Autor Tópico: Subvertendo o ClubeCético !!  (Lida 7900 vezes)

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
Subvertendo o ClubeCético !!
« Online: 19 de Dezembro de 2006, 21:29:15 »
Na época em que eu era estudante de Direito, existia um exercício muito interessante que preparava os futuros advogados para atuar em defesa do seu cliente, especialmente para convencer os integrantes de um Júri.
O professor escolhia um caso polêmico e fazia com que a classe se dividisse em dois grupos...um de defesa e outro de acusação. Tínhamos alguns dias para preparar a nossa tese.
No dia do debate, após cada grupo ter estudado exaustivamente sua defesa e pronto para começar, o professor simplesmente invertia os lados. Ou seja, quem deveria ser a defesa, agora seria a acusação e vice-versa. Vocês não fazem idéia do nó que isto deu na nossa cabeça ! É muito mais fácil defender o que você acredita, evidentemente.
O objetivo do professor era exercitar nossa capacidade de raciocínio lógico e de argumentação tendo que defender algo do qual nós mesmos não estávamos convencidos.
A retórica, juntamente com a dialética e a gramática faziam parte do "trivium" da cultura grega.
Segundo a Wikiédia, a retórica aristotélica, de certa forma herdeira daquela de Sócrates, procura fazer o interlocutor convencer-se de que o emissor está correto, através de seu próprio raciocínio. Retórica não visa distinguir o que é verdadeiro ou certo, mas sim fazer com que o próprio receptor da mensagem chegue sozinho à conclusão de que a ideia implícita no discurso representa o verdadeiro ou o certo.
Para sair um pouco do nosso convencional discurso cético ( que às vezes se torna um pouco repetitivo e pouco dinâmico ), eu proponho a seguinte brincadeira. Vamos inverter os lados por um momento e defender, com todo o conhecimento científico que cada um de nós possui, o Criacionismo. Tenho certeza de que, com o nível dos participantes do ClubeCético, teríamos argumentos muito mais consistentes e "críveis" do que aqueles apresentados pelos verdadeiros defensores da TC, obviamente até o limite do possível, uma vez que a maioria de nós sabe que isto é, senão impossível ( no caso dos ateus ), extremamente improvável ( no caso dos agnósticos ).
À primeira vista, muitos poderão pensar "isto é uma bobagem". Pode até ser, por isso a minha proposta é de caráter eminentemente mais lúdico do que filosófico. É para diversão apenas.
Mas antes de se abster ou responder a este tópico em forma de deboche, imaginem, por exemplo, nosso colega Buckaroo tendo que defender a TC do ponto de vista da genética, ou nosso erudito Pedroac desenterrando trechos bíblicos com um mínimo de coerência, as intervenções do Angelo ou do Dantas questionando pontos nebulosos ou ainda controversos pela Ciência, o didatismo do Dr.Manhattan ou a paciência do Dbohr para tentar fazer o que alguns crentes que aparecem por aqui tentam de maneira patética. Sem falar no Mussolim ou no Spitfire xingando os cientistas ateus sectários...rs...
Alguns de nós tentariam questionar seus argumentos com as mesmas perguntas que normalmente fazemos nos fóruns, só que via de regra sem ninguém competente do outro lado para responder.
Não esqueçamos de que é possível sim, com muito talento, desenvolver sofismas e utilizar falácias com muita competência e alto grau de convencimento. Sem apelar para os batidos e frágeis clichês de criacionistas que mal sabem o que falam. Não esqueçamos que o meio científico não é composto em 100% por pessoas sem crença em deus. Sem falar que 95% da Humanidade discorda de nós. E já que até agora não vi nenhum religioso por aqui com competência, façamos o que eles não conseguem fazer. Se não chegar a levantar dúvidas procedentes ou confundir a cabeça de alguém, no mínimo renderá algumas boas risadas. Deixo a critérios do administradores, caso a brincadeira siga adiante, em que local de discussão alocar este tópico ou de que maneira separar os grupos.
E aí...quem se habilita a "mudar de lado" temporariamente ?  :pula:
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
Re: Subvertendo o ClubeCético !!
« Resposta #1 Online: 19 de Dezembro de 2006, 21:43:58 »
acho que esse povo aqui não tem como me convencer que Deus existe, eles não conhecem direito nem a Bíblia... só se for pra defenderem homeopatia

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
« Resposta #2 Online: 19 de Dezembro de 2006, 22:12:29 »
Se isso realmente acontecer, é provável que isso aqui encha de evangélicos procurando material para seus argumentos.  :lol:
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

rizk

• Visitante
« Resposta #3 Online: 19 de Dezembro de 2006, 22:34:13 »
E dar argumento pra eles? Ah é sim :D

Eu não saberia fazê-lo. Acho que o "lado bom" do criacionismo é que unfiica o surgimento do universo com o surgimento da vida, e coisas unificadas são bonitas. Mas, até aí...

