Autor Tópico: Leis da Física podem variar ao longo do Universo  (Lida 5168 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline 4 Ton Mantis

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
Leis da Física podem variar ao longo do Universo
« Online: 11 de Setembro de 2010, 19:58:18 »
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=variacao-leis-fisica&id=010830100910


Uma equipe de astrofísicos está propondo uma teoria que muda radicalmente a forma como entendemos o Universo.

Em um artigo ainda não aceito para publicação em revistas científicas, o grupo afirma ter encontrado indícios de que as leis da física são diferentes em diferentes partes do Universo.



Pelos dados obtidos pelos pesquisadores, a constante alfa não seria constante, mas variável, contrariando o princípio da equivalência de Einstein, que estabelece que as leis da física são as mesmas em qualquer lugar. [Imagem: Julian Berengut/UNSW]

Constante alfa

O artigo propõe que uma das supostas constantes fundamentais da natureza talvez não seja assim tão constante.

Em vez disso, este "número mágico", conhecido como constante de estrutura fina - ou constante alfa - parece variar ao longo do Universo. A constante alfa mede a magnitude da força eletromagnética - em outras palavras, a intensidade das interações entre a luz e a matéria.

Há alguns anos, físicos propuseram que alfa poderia ter variado ao longo do tempo - numa escala de 12 bilhões de anos - mas agora os físicos propõem que ela varia ao longo do espaço.

Pelos dados obtidos pelos pesquisadores, a constante alfa não seria constante, mas variável, contrariando o princípio da equivalência de Einstein, que estabelece que as leis da física são as mesmas em qualquer lugar.

"As implicações para o nosso entendimento atual da ciência são profundas. Se as leis da física passam a ser apenas 'sub-leis locais', pode ser que, embora a nossa parte observável do Universo favorece a existência da vida e dos seres humanos, outras regiões mais distantes podem ter diferentes leis que se oponham à formação da vida, pelo menos tal como a conhecemos," especula ele.

Eixo magnético universal

As conclusões dos pesquisadores foram baseadas em medições realizadas com o Very Large Telescope (VLT), no Chile, e com os maiores telescópios ópticos do mundo, no Observatório Keck, no Havaí.

"Os telescópios Keck e VLT estão em hemisférios diferentes - eles olham para direções diferentes ao longo do Universo. Quando olhamos para o norte com o Keck, vemos em média um alfa menor nas galáxias distantes, mas quando olhamos para o sul com o VLT, vemos um alfa maior," explica o Dr. Julian King, coautor do trabalho.

A variação observada é muito pequena, não mais do que 1 parte em 100.000. "Mas é possível que variações muito maiores possam ocorrer fora do nosso horizonte observável", especula King.

"Depois de medir a constante alfa em cerca de 300 galáxias distantes, surgiu uma consistência: este número mágico, que nos dá a força do eletromagnetismo, não é o mesmo em todos os lugares, como ele é aqui na Terra, e parece variar continuamente ao longo de um eixo preferencial através do universo," explica o professor John Webb, da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália.



A variação da constante alfa foi detectada como uma continuidade ao longo do espaço, o que daria uma espécie de "eixo preferencial" para o Universo - é como se houvesse um eixo magnético universal, atravessando todo o Universo observável, da mesma forma que há um eixo magnético de polo a polo da Terra. [Imagem: Webb et al.]

Este talvez seja o elemento mais intrigante da proposta, o fato de a variação ter sido detectada como uma continuidade ao longo do espaço, o que daria uma espécie de "eixo preferencial" para o Universo - é como se houvesse um eixo magnético universal, atravessando todo o Universo observável, da mesma forma que há um eixo magnético de polo a polo da Terra.

De forma bastante interessante, esse eixo magnético universal coincide com medições anteriores que deram origem à teoria do chamado Fluxo Escuro, que indica que uma parte da matéria do nosso Universo estaria vazando por uma espécie de "ralo cósmico", sugada por alguma estrutura de um outro universo.

Variação das leis da física

Se os dados se confirmarem - e não tiverem outra explicação menos revolucionária - um achado como esse poderia obrigar os cientistas a repensarem totalmente sua compreensão das leis da Natureza.

"A constante de estrutura fina, e outras constantes fundamentais, são absolutamente centrais para a nossa teoria atual da física. Se elas realmente variam vamos precisar de uma teoria melhor, mais profunda," arrisca o Dr. Michael Murphy, coautor do trabalho.

A variação das leis da física, seja no espaço ou no tempo, sempre ocupou a mente dos cientistas. Pelas teorias atuais, uma pequena variação de alfa, por exemplo, significaria que as estrelas não produziriam carbono, a base da química que forma a vida na Terra.

