Autor Tópico: Rádio Russa UVB-76 muda transmissão que se repetia há 20 anos  (Lida 9155 vezes)

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
Rádio Russa UVB-76 muda transmissão que se repetia há 20 anos
« Online: 02 de Setembro de 2010, 13:41:23 »
Fiquei com a pulga atrás da orelha com essa aqui. Trata-se de uma rádio russa de código UVB-76 cuja finalidade é desconhecida.

http://pt.wikipedia.org/wiki/UVB-76

Citação de: Wikipedia
UVB-76 é uma estação de rádio de ondas curtas, que geralmente transmite na frequência de 4625 kHz. É conhecida entre os ouvintes de rádio pelo apelido de The Buzzer. Ela possui um pequeno e monótono sinal, repetindo-se a uma taxa aproximada de 25 tons por hora, durante 24 horas por dia. A estação tem sido observada desde cerca de 1982.[1] Em raras ocasiões, o sinal de alarme é interrompido e uma transmissão de voz em russo ocorre. Apenas três ou quatro eventos desse tipo foram notados desde 1982.

Há muita especulação, no entanto, o verdadeiro objetivo desta estação ainda é desconhecido

Recentemente a rádio emitiu um destes códigos e trocou o tom de sua transmissão.

"Eu já tinha ouvido/visto falar dessa rádio russa faz um tempinho. Como bom medroso, desisti de procurar mais informações sobre ela. A rádio fazia uma transmissão bizarra e constante há 20 anos, mas de uma hora para outra ela mudou, do nada, o conteúdo da transmissão. O Gizmodo especula que pode ser algo ruim que pode acontecer ou apenas alguém se lembrou de trocar a fita. Eu sugiro ETs. Mais algum palpite?

A nova transmissão feita pela rádio UVB-76 é tão bizarra quanto a antiga. E o seu significado é, assim como a própria rádio, tenso e bizarro. Afinal, ninguém faz a mínima ideia do que ela está transmitindo. O que pode ser entendido é a seguinte mensagem:

UVB-76, UVB-76 – 93 882 naimina 74 14 35 74 – 9 3 8 8 2 nikolai, anna, ivan, michail, ivan, nikolai, anna, 7, 4, 1, 4, 3, 5, 7, 4

Se ele está utilizando nomes, talvez possa ser códigos militares. O propósito real da rádio, ninguém sabe totalmente. Podem ser mensagens, códigos criptografados, algum tipo de requerimento para manter a rádio funcionando ou, quem sabe, os códigos das ogivas nucleares russas
."

Fonte: http://meiobit.com/72567/radio-russia-transmissao-vinte-anos/

A Rádio:

Para que serviria algo assim?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Rádio Russa UVB-76 muda transmissão que se repetia há 20 anos
« Resposta #1 Online: 02 de Setembro de 2010, 14:11:10 »
Provavelmente era (e ainda é) uma estação transmissora de códigos. Há várias delas pelo mundo há décadas. Algumas são arrepiantes de tão esquisitas! A ideia é que o código só faz sentido para quem está ouvindo, já que não dá para saber qual seqüência contém informação relevante e qual não tem. Dão pano pra manga pra um bom episódio de Além da Imaginação :-)

Dá uma olhadinha nisto aqui: estações de números.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 02 de Setembro de 2010, 14:13:39 »
Poderia ser tambem apenas utilizada como um "beacon", para pesquisas de radiopropagação.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #3 Online: 02 de Setembro de 2010, 14:30:08 »
Isso aí dá medo mesmo... Ontem eu sintonizei esse troço em casa e do nada o buzzer infernal ficou longo e com outro tom. Não sei o que isso queria dizer, mas o receptor da mensagem deve saber.

Mas será que seria funcional enviar transmissões desta maneira? Creio que nos EUA, qualquer um que compre um receptor de Ondas Curtas já deve ir para a lista negra da CIA na hora...

Provavelmente era (e ainda é) uma estação transmissora de códigos. Há várias delas pelo mundo há décadas. Algumas são arrepiantes de tão esquisitas! A ideia é que o código só faz sentido para quem está ouvindo, já que não dá para saber qual seqüência contém informação relevante e qual não tem. Dão pano pra manga pra um bom episódio de Além da Imaginação :-)

Dá uma olhadinha nisto aqui: estações de números.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #4 Online: 02 de Setembro de 2010, 15:47:35 »
Não entendo. Vocês tem medo do quê???
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #5 Online: 02 de Setembro de 2010, 16:04:04 »
Não entendo. Vocês tem medo do quê???

Modo de dizer...

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #6 Online: 02 de Setembro de 2010, 16:10:45 »
Me lembrou Lost

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #7 Online: 02 de Setembro de 2010, 16:20:54 »
Coincidência. Justo nos últimos dias andei lendo bastante sobre criptografia e esteganografia...
Provavelmente essa estação transmite códigos para o uso de cifras do tipo "one time pad".
O curioso é que C. Shannon provou, já em 1949, que esse tipo de cifra é inquebrável. Essa estação deve
causar imensa irritação aos rapazes da NSA e do GCHQ!
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 02 de Setembro de 2010, 17:38:01 »
Pergunta que me deixará envergonhado,
Não dá pra chegar no lugar e, Qualé véi, que cê tá de bobera ae?
Ou simplesmente, puxar o fio da tomada.

