Autor Tópico: Educação impede que País ganhe poder, diz ‘New York Times’  (Lida 3417 vezes)

Offline calvino

• Nível 37
  • *
Educação impede que País ganhe poder, diz ‘New York Times’
« Online: 09 de Setembro de 2010, 11:05:34 »

Educação impede que País ganhe poder, diz ‘New York Times’

Para explicar aos norte-americanos o “buraco” que existe na educação brasileira, o jornal “The New York Times” foi pessoalmente à terra do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O correspondente Alexei Barrionuevo desembarcou em Caetés, Pernambuco, e comparou a vida de Lula quando criança com a dos meninos que vivem hoje na cidade. O jornalista chegou a uma conclusão empírica e outra que poderia ser chamada de teórica, abstrata, baseada em números.

A empírica é a de que, diferentemente do que ocorria no tempo de Lula – que quando menino apanhava de seu pai quando ia à escola em vez de trabalhar –, as crianças são incentivadas pelos pais para ir à escola, uma vez que isso é uma condição para receber o Bolsa Família.

O ponto negativo é que os pais ainda não enxergam o estudo como uma oportunidade real de melhorar de vida, na opinião de uma professora de local ouvida pelo “Times”. Ao menos por enquanto, é mesmo o dinheiro que move os adultos a colocarem seus filhos para estudar.

A conclusão teórica é mais cética. Para Barrionuevo, a educação ainda é “a pedra na qual o Brasil tropeça quando tenta acelerar sua economia e estabelecer-se como uma das nações mais poderosas”. Na visão estrangeira do autor, esse problema é uma “grande fraqueza na jovem armadura brasileira”.

E fica mesmo difícil discordar, quando observamos alguns dados citados no texto:

- O Brasil ficou em 49º lugar entre 56 países que participaram do Programa para Avaliação Internacional dos Estudantes;

- Mais da metade dos alunos brasileiros participantes dessa prova tirou a nota mínima no teste de leitura – “em matemática e ciência, o resultado foi ainda pior”, diz a reportagem;

- Alunos de 15 anos no Brasil têm o mesmo nível de conhecimento de crianças de 9 ou 10 na Dinamarca e na Finlândia;

- A repetência é muito alta. Em escola visitada pelo “Times”, há alunos de 13 e de 17 anos na mesma classe;

- O índice de repetência é um dos maiores do mundo no primário, de 28%, segundo o Banco Mundial;

- Mais de 22% dos 25 milhões de brasileiros disponíveis no mercado de trabalho não tê, a qualificação adequada para preencher as vagas demandadas pelas empresas, segundo o Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas);

Mas há também dados positivos. A reportagem destaca que, sob o governo Lula, foram construídas 180 escolas técnicas, “comparadas com as 140 criadas nos 93 anos anteriores”.

FONTE

MATÉRIA COMPLETA NO NYT
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
Re: Educação impede que País ganhe poder, diz ‘New York Times’
« Resposta #1 Online: 09 de Setembro de 2010, 11:07:37 »
BR: 12% dos analfabetos são da BA

Mais de 12% do total de analfabetos do Brasil (14,1 milhões) está na Bahia: 1,8 milhão de baianos com 15 anos ou mais não sabem ler e escrever, o que corresponde a 16,7% da população do Estado nesta faixa etária. A boa notícia é que entre 2004 e 2009, houve queda de 4,24 pontos percentuais nesta taxa.

A diminuição é mais significativa do que no Brasil, onde houve recuo de 1,8 ponto percentual, e do que no Nordeste, onde foi registrada a maior queda regional do País no número de analfabetos, 3,7 pontos, chegando a 18,7% da população. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada nesta quarta-feira, 8, pelo IBGE.  Os números verificados na Bahia e no Nordeste, no entanto, ainda são bem maiores do que a média nacional (9,6%).

No Estado, o analfabetismo ainda é mais preocupante na zona rural, onde estão concentrados pouco mais de 53% (962 mil) dos moradores com incapacidade de realizar leituras ou escrever. Nas áreas urbanas, os números também impressionam: 845 mil pessoas que vivem nas cidades enfrentam o problema.

“No meio rural ainda há uma grade deficiência na oferta de escolas, de infraestrutura adequada para a alfabetização. Já os números do meio urbano sofrem reflexos da presença das pessoas que saíram da zona rural para as cidades, levando consigo os problemas, como o analfabetismo”, explica Joilson Rodrigues, coordenador de informação do IBGE na Bahia.

FONTE
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #2 Online: 09 de Setembro de 2010, 11:07:57 »
Não Bahia.... :'(

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 09 de Setembro de 2010, 11:09:04 »
Mas há também dados positivos. A reportagem destaca que, sob o governo Lula, foram construídas 180 escolas técnicas, “comparadas com as 140 criadas nos 93 anos anteriores”.

Isso inclui as estaduais ou só as federais? Porque as estaduais não são mérito do Lula, não é mesmo?
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #4 Online: 09 de Setembro de 2010, 11:13:27 »
Isso inclui as estaduais ou só as federais? Porque as estaduais não são mérito do Lula, não é mesmo?

Excelente ponto Snow.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 09 de Setembro de 2010, 11:35:30 »
Nem o Serra, nem a Dilma e nem a Marina parecem considerar a educação uma grande prioridade...