É por isso que os cientistas afirmam que são as características "especiais" deste nosso ponto no Universo que criam as condições para a vida como a conhecemos, características estas que poderiam não existir em outros pontos. Uma afirmação de resto circular - poderia haver outros "pontos de equilíbrio", que dariam origem a formas de vida diferentes da nossa, algo como "se a vida não fosse assim, seria diferente" - descartada, obviamente, a hipótese da "não-vida".

"Embora uma 'constante variável' possa abalar a nossa compreensão do mundo que nos rodeia, afirmações extraordinárias exigem evidências extraordinárias. O que estamos descobrindo é extraordinário, não há dúvida sobre isso," diz Murphy.

Talvez. Mas tudo recomenda que se espere até que o artigo seja revisado por outros cientistas e aceito para publicação em uma revista conceituada. Resta saber, sobretudo, se os outros cientistas acharão que uma variação de 1 em 100.000 é assim tão extraordinária.
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re: Leis da Física podem variar ao longo do Universo
« Resposta #1 Online: 12 de Setembro de 2010, 23:19:35 »
Eu acho que já li qualquer coisa breve (anterior a isso, não lembro o nome do cara) sobre uma noção das leis da física serem mais "emergentes" do que geralmente se assume; isso é, elas seriam constantes quando uma dada "circunstância" maior é mantida constante. Numa analogia talvez tosca, meio como a pressão do ar em uma dada altura. Se a maior parte do "universo" que você enxerga está naquela altitude, então a pressão será aparentemente uma "constante", apesar de não ser, de ser uma propriedade emergente de algo maior.

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re: Leis da Física podem variar ao longo do Universo
« Resposta #2 Online: 12 de Setembro de 2010, 23:51:20 »
Eu acho que já li qualquer coisa breve (anterior a isso, não lembro o nome do cara) sobre uma noção das leis da física serem mais "emergentes" do que geralmente se assume; isso é, elas seriam constantes quando uma dada "circunstância" maior é mantida constante. Numa analogia talvez tosca, meio como a pressão do ar em uma dada altura. Se a maior parte do "universo" que você enxerga está naquela altitude, então a pressão será aparentemente uma "constante", apesar de não ser, de ser uma propriedade emergente de algo maior.

De qualquer maneira, um dos postulados da física é a constância de suas leis.

E se isto for demonstrado como falso (ou limitado), teremos sim uma "revolução"!
Foto USGS

Offline West

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.888
  • Sexo: Masculino
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
Re: Leis da Física podem variar ao longo do Universo
« Resposta #3 Online: 14 de Setembro de 2010, 09:38:25 »
Se isso vier a ser comprovado, tudo fica muito mais complicado (como se já não fosse).
Acho que nem os físicos fazem ideia das reais implicações de uma eventual constatação nesse sentido.

Se não for possível extrapolar as propriedades descobertas localmente para o restante do universo, modelos globais serão impossíveis de serem elaborados, o que implica numa mudança completa de paradigma, até mesmo a nível de metodologia da ciência.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."
__________
Provérbio Iídiche.

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."
__________
Protágoras.Ensaio sobre os deuses. Séc. V a.C.

Offline SnowRaptor

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 17.962
  • Sexo: Masculino
Re: Leis da Física podem variar ao longo do Universo
« Resposta #4 Online: 14 de Setembro de 2010, 09:41:53 »
Exatamente. Uma das bases das teorias que levamos em conta hoje é que não faz diferença fazermos uma experiência aqui ou em um planeta orbitando Antares.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dbohr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.179
  • Sexo: Masculino
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Leis da Física podem variar ao longo do Universo
« Resposta #5 Online: 14 de Setembro de 2010, 10:48:42 »
De qualquer forma, me parece que isso só seria válido lá em Longelândia. Ou seja, a correção para regiões "locais" (ou seja, no nosso grupo vizinho de galáxias) não seria tão significativa assim.

O que não significa de maneira alguma que não seja algo estrondoso, se confirmado! Penso nas conseqüências para as leis de Conservação, por exemplo, que dependem tanto da isotropia do tempo e do espaço...

Offline calvino

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.387
  • Sexo: Masculino
Re: Leis da Física podem variar ao longo do Universo
« Resposta #6 Online: 14 de Setembro de 2010, 12:15:06 »
Quão grande essa variação precisaria ser para causar alguma mudança significativa?
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Dbohr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.179
  • Sexo: Masculino
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Leis da Física podem variar ao longo do Universo
« Resposta #7 Online: 14 de Setembro de 2010, 12:32:16 »
Chutaria que se fosse alguma coisa que variasse o mesmo tanto que o reportado acima entre distâncias interestelares já seria um grande reboliço. Mas é só um chute leigo.

