Autor Tópico: Com expansão da frota flex, Brasil pode precisar importar etanol  (Lida 2301 vezes)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re: Com expansão da frota flex, Brasil pode precisar importar etanol
« Resposta #25 Online: 30 de Julho de 2010, 17:55:17 »
Talvez o Lula seja forista do CC..... Deve ser o Gordon Nerd.

Gordon Nerd foi f... :histeria:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 30 de Julho de 2010, 18:24:22 »
Existem mil possibilidades para alimentar a frota automobilística nos próximos anos.
Primeiro é que as enzimas necessárias para produzir etanol de celulose (etanol de segunda geração) estão ficando cada vez mais baratas, quando elas deixarem de ser um problema a produção de etanol a partir de bagaço da cana vai aumentar em até 30% a produção de etanol combustível com a mesma quantidade de cana.
Quanto à ineficiência comparativa dos motores a explosão frente aos elétricos, também há pesquisas em andamento visando criar células combustível a partir de injeção direta de etanol (essa tecnologia já funciona perfeitamente para metanol direto, principalmente porque essas pesquisas começaram nos EUA já há muito tempo, só agora começamos a pesquisar com etanol.)
Outra coisa é que há estudos tentando aumentar a eficiência da produção de etanol a partir de mandioca, a mandioca tem a vantagem sobre a cana de crescer bem praticamente no país inteiro, além de sua cultura não estar associada tantos problemas sociais quanto a cultura da cana.
É só ter um pouquinho de fé na ciência brasileira que ainda vamos ser a Arábia Saudita dos biocombustíveis (deem uma forcinha aí, é com isso que eu trabalho :P )

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #27 Online: 30 de Julho de 2010, 18:29:53 »
Cortando cana?  :hihi:
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 30 de Julho de 2010, 18:40:48 »
notícia velha, mas que tem relação com o tópico:

Notícia
Entidades discutem procedimentos para registro de veículo elétrico junto ao DETRAN
As modificações em veículos devem ser precedidas de autorização
21/março/2007

O CEFET/RJ e a UERJ, associados da ABVE, estão realizando a conversão de uma Kombi convencional para elétrica a bateria, para circular na cidade do Rio de Janeiro. Este projeto está sendo desenvolvido com o apoio da WEG, também associada da ABVE.

O Prof. Luiz Artur Pecorelli Peres, da UERJ, o Prof. Washington, do CEFET-RJ, e Antonio Nunes Jr, da ABVE, reuniram-se no final de fevereiro de 2007 com Ricardo Rodrigues e o Eng. Marcos Antonio Glinaude da INSPETECH, empresa acreditada junto ao INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, para discutirem os procedimentos para registro desse veículo junto ao DETRAN.

As alterações de características de um veículo permitidas em um veículo original de fábrica estão elencadas no Anexo II, da Resolução CONTRAN n.º 201/2006 (138K.pdf), que alterou a Resolução n.º 25/98. No Anexo I da Resolução n.º 201/2006, para cada tipo de veículo (ciclomotor, motoneta, triciclo, automóvel, ônibus, microônibus, camioneta, caminhão, etc.) e espécie (passageiro, carga, etc.) estão relacionadas as carroçarias possíveis. É preciso atentar para a determinação que as modificações em veículos devem ser precedidas de autorização da autoridade responsável pelo registro e licenciamento.

As regras para os veículos de fabricação artesanal, definidos como todo e qualquer veículo concebido e fabricado sob responsabilidade de pessoa física ou jurídica, atendendo a todos os preceitos de construção veicular, de modo que o nome do seu primeiro proprietário sempre coincida com o nome do fabricante, estão definidas na Resolução no. 63 de 21/05/98.

