Não fazia idéia de que existisse disciplina de PNL em universidades. Imaginava que no máximo houvessem palestras-propaganda. PNL nada mais é do que um termo que soa mais impressionante para o velho conhecido conceito de "pensamento positivo", só que fazendo mau uso dos morfemas "neuro" e "linguística".
Eu não sei se chamaria quase qualquer coisa dessa área como "ciência", mesmo quando não há alegações fantásticas se aproveitando de conceitos complicados de física quântica e esse tipo de coisa. Não que seja tudo uma tremenda besteira ao mesmo tempo. Meio como, você tem um amigo que vive com uma mentalidade derrotista, e pode dar conselhos de uma visão mais otimista das coisas e etc e tal. Mesmo que não sejam exatamente "científicos".
Um desses céticos famosos, o psicólogo Richard Wiseman tem até um livro defendendo que as pessoas supersticiosas acabam até fazendo as superstições "funcionarem" positivamente, ainda que não por mecanismos mágicos, mas por diferenças de comportamento que se têm ao encarar o mundo de forma mais positiva. Fui checar o nome dele, não lembrava, e vi que por acaso ele também tem um livro sobre os livros de auto-ajuda, sobre o qual não li nada ainda, mas deve ser interessante.
O mais próximo de uma "auto ajuda científica" talvez fossem aquelas coisas de terapia comportamental cognitiva, se bem que acho que o sistema é menos "auto". Acho que esses livros, naquilo que não forem puro papo-furado, talvez sejam uma versão faça-você-mesmo não tão rigorosa ou metodologicamente construída dessas terapias.
Já se a questão é talento, uma questão um pouco diferente, ainda que também relacionada ao sucesso, acho que outro autor deve ter coisas interessantes sobre o assunto, Malcom Gladwell. Acho que foi dele que ouvi recentemente uma entrevista sobre coisas como que até a ordem de nascimento influencia na personalidade e aptidões, padrões para irmãos caçula e mais velhos decorrentes das diferenças de interações entre eles e os pais; e parecido com isso, ser nascido no fim ou no começo do ano letivo pode ter influência no talento nos esportes, e etc.
Ainda tem também uma matéria interessante na scientific american, "expert mind".