Autor Tópico: Escolha Profissional  (Lida 6116 vezes)

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
Escolha Profissional
« Online: 19 de Agosto de 2010, 22:42:35 »
Pessoal, estou no 3º ano do Ensino Médio e pretendo entrar para a universidade já no ano que vem. Mas estou com sérios problemas para escolher meu curso...
As matérias que mais gosto são Matemática e História  :o
As que mais odeio são Química e Geografia  :wink:

Ou seja, estou encurralado entre as Exatas e as Humanas... No exato momento, estou com duas ideias um pouco mais fortes: Engenharia de Produção e Matemática Aplicada, mas são apenas ideias vagas ainda... Tenho gosto por estudar de maneira independente Filosofia e Biologia, mas não gosto da parte, digamos, mais "técnica e formal". Ah, e estudo Música também... :'(

Bom, como vêem, é um labirinto... Gostaria que vocês dessem sugestões, opiniões, comentários... Agradeço desde já por qualquer ajuda.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re: Escolha Profissional
« Resposta #1 Online: 19 de Agosto de 2010, 23:09:50 »
Hehehe... antes de tudo: DON'T PANIC! Ter convicção nesse momento é exceção, a regra é ficar meio perdido mesmo.

Não vou te escrever as dicas óbvias que todo mundo fala. Mas só para não deixar em branco, tente só não levar muito a sério essa escolha, aquela coisa de: "ESCOLHA BEM, VAI SER O QUE VOCÊ VAI FAZER NA VIDA INTEIRA!". Sempre tenha em mente que podes não gostar e trocar de curso.

Eu também terminei o segundo grau nessa condição de gostar praticamente de tudo. A questão é que ao se aprofundar numa determinada área de forma acadêmica faz tu perder o gosto de algumas coisas, enquanto outras tu gosta tanto que não chega a desanimar. Acho que o ponto é descobrir quais áreas se encaixam nisso. O problema é que é difícil, muitas vezes só já entrando no curso e passando por alguns semestres para descobrir.

Enfim, só não fique muito bitolado com isso. Inclusive ficar sem estudar, te dar umas férias para pensar nisso é válido.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #2 Online: 19 de Agosto de 2010, 23:12:40 »
Obrigado... Aliás, o que você escolheu?

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #3 Online: 19 de Agosto de 2010, 23:20:12 »
Eu to puto com a faculdade, terminei o curso e a única vaga que eu achei, só estão contratando cidadãos.  :hmph:
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline Khronos

• Nível 15
  • *
« Resposta #4 Online: 22 de Agosto de 2010, 16:29:19 »
Como Dr. Strangelove falou,não esquente muito com isso...
Você não tem a opção de fazer dois vestibulares não?
Tipo aqui em Recife ,onde moro, tem a Federal(UFPE) e a estadual(UPE)
"Cognoscetis Veritatem, et veritas liberabit vos." João 8.32

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 22 de Agosto de 2010, 16:34:28 »
Obrigado... Aliás, o que você escolheu?
Escolhi o que eu achava mais difícil de eu seguir me aprofundando sozinho: física. Mas não posso dizer que foi uma escolha muito sábia... hehe... tô ralando muito e, mesmo que tu te interesse muito por um assunto, a rotina acadêmica te deixa muito desapontado às vezes.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 22 de Agosto de 2010, 16:36:50 »
Como Dr. Strangelove falou,não esquente muito com isso...
Você não tem a opção de fazer dois vestibulares não?
Tipo aqui em Recife ,onde moro, tem a Federal(UFPE) e a estadual(UPE)
Eu diria que, a rigor, ele tem quantos vestibulares ele quiser fazer.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 22 de Agosto de 2010, 16:48:40 »
Engenharia de produção é um curso interessante, lida com logística, otimização da produção industrial, gestão, controle de qualidade... E faz uma boa ponte entre as ciências humanas e as exatas, de fato. Mas tem reputação de ser um dos cursos de engenharia mais fáceis que existem, e você será zoado pelos outros engenheiros pelo resto da sua estadia na faculdade :P Sua vingança é que depois que você se formar, você provavelmente vai ser o chefe deles :lol:
Matemática aplicada eu não conheço, mas suspeito que seja um curso mais pesado, bem mais carregado na matemática, certamente.

Agora, o que você deve se perguntar, além da questão óbvia sobre quais são as matérias que você gosta, é qual é o trabalho que combina mais com o seu perfil? Tipo, você prefere trabalhar em equipe ou isolado? Você quer trabalhar em campo ou num escritório? Na academia ou em uma empresa? Nesse caso, é bom você se informar não apenas sobre os cursos, mas sobre como é o dia-a-dia do profissional da área que você tem interesse e se isso tem a ver com seus gostos. Mas cuidado para não cair em estereótipos, às vezes um mesmo curso te dá várias possibilidades de trabalhos completamente diferentes, às vezes ele te limita a uma só opção.