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #4 Online: 20 de Dezembro de 2006, 00:41:17 »
acho que esse povo aqui não tem como me convencer que Deus existe, eles não conhecem direito nem a Bíblia… só se for pra defenderem homeopatia
Nâo conhecemos a Bíblia? Tem certeza?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #5 Online: 20 de Dezembro de 2006, 00:42:26 »
Olha, eu conseguiria criar uma boa base para religiões. Bases sólidas e fundamentadas na razão. Mas não tornar mais difícil o trabalho dos ateus. Se já é difícil desconvencer as pessoas de uma mentira vagabunda, quem dirá em uma bem fundamentada!
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Emperor

• Nível 12
  • *
« Resposta #6 Online: 20 de Dezembro de 2006, 01:50:28 »
Eu topo defender o criacionismo, o geocentrismo, a terra plana, a homeopatia, a psicanálise, etc. :hihi:
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2006, 01:58:28 por Emperor »

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #7 Online: 20 de Dezembro de 2006, 02:11:42 »
Vou defender criacionismo. Já provei o Halos Polônios desmarcadas datações das evolucionistas-ateístas. O contra-fato não há argumentos!

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #8 Online: 20 de Dezembro de 2006, 04:55:56 »
Não consigo defender criacionismo, não possuo argumentos. Pensei, e não encontrei nenhum.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #9 Online: 20 de Dezembro de 2006, 09:53:51 »
acho que esse povo aqui não tem como me convencer que Deus existe, eles não conhecem direito nem a Bíblia… só se for pra defenderem homeopatia

Acho que conheço bastante esse livro, durante a infância era o livro que eu mais lia!:D Toparia convencer alguém sobre e existência divina, mas criacionismo, nem sob tortura!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 20 de Dezembro de 2006, 10:03:48 »

a maioria demonstra saber bem menos que eu. Vi excessões aqui e ali - e por excessão digo alguém que "não demonstre saber menos que eu" e não que saiba mais - e não saberia dizer do seu conhecimento...

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #11 Online: 20 de Dezembro de 2006, 11:13:02 »
Olha, eu conseguiria criar uma boa base para religiões. Bases sólidas e fundamentadas na razão.

É isto mesmo que estou propondo, Alenônimo ! Como defender algo, por mais absurdo que possa parecer, com bons fundamentos. Tenho certeza de que pessoas como você, o Emperor e o Vito, entre várias outras por aqui, poderiam apresentar teses bastante curiosas a criativas.

Mas não tornar mais difícil o trabalho dos ateus. Se já é difícil desconvencer as pessoas de uma mentira vagabunda, quem dirá em uma bem fundamentada!

Que diferença isto faz ? Desde quando convencer crentes é trabalho dos ateus ?Por acaso vocês já viram algum crente aqui mudar de opinião após ouvir argumentos de céticos ?
Além do que, acho que o objetivo do Clube é apenas trocar idéias, sem o objetivo predeterminado de fazer alguém mudar de opinião.

“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #12 Online: 20 de Dezembro de 2006, 11:23:03 »
Não consigo defender criacionismo, não possuo argumentos. Pensei, e não encontrei nenhum.

Esta é graça da brincadeira, TAILS ! :hihi: Fazer o teu cérebro se esforçar além do usual. Você não acha cansativos os debates com os criacionistas, sempre com a mesma argumentação pífia ? Não tem graça !
Imagina se você tivesse que debater com alguém extremamente preparado, mas que defenda o oposto que você. Não seria muito mais instrutivo e divertido ?
Alguém aqui conseguiria defender o Hitler, por acaso ?
Pois é...o que seria aparentemente impossível, não é. Basta se esforçar e ser criativo.
Relembremos o premiado comercial que a W/Brasil fez para a Folha de São Paulo, com o slogan "É possível contar um monte de mentiras, falando só verdades"

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 20 de Dezembro de 2006, 11:24:30 »
[Mussolim teísta científico]
O ser humano não sabe de onde vieram os átomos, logo, há possibilidade de uma mente superior, ou seja, Deus existe. [/Mussolim teísta científico]

