Autor Tópico: Com expansão da frota flex, Brasil pode precisar importar etanol  (Lida 2300 vezes)

Offline calvino

• Nível 37
  • *
Com expansão da frota flex, Brasil pode precisar importar etanol
« Online: 25 de Julho de 2010, 14:46:19 »

Com expansão da frota flex, Brasil pode precisar importar etanol

SÃO PAULO - O Brasil poderá precisar importar etanol no médio prazo para abastecer o mercado interno brasileiro em função da forte expansão da frota flex brasileiro e do aumento da utilização do etanol hidratado como combustível automotor. A afirmação é do presidente da Datagro Consultoria, Plínio Nastari. Segundo ele, em função da crise de crédito de 2008, os investimentos em novas usinas no Brasil estão praticamente parados mas a frota de carros flex continua crescendo.

"É provável que no médio prazo, a demanda pelo etanol pelos carros flex ultrapasse o volume produzido no país", disse. Com a redução da oferta de etanol, os preços irão subir e o consumidor migrar para a gasolina. Para Nastari, isto pode ser evitado se o Brasil importar etanol, principalmente o Nordeste, mais próximo dos Estados Unidos, origem provável do produto a ser importado, e que deve se beneficiar de fretes mais competitivos.

Nastari explica que existe uma problema de especificação do etanol americano que dificulta a importação. "Enquanto os americanos permitem que exista até 1% do volume de água, o Brasil permite apenas 0,5%", disse. Segundo o consultor, se a especificação fosse a mesma, as importações já estariam sendo feitas de forma mais regular.

Preços

O consultor acredita que os preços internos do etanol já registraram os valores mínimos desta safra 2010/11 e a partir de agora devem subir, de forma lenta e gradual. "Não veremos uma disparada nos preços como aconteceu na entressafra do ano passado. Este ano teremos mais etanol na entressafra e mais folga nos estoques de passagem para a próxima safra", disse ele. Nastari estima que os preços não atingirão os níveis elevados da safra anterior mas ele acredita que a competitividade do etanol em relação a gasolina não vai aumentar mais a partir de agora. O etanol atualmente está competitivo em 14 estados e no Distrito Federal.

Em relação ao açúcar, Nastari afirma que as cotações deverão atingir um corredor entre 18,5 cents e 19,5 cents por libra nos próximos 30 dias diante da forte demanda pelo produto no mercado internacional. "Estamos registrando um descompasso entre demanda e oferta do açúcar. Existe mais de 100 navios nos portos brasileiros esperando o embarque e pouco açúcar para ser entregue. Acredito que muitas tradings venderam mais açúcar do que havia disponível", explica.

O consultor prevê que esta oferta mais apertada de açúcar deve continuar até outubro quando a safra do Hemisfério Norte começa a entrar no mercado, principalmente a safra nova da Índia. "Aí teremos um arrefecimento nos preços mas eles deverão continuar acima do custo de produção do Brasil, atualmente em 15,7 cents por libra", disse.

Investimentos e dívida

Os investimentos no setor devem voltar a partir do próximo ano mas de forma mais cautelosa e sem grandes projetos. "Nós deveremos ver novos investimentos em usinas mas de forma mais conservadora", acredita. Para Nastari, o setor deverá investir em usinas menores, que processem entre 2 a 2,5 milhões de toneladas de cana por ano, atualmente orçadas em R$ 540 milhões. "Haverá maior disciplina nos investimentos", disse. Nastari disse que o setor continua se esforçando para reduzir seu endividamento, agravado pela crise financeira", disse. O consultor estima que a dívida do setor hoje deve girar em torno de R$ 38 bilhões ante R$ 44 bilhões registrados há um ano.

Ele ressalta, contudo, que a distribuição desta dívida é heterogênea, com alguns grupos estando com pouca dívida e outros bastante endividados. Nastari disse que muitos grupos estão realizando investimentos para aumentar sua eficiência e reduzir custos, maximizando sua produção. "Mas não está havendo muitos investimentos em expansão. A indústria de base está praticamente parada", disse.

