Autor Tópico: Causas da homossexualidade  (Lida 3037 vezes)

Offline Lion

• Nível 35
  • *
Causas da homossexualidade
« Online: 07 de Agosto de 2010, 17:46:18 »
Devido ao grande número de frutinhas neste fórum resolvi procurar qual seria a causa da homossexualidade e encontrei um texto do Dráuzio Varella sobre o assunto.

Calma gente (harém)...... Não tenho nada contra as pessoas que vivem o lado rosa da força.  :borboleta:

Existe gente que acha que os homossexuais já nascem assim. Outros, ao contrário, dizem que a conjunção do ambiente social com a figura dominadora do genitor do sexo oposto é que são decisivos na expressão da homossexualidade masculina ou feminina.

Como separar o patrimônio genético herdado involuntariamente de nossos antepassados da influência do meio foi uma discussão que monopolizou o estudo do comportamento humano durante pelo menos dois terços do século XX.

Os defensores da origem genética da homossexualidade usam como argumento os trabalhos que encontraram concentração mais alta de homossexuais em determinadas famílias e os que mostraram maior prevalência de homossexualidade em irmãos gêmeos univitelinos criados por famílias diferentes sem nenhum contato pessoal.

Mais tarde, com os avanços dos métodos de neuro-imagem, alguns autores procuraram diferenças na morfologia do cérebro que explicassem o comportamento homossexual.

Os que defendem a influência do meio têm ojeriza aos argumentos genéticos. Para eles, o comportamento humano é de tal complexidade que fica ridículo limitá-lo à bioquímica da expressão de meia dúzia de genes. Como negar que a figura excessivamente protetora da mãe, aliada à do pai pusilânime, seja comum a muitos homens homossexuais? Ou que uma ligação forte com o pai tenha influência na definição da sexualidade da filha?
Sinceramente, acho essa discussão antiquada. Tão inútil insistirmos nela como discutir se a música que escutamos ao longe vem do piano ou do pianista.
A propriedade mais importante do sistema nervoso central é sua plasticidade. De nossos pais herdamos o formato da rede de neurônios que trouxemos ao mundo. No decorrer da vida, entretanto, os sucessivos impactos do ambiente provocaram tamanha alteração plástica na arquitetura dessa rede primitiva que ela se tornou absolutamente irreconhecível e original.

Cada indivíduo é um experimento único da natureza porque resulta da interação entre uma arquitetura de circuitos neuronais geneticamente herdada e a experiência de vida. Ainda que existam irmãos geneticamente iguais, jamais poderemos evitar as diferenças dos estímulos que moldarão a estrutura microscópica de seus sistemas nervosos. Da mesma forma, mesmo que o oposto fosse possível - garantirmos estímulos ambientais idênticos para dois recém-nascidos diferentes - nunca obteríamos duas pessoas iguais por causa das diferenças na constituição de sua circuitaria de neurônios. Por isso, é impossível existirem dois habitantes na Terra com a mesma forma de agir e de pensar.

Se taparmos o olho esquerdo de um recém-nascido por 30 dias, a visão daquele olho jamais se desenvolverá em sua plenitude. Estimulado pela luz, o olho direito enxergará normalmente, mas o esquerdo não. Ao nascer, os neurônios das duas retinas eram idênticos, porém os que permaneceram no escuro perderam a oportunidade de ser ativados no momento crucial. Tem sentido, nesse caso, perguntar o que é mais importante para a visão: os neurônios ou a incidência da luz na retina?

Em matéria de comportamento, o resultado do impacto da experiência pessoal sobre os eventos genéticos, embora seja mais complexo e imprevisível, é regido por interações semelhantes. No caso da sexualidade, para voltar ao tema, uma mulher com desejo sexual por outras pode muito bem se casar e até ser fiel a um homem, mas jamais deixará de se interessar por mulheres. Quantos homens casados vivem experiências homossexuais fora do casamento? Teoricamente, cada um de nós tem discernimento para escolher o comportamento pessoal mais adequado socialmente, mas não há quem consiga esconder de si próprio suas preferências sexuais.

