Eu não li uma obra sequer do Olavo de Carvalho, mas é muito difícil ignorar as conclusões dele a respeito do movimento revolucionário, incluindo as ligações do PT com as FARCs e movimentos terroristas internos como PCC, MST e CV.
Seja bem vindo La Liberté.
Voce foi incisivo em afirmar que o PT tem relação com o PCC? Qual é a fonte desta informação?
Incisivo? Você está enganado, eu apenas disse que é muito difícil ignorar as conclusões do Olavo de Carvalho, uma vez que ele tem uma boa margem de acerto no que diz respeito ao FOCO DO ESTUDO DELE.
É mesma coisa querer que um Richard Dawkins entenda de física quântica... Ele precisa? Claro que não! O estudo dele é a biologia e o processo de evolução das espécies (e ele estende sua abrangência para a etologia e a psicologia evolutiva). Dawkins não entende nada sobre filosofia política, e isso é facilmente percebido pela infantilidade de suas opiniões políticas em seus livros. Ele enxerga as falhas da política e da justiça mundial mas não consegue traçar qualquer esboço de plano para começar a mudar isso. Também não consegue enxergar maiores detalhes sobre as grandes articulações políticas envolvidas no atual cenário político mundial.
E nenhum filósofo precisa compreender de evolução para enxergar a filosofia política.
Concordo, mas com um porém. Quando expõe as suas críticas ao pensamento esquerdista, OdC o faz com base em sua própria formação de extrema-direita. E, em, momento algum, eu vi este cavalheiro fazer críticas contundentes para organizações de direita como a "Opus Dei". Pelo contrário. Suprema ironia é que ele foi membro do PCB durante um curto período.
Ele faz críticas à direita e menciona o que todo mundo já tem certeza. Ele não nega a censura da mídia durante a ditadura, ou poucos casos comprovados de tortura e assassinatos cometidos por militares contra ativistas comunistas etc.
No entanto, não vejo qualquer falta de coerência da parte dele em focar suas atividades em apontar os descasos da esquerda, bem como desmascará-la frente ao que a mídia esquerdista tenta fazer parecer.
Enfim, ao meu ver, ignorar o trabalho de um filósofo apenas porque ele se foca em criticar um lado da moeda, é pura ignorância e ingenuidade de pseudo-intelectual.
Ou por acaso é coerente ignorar as críticas de um operário quanto aos baixos salários e exploração de mão-de-obra barata? Ah, vais querer agora que o operário fique citando os defeitos da causa operária pra que ele tenha credibilidade? Dá um tempo!
E outra coisa...
Muitas fontes primárias de notícias, muitas vezes abafadas ou distorcidas pela mídia, vêm de pessoas ligadas à igreja católica. É visível e muito claro um ataque de várias frentes contra a Igreja Católica.
Porque será que existem tantos ataques contra a ICAR?
Você sabe mesmo a resposta? Será que são somente os casos de pedofilia isolados? Você confia tanto na mídia?
OdC já previa há mais de 15 anos esses ataques crescentes à ICAR, se informe e saiba o que questionar ao invés de se basear somente no que a mídia convencional, manipulada e consensual diz.
Uma coisa que eu odeio são perguntas com o intuito apenas de prolongar o debate. Você sabe qual é a minha resposta e qual é a sua não sabe? Então pra que perguntar? Não é melhor fazer um debate aberto sem joguinhos de palavras e retóricas baratas?
Nós, ateus, até podemos, de forma infantil, sentir um gostinho açucarado, porque a queda do catolicismo aumentam as chances do ateísmo crescer. Mas somos ainda uma minoria, sem qualquer consenso quanto a posições políticas, estamos apenas no meio desse fogo cruzado, como neutrinos, que influenciam pouco ou nada na política mundial.
A queda da ICAR está muito longe de acontecer, pois a quantidade de "seguidores" ainda é muito grande. O problema está no fato de que o que a está substituindo é, em muitas oportunidades, pior do que a própria ICAR.
A sua visão está extremamente limitada aos limites que as lideranças ateístas pregam.