Fato divertido: os astrônomos da Longelândia devem estar se perguntando como serão as leis físicas do nosso canto do Universo :lol:


Offline calvino

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.387
  • Sexo: Masculino
Re: Leis da Física podem variar ao longo do Universo
« Resposta #8 Online: 14 de Setembro de 2010, 12:40:39 »
1 em 100.000 como dito no artigo já serviria?
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Dbohr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.179
  • Sexo: Masculino
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Leis da Física podem variar ao longo do Universo
« Resposta #9 Online: 14 de Setembro de 2010, 13:43:52 »
Acho que a principal questão não é a variância de alfa, e sim a taxa de variação de alfa no tempo e no espaço. Um valor de 1/ 100.000 lá na Longelândia não me parece tanto. Aqui na beira do sistema solar já seria um estrondo.

Isso, claro, na minha opinião de leigo no assunto :)

Offline André Luiz

  • Nível 38
  • *
  • Mensagens: 3.657
  • Sexo: Masculino
    • Forum base militar
Re: Leis da Física podem variar ao longo do Universo
« Resposta #10 Online: 14 de Setembro de 2010, 15:18:24 »
Pessoal da ufologia e do bichogrilismo vai se esbaldar com esta notica

Offline Dbohr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.179
  • Sexo: Masculino
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Leis da Física podem variar ao longo do Universo
« Resposta #11 Online: 14 de Setembro de 2010, 15:27:09 »
Ah, eles se esbaldam com qualquer coisa hoje em dia, então que diferença faz?

Além disso, há um longo caminho entre um grupo de físicos propor uma nova e bombástica ideia e ela ser amplamente verificada :)

Offline West

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.888
  • Sexo: Masculino
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
Re: Leis da Física podem variar ao longo do Universo
« Resposta #12 Online: 14 de Setembro de 2010, 15:49:03 »
Lembro de uma matéria da SciAm-BR sobre "constantes inconstantes" que aborda justamente a possibilidade de mudança ao longo do tempo. Tudo ainda muito especulativo. Fala-se de como uma pequena variação na constante tal poderia levar ao colapso do universo e coisas do tipo, mas na verdade o conhecimento atual não dá pra dizer quase nada concreto a esse respeito, já que não se sabe como poderia ser o comportamento global em uma situação como essa. Não há como testar para ver o que de fato poderia o occorer. Pode ser que uma variação em uma constante levasse a uma reação de compesação nas demais, de forma a evitar um possível colapso, por exemplo. Como disse, tudo ainda muito especulativo.
« Última modificação: 14 de Setembro de 2010, 15:51:40 por West »
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."
__________
Provérbio Iídiche.

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."
__________
Protágoras.Ensaio sobre os deuses. Séc. V a.C.

Offline Micrômegas

  • Nível 16
  • *
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
Re: Leis da Física podem variar ao longo do Universo
« Resposta #13 Online: 14 de Setembro de 2010, 17:37:35 »
Não é a primeira notícia que começa a colocar em dúvida as leis da física. Um professor da Universidade de Amisterdâ sublevou a teoria da gravidade e causou muita agitação entre os físicos uns 3 meses atrás. (Link da noticia aqui: A Scientist Takes On Gravityum professor).

Na época, quando eu li essa notícia, eu estava lendo O Livro dos Médius e deparei com essa questão abaixo e achei conveniente marcar, crente que um dia ia precisar.

Não é que a coisa parece que está começando a fazer sentido :D


Citação de: [url=http://][/url]
Página 102 do Livro dos Médiuns

XXV. Entre os fenômenos que se apontam como probantes da ação de uma potência oculta, alguns há evidentemente contrários a todas as conhecidas leis da Natureza. Nesses casos, não será legítima a dúvida?

"É que o homem está longe de conhecer todas as leis da Natureza. Cada dia que se passa desmente os que, supondo tudo saberem, pretendem impor limites à Natureza, sem que por isso, entretanto, se tornem menos orgulhosos. Desvendando-lhe, incessantemente, novos mistérios, Deus adverte o homem de que deve desconfiar de suas próprias luzes, porquanto dia virá em que a ciência do mais sábio será confundida. Não tendes todos os dias, sob os olhos, exemplos de corpos animados de um movimento que domina a força da gravitação? Uma pedra, atirada para o ar, não sobrepuja momentaneamente aquela força? Pobres homens, que vos considerais muito sábios e cuja tola vaidade a todos os momentos está sendo desbancada, ficai sabendo que ainda sois muito pequeninos."
____________________
"Toda filosofia aspira a difundir-se, a ser uma propaganda. Ter a mão cheia de verdades e conservá-la fechada é de espíritos tacanhos. O que seria, pois, uma verdade que não quisesse comunicar-se?"