Até onde a memória alcança, sempre existiram maiorias de mulheres e homens heterossexuais e uma minoria de homossexuais. O espectro da sexualidade humana é amplo e de alta complexidade, no entanto; vai dos heterossexuais empedernidos aos que não têm o mínimo interesse pelo sexo oposto. Entre os dois extremos, em gradações variadas entre a hetero e a homossexualidade, oscilam os menos ortodoxos.

Como o presente não nos faz crer que essa ordem natural vá se modificar, por que é tão difícil aceitarmos a riqueza da biodiversidade sexual de nossa espécie? Por que insistirmos no preconceito contra um fato biológico inerente à condição humana?

Em contraposição ao comportamento adotado em sociedade, a sexualidade humana não é questão de opção individual, como muitos gostariam que fosse, ela simplesmente se impõe a cada um de nós. Simplesmente, é!

Dráuzio Varella

http://www.drauziovarella.com.br/ExibirConteudo/494/causas-da-homossexualidade

Offline calvino

• Nível 37
  • *
Re: Causas da homossexualidade
« Resposta #1 Online: 07 de Agosto de 2010, 18:12:49 »

:histeria:

o cara está se inteirando mesmo do assunto!

:rola:
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #2 Online: 07 de Agosto de 2010, 18:41:21 »
Esse "simplesmente é" ficou parecendo discurso crente tentando justificar deus.

Tenho minhas duvidas quanto a não ser opção individual !
Não deseje.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 07 de Agosto de 2010, 20:11:16 »

O melhor argumento que eu já vi contra a hipótese de que homossexualismo é uma opção individual consciente é este:

Você acredita realmente que em algum momento da sua vida você decidiu que não ia se excitar com isso? Claro que não. Ou você se excita ou não se excita. Ou prefere a de cima, ou prefere a de baixo:

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #4 Online: 07 de Agosto de 2010, 20:22:31 »

:histeria:

o cara está se inteirando mesmo do assunto!

:rola:

:beee:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 07 de Agosto de 2010, 21:28:12 »

O melhor argumento que eu já vi contra a hipótese de que homossexualismo é uma opção individual consciente é este:

O mais esquisito acho quando dizem não só que é opção, mas que é "falta de vergonha". Será que para quem diz isso, é algo "opcional", um esforço que fazem, por vergonha? Tem várias coisas que sugerem um fundo de homossexual reprimido para homofobia.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #6 Online: 07 de Agosto de 2010, 22:05:12 »
Numa coisa eu concordo, cada um sabe por si, e não cabe a outro tentar saber por você.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #7 Online: 07 de Agosto de 2010, 23:29:42 »

O mais esquisito acho quando dizem não só que é opção, mas que é "falta de vergonha". Será que para quem diz isso, é algo "opcional", um esforço que fazem, por vergonha? Tem várias coisas que sugerem um fundo de homossexual reprimido para homofobia.
Com certeza existe esse lado homossexual reprimido nessas situações. Mais que isso, possivelmente existe também a bifobia quando tentam enquadrar necessáriamente numa situação monossexual, seja homo ou héreto.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 07 de Agosto de 2010, 23:39:00 »
Com certeza existe esse lado homossexual reprimido nessas situações. Mais que isso, possivelmente existe também a bifobia quando tentam enquadrar necessáriamente numa situação monossexual, seja homo ou héreto.

