Agora, uili, me diga uma coisa: se o mundo se tornasse vegan amanhã, quantos poderíamos sustentar em qual nível de consumo? E o que dizer do desenvolvimento industrial de Índia e China (nem falo do Brasil)?
Eu lembro de já ter visto um número assim em algum lugar, de qual população seríamos capazes de alimentar se todas as terras destinadas a pecuária fossem substituídas por culturas vegetais, mas não encontrei a página... Mas vou dar três estatísticas para você refletir.
Primeiro: Estima-se que em 2011 a população mundial atingirá 7 bilhões de pessoas. Lembra que eu mencionei que há 1,2 bilhões de pessoas que vivem com menos de um dólar por dia? Essas pessoas competem por comida com
1,3 bilhões de cabeças de gado (detalhe que no Brasil há tanto gado quanto gente, são 187 milhões de cabeças), ou seja, para cada pessoa no mundo abaixo da linha de pobreza extrema, há um boi gordo e bem alimentado.
Segundo: Você com certeza está ciente do conceito de "pirâmide trófica," ou seja, para cada nível que se sobe na cadeia alimentar o aproveitamento de energia é menor. Por exemplo, para fazer um boi ganhar 1 kg de biomassa, é preciso alimentá-lo com 7 kg de grãos (além de se gastar 20 m³ de água, incluindo irrigação), segundo a
Wikipedia. Repare que eu falei em biomassa, o que inclui pele, osso, vísceras... Considerando a carne boa, apropriada para consumo, a proporção é de 1 kg de carne bovina para 12 kg de grãos.
Uma reportagem da
Revista Época de abril de 2007 apresenta a seguinte conta: "A produção de grãos de uma fazenda com 100 hectares pode alimentar 1.100 pessoas comendo soja, ou 2.500 com milho. Se a produção dessa área for usada para ração bovina ou pasto, a carne produzida alimentaria o equivalente a
oito pessoas. A criação de frangos e porcos também afeta as florestas. Para alimentar esses animais, é necessário derrubar árvores para plantar soja e produzir ração. Mas, na relação custo-benefício entre espaço, recursos naturais e ganho calórico, o boi é o pior." (eu confesso que já encontrei estatísticas bem mais conservadras, em vez dessa proporção de 100 a 300 pessoas alimentadas com grãos para cada uma alimentada com carne, eu tinha encontrado em outra fonte uma proporção mais modesta de 12 para 1, mas não encontrei mais essa referência.)
Terceiro: 2/3 das terras agricultáveis do mundo são destinadas a pecuária. Não achei essa referência, mas achei a do Brasil:
Segundo o Censo Agropecuário de 2006, aqui as pastagens ocupam 172 milhões de hectares, enquanto que as pastagens ocupam 77 milhões, ou seja, aqui a proporção é até ligeiramente maior que 2/3.