Autor Tópico: Fim do mundo antecipado  (Lida 4446 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Fim do mundo antecipado
« Resposta #25 Online: 31 de Julho de 2010, 20:15:57 »
Como assim no decorrer do século XIX? Na declaração de Independência dos EUA e na Constituição americana eles já usam o nome United States of America:
http://en.wikipedia.org/wiki/United_States_Declaration_of_Independence
http://en.wikipedia.org/wiki/Us_constitution

Mas eu não afirmei isto em momento algum.

O que eu afirmei, e re-afirmo, é que eles intencionalmente fizeram, a partir do século XIX, uma vinculação da palavra "América", que designa um continente, com o nome do seu país, frequentemente substituindo-o.
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 31 de Julho de 2010, 20:21:53 »

O que eu afirmei, e re-afirmo, é que eles intencionalmente fizeram, a partir do século XIX, uma vinculação da palavra "América", que designa um continente, com o nome do seu país, frequentemente substituindo-o.

Ah, tá, entendi o que você quis dizer.
Mas geralmente não nos referimos ao continente como "as Américas", em vez de "a América"? Isso nas raras vezes em que se fala da(s) América(s) como um só continente, é muito mais comum tratar de suas subdivisões "América do Sul", "América Central", "América Latina", "América do Norte"...  

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 31 de Julho de 2010, 20:35:20 »

Ah, tá, entendi o que você quis dizer.
Mas geralmente não nos referimos ao continente como "as Américas", em vez de "a América"? Isso nas raras vezes em que se fala da(s) América(s) como um só continente, é muito mais comum tratar de suas subdivisões "América do Sul", "América Central", "América Latina", "América do Norte"... 

Sim hoje é comum a subdivisão sob o ponto de vista politico-administrativo. Mas não do ponto de vista geográfico.

De qualquer modo é uma discussão um tanto bizantina, não é mesmo? :hihi:
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 31 de Julho de 2010, 20:38:25 »
Sim hoje é comum a subdivisão sob o ponto de vista politico-administrativo. Mas não do ponto de vista geográfico.

E como é que você acha que eu consegui chegar a 10 000 mensagens, mesmo sumindo do fórum por meses de tempos em tempos? Não foge não, vamos discutir quantos anjos podem dançar na cabeça de um alfinete! :biglol:

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #29 Online: 31 de Julho de 2010, 20:50:05 »
Eu acho meio inutil.... Quase 90% do planeta chama de americanos...... Chamar de outra coisa só  vai dificultar a comunicação.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 31 de Julho de 2010, 20:59:51 »

E como é que você acha que eu consegui chegar a 10 000 mensagens, mesmo sumindo do fórum por meses de tempos em tempos? Não foge não, vamos discutir quantos anjos podem dançar na cabeça de um alfinete! :biglol:

Eu não insinuei, em momento algum, que as suas postagens são inúteis ou frívolas. :vergonha:

Mesmo porque, se assim tivesse procedido, seria como "dar um tiro no próprio pé"!!!  :biglol: :biglol:
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 31 de Julho de 2010, 21:07:05 »
Eu acho meio inutil.... Quase 90% do planeta chama de americanos...... Chamar de outra coisa só  vai dificultar a comunicação.

Tudo bem Barata.

Eu mesmo, frequentemente, chamo-os de "americanos", quando travo conversas informais.

Apenas ressaltei que no meio acadêmico, o jargão é outro.

Talvez seja um viés de perfeccionismo. :mestre:

Ou de presunção junto com estupidez. :down:
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 01 de Agosto de 2010, 09:06:31 »
Concordo com o Geo. A visão deles no final da Revolução Americana era de um "consórcio" de países (as 13 colônias originais): eles se viam como da Virgínia ou da Pensilvânia (que, por acaso, se encontrava na América). Tanto é que houve uma discussão sobre como deveria ser escrita essa declaração, com quais palavras, para que as colônias ainda mantivessem certa independência e não trocassem um governo tirânico (o britânico) por um novo (o americano), daí o nome de Estados Unidos da América e não um nome de país. Somente no século XIX é que a visão de um único país começa a se cristalizar entre eles, principalmente após a Guerra de Secessão. Quanto ao México... é só um caso de macaquisse: imitaram o nome do vizinho grande do norte. O Brasil fez a mesma coisa: até recentemente éramos os Estados Unidos do Brasil. A diferença entre os EUA e o Brasil e México é que eles são realmente uns estados unidos e o Brasil e México não, já que seus estados estão mais para províncias.

Alguma coisa sobre a Declaração de Independência dos EUA:
http://pessoas.hsw.uol.com.br/independencia-americana.htm

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 01 de Agosto de 2010, 13:14:56 »
Ótima clarificação, Derfel. Mas eu ainda acho "estadunidense" feio pra cachorro, aí é gosto :P

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #34 Online: 01 de Agosto de 2010, 14:02:05 »

Ou tudo junto...  :hihi:
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 01 de Agosto de 2010, 17:21:41 »

Ou tudo junto...  :hihi:

;P
Foto USGS

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #36 Online: 01 de Agosto de 2010, 17:50:18 »
Isto que dá um uma bodega de país que nem nome de verdade tem :P . Eu prefiro estadunidense pelos mesmos motivos do Geotecton.
« Última modificação: 01 de Agosto de 2010, 17:53:03 por Donatello van Dijck »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 01 de Agosto de 2010, 19:15:59 »
Foto USGS

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #38 Online: 01 de Agosto de 2010, 23:32:07 »
Ótima clarificação, Derfel. Mas eu ainda acho "estadunidense" feio pra cachorro, aí é gosto :P

NÃO!

Você está errado!

:histeria:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 02 de Agosto de 2010, 02:13:59 »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!