A modificação de combustível em veículo exige a obtenção do Certificado de Segurança Veicular (CSV) expedido por entidade licenciada pelo DENATRAN e acreditada pelo INMETRO, que deve realizar, conforme Portaria INMETRO no 30 (495K.pdf) de 22/01/2004, as inspeções de segurança veicular de acordo com os requisitos estabelecidos nos Regulamentos Técnicos da Qualidade do INMETRO "Inspeção de veículos rodoviários automotores - modificação ou fabricação artesanal" (RTQ 24) e "Inspeção de veículos rodoviários rebocados com PBT até 7.500 N - modificação ou fabricação artesanal" (RTQ 25). São inspecionados (visualmente ou através de equipamentos específicos para determinar a condição de desempenho de componentes e/ou sistemas) os equipamentos obrigatórios e proibidos, sistema de sinalização, sistema de iluminação, sistema de freios, sistemas de direção, eixos e sistemas de suspensão, pneus e rodas, sistemas e componentes complementares.

A documentação necessária para veículo modificado é o Certificado de Registro de Veículos - CRV ou Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos - CRLV ou documentos fiscais de aquisição do veículo; documentação de identificação do proprietário ou condutor do veículo; autorização prévia da autoridade competente definida no Artigo 98 do Código de Trânsito Brasileiro; e os documentos fiscais de aquisição dos principais componentes/conjuntos utilizados na modificação do veículo.

A documentação necessária para veículo fabricado artesanalmente é o documento de identificação do proprietário do veículo; documentos fiscais de aquisição dos principais componentes/conjuntos utilizados na fabricação do veículo; autorização prévia da autoridade competente definida no Artigo 98 do Código Brasileiro de Trânsito; desenhos técnicos com as dimensões e especificações técnicas do veículo; anotação de responsabilidade técnica (ART) do engenheiro responsável pelo projeto e fabricação do veículo; e declaração do proprietário e do engenheiro responsável de que o veículo atende integralmente aos requisitos de segurança veicular pertinentes à legislação vigente, conforme projeto de engenharia e memorial descritivo arquivados sobre sua responsabilidade.
http://www.abve.org.br/destaques/destaque53.shtml

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 30 de Julho de 2010, 18:41:54 »
Cortando cana?  :hihi:

Foi só uma vez! E os médicos conseguiram colocar de novo, por que você continua me culpando?  :chorao:

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 30 de Julho de 2010, 18:59:17 »
Isso é pra triciclos de brinquedo.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 30 de Julho de 2010, 23:17:54 »
Existem mil possibilidades para alimentar a frota automobilística nos próximos anos.
Primeiro é que as enzimas necessárias para produzir etanol de celulose (etanol de segunda geração) estão ficando cada vez mais baratas, quando elas deixarem de ser um problema a produção de etanol a partir de bagaço da cana vai aumentar em até 30% a produção de etanol combustível com a mesma quantidade de cana.
Quanto à ineficiência comparativa dos motores a explosão frente aos elétricos, também há pesquisas em andamento visando criar células combustível a partir de injeção direta de etanol (essa tecnologia já funciona perfeitamente para metanol direto, principalmente porque essas pesquisas começaram nos EUA já há muito tempo, só agora começamos a pesquisar com etanol.)
Outra coisa é que há estudos tentando aumentar a eficiência da produção de etanol a partir de mandioca, a mandioca tem a vantagem sobre a cana de crescer bem praticamente no país inteiro, além de sua cultura não estar associada tantos problemas sociais quanto a cultura da cana.
É só ter um pouquinho de fé na ciência brasileira que ainda vamos ser a Arábia Saudita dos biocombustíveis (deem uma forcinha aí, é com isso que eu trabalho :P )

Já vejo os mares de mandiocais tal como os canaviais. vai ser mandioca pra todo lado... :hihi:

Agora sério, não vejo futuro para o etanol derivado de culturas que fazem parte da alimentação básica da população, já chega o milho nos EUA, que provoca uma inflação dos diabos. Acho que o futuro está na celulose, e no melhor aproveitamento, como o bagaço.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 30 de Julho de 2010, 23:49:13 »
Já vejo os mares de mandiocais tal como os canaviais. vai ser mandioca pra todo lado... :hihi:

Agora sério, não vejo futuro para o etanol derivado de culturas que fazem parte da alimentação básica da população, já chega o milho nos EUA, que provoca uma inflação dos diabos. Acho que o futuro está na celulose, e no melhor aproveitamento, como o bagaço.

