Autor Tópico: E "O Cara" não para de falar besteira  (Lida 2951 vezes)

Atheist

• Visitante
Re: E "O Cara" não para de falar besteira
« Resposta #25 Online: 19 de Julho de 2010, 17:28:35 »
[...]
Acho que primeiro seria muito interessante estudar meios de se combater os possíveis problemas associados à exploração, incluindo o que fazer em casos como o atual desastre. Não acho que a alternativa seja não explorar. Sou favorável à exploração, mas não sem saber o que fazer em caso de acidentes.

Atualmente, claramente, não se sabe o que fazer para reparar certos acidentes. Então pros níveis de conhecimento atual, o ideal seria não explorar?
Quanto tempo existe até que se saiba lidar satisfatoriamente com todos os tipos de acidentes prováveis (e também com os mais improváveis)?

Sabe-se que pode haver derramamento de petróleo no mar. Quais são as medidas que devem ser tomadas? Como anda a pesquisa sobre as bactérias degradadoras de petróleo, etc... Não sei, mas este é o tipo de pesquisa em que investimentos pesados deveriam ser feitos.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #26 Online: 19 de Julho de 2010, 18:09:54 »
Não acho que uma empresa gigantesca e moderna como a Petrobrás não esteja preparada para os evitar acidentes ao máximo

Se tivesse, teria oferecido os serviços à BP há muito tempo para evitar a catástrofe e sair bem na fita. Não, a Petrobrás não tem tecnologia para resolver nenhum acidente.

De onde você baseia sua certeza?

Não encontrei nenhuma declaração em jornais do Brasil do Presidente da Petrobrás ou de seus representantes, informando que a Petrobrás tem a tecnologia para resolver o problema do Golfo do México. Dadas as proporções do acidente, tenho absoluta certeza de que se a Petrobrás tivesse tal tecnologia já a teria disponibilizado até mesmo de graça.

Primeiro diz que a Petrobrás não tem tecnologia para evitar nenhum acidente. Fosse assim, estaríamos inundados de petróleo até o pescoço na costa do Rio e São Paulo. Depois que a a sua certeza vem de uma falta declaração do presidente da Petrobrás de que a empresa tenha alguma tecnologia para tal. Porque ele daria tal declaração se ninguém pode deter 100% os acidentes e na sua gestão e na história da Petrobrás como um todo os acidentes ambientais foram poucos e pequenos?

Entendo sua preocupação, mas não seus argumentos.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #27 Online: 19 de Julho de 2010, 18:47:39 »
Vocês estão fazendo confusão entre "evitar acidentes" e "solucionar as conseqüências negativas de um acidente".

Atheist

• Visitante
« Resposta #28 Online: 20 de Julho de 2010, 09:41:16 »
Não acho que uma empresa gigantesca e moderna como a Petrobrás não esteja preparada para os evitar acidentes ao máximo

Se tivesse, teria oferecido os serviços à BP há muito tempo para evitar a catástrofe e sair bem na fita. Não, a Petrobrás não tem tecnologia para resolver nenhum acidente.

De onde você baseia sua certeza?

Não encontrei nenhuma declaração em jornais do Brasil do Presidente da Petrobrás ou de seus representantes, informando que a Petrobrás tem a tecnologia para resolver o problema do Golfo do México. Dadas as proporções do acidente, tenho absoluta certeza de que se a Petrobrás tivesse tal tecnologia já a teria disponibilizado até mesmo de graça.

Primeiro diz que a Petrobrás não tem tecnologia para evitar nenhum acidente. Fosse assim, estaríamos inundados de petróleo até o pescoço na costa do Rio e São Paulo. Depois que a a sua certeza vem de uma falta declaração do presidente da Petrobrás de que a empresa tenha alguma tecnologia para tal. Porque ele daria tal declaração se ninguém pode deter 100% os acidentes e na sua gestão e na história da Petrobrás como um todo os acidentes ambientais foram poucos e pequenos?

Entendo sua preocupação, mas não seus argumentos.

Prezado Juca, releia minha postagem. Está muito claro que escrevi "Não, a Petrobrás não tem tecnologia para resolver nenhum acidente." Não escrevi "evitar". Escrevi "evitar a catástrofe", e isso é possível se houver planejamento, com estudos sobre o que fazer em cada caso. É possível haver acidentes e evitar catástrofes, com um mínimo de risco ambiental.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 20 de Julho de 2010, 12:42:25 »
Sabe-se que pode haver derramamento de petróleo no mar. Quais são as medidas que devem ser tomadas? Como anda a pesquisa sobre as bactérias degradadoras de petróleo, etc... Não sei, mas este é o tipo de pesquisa em que investimentos pesados deveriam ser feitos.
Não é uma boa idéia. E se as bactérias se espalharem pelo mundo inteiro?

Atheist

• Visitante
« Resposta #30 Online: 20 de Julho de 2010, 14:21:10 »
Acabou-se nosso estoque de petróleo. Mas essa é a melhor opção em estudo, no momento, até onde eu sei.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 20 de Julho de 2010, 14:37:21 »
Acabou-se nosso estoque de petróleo. Mas essa é a melhor opção em estudo, no momento, até onde eu sei.

Não foi modificada uma bactéria que se alimenta de petróleo, que tem vida curtíssima e a sua capacidade de reprodução inibida geneticamente?
Foto USGS

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 21 de Julho de 2010, 07:10:43 »
Não foi modificada uma bactéria que se alimenta de petróleo, que tem vida curtíssima e a sua capacidade de reprodução inibida geneticamente?
Se elas não se reproduzirem, provavelmente não terão muita utilidade.
Se elas se reproduzirem, logo sofrerão mutações.
E, se elas se reproduzirem, vida curtíssima não impedirá que se espalhem.

Atheist

• Visitante
« Resposta #33 Online: 22 de Julho de 2010, 19:17:36 »
BActérias que se alimentam de hidrocarbonetos são comuns na natureza. Estratégias que utilizam cepas melhores destas bactérias são utilizadas há vários anos, mas não sei se já foi liberada alguma cepa geneticamente modificada para isso. Acredito que não haveria muito problema em relação aos estoques de petróleo por se tratar de bactérias aeróbias (estou chutando, não estudei o assunto aprofundadamente ainda)

No recente derramamento na China eles estão utilizando esta metodologia para ajudar a mitigar o problema: http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/769674-china-usa-bacteria-que-se-alimenta-de-petroleo-para-conter-vazamento.shtml

Segundo a Folha, várias empresas petrolíferas estão se juntando para investir muito dinheiro em pesquisa sobre mitigação de problemas de vazamentos. Sendo a Petrobrás expoente em exploração de águas profundas, penso que deveria estar nesta "joint venture". http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/770376-grandes-petroliferas-querem-criar-sistema-para-responder-a-desastres.shtml

Atheist

• Visitante
« Resposta #34 Online: 22 de Julho de 2010, 19:20:57 »
Ainda sobre a Petrobrás, ela está com um edital aberto chamado "Petrobrás Ambiental 2010", onde está dispondo de cerca de 70 milhões de reais que serão investidos em projetos ambientais diversos.

Eu fiquei muito interessado em encaminhar um projeto para lá, mas fui fortemente desencorajado pois me informaram que o objetivo principal deste edital é marketing. Eles querem é que a marca seja muito bem divulgada e não estão nem aí com a pesquisa em si. E olha que 70 milhões de reais para pesquisa, no Brasil, é muita, mas muita coisa!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!