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #6 Online: 09 de Setembro de 2010, 11:47:59 »
Nem o Serra, nem a Dilma e nem a Marina parecem considerar a educação uma grande prioridade...
Fazer o que? Tudo é culpa de política no Brasil.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #7 Online: 09 de Setembro de 2010, 11:49:25 »
Povo esclarecido assusta os politicos

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #8 Online: 09 de Setembro de 2010, 12:15:10 »
Eu sempre simpatizei com o discurso do Cristovam Buarque.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #9 Online: 09 de Setembro de 2010, 12:25:18 »

Não atribua à malícia o que pode ser adequadamente explicado pela incompetência -- ou, neste caso, conveniência eleitoreira. Reformar o sistema educacional daria um trabalho do cão, sairia caro e os resultados só apareceriam muitos ciclos eleitorais mais tarde. Daí que ninguém mexe nisso.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 09 de Setembro de 2010, 12:27:01 »

Não atribua à malícia o que pode ser adequadamente explicado pela incompetência -- ou, neste caso, conveniência eleitoreira. Reformar o sistema educacional daria um trabalho do cão, sairia caro e os resultados só apareceriam muitos ciclos eleitorais mais tarde. Daí que ninguém mexe nisso.

Pois é, criança não vota. E os pais delas não dão a mínima...

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #11 Online: 09 de Setembro de 2010, 12:34:56 »
Eu sempre simpatizei com o discurso do Cristovam Buarque.

Votei nele na eleição passada e fiquei frustrado por ele não ter participado dessa.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #12 Online: 09 de Setembro de 2010, 12:35:35 »
Idem!!

Como vi outro dia nas internets da vida: "Sou inteligente, bem-informado, trabalho feito um camelo, pago imposto para caramba. Dilma, Serra, Marina, o que vocês têm a me dizer?"

Pelo jeito, nada.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #13 Online: 09 de Setembro de 2010, 12:36:39 »

O Senador Cristovam, quando questionado por uma jornalista sobre o motivo de poucos políticos levantarem a bandeira da educação, ele foi direto:

"Defender a bandeira da educação não dá voto".

Não podia ser mais direto.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #14 Online: 09 de Setembro de 2010, 12:39:21 »
E eu pergunto: isso é mais culpa dos políticos ou dos eleitores?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 09 de Setembro de 2010, 12:43:03 »
Existe esse problema sério que o DBohr colocou: é bem difícil um político iniciar um trabalho que deve mostrar resultado no mandado seguinte ou vários mandatos depois. Vira propaganda pra quem estiver no poder no momento que o resultado aparecer.

Reformar a educação deve levar, pelo menos, doze anos. Pros efeitos realmente aparecerem, aqueles educados pelo sistema reformado devem ser os novos educadores. Vão-se aí mais 15 ou 20 anos. Isso nos grandes centros. Até a coisa chegar em Jequié, isso fica muito além do horizonte do político  mais vanguardista.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 09 de Setembro de 2010, 12:43:49 »

Os eleitores têm culpa nisso. Sabe como resolver esse problema? Educação.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #17 Online: 09 de Setembro de 2010, 12:44:46 »
Até a coisa chegar em Jequié, isso fica muito além do horizonte do político  mais vanguardista.

Nem me fala :'(

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #18 Online: 09 de Setembro de 2010, 12:45:05 »

É um ciclo vicioso, na minha opinião. Os políticos não falam/ não fazem nada porque não dá voto. Os eleitores percebem que um diploma decente melhora as chances de um emprego bom, mas hoje em dia não é determinante. O mercado pede cada vez mais títulos e especializações, muitas das quais totalmente desnecessárias para os cargos oferecidos. O que leva à profusão de Uniesquinas da vida, o que faz os políticos a dizer que está tudo bem com a educação e não precisam assim falar/ fazer nada.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #19 Online: 09 de Setembro de 2010, 12:46:39 »

Círculo vicioso. Os políticos não investem porque são incompetentes e são eleitos porque os eleitores não são bem informados.
E assim vai.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #20 Online: 09 de Setembro de 2010, 12:47:13 »
Postamos juntos Dbohr, que lindo :coracao:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #21 Online: 09 de Setembro de 2010, 12:54:35 »
Só que eu discordo quanto aos eleitores mal-informados :-P

Em muitos casos é assim, mas na maior parte, eu acho, o pessoal vota com muito pragmatismo. Quem oferecer o melhor programa assistencial/ oferta de emprego em empresa estatal/ promessa de campanha interessante, leva.

Aqui no Rio, por exemplo, tem muitos professores e médicos do Estado putos com o Sérgio Cabral. Mas as Unidades Pacificadoras têm funcionado bem, até, e a bandidagem parece que anda levando um belo prejuízo. E assim o cara vai se eleger no primeiro turno.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #22 Online: 09 de Setembro de 2010, 13:00:37 »
Em muitos casos é assim, mas na maior parte, eu acho, o pessoal vota com muito pragmatismo. Quem oferecer o melhor programa assistencial/ oferta de emprego em empresa estatal/ promessa de campanha interessante, leva.

Para mim a falta de capacidade de olhar no especto geral e em como as medidas adotadas afetarão a sociedade em longo prazo é falta de informação/educação.

Votar no "hoje/prático" ou é ignorância ou falta de caráter mesmo.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 09 de Setembro de 2010, 13:23:09 »

Os eleitores têm culpa nisso. Sabe como resolver esse problema? Educação.

Círculo vicioso e maledicente!
Foto USGS

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #24 Online: 09 de Setembro de 2010, 15:52:20 »
O governo do estado aqui no CE começou a fazer algo interessante: um concurso "de verdade" para professores do ensino médio
e fundamental. Com direito a prova didática e de títulos (estive na banca da prova didática). Também tem exigido diploma de ensino
superior para todos os candidatos.

Por outro lado, até eu me revolto que, depois de tanto esforço, os pobres dos professores ainda tenham que se contentar com R$ 1500,00 no
bolso...
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!