíveis sem Deus; e não debater a Bíblia. A civilização ocidental faz isso desde o Concílio de Nicéia e o povo continua acreditando, não vai ser um podcastizinho que vai resolver :D

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #82 Online: 05 de Agosto de 2010, 11:36:16 »
O pior é que eu tendo a concordar com o diagnóstico do Calvino, Uili. Não adianta perder as estribeiras -- se a intenção era mantê-las em primeiro lugar :cool:

Toma uili  ;P

Quanto à passagem em Hebreus, eu poderia aceitar a linha de raciocínio se:

Estou falando o que responderiam, não entrando nos méritos se é bom ou ruim.  :lol:

Em todo caso, o propósito do podcast é mostrar que ética e moral são possíveis sem Deus; e não debater a Bíblia.

Certamente, é o melhor caminho para vocês.
Abraços.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #83 Online: 05 de Agosto de 2010, 14:02:50 »

Toma uili  ;P

Seu, seu, seu... seu feio!

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #84 Online: 05 de Agosto de 2010, 18:19:24 »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #85 Online: 05 de Agosto de 2010, 19:13:51 »
Uili, você não apareceu na minha lista do Skype. Qual o seu contato?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #86 Online: 05 de Agosto de 2010, 19:15:28 »
Uili, você não apareceu na minha lista do Skype. Qual o seu contato?

"gabriel,."
Você apareceu na minha lista.
« Última modificação: 05 de Agosto de 2010, 19:18:48 por uiliníli »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #87 Online: 05 de Agosto de 2010, 19:21:31 »
Adicionei gabriel,. na minha lista agora!

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #88 Online: 06 de Agosto de 2010, 00:11:11 »
Alguém conhece o Luciano Floridi? Ele é filósofo cético e também da filosofia da informação. Nesta, dentre as abordagens otimistas e pessimistas se destaca uma mais centradada, que curiosamente, é a deste cético.

Tem um site brasileiro de filosofia cética com textos sobre suas obras. Acho um tema interessante e mais voltado ao aspecto cético que é o eixo central do fórum. Apesar do ateísmo ser uma das minhas paixões  :coracao:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #89 Online: 06 de Agosto de 2010, 00:18:43 »
Para falar sobre ateísmo e ética, seria interessante acrescentar um exemplo histórico:

Holbach tentou provar com a sua vida que se podia ser virtuoso e ateu, contrariamente à ideia comum no seu tempo. Rousseau, que não gostava de Holbach, usou-o como modelo do "virtuoso não-crente" em alguma da sua ficção.

Barão de Holbach
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #90 Online: 09 de Agosto de 2010, 20:30:00 »
E então, vai rolar o podcast? A partir de hoje já estou podendo gravar.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #91 Online: 10 de Agosto de 2010, 09:16:52 »
Tô com uma pilha de tarefas à frente, mas a revisão da pauta sai ainda hoje :-)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #92 Online: 11 de Agosto de 2010, 10:14:15 »
Sem pressa! :)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!