Fonte: http://migre.me/ZRjm

"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
Re: Com expansão da frota flex, Brasil pode precisar importar etanol
« Resposta #1 Online: 25 de Julho de 2010, 14:46:53 »
Não foi anunciado aos quatro ventos que o país ia EXPORTAR ethanol?
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 25 de Julho de 2010, 15:18:15 »
Não foi anunciado aos quatro ventos que o país ia EXPORTAR ethanol?

Outro caso de propaganda estatal enganosa?
Foto USGS

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #3 Online: 25 de Julho de 2010, 15:23:48 »
Outro caso de propaganda estatal enganosa?

NNNNNNNNNAAAAAAAAAAOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

:demente: :demente: :demente: :demente:

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 25 de Julho de 2010, 22:51:06 »
e alguém ainda usa etanol? gasolina é mais barata...

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #5 Online: 25 de Julho de 2010, 23:22:05 »
Não em 14 estados brasileiros.
E esse é ainda mais um motivo para que não falte.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 25 de Julho de 2010, 23:42:26 »
Em SP, dificilmente existe vantagem na gasolina.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #7 Online: 26 de Julho de 2010, 09:51:43 »
Poderíamos ter carros elétricos, tipo, agora?

:roll:

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 26 de Julho de 2010, 09:54:36 »
Não, porque a legislação automobilística no Brasil é meio engessada. É o que eles chamam de "regulamentação positiva", porque enumera tudo o que pode. COmo os legisladores brasileiros já têm dificuldades pra olhar o presente, imagine o futuro.

Deve demorar uns 10 anos pra gente ter carros como o Prius, Imagina os plug-in!
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #9 Online: 26 de Julho de 2010, 10:16:04 »
Você pode dar mais detalhes sobre isso?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 26 de Julho de 2010, 10:23:45 »
Se eu não me engano, para um veículo ser licenciado no Brasil, ele precisa ser aprovado pelo DENATRAN ou coisa que o valha. Só montadoras podem fazer isso.

Se você olhar o documento do carro, vai ver que existe o campo "combustível". Não sei como incluir os elétricos e híbridos nessa. Teria que criar uma (ou mais) categoria nova de "combustível" pra contemplá-los, e aí teria que ter legislação de emissões etc.

Não tenho detalhes de como a coisa funciona internamente, mas tenho certeza de que é muita burocracia e duvido que as companhias queiram comprar essa briga tão cedo.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #11 Online: 26 de Julho de 2010, 10:29:34 »
Hmmm.

Toda vez que decido que emigrar não vale a pena aparece um argumento chato como esse que me faz repensar o assunto :-P

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #12 Online: 26 de Julho de 2010, 11:54:32 »
Acho que a política é muito pró-petróleo. Não parece que nenhum governo no mundo faz um esforço REALMENTE sério para diversificar o combustível.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #13 Online: 26 de Julho de 2010, 11:59:26 »
O que eu não entendo é isso -- reduzir a dependência de combustíveis fósseis me parece uma excelente ideia. Fica-se menos vulnerável aos humores dos países produtores, bota-se um freio na megalomania de certos cidadãos, reduz-se as emissões de carbono e de enxofre...

:-|

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #14 Online: 26 de Julho de 2010, 12:01:54 »
E desde quando o planeta vem como prioridade para as autoridades, à frente de seus bolsos?
Nossa, essas mega-petroleiras devem ter um poder bizarro nos parlamentos e congressos afins.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #15 Online: 26 de Julho de 2010, 12:46:52 »
Acho que a política é muito pró-petróleo. Não parece que nenhum governo no mundo faz um esforço REALMENTE sério para diversificar o combustível.
Aqui, quanto menor o consumo de combustivel, menor o imposto(que seria equivalente ao IPI), carros hibridos tem imposto zero. Isso da uma economia de quase 20% na hora da compra.
E tambem foi proibida o registro de carros de passeio a diesel em grandes cidades, devido a poluição.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 26 de Julho de 2010, 13:33:14 »
O que eu não entendo é isso -- reduzir a dependência de combustíveis fósseis me parece uma excelente ideia. Fica-se menos vulnerável aos humores dos países produtores, bota-se um freio na megalomania de certos cidadãos, reduz-se as emissões de carbono e de enxofre...