[Mussolim bíblico]
Se não existe Deus como os seres humanos poderão ser bons?
A Bíblia é um livro coerente, sensato e irrefutável quando lida com o coração. Vc acha que um ser divino se limitaria ao literal...? Não. Deus é mais que isso... é uma força incognoscível. A sabedoria de Deus é loucura para o homem. Um dia vcs verão... muito em breve...[/Mussolim bíblico]

[Mussolim calvinista]Riam... riam ateus...! Ah... ah, como eu vou rir de vcs queimando no inferno e pedindo clemência...[/Mussolim calvinista]

[Mussolim Católico]Fred é um herege maldito e deve ser queimado imediatamente, pois está interferindo nos planos de Deus e este tópico, visivelmente, tem o intuito de distorcer a palavra do Senhor! Também alerto que este (Tópico) está incluso no Index. [/Mussolim Católico]

(Bom... eu tentei...  :hihi:)

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #14 Online: 20 de Dezembro de 2006, 11:32:09 »
E dar argumento pra eles? Ah é sim :D

Eu não saberia fazê-lo. Acho que o "lado bom" do criacionismo é que unfiica o surgimento do universo com o surgimento da vida, e coisas unificadas são bonitas. Mas, até aí…

E o que você acha que "eles" fariam com tais argumentos ? Que eu saiba, não há nenhum prêmio sendo disputado por aqui...rs...
Além do que, por melhores que sejam os argumentos céticos, nada vai mudar a realidade dos fatos, pois seria apenas uma brincadeira.
E pelos post teus que já li, não tenho dúvidas de que saberia fazê-lo. Mimi, você apenas não tentou ainda.
Além do que não é preciso que todos aqui mudem de lado. Apenas alguns, pois senão não teria graça.
Já temos o Vito e o Emperor. Eu particularmente não me considero apto, pois não tenho formação científica e meu argumentos seriam muito limitados. Eu posso até passar para o "lado negro", mas apenas como co-piloto, como advogado do diabo talvez...rs... ::)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 20 de Dezembro de 2006, 11:32:26 »
[Mussolim modo Ego]E eu com isso...? Deus existe e pronto, ora porra. Pra que se aprofundar no assunto? Basta crer.[/Mussolim Ego]

[Mussolim modo Erivelton](Depois daquela frase...)
Eu estou estudando sobre o assunto, mas alerto que Deus existe e criou tudo. Bom, irei estudar mais para ter uma melhor eloquência[Mussolim modo Erivelton]

(Obs: Pode zoar comigo também  :hihi:)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 20 de Dezembro de 2006, 11:36:17 »
Eu particularmente não me considero apto, pois não tenho formação científica e meu argumentos seriam muito limitados.
Bom, pra quem está incentivando vc está meio fraquinho... Vamos! Tente! Ao menos tente...

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #17 Online: 20 de Dezembro de 2006, 11:37:38 »
O ser humano não sabe de onde vieram os átomos, logo, há possibilidade de uma mente superior, ou seja, Deus existe. [/Mussolim teísta científico]

[Mussolim bíblico]
A Bíblia é um livro coerente, sensato e irrefutável quando lida com o coração. Vc acha que um ser divino se limitaria ao literal…? Não. Deus é mais que isso… é uma força incognoscível. A sabedoria de Deus é loucura para o homem. Um dia vcs verão… muito em breve…[/Mussolim bíblico]

[Mussolim calvinista]Riam… riam ateus…! Ah… ah, como eu vou rir de vcs queimando no inferno e pedindo clemência…[/Mussolim calvinista]

[Mussolim Católico]Fred é um herege maldito e deve ser queimado imediatamente, pois está interferindo nos planos de Deus e este tópico, visivelmente, tem o intuito de distorcer a palavra do Senhor! Também alerto que este (Tópico) está incluso no Index. [/Mussolim Católico]
(Bom… eu tentei…  :hihi:)

Eu sugiro o Mussolim teísta científico com um pouquinho mais de esforço !! :ok:
Os outros três são os mesmos que aparecem por aqui o tempo todo e desaparecem sem deixar vestígios...

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #18 Online: 20 de Dezembro de 2006, 11:48:42 »
Eu particularmente não me considero apto, pois não tenho formação científica e meu argumentos seriam muito limitados.
Bom, pra quem está incentivando vc está meio fraquinho… Vamos! Tente! Ao menos tente…

Eu poderia tentar com certeza. Só precisaria de um tempo para me preparar. Sem problema.
Mas tenho certeza de que eu apanharia um bocado se tivesse que contra argumentar hoje diante de um suposto criacionista do nível do Dbohr, do Buckaroo, do Dr.Manhattan, do Predroac, Dantas, Angelo, Stefano...e por aí vai...
O legal é que alguns que se considerem aptos para tanto o façam espontaneamente, como o Vitor e o Emperor. Senão não terá graça.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 20 de Dezembro de 2006, 11:59:07 »
E vc vai tentar ou não, Fred?

