O que acham de MMOGs?
Agora estão se tornando mais populares e estão pipocando versões betas de vários jogos por aí...
O mais popular deles aqui no ocidente foi o Everquest. Um dos mais desejados é o Final Fantasy XI. No Brasil temos o Erinia e o Ragnarök que são pagos.
O Erinia no Brasil fracassou. Tenho visto no máximo 40 jogadores online o que é ridículo para um multiplayer MASSIVO. Joguei todo o beta e cheguei a pagar um mês mas o jogo tem algumas falhas como armas que não indicam que bônus te dão, poucos colecionáveis, poucos objetos que alteram um combate, jogadores de nível baixo e médio são facilmente encurralados por "gangues" de jogadores de níveis altos mas o que realmente me deixou pê da vida foi terem fechado o fórum que está fechado até hoje. Foi uma atitudezinha facista de quem não sabe trabalhar com comunidades online. "Ah, vocês estão falando mal do jogo." Ora, jogadores são eternos insatisfeitos e sempre vão reclamar mas não são essas reclamações que farão o jogo fracassar. Passei a jogar Ragnarok que é legal, no fórum jogadores reclamavam diariamente e de tudo, mas continuavam jogando em sua maioria, reclamam de tudo, dos patches que ainda não saíram, do balanceamento, do sistema, dos itens. Mas o fórum ainda está lá e Ragnarok ainda tem seus 4 a 5 mil jogadores nos fins de semana enquanto o Erinia tem seus 30 a 40. A Ignis se gaba do jogo estar na Alemanha, até hoje não achei quantos jogadores simultaneos tem nos servidores alemães mas sei que o jogo custa 7 euros por mês, metade do que custam os MMOG de verdade. Não é algo pra se gabar, como se estivessem abrindo portas no exterior...
Ragnarok não chega a ser um grande jogo, como Everquest 2 e World of Warcraft mas dá pra divertir um pouco, só acho que toma tempo demais da vida do jogador para ter um personagem de alto nível.
Parecem haver alguns meio desconhecidos também. Dei uma olhada no Google e achei NetherDeep, PlaneShift, Priston Tale, Black Legacy...
NetherDeep é uma lenda, tem já uns 5 anos e não teve nem beta... Não apresentaram nada até hoje. Priston Tale era um jogo fraco que o pessoal jogava por ser gratuito. O que tem agora gratuito legal é R.O.S.E. Online mas os servidores estão quase sempre cheios e deve passar a ser pago.
E estão fugindo do estilo RPG já. Além de GunBound, já estão planejando lançar no Brasil o Pang Online (jogo de tiro). Um outro jogo beta também que ouvi falar é o Gunz Online.
Alguém joga? Qual deles é o melhor? Ou o povo nem se interessa? 
Tem Guild Wars que está sendo muito elogiado, principalmente por não ser tão sugador-de-vida quanto os outros MMORPGs. Também não tem mensalidade, basta pagar os U$ 50 do jogo e pode jogar MAS terá que se pagar pelas expansões que não sei com que frequência sairão e nem quanto vão custar.
Gunbound eu instalei mas não cheguei a jogar direito. É briga de tanques em 2D. Tem uns servidores alternativos (eu acho que são, pelo menos) no Brasil.
MMORPGs: Dark Age of Camelot, Lineage 2, Matrix Online, Final Fantasy XI, City of Heroes, Everquest 2 e World of Warcraft. Esses são os grandinhos que brigam lá fora. Anunciados tem: Vanguard (Microsoft), Dungeons and Dragons Online, Middle Earth Online (Senhor do Anéis) e um do universo de Conan.
www.mmorpg.com tem uma lista extensa de jogos desse estilo.
Bem, eu gosto muito desse tipo de jogo e acho que a tendência desses jogos é se firmarem cada vez mais já que trazem possibilidades de se formar comunidades além da diversão do jogo em si. Dá pra se fazer muitos amigos em um jogo desses, principalmente alguém que seja mais sociável do que eu. hehehehehe. Por outro lado eles tem como desvantagem tenderem a devorar o tempo do jogador: "só mais um nível e vou dormir" ou "Eu tenho que encontrar aquela espada". Esse foi um dos motivos de (quase) parar com o Ragnarok e ficar mais com o PS2. Mas ainda jogo Ragnarok de vez em quando (meu computador de casa está pifado mas quando consertar eu volto).