:-|

A influência das grandes companhias de petróleo é enorme. Além disto, a principal empresa do Brasil é uma sociedade de economia mista no ramo petrolífero.

Voces acham que é prioridade para ela(s) a mudança de matriz energética?
Foto USGS

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #17 Online: 26 de Julho de 2010, 14:41:00 »
Eu estou desconfiado, embora em questão de preço a gasolina não compense, eu to achando que o carro gasta demais com álcool.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 26 de Julho de 2010, 14:44:59 »
Por isso nunca se compara o valor do litro da gasolina com o litro do álcool, mas sim o valor do litro do álcool com 70% do valor do litro da gasolina. Mas isso pode se ajustar, dependendo do consumo do carro com os dois combustíveis.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #19 Online: 26 de Julho de 2010, 14:46:48 »
Por isso nunca se compara o valor do litro da gasolina com o litro do álcool, mas sim o valor do litro do álcool com 70% do valor do litro da gasolina. Mas isso pode se ajustar, dependendo do consumo do carro com os dois combustíveis.

Eu sei dos 70%, o que quero dizer é que me parece que esses 70% estão errados, muito errados.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 26 de Julho de 2010, 14:48:37 »
Você pode calcular a nova razão. Por exemplo, meu carro faz 12km/l de gasolina e 8 km/l de álcool, ou seja, tenho que comparar usando 66%.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #21 Online: 27 de Julho de 2010, 12:07:09 »
Brasil vai incentivar produção de carro elétrico
Subvenções chegam a 500 milhões de reais

O ministro de Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, anunciou nesta segunda-feira que o governo incentivará empresas a produzir componentes para veículos elétricos. Segundo ele, o Brasil precisa entrar no mercado. "Hoje, o etanol nos dá vantagem competitiva. Mas o motor a explosão é muito ineficiente."

Com a pressão mundial por veículos mais limpos, muitos países têm investido em carros elétricos e híbridos - que funcionam tanto com gasolina quanto com eletricidade. Porém, no Brasil, o foco se voltou para os carros flex - que utilizam etanol ou gasolina -, tecnologia incomum no exterior.

O incentivo, que será feito por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), integra um conjunto de subvenções que totalizam 500 milhões de reais. O ministro não quis dar detalhes do programa porque o presidente Luiz Inácio Lula da Silva falará sobre o assunto hoje. Não ficou claro, por exemplo, se as montadoras vão receber os recursos.

Fonte: http://migre.me/10hVU

Viu só? Foi só a gente reclamar que o governo já se mobilizou  :lol:

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #22 Online: 27 de Julho de 2010, 12:14:29 »
Talvez o Lula seja forista do CC..... Deve ser o Gordon Nerd.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #23 Online: 27 de Julho de 2010, 12:28:09 »
Talvez o Lula seja forista do CC..... Deve ser o Gordon Nerd.

:histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:

Vai ver ele estava pesquisando na net e pensou que "CC" fosse clube da cachaça!

:histeria:

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 30 de Julho de 2010, 17:23:33 »
Se eu não me engano, para um veículo ser licenciado no Brasil, ele precisa ser aprovado pelo DENATRAN ou coisa que o valha. Só montadoras podem fazer isso.

Se você olhar o documento do carro, vai ver que existe o campo "combustível". Não sei como incluir os elétricos e híbridos nessa. Teria que criar uma (ou mais) categoria nova de "combustível" pra contemplá-los, e aí teria que ter legislação de emissões etc.

Não tenho detalhes de como a coisa funciona internamente, mas tenho certeza de que é muita burocracia e duvido que as companhias queiram comprar essa briga tão cedo.

Acho que existe uma categoria "experimental" ou "fora-de-série". Além disso, para criação de uma categoria de combustível, acho que basta uma resolução do DENATRAN (se já não existe).

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!