Então lá vai. Continuando:

É impossível que todo o universo e todas as suas leis passaram a existir do mero acaso... Esta perfeição só nos leva a acreditar que houve sim uma mente superior “por atrás" disso tudo... Mente esta que não conhecemos, mas há possibilidade existir.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #20 Online: 20 de Dezembro de 2006, 12:32:05 »
Alguém aqui conseguiria defender o Hitler, por acaso ?
Pois é…o que seria aparentemente impossível, não é. Basta se esforçar e ser criativo.
Isso eu consigo e sem criativade, usando fatos históricos: os judeus eram os banqueiros, a propaganda anti-judeus reergueu a Alemanha.
O ser humano não sabe de onde vieram os átomos, logo, há possibilidade de uma mente superior, ou seja, Deus existe.
Isso não é um bom argumento. Possibilidade não é certeza. Corte o "Deus existe e fim de papo".
Continuo a não entender argumentos teístas, não usam razão, são meras pregações e jogos de palavras. Isso não faz o menor sentido.
Se não existe Anão das Moedas como elas podem cair de pé?
Ou se preferir uma comparação menos debochada: Se não existe Super Alá como Deus pode ser bom? E se não existe Hyper Buda como Super Alá pode ser bom?
A Bíblia é um livro coerente, sensato e irrefutável quando lida com o coração.
Partindo para a superstição qualquer coisa é explicável. Deve-se manter os argumentos nessa hipótese?
É impossível que todo o universo e todas as suas leis passaram a existir do mero acaso…
Probabilidade? Ok, basta compararmos com os outros vinte universos que conhecemos para percebemos que não há outro universo para afirmarmos que o nosso é bem feito.
Eu nunca vou entender a psuedo-ciência teísta. Não consigo, mesmo.

Não consegui achar fundamentos mesmo tentando. Não consigo deixar a razão de lado.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #21 Online: 20 de Dezembro de 2006, 12:56:44 »
"Properly read, the Bible is the most potent force for atheism ever conceived." [Isaac Asimov]
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #22 Online: 20 de Dezembro de 2006, 13:04:43 »
O mais curioso é que eu tinha pensado em propor um tópico parecido uns meses atrás :-)

Uma dica aos participantes: retórica não se trata apenas de convencer o outro - uma dúvida razoável basta, como qualquer advogado pode confirmar!

Existem posições que considero bem mais defensáveis do que outras. É muito difícil defender o Criacionismo Literalista sem apelar para alguma falácia.

Vou tentar pensar em algo, pelo amor ao debate :-)

rizk

• Visitante
« Resposta #23 Online: 20 de Dezembro de 2006, 13:49:53 »
Estou me sentindo meio besta porque não consegui sair dos argumentos padrão. Mesmo porque não é minha área, falar de gene e dos métodos de datação e tudo o mais.

Mesmo enquanto cristã, criacionismo não é uma coisa que passe pela minha cabeça. O máximo que dá é pensar em alguma coisa "pré-existente" ao universo e à vida como nós os conhecemos, e que os cria meio que "inadvertidamente", por tédio ou vá-lá-que-seja. Tendo feito sem intenção nem planejamento, as coisas saíram meio tortas, mas continham em si um mecanismo de auto-aperfeiçoamento.
Provavelmente isso acima já é um mito de algum deus aí pelo mundo. De todo modo, é uma história boa, que envolve criação E seleção ao mesmo tempo. Não vejo nada que possa provar o contrário.

Já pensando mais radicalmente, pode-se propor que as coisas que a gente costuma usar de método de datação já tenham saído assim "de fábrica" e portanto não funcionem como deveriam. Até onde se sabe, pode ser que tenham criado o mundo há meia hora, e nós aqui já viemos com memórias implantadas e a terra já veio em camadas e tudo o mais. Como se fôssemos personagens de romance, tudo já foi construído antes de ser posto no papel, assim.
Dá até pra enfiar milagres no meio da história, como se fossem revisões e correções do texto.
Também não é falseável, e talvez por isso seja uma hipótese tão perturbadora e tão usada nas artes.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #24 Online: 20 de Dezembro de 2006, 14:03:56 »
Imagina o papa defendendo o evolucionismo..

Eu também não consigo. Criacionismo não tem pé nem cabeça e deveria se chamar imagicionismo.
Não deseje.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!