Autor Tópico: Rádio Russa UVB-76 muda transmissão que se repetia há 20 anos  (Lida 9156 vezes)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Re: Rádio Russa UVB-76 muda transmissão que se repetia há 20 anos
« Resposta #25 Online: 03 de Setembro de 2010, 14:35:45 »
A propósito.

O que voces acham do projeto Haarp?
Bom, existem conspiracionistas exitadíssimos achando que é um projeto secreto com finalidade de modificar o clima, alterando a ionosfera (acho) com emissão de microondas.

Oficialmente seria uma estação de transmissão para estudos de propagação atmosférica, que tem um valor significativo para o desenvolvimento de tecnologia de comunicação militar.
Acredito que isso seja o mais provável.

Não fiz nenhuma conta, mas me parece que a quantidade de energia necessária para causar um efeito de dimensões tão grande na atmosfera seria algo astronômico! Duvido que haja a disponibilidade dessa quantidade de energia para um projeto desses, ainda mais onde está localizado.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 03 de Setembro de 2010, 14:36:53 »
Contini, parece que algumas das estações de números servem para isso mesmo. Mas a Inglaterra, por exemplo, reconheceu que o propósito da maioria delas é para espionagem, mesmo. Hoje em dia eles nem fazem questão de esconder :)
Na verdade essas estações seriam uteis para ambas as finalidades, tecnicamente falando.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #27 Online: 04 de Setembro de 2010, 23:07:40 »
Seria possível "anular" uma transmissão de ondas curtas em determinado local lançando uma onda destrutiva de mesma modulação como fazem aqueles fones para proteger quem trabalha com britadeira e afins? Isto poderia evitar que espiões recebessem informações via rádio?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 04 de Setembro de 2010, 23:50:44 »
Anular desse jeito, não, porque estando muito longe da emissora, os sinais são como ondas planas e um transmissor típico emite ondas esféricas, então apesar da interferência funcionar em alguns pontos, bastaria o detector se mover uns 20 a 50m e ele receberia a transmissão com um sinal mais intenso.

É possível emitir ruído bem mais intenso que o sinal para que não seja possível resgatar nenhuma mesnagem útil: http://en.wikipedia.org/wiki/Numbers_station#Interfering_with_numbers_stations
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 05 de Setembro de 2010, 02:56:36 »
Me parece que essa rádio está mais para "Além da Desorganização" do que para "Além da Imaginação". Explico com um caso verídico que pode inspirar uma hipótese para esse mistério.

Um amigo consultor me relatou que durante um trabalho de mapeamento dos processos executados por uma grande empresa estabelecida no Rio de Janeiro foi identificado um grupo de trabalho encarregado de atualizar diariamente um imenso quadro com cotações de preços de commodities negociadas nas principais bolsas de mercadorias de todo o mundo. Essa equipe vinha realizando esse trabalho há quase 10 anos. O consultor ficou intrigado com o fato de que NINGUÉM utilizava essas informações. Após investigar descobriu que a equipe foi formada a pedido de uma consultoria externa para a realização de um trabalho na empresa. O trabalho terminou, mas a desorganização e a burocracia manteve a equipe por quase dez anos.

Não duvido que essa rádio seja um caso parecido, constituída sob algum tipo paranóia e sobreviveu porque foi esquecida num processo engavetado pela burocracia.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
« Resposta #30 Online: 05 de Setembro de 2010, 05:46:18 »
Esse papo de vocês dá panos para um romance do Dan Brown. :P
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #31 Online: 05 de Setembro de 2010, 17:47:29 »
Se for de propósitos relacionados a espionagem, eles surguram agora. Não é possível que aquele ruído de 20 anos fosse uma mensagem para um espião, ou sei lá quem. Digo isso porque 20 anos pra alguém responder uma mensagem é um delay do kct rsrsrs. (A não ser que estejam a alguns anos-luz de nós.  :o
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #32 Online: 05 de Setembro de 2010, 17:51:12 »
Dammit.

Agora que me veio a mente que ela era interrompida. Falaram isso aí:

(Em inglês)

Voice messages from UVB-76 were very rare until a sudden spate of activity in August 2010. They are usually given in Russian by a live, male voice and repeated. Around 7[7] such messages have been intercepted in over twenty years of (non-continuous) observation. Some well known examples of such messages include:

At 2100 UTC on December 24, 1997: "Ya, UVB-76, 18008, BROMAL, Boris, Roman, Olga, Mikhail, Anna, Larisa, 742, 799, 14."[1][2][8][9]

At 0418 UTC on December 9, 2002, a voice message was detected, but with extreme distortion (possibly as a result of the source being too close to the microphone head) that rendered comprehension very difficult.[citation needed] This broadcast has been partially translated as "UVB-76, UVB-76. 62691 IZAFET 3693 8270."[8]

At 0757 UTC on February 21, 2006, another voice message was detected, but the speaking voice was highly distorted. The message's content was partially translated as: "75, 59, 75, 59, _, 39, 52, 53, 58, _, 5, 5, 2, 5, _, _, _, _, Konstantin, 1, 9, 0, 9, 0, 8, 9, 8, Tatiayna, Oksana, Anna, Elena, Pavel, Schuka, _, Konstantin, 8, 4, _, 9, 7, 5, 5, 9, Tatiayna, _, _, _, Anna, Larisa, Uliyana, 9, 4, 1, 4, 3, 4, 8"[10]

At 1335 UTC on August 23, 2010: "UVB-76, UVB-76, 93, 882, NAIMINA, 74, 14, 35, 74, 9, 3, 8, 8, 2, Nikolai, Anna, Ivan, Mikhail, Ivan, Nikolai, Anna, 7, 4, 1, 4, 3, 5, 7, 4" (Recording of August 23rd transmission) [11]

At 1631 UTC August 25, 2010: "38, 77, 38, 527, a, 3, 50, 3707, 55, 73, 3, 8, 5, 2, 7, Anna, Konstantin, Konstantin, Roman, Elena, Caplya, Ivan, Yakov, 3, 5, Dnjyaj, Viljanka, 5, 5, 2, 3, UVB-76, UVB-76, 38, 527, AKKRECIA, 3609, 55, 73, 3, 8, 5, 2, 7, Anna, Konstantin, Konstantin, Roman, Elena, _, Ivan, Yakov, 3, 5 ,0, 9, 5, 5[a sound similar to if someones saying "yeah!"], 9, 3." [12]
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!