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #10 Online: 02 de Setembro de 2010, 19:55:55 »
Será que colete à prova de bala segura tiro de AK?

Se segurar, acho que sim... daria... :D

Pergunta que me deixará envergonhado,
Não dá pra chegar no lugar e, Qualé véi, que cê tá de bobera ae?
Ou simplesmente, puxar o fio da tomada.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 02 de Setembro de 2010, 22:06:27 »
Coincidência. Justo nos últimos dias andei lendo bastante sobre criptografia e esteganografia...
Provavelmente essa estação transmite códigos para o uso de cifras do tipo "one time pad".
O curioso é que C. Shannon provou, já em 1949, que esse tipo de cifra é inquebrável. Essa estação deve
causar imensa irritação aos rapazes da NSA e do GCHQ!

Ainda que completamente leigo no assunto, acho que não existe nenhum código criptografado que seja inviolável.
Foto USGS

Offline calvino

• Nível 37
  • *
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 03 de Setembro de 2010, 12:03:21 »
E por que ninguém responde minha pergunta?  :'(

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #14 Online: 03 de Setembro de 2010, 12:28:03 »
Lost foi inspirado pelo Conet Project, gravações de um sujeito fascinado -- e um pouco obcecado -- pelas estações de números. E 1985, tenta ouvir a primeira faixa do primeiro CD do Conet Project (link legalizado), "Swedish Rhapsody", de noite, sozinho no silêncio do seu quarto e diga se não é de arrepiar! :-)

Geo, a one-time pad, quando usada corretamente, é inquebrável mesmo. O Shannon provou isso matematicamente. E é por isso que eles transmitem no aberto sem se preocupar com quem possa estar ouvindo. De fato, essa é a mística das estações de números: só quem tem que ouvir sabe o que está sendo dito.

Mabumbo, por serem estações de ondas curtas, todas elas se encontram no território pátrio dos espiões, que são capazes de sintonizá-las em quase qualquer parte do mundo. Daí que não precisam se preocupar com invasores armados :)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 03 de Setembro de 2010, 12:46:00 »
E por que ninguém responde minha pergunta?  :'(
Porque há uma conspiração de silencio em torno desse assunto!  :susto:

:D
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 03 de Setembro de 2010, 14:14:06 »
Lost foi inspirado pelo Conet Project, gravações de um sujeito fascinado -- e um pouco obcecado -- pelas estações de números. E 1985, tenta ouvir a primeira faixa do primeiro CD do Conet Project (link legalizado), "Swedish Rhapsody", de noite, sozinho no silêncio do seu quarto e diga se não é de arrepiar! :-)

Geo, a one-time pad, quando usada corretamente, é inquebrável mesmo. O Shannon provou isso matematicamente. E é por isso que eles transmitem no aberto sem se preocupar com quem possa estar ouvindo. De fato, essa é a mística das estações de números: só quem tem que ouvir sabe o que está sendo dito.

Mabumbo, por serem estações de ondas curtas, todas elas se encontram no território pátrio dos espiões, que são capazes de sintonizá-las em quase qualquer parte do mundo. Daí que não precisam se preocupar com invasores armados :)

Ok Contini.

Então eu devo entender que existem em operação muitas estações de números tanto dos EUA quanto da Rússia, para envio de mensagens?

É isto mesmo?
Foto USGS

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #17 Online: 03 de Setembro de 2010, 14:22:54 »
E na Alemanha, e na Suécia, e na Austrália, e na Inglaterra...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 03 de Setembro de 2010, 14:28:08 »
E na Alemanha, e na Suécia, e na Austrália, e na Inglaterra...

Desculpe a simploriedade.

É que eu fiz menção aos EUA e à Rússia porque ambos tem uma gigantesca estrutura de "inteligência estatal" (desculpem-me pela frase paradoxal).
Foto USGS

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 03 de Setembro de 2010, 14:28:20 »
Ok Contini.

Então eu devo entender que existem em operação muitas estações de números tanto dos EUA quanto da Rússia, para envio de mensagens?
Ops... não era pro Dbohr essa pergunta??

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #20 Online: 03 de Setembro de 2010, 14:28:32 »
São os Incas Venusianos se preparando para 2012!
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 03 de Setembro de 2010, 14:29:37 »
Ok Contini.

Tudo bem Contini.

Se voce quiser acrescentar algo...
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 03 de Setembro de 2010, 14:30:37 »
A propósito.

O que voces acham do projeto Haarp?
Foto USGS

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 03 de Setembro de 2010, 14:31:56 »
Ok Contini.

Tudo bem Contini.

Se voce quiser acrescentar algo...
Acho que o Dbohr disse tudo. Eu ventilei a hipotese de ser um beacon para pesquisas de propagação, pois existem extruturas com essa finalidade transmitindo tons variados, mas a hipotese levantada pelo Dbohr parece mais plausível, pelo conteúdo das mensagens.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #24 Online: 03 de Setembro de 2010, 14:35:10 »
Contini, parece que algumas das estações de números servem para isso mesmo. Mas a Inglaterra, por exemplo, reconheceu que o propósito da maioria delas é para espionagem, mesmo. Hoje em dia eles nem fazem questão de esconder :)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!