Comentário interessante. Segundo Kinsey relatou nos anos 50 e hoje vários sexólogos endossam, a sexualidade não é dividida em polos bem definidos, existe todo um espectro contínuo (tipo um arco-íris :hihi: ) entre a pessoa estritamente homossexual e a estritamente heterossexual. A nossa cultura é que impõe modelos de comportamento simplistas, mas isso está longe de representar a real natureza humana. Em sociedades sexualmente mais liberais, como Grécia e Roma antigas, a bissexualidade era amplamente praticada.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #9 Online: 07 de Agosto de 2010, 23:49:50 »

Comentário interessante. Segundo Kinsey relatou nos anos 50 e hoje vários sexólogos endossam, a sexualidade não é dividida em polos bem definidos, existe todo um espectro contínuo (tipo um arco-íris :hihi: ) entre a pessoa estritamente homossexual e a estritamente heterossexual. A nossa cultura é que impõe modelos de comportamento simplistas, mas isso está longe de representar a real natureza humana. Em sociedades sexualmente mais liberais, como Grécia e Roma antigas, a bissexualidade era amplamente praticada.
E na psicanálise também é bem abordada e aprofundada. Considerando que o termo repressão utilizado no post do Buckarro ter origem nela.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 08 de Agosto de 2010, 00:28:43 »
Um pouco fora do assunto (mas não tanto), mas uma palavra da qual eu peguei ojeriza recentemente é "cultura". Acho que de tanto ouvir as pessoas falarem em "tem que respeitar a cultura de fulano" e outras imbecilidades similares.

Se a gente pensar bem, cultura é uma palavra que é usada para nomear dois conceitos que são não só diferentes, como na verdade são opostos: um desses conceitos é ligado à arte, dizemos que literatura, música, teatro, etc. é cultura. O outro conceito é o de costumes, das regras ditadas pela sociedade.

Nós somos tão apaixonados pela cultura (ambas) que romanceamos a forma como ela é adquirida. A cultura costumes é obrigatória. Ela é transmitida pelos pais, pelos amigos e pelas instituições sociais, por exemplo, a igreja e a escola. Na nossa imaginação, os costumes são assimilados pacificamente, mas isso é só um pedacinho muito pequeno verdade. Na verdade, em sua maior parte a os costumes são imposta pela força. Se eu fosse escolher um mascote para os costumes, ele seria um chinelo. Foi assim que adquiri a maior parte deles, por chineladas ou ameaças. Por histórias, como o dia em que minha tia disse que se eu fizesse careta, meu rosto ficaria assim para sempre. Ou pelo ridículo, quando meus amiguinhos escarneavam de mim quando eu fazia alguma coisa fora do esperado pelos padrões considerados aceitáveis pela sociedade.

Na pré-escola a minha professorinha me ensinou que "homem com homem, lobisomem; mulher com mulher, jacaré." Eu não entendia por que, mas já dava para entender que homem com homem e mulher com mulher (seja lá o que for que a conjunção "com" queria dizer, pois eu não sabia) era errado. Na pré-escola a professorinha já dizia que homem não podia cruzar as pernas quando sentava. Eu me senti mal porque eu me sentava feito menininha e tive que fazer esforço para não sentar errado, afinal a professorinha ensinou que é errado os meninos fazerem as coisas como meninas e os outros meninos zombariam de mim se isso acontecesse.

Enfim, eu poderia citar as milhões de maneiras como os costumes encheram a minha cabeça de porcaria, e eu incluiria suas lições sobre religião, sobre patriotismo, sobre consumo e sobre todas as regras estúpidas e arbitrárias que eu deveria seguir, desde para me vestir até para comer. Mas vocês já devem ter notado um padrão aqui: os costumes servem para uniformizar. Eles criam regras arbitrárias que devem ser seguidas e todos os mínimos desvios precisam ser corrigidos à força. Nesse sentido então, a cultura é o conjunto de todas as forças que agem no sentido de negar a individualidade.

A outra cultura, as artes, são justamente o contrário, essa cultura é na verdade o pior inimigo daquela cultura: as artes reafirmam o indivíduo, elas valorizam a originalidade, o diferente, o inusitado. É por isso que a arte muda toda hora: o Romantismo nasceu como um movimento revolucionário, que rompia os paradigmas estabelecidos. Quando o Romantismo virou mainstream, perdeu seu vigor criativo e foi dominado por imitadores baratos sujando a arte com costumes. Aí veio outro movimento revolucionário, o Realismo, para manter a alma humana viva, e assim por diante.