A dinâmica da política mundial está nem um pouco preocupada se Deus existe ou não, mas sim quanto ao poder de uma determinada entidade. Se um grupo, que acredita em duendes, é tão poderoso e ameaçador quanto a ICAR, não tenha dúvidas que este grupo terá importância política no mundo. É isso que ateus radicais e apaixonados não conseguem enxergar.
Qq o ateísmo representa politicamente para o mundo atualmente? O MESMO QUE NADA! Se limita a livros de Sam Harris, Dawkins e Pinker para uma extrema minoria ler. Não tem qualquer valor político aplicável!
Inclusive o Olavo defende uma idéia estranha de que a militância ateísta está ligada ao movimento globalista de religião unificada. Pode ser verdade, acho bem plausível, mas provavelmente é um projeto de longo prazo.
Sem margem de dúvida, o OdC com suas conjecturas viscerais.
Concordo, ele vai longe nas conjecturas, mas não é porque sou ateu que vou ignorar só porque ele menciona o ateísmo como algo negativo. Não sou criança pra ficar de birra com um estudioso só porque ele não entende evolução e não tolera o ateísmo. Ele que pague por danos morais por dizer que ateus são assassinos, mas quem queimar seus livros e tentar censurar sua obra sobre filosofia política é tão ou mais ignorante e jurássico do que ele.
E não acho que ser ateu previne qualquer liderança desse grupo (a exemplo do sottomaior) de tomar partido de alguma corrente ideológica.
Daniel Sottomaior, se conseguir unificar os ateus, fazendo-os defender ao menos alguns pontos em comum (como, por exemplo, sermos todos "verdes" e de esquerda, adoradores de revoluções), poderá usar seu "público" como massa de manobra de acordo com seus interesses e interesses das elites que representam o ateísmo.
A única coisa que liga os ateus é a ausência de crença no sobrenatural, simplificadamente falando. No caso dos ateus deste fórum, há um outro tipo de opinião convergente, e que preconiza que a ciência é o melhor meio de entender o contexto físico, biológico e cultural em que vivemos.
Nos demais assuntos há uma grande variação de posturas e opiniões, mas quase sempre bem fundamentadas.
Não é tão simples...
Nem todo ateu possui liberdade de idéias e pensamentos... Ateus é minoria e não são pessoas totalmente previnidas de serem enganadas, manipuladas e persuadidas a tomarem determinadas posições.
Você parece tão ingênuo repetindo o que muitos ateus ADORAM dizer... Ateu ou crente é ser humano e é sim ignorante, porque todos somos, em algum nível, ignorantes e vulneráveis a sermos manipulados.
Da mesma forma que o movimento gay e negritude pode ser usado como massa de manobra, o ateísmo também pode vir a ser.
Enfim...
É necessário filtrar as coisas, e não apenas polarizar as pessoas por erros de interpretação.
Olavo é filósofo político, não é cientista, não é biólogo e nem psicólogo.
Fato, mas ele frequentemente "mete os pés-pelas-mãos" ao discorrer sobre cientificismo e evolucionismo.
Então filtre o que ele tem de bom e pare de se concentrar nos erros como a maioria faz... É incrível como o ser humano não aprende a ter um controle sobre sua própria tendência de tomar posições de forma precipitada. Não interessa se OdC é anti-ateu, não conhece evolução, é assassino, pedófilo etc. O que tem que ser levado em conta é o seu FOCO! É uma burrice se desligar do FOCO pra ficar criticando picuinhas.
Sou ateu e dou muito crédito ao trabalho de Olavo de Carvalho como filósofo político e jornalista que busca por fontes primárias. Lógico que ele tem um posicionamento de extrema-direita, mas ele é um dos únicos que se empenha em desmascarar o aparente bom-mocismo da esquerda.
Ainda assim, é o trabalho de um filósofo político de direita, que "faz de conta" que somente o pensamento político e e conômico de esquerda é passível de crítica.
É você quem diz isso!
Ele apenas não é hipócrita de bancar o "imparcial" para parecer mais coerente, só isso...
Azar dos tolos que não sabem filtrar e querem apenas dar atenção a pessoas que parecem "perfeitas".
Em matéria de críticas à esquerda, OdC é uma das melhores fontes.
Já quanto às crítica à direita... É só ter nascido lá pelos anos 80 e 90 e vai ter de berço já.