Com a mandioca isso não seria um problema, pois ela costuma ser plantada em regime de policultivo com outras plantas de crescimento rápido, como feijão e milho, para conservar o solo. Se a mandioca se mostrar uma cultura viável para produção de etanol e a frota de veículos forçar o aumento da área cultivada, corremos o risco é de ver o preço do feijão e do milho despencando.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 31 de Julho de 2010, 00:05:45 »
Outra coisa: a área ocupada pela cultura da cana hoje é de 8,1 milhões de hectares. Sabe quanta área ocupa a produção de gado bovino no país? Nada menos que 172 milhões de hectares. Você pode verificar os números aqui no censo agropecuário de 2006: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/agropecuaria/censoagro/2006/default.shtm

Ou seja, quem está puxando o preço de tudo o que você coloca no seu prato pra cima é aquela carninha gostosa da qual não abrimos mão nem que a vaca tussa, se os críticos dos biocombustíveis têm alguma razão para implicar com a cana, os vegetarianos tem muito mais em implicar com a carne. Acho que ajudaríamos muito o planeta se nos restringíssimos a comer carne só nos finais de semana...

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #35 Online: 31 de Julho de 2010, 00:35:57 »
Acho que ajudaríamos muito o planeta se nos restringíssimos a comer carne só nos finais de semana...

Querendo salvar o emprego né?
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 31 de Julho de 2010, 00:39:00 »
Outra coisa: a área ocupada pela cultura da cana hoje é de 8,1 milhões de hectares. Sabe quanta área ocupa a produção de gado bovino no país? Nada menos que 172 milhões de hectares. Você pode verificar os números aqui no censo agropecuário de 2006: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/agropecuaria/censoagro/2006/default.shtm

Ou seja, quem está puxando o preço de tudo o que você coloca no seu prato pra cima é aquela carninha gostosa da qual não abrimos mão nem que a vaca tussa, se os críticos dos biocombustíveis têm alguma razão para implicar com a cana, os vegetarianos tem muito mais em implicar com a carne. Acho que ajudaríamos muito o planeta se nos restringíssimos a comer carne só nos finais de semana...

Sem considerar a emissão maciça de gás metano, decorrente da fermentação interna nos bovinos e o consumo explosivo de água para as pastagens e para o processamento da carne.
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 31 de Julho de 2010, 01:00:17 »
Sem considerar a emissão maciça de gás metano, decorrente da fermentação interna nos bovinos e o consumo explosivo de água para as pastagens e para o processamento da carne.

Precisamente. As emissões de gases estufa decorrentes da pecuária superam aquelas provenientes dos meios de transportes. Além disso, segundo a FAO, para produzir 1 kg de carne bovina você gasta 15 000 litros de água. para produzir o mesmo kg de soja você gastaria 1 300 litros, ou seja, menos de 10%. As fezes dos animais, devido à produção em massa também são responsáveis por contaminação de rios e lençóis freáticos, quase metade da contaminação das águas continentais devidas á ação humana vem da pecuária. Sem falar que os nossos bois comem pra caramba, sabe essas crianças que morrem de fome em países pobres da África? Esses mesmos países em que elas vivem e morrem exportam soja e milho para alimentar gado na Europa.

E tem gente que cai no papo que os biocombustíveis vão matar os pobres de fome... Só pra esclarecer, eu não virei vegetariano, mas estou comendo carne somente aos fins de semana, ou seja, estou reduzindo em 70% o impacto ambiental da fração carnívora da minha dieta sem precisar dizer adeus à picanha e ao torresminho. Por que vocês não experimentam? Soja bem temperadinha é até gostosa :P

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 31 de Julho de 2010, 01:33:58 »

Precisamente. As emissões de gases estufa decorrentes da pecuária superam aquelas provenientes dos meios de transportes. Além disso, segundo a FAO, para produzir 1 kg de carne bovina você gasta 15 000 litros de água. para produzir o mesmo kg de soja você gastaria 1 300 litros, ou seja, menos de 10%. As fezes dos animais, devido à produção em massa também são responsáveis por contaminação de rios e lençóis freáticos, quase metade da contaminação das águas continentais devidas á ação humana vem da pecuária. Sem falar que os nossos bois comem pra caramba, sabe essas crianças que morrem de fome em países pobres da África? Esses mesmos países em que elas vivem e morrem exportam soja e milho para alimentar gado na Europa.