Mas não precisamos ser artistas para romper com os costumes, aliás, na verdade talvez na verdade todos nós sejamos artistas justamente por romper com os costumes. Não é à tôa que quando uma criança se comporta mal, nós dizemos que ela está fazendo arte :D Enfim, acho que o caminho para a felicidade é justo esse: fazer arte. Ser você mesmo, ser original, se afirmar como indivíduo e se comportar segundo a sua consciência, e não segundo as regras estúpidas e imbecis com que os costumes tentam nos sufocar. Então deixa eu fazer uma confissão para vocês, algo que eu nunca disse para ninguém antes, algo que eu sempre tentei esconder de todos a todo momento: eu coloco o dedo no nariz! Eu coloco o dedo no nariz e fico brincando com meleca, chupa, professorinha do pré-primário!

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #11 Online: 08 de Agosto de 2010, 01:07:25 »
Eu achei que você ia dizer que era gay....... Ja estava digitando:"Graaande novidade...." . Mas agora que sei a verdade sobre você, estou cortando relações.... O que minha mãe, meus amigos e colegas de trabalho vão dizer se descobrirem que eu tenho um amigo que coloca o dedo no nariz??? Isso é nojento, é contra a natureza humana....   
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #12 Online: 08 de Agosto de 2010, 02:03:53 »
Eu achei que você ia dizer que era gay....... Ja estava digitando:"Graaande novidade...." . Mas agora que sei a verdade sobre você, estou cortando relações.... O que minha mãe, meus amigos e colegas de trabalho vão dizer se descobrirem que eu tenho um amigo que coloca o dedo no nariz??? Isso é nojento, é contra a natureza humana....   

Eu sabia que um dia ia ter o Barata todinho ssssssssoooooooooooooooo pra mim!  :yahoo:
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #13 Online: 08 de Agosto de 2010, 15:31:18 »
O que causa o homossexualismo? Sei lá. É polêmico e essa é uma das perguntas sem resposta, dentre tantas que movem o mundo.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #14 Online: 08 de Agosto de 2010, 15:33:26 »
Uiliníli

Vc é um cara meio genial. Notei isso desde que li o seu post sobre aquela coisa do livro de Kardec no teto. Todavia, suas palavras são um tanto típicas.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #15 Online: 08 de Agosto de 2010, 16:46:12 »

Você acredita realmente que em algum momento da sua vida você decidiu que não ia se excitar com isso? Claro que não. Ou você se excita ou não se excita. Ou prefere a de cima, ou prefere a de baixo:

E se a pessoa se excita com o sexo oposto e contrariando seus instintos decide ser homossexual ?

Ou isto não existe ?
Não deseje.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #16 Online: 08 de Agosto de 2010, 20:05:41 »
Bem, neste caso... vamos ver... passo.

A próxima pergunta?

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #17 Online: 08 de Agosto de 2010, 23:04:49 »
Uiliníli

Vc é um cara meio genial. Notei isso desde que li o seu post sobre aquela coisa do livro de Kardec no teto. Todavia, suas palavras são um tanto típicas.

Love is in the air...  :fiu-fiu:

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #18 Online: 09 de Agosto de 2010, 16:14:51 »
Não notou a minha crítica velada?

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #19 Online: 09 de Agosto de 2010, 16:28:24 »
Não notou a minha crítica velada?

Não.

"love is in the air...:fiu-fiu:

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #20 Online: 09 de Agosto de 2010, 21:56:40 »
Cara, todo homossexual rejeita rótulos. Eles vêm sempre com aquele discurso igual ao que o cara acabou de citar: [uiliníli]Enfim, eu poderia citar as milhões de maneiras como os costumes encheram a minha cabeça de porcaria, e eu incluiria suas lições sobre religião, sobre patriotismo, sobre consumo e sobre todas as regras estúpidas e arbitrárias...[/uiliníli]. Isso é típico argumento gay!

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #21 Online: 09 de Agosto de 2010, 22:01:57 »
Isso é típico argumento gay!

Você está falando que o uili é gay?

