Autor Tópico: Projeto proíbe consumo de álcool em rua e praia  (Lida 5964 vezes)

Offline calvino

• Nível 37
  • *
Projeto proíbe consumo de álcool em rua e praia
« Online: 29 de Agosto de 2010, 14:05:30 »
Projeto proíbe consumo de álcool em rua e praia

Tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei, do deputado Dr. Talmir (PV-SP), que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em ruas, praças, passeios, parques, jardins e praias. O projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, e seguirá para o plenário. 'O principal objetivo é oferecer mais proteção à saúde e à integridade física de todos', diz Talmir.

FONTE
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Khronos

• Nível 15
  • *
Re: Projeto proíbe consumo de álcool em rua e praia
« Resposta #1 Online: 29 de Agosto de 2010, 15:00:24 »
A lei tem um pouco de sentido, mas se tomarmos pelo motivo apresentado (' O principal objetivo é oferecer mais proteção à saúde e à integridade física de todos', diz Talmir)
Então teremos que retirar do mercado: refrigerantes, sucos e comidas industrializadas, cigarros, doces, fast-food...
Tudo isto faz mal a saúde, porque ele não proíbe o consumo destas coisas em praças, ruas, praias e parques também?
A integridade física de TODOS até que é relevante, mas usar saúde individual como pretexto ficou meio falho.
"Cognoscetis Veritatem, et veritas liberabit vos." João 8.32

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #2 Online: 29 de Agosto de 2010, 15:28:59 »
Em algumas cidades históricas de MG já é proibido há algum tempo beber em praças.

Em MG a proibição de venda de bebidas nos estádios e arredores nos dias de jogos reduziu as ocorrências em 80%.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #3 Online: 29 de Agosto de 2010, 15:31:26 »
Em MG a proibição de venda de bebidas nos estádios e arredores nos dias de jogos reduziu as ocorrências em 80%.

:o

Belo número.

Mas acho a lei muito exagerada, muito controladora.
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 29 de Agosto de 2010, 15:41:30 »
Isso não vai pegar. Do mesmo jeito que é proibido bares ocuparem calçadas com mesas, cadeiras e pinguços, mas ninguém respeita. Se não conseguem proibir nas calçadas, vão proibir nas ruas? Quase que eu já fui atropelado tendo que ir andar na rua, porque a calçada perto de casa estava tomada por mesas de bar. Tem uma delegacia de polícia quase que de frente pra essa rua e nada de eles tomarem uma atitude. No Brasil a lei não vale nada.
« Última modificação: 29 de Agosto de 2010, 15:43:31 por uiliníli »

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #5 Online: 29 de Agosto de 2010, 15:47:01 »
Aqui pegou. Mas com fiscalização e multa pesada pros comerciantes.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #6 Online: 29 de Agosto de 2010, 16:48:27 »
Sou a favor do projeto de lei  :ok:
Não deseje.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #7 Online: 29 de Agosto de 2010, 19:07:06 »
Eu também.

Quer encher o r* de cachaça? Faça em casa.

Aqui cada vez que um idiota passa da conta alguém leva uma canivetada.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline EduardoCFF

• Nível 20
  • *
« Resposta #8 Online: 29 de Agosto de 2010, 21:43:58 »
e se encher a cara em casa e sair na rua fazendo merda?
“Se a historia da ciência nos ensina alguma coisa, é que não vamos a lugar nenhum chamando nossa ignorância de deus”

Offline Khronos

• Nível 15
  • *
« Resposta #10 Online: 29 de Agosto de 2010, 22:05:38 »
Como ele vai provar que bebeu em casa? E quem acreditará em um bebado?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 29 de Agosto de 2010, 22:07:55 »
A lei tem um pouco de sentido, mas se tomarmos pelo motivo apresentado (' O principal objetivo é oferecer mais proteção à saúde e à integridade física de todos', diz Talmir)
Então teremos que retirar do mercado: refrigerantes, sucos e comidas industrializadas, cigarros, doces, fast-food...
Tudo isto faz mal a saúde, porque ele não proíbe o consumo destas coisas em praças, ruas, praias e parques também?
A integridade física de TODOS até que é relevante, mas usar saúde individual como pretexto ficou meio falho.