E tem gente que cai no papo que os biocombustíveis vão matar os pobres de fome... Só pra esclarecer, eu não virei vegetariano, mas estou comendo carne somente aos fins de semana, ou seja, estou reduzindo em 70% o impacto ambiental da fração carnívora da minha dieta sem precisar dizer adeus à picanha e ao torresminho. Por que vocês não experimentam? Soja bem temperadinha é até gostosa :P

Eu reduzi ao mínimo a minha refeição baseada em carnes há mais de 15 anos.
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 31 de Julho de 2010, 01:36:55 »
Eu reduzi ao mínimo a minha refeição baseada em carnes há mais de 15 anos.

É o mais racional a se fazer.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #40 Online: 31 de Julho de 2010, 03:24:41 »

Sendo justos, grande parte das vezes, a criação de gado usa terras bem pouco produtivas para a agricultura.
"The patient refused an autopsy."

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #41 Online: 31 de Julho de 2010, 07:19:07 »
Quando a ignorância voluntária se junta com o atraso: http://bit.ly/bBz5ci

Ou seja, é possível que a gente tenha que importar etanol, e o governo nem quer ouvir sobre carros elétricos. É demais para uma manhã de sábado!

:hmph:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 31 de Julho de 2010, 09:55:39 »

Sendo justos, grande parte das vezes, a criação de gado usa terras bem pouco produtivas para a agricultura.

Fato. Se todas estas terras já fossem efetivamente áreas savanizadas para os pastos. Mas infelizmente, na maioria das vezes se arrasam biomas inteiros, principalmente florestas, para que sejam instaladas atividades de pastoreio.
Foto USGS

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 31 de Julho de 2010, 10:01:48 »
Quando a ignorância voluntária se junta com o atraso: http://bit.ly/bBz5ci

Ou seja, é possível que a gente tenha que importar etanol, e o governo nem quer ouvir sobre carros elétricos. É demais para uma manhã de sábado!

:hmph:

Que protecionismo mais míope!
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 31 de Julho de 2010, 13:43:46 »
Realmente, é muita cegueira :(

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #45 Online: 31 de Julho de 2010, 16:33:24 »
Não critiquem o governo...... Quem faz isso é porque tem ranço ideológico....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #46 Online: 31 de Julho de 2010, 17:48:20 »
Li depois que uma das razões apresentadas seria o fato das únicas jazidas de lítio do mundo ficam na Bolívia e na China. Só que:

1 - Procede isto?
2 - Não é algo para pesquisa e desenvolvimento contornarem?
3 - Um híbrido elétrico/ combustível fóssil seria factível?

Enfim, muito melhor do que negar de cara sem nem olhar.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 31 de Julho de 2010, 17:56:12 »
Li depois que uma das razões apresentadas seria o fato das únicas jazidas de lítio do mundo ficam na Bolívia e na China. Só que:

1 - Procede isto?

Não é correto. Existem jazidas também no Chile, nos EUA, no Canadá e na Rússia.

Mas, e isto sim é correto, é que de todo o lítio conhecido (isto é, cubado) no mundo, a maior parte fica na Bolívia.

2 - Não é algo para pesquisa e desenvolvimento contornarem?

Sim, mas isto é demorado e dispendioso, além do fato de que não há garantia de sucesso.

3 - Um híbrido elétrico/ combustível fóssil seria factível?

Acho que sim, mas não sou engenheiro.

Enfim, muito melhor do que negar de cara sem nem olhar.

De fato.
« Última modificação: 01 de Agosto de 2010, 12:40:57 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #48 Online: 31 de Julho de 2010, 19:05:13 »
Eu resolveria o problema do espaço para plantação simplesmente acabando com o modelo de pecuária extensiva e adotando pecuária intensiva, igual ocorre na Europa. Ia sobrar espaço p/ plantação até não poder mais.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 01 de Agosto de 2010, 12:34:37 »

Não quando feito como está aqui.
« Última modificação: 01 de Agosto de 2010, 12:36:43 por _Juca_ »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!