:demente:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 09 de Agosto de 2010, 22:48:37 »
Cara, todo homossexual rejeita rótulos. Eles vêm sempre com aquele discurso igual ao que o cara acabou de citar: [uiliníli]Enfim, eu poderia citar as milhões de maneiras como os costumes encheram a minha cabeça de porcaria, e eu incluiria suas lições sobre religião, sobre patriotismo, sobre consumo e sobre todas as regras estúpidas e arbitrárias...[/uiliníli]. Isso é típico argumento gay!

Eu não entendi porcaria nenhuma do que você está falando.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #23 Online: 09 de Agosto de 2010, 23:06:09 »

Eu não entendi porcaria nenhuma do que você está falando.

Também não, seria bom dar uma explicadinha ai.

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #24 Online: 10 de Agosto de 2010, 00:15:29 »
"A liberdade é defendida com discursos e atacada com metralhadoras". ( Carlos Drummond de Andrade )
.
.
Sempre pensei que esta frase do Carlos Drummond de Andrade representasse bem o panorama e os limites entre o preconceito e a discriminação, ao delinear o caminho legal e legítimo para o desenvolvimento de uma Nova Consciência social.
.
.
O preconceito é permitido, pois tudo que formulamos é preconceito frente à realidade que nos cerca, a considerar que não existe uma verdade absoluta. Mas não é permitida a discriminação em relação aos Direitos Humanos Fundamentais. Não deve existir uma hierarquia humana, porque não existe categoria humana mais valorativa. Por isso que todo atentado contra a vida humana é criminalizado, independente de suas propriedades étnicas, seu gênero e sua classe social e econômica.
.
.
Só que temos muito a nos ajustar no que respeita ao que é legal e legítimo. Na realidade, este ajuste deve ser contínuo... Em tempo, sabemos o que é legal e que a História, enquanto Ciência, nos é fundamental para que não venhamos a cometer os mesmos erros de tempos memoriais, ao menos, não por mera ignorância.
.
.
A humanidade já passou por experiências suficientes para saber o que não é legítimo, embora não possa estabelecer a legitimidade absoluta.
.
.
O que o Silas Malafaia e sua corja fizeram, por exemplo, não foi mera manifestação de opinião.
.
.
Foi um ato ilegítimo e arbitrário respaldado pela pulhagem, produto de uma sociedade que coloca o capital acima da decência. Ele não se expressou pura e simplesmente. Ele utilizou da força física, ele atentou contra a liberdade alheia. A força ideológica não condiz com o referido ato.
.
.
Alegaram que o projeto de livre expressão sexual abriria as portas para a pedofilia, o que é uma alegação em absoluto absurda. Não há meios nem nexos que possam sugerir intimidade entre as referidas categorias, porque pedofilia não é restrita à homossexualidade.
.
.
Tipo, vamos criminalizar o sexo, então. Ou, indo mais além. A "sensualidade" (exposição de crianças em atos sensuais é crime de pedofilia, conforme estabelecido pela Constituição). Porque abre as portas para a pedofilia. Aff...
.
.
O problema não é a expressão, mas a extrapolação