A motivação deve ser de grau, acho que nenhuma dessas coisas prejudica tanto a saúde direta e indiretamente quanto o álcool, sendo que todas as outras comparativamente representam um risco praticamente zero quanto ao uso em público.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 29 de Agosto de 2010, 22:09:54 »
Como ele vai provar que bebeu em casa? E quem acreditará em um bebado?
Imagino que talvez a lei nem se importe se o cara bebeu em casa ou não quando faz merda, é punido como se tivesse feito, uma vez que a merda que fez como resultado de beber foi em um espaço público. Se o cara puder se defender dizendo "mas eu fiquei bêbado quando estava ainda dentro da minha casa", será bem ridículo.

Offline Khronos

• Nível 15
  • *
« Resposta #13 Online: 29 de Agosto de 2010, 22:13:43 »
A motivação deve ser de grau, acho que nenhuma dessas coisas prejudica tanto a saúde direta e indiretamente quanto o álcool, sendo que todas as outras comparativamente representam um risco praticamente zero quanto ao uso em público.

Segundo o Dr. Lair Ribeiro uma lata de refrigerante provoca o mesmo dano(ao corpo) que uma lata de cerveja...

Se o cara puder se defender dizendo "mas eu fiquei bêbado quando estava ainda dentro da minha casa", será bem ridículo.

:lol:

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #14 Online: 29 de Agosto de 2010, 22:25:49 »
Eu apoio a medida e acho que deveria começar a proibir tantos bares nas ruas das cidades brasileiras, se tivéssemos 10% deles, já seria muito.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #15 Online: 29 de Agosto de 2010, 22:35:24 »
Como dito, se for proibir tudo o que faz mal é melhor nascemos condicionados como nas obras de ficção...

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 29 de Agosto de 2010, 22:38:26 »
Como dito, se for proibir tudo o que faz mal é melhor nascemos condicionados como nas obras de ficção...

A idéia não é proibir, mas sim dificultar. Pra que queremos um bar a cada esquina?

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #17 Online: 29 de Agosto de 2010, 23:05:45 »
Do jeito que tinha lido parecia que proibia até em restaurantes, etc.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 29 de Agosto de 2010, 23:13:46 »
A idéia não é proibir, mas sim dificultar. Pra que queremos um bar a cada esquina?

Em Curitiba, 37% dos homicídios acontece a até 300 m de bares. (Fonte)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 30 de Agosto de 2010, 00:31:15 »

Ao que me consta a imensa maioria destes homicídios associados aos bares está na periferia, onde existem muitos motivos (fúteis) que vão dos desentendimentos passionais até a disputa de áreas pelas quadrilhas de tráfico de drogas.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 30 de Agosto de 2010, 00:36:12 »
Eu apoio a medida e acho que deveria começar a proibir tantos bares nas ruas das cidades brasileiras, se tivéssemos 10% deles, já seria muito.

Será que isto realmente seria a solução?

Por analogia, então, porque não deixar apenas uma parcela ínfima de automóveis para que se elimine ou reduza a violência no trânsito?
Foto USGS

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #21 Online: 30 de Agosto de 2010, 10:04:48 »
Não acho que seja a mesma coisa. As pessoas usam os carros para trabalho, etc.

Ninguém precisa tomar cachaça. Tomam porque querem.

E se fosse diminuir para 1/4 o número de bares aqui em MG ainda ia sobrar um bar por quadra1 :P
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 30 de Agosto de 2010, 10:11:18 »

Será que isto realmente seria a solução?

Por analogia, então, porque não deixar apenas uma parcela ínfima de automóveis para que se elimine ou reduza a violência no trânsito?

Esse argumento já foi usado aqui em outro tópico. Não é lógico difilcultar o uso do carro porque as pessoas dirigem bêbadas, o normal seria dificultar o uso da bebidas.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #23 Online: 30 de Agosto de 2010, 10:27:53 »
Tomara que aprovem.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #24 Online: 30 de Agosto de 2010, 10:40:37 »

Com tanto bar por aí, não é difícil a maioria dos crimes serem cometidos em suas redondezas.

Também poderíamos usar: Em Curitiba, 37% dos homicídios acontece a até 300 m de igrejas.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!