Offline Khronos

• Nível 15
  • *
« Resposta #8 Online: 22 de Agosto de 2010, 22:21:08 »
e, a rigor, ele tem quantos vestibulares ele quiser fazer.

Bem é que eu iria sugerir que ele fizesse cada vestibular para uma especificidade (Tipo um pra História e outro pra Física) em que ele pensa, assim se ele desistir de uma é só "destrancar" a outra.
"Cognoscetis Veritatem, et veritas liberabit vos." João 8.32

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #9 Online: 23 de Agosto de 2010, 00:27:31 »
Vale pitaco?
Se eu gostasse de Matemática e História como você teria feito Economia ( já que gosto muito de História econômica) , mas foi justamente o fato de não me entender com Matemática que fez com que eu não considerasse Economia ( ou Física ) como opção.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #10 Online: 23 de Agosto de 2010, 09:46:57 »
Só não escolha Direito...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #11 Online: 23 de Agosto de 2010, 13:41:56 »
Engenharia de produção é um curso interessante, lida com logística, otimização da produção industrial, gestão, controle de qualidade... E faz uma boa ponte entre as ciências humanas e as exatas, de fato. Mas tem reputação de ser um dos cursos de engenharia mais fáceis que existem, e você será zoado pelos outros engenheiros pelo resto da sua estadia na faculdade :P Sua vingança é que depois que você se formar, você provavelmente vai ser o chefe deles :lol:
Matemática aplicada eu não conheço, mas suspeito que seja um curso mais pesado, bem mais carregado na matemática, certamente.

Agora, o que você deve se perguntar, além da questão óbvia sobre quais são as matérias que você gosta, é qual é o trabalho que combina mais com o seu perfil? Tipo, você prefere trabalhar em equipe ou isolado? Você quer trabalhar em campo ou num escritório? Na academia ou em uma empresa? Nesse caso, é bom você se informar não apenas sobre os cursos, mas sobre como é o dia-a-dia do profissional da área que você tem interesse e se isso tem a ver com seus gostos. Mas cuidado para não cair em estereótipos, às vezes um mesmo curso te dá várias possibilidades de trabalhos completamente diferentes, às vezes ele te limita a uma só opção.

Engenharia 1 x 0 Matemática...   :hihi:

É exatamente esse paralelo entre humanas e exatas que me atraiu pela engenharia de produção. E, para complementar, também acredito que gostaria mais de trabalhar em um ambiente um pouco mais dinâmico do que em frente a um computador. Mas não tenho certeza... Eu sou vagabundo e nunca trabalhei... :umm:

Pelo curso, acho que engenharia ganha disparado. O que vejo na matemática aplicada é um mercado de trabalho mais aberto e uma carreira bem mais independente, provavelmente trabalhando como autônomo. E tem ainda o fator vestibular. Não sei se eu conseguiria passar em engenharia (de produção) esse ano, pelo menos não na Usp. E, sei lá, estudar lá é uma espécie de meta que sempre tive. Já em matemática aplicada eu passaria bem mais fácil. Bom... Também não é impossível que eu abra mão de estudar lá. Estive pesquisando e vi que, segundo algum índice de avaliação (não me lembro bem), o curso de engenharia de produção da UFSC é melhor que o da Poli/Usp. Vale pesquisar mais. Estudar mais durante o ano que vem? Bom... É um plano B.

Vale pitaco?
Se eu gostasse de Matemática e História como você teria feito Economia ( já que gosto muito de História econômica) , mas foi justamente o fato de não me entender com Matemática que fez com que eu não considerasse Economia ( ou Física ) como opção.

Já pensei nisso também. E PARE, VOCÊ ESTÁ ME DEIXANDO MAIS CONFUSO!!  :chorao:
 :P :P :P

Só não escolha Direito...

Quem escolhe direito não escolhe Direito, não é? Mas por quê?

