Autor Tópico: Justiça alemã declara legal o suicídio assistido  (Lida 1637 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline calvino

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.387
  • Sexo: Masculino
Justiça alemã declara legal o suicídio assistido
« Online: 26 de Junho de 2010, 13:30:16 »


Citar
Justiça alemã declara legal o suicídio assistido


A mais alta corte criminal da Alemanha emitiu uma sentença histórica nesta sexta-feira, 25, legalizando o suicídio assistido nos casos em que a morte ocorre com base em um pedido prévio do paciente.

A decisão veio quando a corte derrubou a condenação de um advogado que havia aconselhado sua cliente, em 2007, a interromper a alimentação artificial da mãe, que se encontrava em coma há anos.

Uma instância inferior havia condenado o advogado Wolfgang Putz por tentativa de homicídio e ele tinha recebido uma sentença suspensa de nove meses de prisão.

A corte federal determinou que a mulher, de 71 anos, havia dito em 2002, antes de entrar em coma, que não gostaria de ser mantida viva nesse tipo de circunstância.

A ministra da Justiça da Alemanha, Sabine Leutheusser-Schnarrenberger, saudou a decisão, como um passo importante no respeito às escolhas do indivíduo. "Não pode haver tratamento forçado contra a vontade da pessoa", disse ela, em nota.

"Trata-se do direito à autodeterminação e, portanto, uma questão de uma vida com dignidade humana até o fim".

A Alemanha havia tomado medidas para clarificar a situação legal do suicídio assistido no ano passado.

O Parlamento aprovou uma lei que tornou obrigatório o cumprimento pelos médicos dos desejos expressos pelos pacientes sobre o uso de tratamentos de prolongamento da vida após acidentes ou em caso de doença terminal.

Mas a decisão judicial desta sexta legaliza a prestação de auxílio para pôr fim à vida de uma pessoa, além de simplesmente deixá-la morrer.

No caso em consideração, a mulher de 71 anos entrou em coma depois e sofrer uma hemorragia cerebral, em outubro de 2002. Confinada a uma casa de repouso, ela foi alimentada por tubos por cinco anos.

"Uma melhora em seu estado de saúde não era mais esperado", disse a decisão judicial. Mas a casa de repouso recusou-se a deixar a mulher morrer.

 No fim, a filha da mulher cortou o tubo de alimentação, depois de ser aconselhada pelo advogado, com o próprio advogado e o irmão como testemunhas. Os médicos reinstalaram o tubo, mas a mulher morreu duas semanas mais tarde, "de causas naturais", disse o tribunal.

O tribunal de primeira instância absolveu a mulher, porque ela estava seguindo o conselho do advogado, mas ele acabou condenado.

Os nomes da mulher idosa e da filha  não foram divulgados.


Fonte: http://migre.me/Snwc

"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re: Justiça alemã declara legal o suicídio assistido
« Resposta #1 Online: 26 de Junho de 2010, 14:47:50 »
Importante passo para ampliar o campo da autodeterminação.

Inclusive o direito de morrer.
Foto USGS

Offline Lion

  • Nível 35
  • *
  • Mensagens: 2.994
  • Sexo: Masculino
Re: Justiça alemã declara legal o suicídio assistido
« Resposta #2 Online: 30 de Junho de 2010, 15:18:27 »
Eles estão seguindo o exemplo da Suíça.

Todo mundo já deve conhecer, mas eu recomendo um documentário chamado “EXIT -  O Direito de Morrer”.

Citar
UM FILME PARA OLHAR A MORTE DE FRENTE

N a noite de sexta para sábado, logo após essa magnífica série que é Irmãos e Irmãs, a RTP2 passou um espantoso e perturbante documentário: chama-se EXIT - O Direito de Morrer (2005), tem realização de Fernand Melgar, e centra-se na actividade da EXIT A.D.M.D. ("Associação pelo Direito de Morrer com Dignidade"), organização suíça que trabalha na assistência a pessoas que decidem praticar a eutanásia.