Um extremista de direita chega a ser ideativamente cômico, porque a Consciência Social já ultrapassou seu ideal de política. O problema estar é nesta corja que transgride os limites pré-estabelecidos. Eu duvido que outra categoria conseguisse INVADIR o Senado. Categorias mais numerosas e dispostas não conseguiriam transpor a segurança do recinto.
.
.
Os evangélicos só conseguiram porque a invasão fôra facilitada. Porque houveram atividades que extrapolaram o campo ideativo, como o ato propina-comparsativo e inocentário.
.
.
Não nos cabe julgar a sexualidade de ninguém ser correta ou errada
.
.
Sabemos que alguns indivíduos já nascem dotados de aspectos biológicos, peculiares do sexo oposto. Estes que se desenvolvem já a partir da infância. No entanto, isso não quer dizer, necessariamente, que aquele indivíduo manterá relações homossexuais, não é um preceito, absolutamente. Encontramos fácil fácil indivíduos homossexuais que não possuem semelhança biológica com o sexo oposto e, também, não tão facilmente. Mas, existem casos de indivíduos heterossexuais dotados de alguma semelhança biológica com o sexo oposto, sim. Isso indica apenas uma tendência psicológica. Pois dependendo da carência e da demanda social disposta, do momento em que esse indivíduo reconhecer tais afinidades e como irá assimilar esse estímulo, é, então, que se definirá sua opção sexual.
.
.
Tomo-me por exemplo. Em minha infância, lá no interior da Paraíba, não havia tantas garotas dispostas a manter relações comigo, até mesmo por ser de origem humilde e por as garotas serem severamente policiadas. Então, eu buscava alternativas, como manter relações sexuais com outros garotos, com animais e até mesmo fazer um buraco num pé de bananeira a introduzir o pênis, suprindo assim os meus anseios sexuais.
.
.
Acontece que, de verdade, todos nascem heterossexuais. O sexo estar, intrinsecamente, relacionado com a reprodução e perpetuação da espécie. A relação homo trata-se de um relacionamento, biologicamente, estéril e, portanto, quebra a lógica do ciclo natural da vida: nascer, desenvolver, reproduzir e morrer. Fato.
.
.
O que já não se pode pensar pelo lado social. Nesse sentido, o homossexualismo é 'fértil'.
.
.
O que se discute é o homossexualismo. Como melhor podemos tirar proveito deste fenômeno social? Pois eu o vejo desta forma: um fenômeno social, uma opção determinada pela as relações sociais, e o preconceito só veio a fomentar uma politicagem sexual latente. Penso que o homossexualismo seja uma realidade social, a qual não se pode fechar os olhos. E sim, tratando de políticas sociais, podemos tirar proveito dessa categoria. Afinal, temos um número absurdo de crianças órfãs, carentes de família, mesmo que essa não seja o tipo de família convencional.
.
.
O ser humano é diplóide em sua essência, pois na fecundação os cromossomos organizam-se em pares homólogos. Logo, a heterossexualidade é fundamental para a vida humana. Sem tal condição, isso implicaria na extinção de nossa espécie.
.
De fato. Não há um estudo focado na lógica natural da vida. No entanto, temos um sem número de estudos mais abrangentes, que corroboram para com o pensamento lógico.
.
.
Observamos o comportamento homossexual nos animais em geral, mas de modo instintivo. Porém, é mister que se faça a distinção entre o animal humano e os demais. O animal humano é dotado da qualidade egóica, que lhe permite a sintetização de todo o instinto. Nenhum outro animal é capaz de organizar esquemas lógicos, a estabelecer alternativas racionais.
.
.
O homossexualismo surge sob condições sociais, das quais deriva como uma opção racional. Porém, a qualidade e o comportamento heterossexual permanecem.
.
.
O que costumam qualificar como subversivo, eu entendo como a sintetização do instinto animal (o que respeita sua propriedade egóica) ou resposta à agressão contra a Consciência Primária.
.
.
Estamos conscientes de sermos conscientes”. (Edelman, 1992).
.
.
Vejamos - Gerald Edelmam distingue Consciência Primária de Consciência Elaborada:
.
.
A consciência primária é o estado em que nos encontramos mentalmente cientes das coisas que se passam no mundo. Isso quer dizer, em que temos imagens mentais no presente. Porém, não é seguida por qualquer sentido de uma pessoa com passado e futuro. É aquilo que podemos imaginar que alguns animais "não lingüísticos" e "não semânticos" possuem.
.
.
Já, pelo contrário, a consciência elaborada envolve o reconhecimento por um sujeito pensante dos seus próprios atos e afetos. Encarna um modelo do que é pessoal e do passado e futuro, tal como no presente. É a posse humana para além da consciência primária, que seria da incumbência egóica a função autoreguladora.
« Última modificação: 10 de Agosto de 2010, 01:30:19 por A Mosca »
Se alumia, então é lanterna...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!