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #12 Online: 23 de Agosto de 2010, 16:32:36 »
Se você gosta de filosofia, tenha em mente o seguinte: você pode mudar sua área pra filosofia no mestrado ou doutorado, então pode escolher outro curso e depois se especializar nisso --- isto é, se você tiver as manhas de estudar e aprender sozinho o conteúdo.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 23 de Agosto de 2010, 22:19:37 »
Engenharia 1 x 0 Matemática...   :hihi:

É exatamente esse paralelo entre humanas e exatas que me atraiu pela engenharia de produção. E, para complementar, também acredito que gostaria mais de trabalhar em um ambiente um pouco mais dinâmico do que em frente a um computador. Mas não tenho certeza... Eu sou vagabundo e nunca trabalhei... :umm:

Pelo curso, acho que engenharia ganha disparado. O que vejo na matemática aplicada é um mercado de trabalho mais aberto e uma carreira bem mais independente, provavelmente trabalhando como autônomo. E tem ainda o fator vestibular. Não sei se eu conseguiria passar em engenharia (de produção) esse ano, pelo menos não na Usp. E, sei lá, estudar lá é uma espécie de meta que sempre tive. Já em matemática aplicada eu passaria bem mais fácil. Bom... Também não é impossível que eu abra mão de estudar lá. Estive pesquisando e vi que, segundo algum índice de avaliação (não me lembro bem), o curso de engenharia de produção da UFSC é melhor que o da Poli/Usp. Vale pesquisar mais. Estudar mais durante o ano que vem? Bom... É um plano B.

Engenharia abre muitas portas também, há muitas opções, inclusive como autônomo também. Você pode ir trabalhar num ambiente dinâmico ou ficar o dia inteiro olhando para o computador. Você pode até se formar e ser contratado para algo que não tenha nada a ver com engenharia. E o mercado está aquecido, o Brasil tem um grande déficit de engenheiros, se formando em uma boa faculdade você sai empregado.
A minha faculdade, a UFSCar, também é muito bem avaliada em Engenharia de Produção, 5 estrelas no Guia do Estudante da Abril.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #14 Online: 23 de Agosto de 2010, 23:06:36 »
Engenharia abre muitas portas também, há muitas opções, inclusive como autônomo também. Você pode ir trabalhar num ambiente dinâmico ou ficar o dia inteiro olhando para o computador. Você pode até se formar e ser contratado para algo que não tenha nada a ver com engenharia. E o mercado está aquecido, o Brasil tem um grande déficit de engenheiros, se formando em uma boa faculdade você sai empregado.
A minha faculdade, a UFSCar, também é muito bem avaliada em Engenharia de Produção, 5 estrelas no Guia do Estudante da Abril.

Boa ideia. Posso prestar eng. de produção na UFSCar e outros cursos em outras universidades. Bom, vou esperar as ideias amadurecerem mais... De qualquer forma, obrigado pela ajuda.  :D

*Você faz engenharia de produção?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 23 de Agosto de 2010, 23:07:23 »
Boa ideia. Posso prestar eng. de produção na UFSCar e outros cursos em outras universidades. Boa, vou esperar as ideias amadurecerem mais... De qualquer forma, obrigado pela ajuda.  :D

*Você faz engenharia de produção?

Não, eu faço Engenharia Química. Xupa, Producoxa! :biglol:

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #16 Online: 23 de Agosto de 2010, 23:13:10 »
Mas eu vou ser seu chefe...  :P :P :P

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #17 Online: 23 de Agosto de 2010, 23:27:23 »
Logistica tambem é uma boa, principalmente pra mora perto de regioes portuárias ou com escoamento da produçao

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #18 Online: 23 de Agosto de 2010, 23:36:38 »
Logistica tambem é uma boa, principalmente pra mora perto de regioes portuárias ou com escoamento da produçao
Mas isso está incluído em Eng. de Produção, não está?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 23 de Agosto de 2010, 23:55:41 »
Mas isso está incluído em Eng. de Produção, não está?

Sim.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #20 Online: 25 de Agosto de 2010, 21:19:45 »
Bom... a ideia de engenharia de produção ficou mais forte depois dessa consulta. Também gostei da ideia de estudar na UFSCar, pesquisei por aqui e me pareceu uma universidade ótima, assim como a cidade de São Carlos. O melhor de tudo é que eu moraria lá, minha casa tá enchendo o saco...  :hmph:

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #21 Online: 25 de Agosto de 2010, 21:22:05 »
Cuidado que a UFSCar, tem muito viado lá...... Principalmente em engenharia quimica.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #22 Online: 25 de Agosto de 2010, 21:24:49 »
Fiquei sabendo... Tem um que até mandou uma indireta pedindo pra eu contratá-lo...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 25 de Agosto de 2010, 23:03:39 »
Engenheiro é tudo cabra ômi, véio! (tirando os da Unibambi, em Campinas...)

Engenheiro da UFSCar num dia normal de trabalho

E o melhor: Engenharia Química (e de Produção também) tem mulher (e bonita)!  :yahoo:

Atheist

• Visitante
« Resposta #24 Online: 25 de Agosto de 2010, 23:11:23 »
Venha para a UFV - Rio Paranaíba você também! Temos Engenharia de Produção aqui e a concorrência é baixa pois é campus fora da sede... Fácil de entrar... já sair...

P.S. não estou ganhando cachê. :D

www.crp.ufv.br

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!