Embora não podendo deixar de saudar o simples facto de a RTP difundir um filme tão sério e radical, torna-se inevitável repetir um desabafo de puro desencanto: porque é que a televisão pública investe tanto tempo e dinheiro a celebrar produtos de mero populismo e, quando tem um objecto deste género, nada faz para, no mínimo, o expor com algum empenho? Aliás, o facto de, na véspera, ter estreado nas salas de cinema um filme sobre os suicidas da Golden Gate de São Francisco (A Ponte, de Eric Steel), conferia a EXIT - O Direito de Morrer uma ainda maior actualidade mediática.

Fernand Melgar filmou a actividade diária dos membros daEXIT. A existência da associação decorre do facto de a legislação da Suíça estabelecer condições para que um cidadão consciente possa, em determinadas situações, escolher as condições da sua própria morte, praticando o chamado suicídio assistido. Não se trata, entenda-se, de utilizar o documentário para cair numa dessas gritarias de prós & contras que transformam qualquer discussão do direito de opção de cada indivíduo num pueril combate de boxe. Trata-se, isso sim, de mergulhar numa dupla intimidade: primeiro, a daqueles que, vivendo uma existência de terríveis agonias, afirmam o seu direito de morrer; depois, a dos membros da EXIT e do seu envolvimento (profissional e emocional) com os que decidem praticar o suicídio assistido.

EXIT - O Direito de Morrer não é um filme "panfletário". É, isso sim, um filme que afirma uma das mais primitivas virtudes das imagens cinematográficas (e televisivas): a sua singularidade começa no simples facto de uma câmara poder aceder aos espaços mais remotos da vida privada, não para os reduzir a ruínas simbólicas, antes para compreender a imensa e contraditória pulsação de vida que os habita. Nesta perspectiva, o filme de Fernand Melgar constitui também uma metódica e inteligentíssima demarcação em relação à barbárie dominante da reality TV.

De facto, hoje em dia, da reality TV à publicidade, somos bombardeados com discursos (e imagens, muitas imagens) que nos querem fazer crer que a nossa realização pessoal depende de uma espécie de "tributo" que prestamos à histeria consumista. Ora, EXIT - O Direito de Morrer vem afirmar a simples, mas essencial, dignidade das escolhas individuais. E sem simplificar a infinita complexidade de cada trajecto individual.

Por exemplo, Fernand Melgar filma uma das pessoas que querem praticar o suicídio assistido e que, como todas as outras, deve redigir à mão um documento em que afirma a sua escolha. Devido à sua condição física, a escrita desse documento prolonga-se por várias sessões, ao longo de mais de um ano. Paradoxo? Sem dúvida: olhando a morte de frente, este é um filme de pura exaltação da vida.

João Lopes

http://dn.sapo.pt/inicio/interior.aspx?content_id=659609

Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re:Justiça alemã declara legal o suicídio assistido
« Resposta #3 Online: 17 de Agosto de 2012, 19:03:36 »
Citar
Britânico chora ao ter suicídio negado e ameaça parar de comer



Um homem que ficou paralítico e perdeu todos os movimentos do corpo abaixo do pescoço vai recorrer na Justiça após ter negado o seu pedido pelo direito de morrer nas mãos de seus médicos. A esposa do britânico Tony Nicklinson disse que caso tenha o recurso negado, ele terá apenas duas opções: esperar morrer por causas naturais ou parar de comer e morrer por inanição.

Mais...

Eu acredito que nesse casos o desejo individual deveria se sobrepor.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Muad'Dib

  • Nível 34
  • *
  • Mensagens: 2.767
Re:Justiça alemã declara legal o suicídio assistido
« Resposta #4 Online: 17 de Agosto de 2012, 19:38:49 »
Imagina o grau de sofrimento que este homem está passando.

Suicídio assistido é sublime. Não existe nada mais humano.


Offline cavecanem

  • Nível 10
  • *
  • Mensagens: 144
  • Sexo: Masculino
  • festina lente
Re:Justiça alemã declara legal o suicídio assistido
« Resposta #5 Online: 18 de Agosto de 2012, 13:02:28 »
Imagina o grau de sofrimento que este homem está passando.

Suicídio assistido é sublime. Não existe nada mais humano.

