Eu não gosto porque:
1) É feio.
Pode até ser, mas é uma avaliação subjetiva. Eu acho que o termo "yankee" ou "ianque" é, sim, pejorativo e feio.
Eu não gosto porque:
2) É impreciso: Não poderia referir-se aos Estados Unidos do México?
Bem. O termo em tela é consagrado, aceito amplamente, e dicionarizado assim.
Eu não gosto porque:
3) O nome do país é América. Estados Unidos é a forma de organização dele. Chamar o que é natural dos EUA de estadunidense faz tanto sentido quanto chamar o que é natural do Brasil de republicafederativense.
Ao meu ver a expressão "Estados Unidos da América" não representa um nome mas antes tipifica uma situação geográfica e política ocorrida no final do século XVIII.
Eu não concordo que se use a palavra "América" para se referir àquele país, pois afinal de contas eu nasci na América e sou brasileiro. E quero deixar claro uma coisa. Odeio o patriotismo e o nacionalismo pois que são o último refúgio dos canalhas, parafraseando Samuel Johnson.
E está claro que a associação feita das palavras "América" e "americanos" para designar o país EUA e seus cidadãos, respectivamente, se deu em função do poder deles aliado a uma tradição, principalmente por parte dos europeus.
Eu não gosto porque:
4) É desnecessário, pelo contexto a gente sabe se você está falando dos EUA ou do continente americano.
Em certos casos sim. Outros não.
Eu não gosto porque:
5) O que o Jaf falou.
Bem eu realmente não me preocupo com o que um segmento mais radical da esquerda pensa, escreve ou diz.
Quando uso o termo não o faço no sentido pejorativo e nem dou uma conotação ideológica para ele.