É curioso quando se observa a influência do estoicismo no cristianismo antigo, com uma multidão de comentadores cristãos a fazer glosas e adaptar preceitos estóicos ao modo cristão, coisa que perdurou inclusive até o Padre Antônio Vieira, mas que nenhum deles tenha herdado uma certa simpatia pelo método estóico de retirar-se da vida.
"Por necessidade de recolhimento, livrei-me de Deus, desembaracei-me do último chato." Cioran

Offline Sr. Alguém

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.067
  • Sexo: Masculino
Re:Justiça alemã declara legal o suicídio assistido
« Resposta #6 Online: 19 de Agosto de 2012, 14:03:43 »
O estoicismo era a escola que mais influenciava o mundo romano.A igreja se aproveitou disso e pinçou as idéias que mais lhe convinham assim como fez com a mitologia greco-romana e posteriormente com Aristóteles.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re:Justiça alemã declara legal o suicídio assistido
« Resposta #7 Online: 19 de Agosto de 2012, 17:00:14 »
Importante passo para ampliar o campo da autodeterminação.

Inclusive o direito de morrer.

Sou a favor, acho que cada um deve decidir como terminará ou que os parentes próximos tenham o poder de autorizar, mas não de impedir uma decisão do paciente.

Uma coisa que não entendo é, por exemplo, que médicos sejam obrigados e respeitar a decisão de uma Testemunha de Enjoá que recusa uma transfusão de sangue apenas por motivos religiosos para uma doença perfeitamente tratável, mas sejam obrigados a manter vivo um paciente que está à beira da morte em estado vegetativo porque as mesmas Testemunhas de Enjoá acham que deixar uma pessoa morrer desligando aparelhos é crime.


Offline Muad'Dib

  • Nível 34
  • *
  • Mensagens: 2.767
Re:Justiça alemã declara legal o suicídio assistido
« Resposta #8 Online: 19 de Agosto de 2012, 17:21:33 »

Uma coisa que não entendo é, por exemplo, que médicos sejam obrigados e respeitar a decisão de uma Testemunha de Enjoá que recusa uma transfusão de sangue apenas por motivos religiosos para uma doença perfeitamente tratável, mas sejam obrigados a manter vivo um paciente que está à beira da morte em estado vegetativo porque as mesmas Testemunhas de Enjoá acham que deixar uma pessoa morrer desligando aparelhos é crime.

Verdade.

A hipocrisia é tanta que chega a doer. E o mais doloroso é reconhecer a hipocrisia e ser impotente para fazer algo.

Se um dia algo me acontecer e eu me ver na situação daquele homem eu terei que me submeter aos caprichos de gente insensível e mesquinha.

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re:Justiça alemã declara legal o suicídio assistido
« Resposta #9 Online: 22 de Agosto de 2012, 10:09:47 »
Citar
Morre britânico que travava batalha legal por direito a eutanásia4

BBC

Morreu nesta quarta-feira o britânico que sofria de síndrome de encarceramento após sofrer um derrame, em 2005, e que travava uma batalha legal pelo direito à eutanásia. Segundo um tuíte postado pela família, Tony Nicklinson "morreu em paz nesta manhã, de causas naturais".
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2012/08/22/morre-britanico-que-travava-batalha-legal-por-direito-a-eutanasia.htm
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re:Justiça alemã declara legal o suicídio assistido
« Resposta #10 Online: 22 de Agosto de 2012, 12:39:14 »
Eu li a noticia e imaginei ele deitado com a mulher dele segurando um travesseiro na cabeça dele.  :|
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re:Justiça alemã declara legal o suicídio assistido
« Resposta #11 Online: 22 de Agosto de 2012, 12:44:51 »
Se ele fosse asfixiado, seria detectado na perícia. Nunca assistiu CSI? :P
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re:Justiça alemã declara legal o suicídio assistido
« Resposta #12 Online: 22 de Agosto de 2012, 12:51:47 »
Completo, não. Eu nunca passo da parte do zoom de 100x sem perda de qualidade da câmera da lanchonete :lol:

Droga, preciso revisar meus métodos de assassinatos.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!