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline Mr. Mustard

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.918
  • Sexo: Masculino
Re: Leis da Física podem variar ao longo do Universo
« Resposta #14 Online: 14 de Setembro de 2010, 18:19:19 »
Não é que a coisa parece que está começando a fazer sentido :D

Previsão Autorealizável nº 2.447.256.144.

Offline Micrômegas

  • Nível 16
  • *
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
Re: Leis da Física podem variar ao longo do Universo
« Resposta #15 Online: 14 de Setembro de 2010, 18:22:34 »
Piadinhas previsíveis nº 3.882.999.015


 :)
____________________
"Toda filosofia aspira a difundir-se, a ser uma propaganda. Ter a mão cheia de verdades e conservá-la fechada é de espíritos tacanhos. O que seria, pois, uma verdade que não quisesse comunicar-se?"

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline Mister B

  • Nível 13
  • *
  • Mensagens: 299
  • Sexo: Masculino
  • Walt Whitman, Brahms, Darwin, Marx. Pode escolher!
Re: Leis da Física podem variar ao longo do Universo
« Resposta #16 Online: 14 de Setembro de 2010, 19:33:31 »
Não é a primeira notícia que começa a colocar em dúvida as leis da física. Um professor da Universidade de Amisterdâ sublevou a teoria da gravidade e causou muita agitação entre os físicos uns 3 meses atrás. (Link da noticia aqui: A Scientist Takes On Gravityum professor).

Na época, quando eu li essa notícia, eu estava lendo O Livro dos Médius e deparei com essa questão abaixo e achei conveniente marcar, crente que um dia ia precisar.

Não é que a coisa parece que está começando a fazer sentido :D


Citação de: [url=http://][/url]
Página 102 do Livro dos Médiuns

XXV. Entre os fenômenos que se apontam como probantes da ação de uma potência oculta, alguns há evidentemente contrários a todas as conhecidas leis da Natureza. Nesses casos, não será legítima a dúvida?

"É que o homem está longe de conhecer todas as leis da Natureza. Cada dia que se passa desmente os que, supondo tudo saberem, pretendem impor limites à Natureza, sem que por isso, entretanto, se tornem menos orgulhosos. Desvendando-lhe, incessantemente, novos mistérios, Deus adverte o homem de que deve desconfiar de suas próprias luzes, porquanto dia virá em que a ciência do mais sábio será confundida. Não tendes todos os dias, sob os olhos, exemplos de corpos animados de um movimento que domina a força da gravitação? Uma pedra, atirada para o ar, não sobrepuja momentaneamente aquela força? Pobres homens, que vos considerais muito sábios e cuja tola vaidade a todos os momentos está sendo desbancada, ficai sabendo que ainda sois muito pequeninos."

E não poderia ter sido a Teoria da Relatividade, que veio depois do Rivail? Ou a Teoria da Evolução, que ele não chegou a acompanhar os desdobramentos? Ambas atendem isto do "porquanto dia virá em que a ciência do mais sábio será confundida.
"O cristianismo nos afirma que há um homem invisível, que vive no céu e vigia tudo o que fazemos, o tempo todo. O homem invisível tem uma lista de 10 coisas que ele não quer que a gente faça. Se você fizer qualquer uma dessas coisas, o homem invisível tem um lugar especial, cheio de fogo, fumaça, sofrimento, tortura e angústia onde ele vai lhe mandar viver, queimando, sofrendo, sufocando, gritando e chorando para todo o sempre. Mas ele ama você!
George Carlin

Offline Rios

  • Nível 12
  • *
  • Mensagens: 223
Re: Leis da Física podem variar ao longo do Universo
« Resposta #17 Online: 14 de Setembro de 2010, 21:00:16 »
Nossa, esses espíritos são tão sábios que ensinaram a kardec que o homem veio do barro...  :?

Citar
kardec: A espécie humana se achava entre os elementos orgânicos do globo terrestre?
R- Sim, e veio a seu tempo. Foi isso que deu motivo a dizer-se que o homem foi feito do limo da Terra.

kardec: Se o germe da espécie humana estava entre os elementos orgânicos do globo, porque os homens não mais se formam espontaneamente, como em sua origem?
R- O princípio das coisas permanece nos segredos de Deus.



Offline Micrômegas

  • Nível 16
  • *
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
Re: Leis da Física podem variar ao longo do Universo
« Resposta #18 Online: 14 de Setembro de 2010, 22:05:09 »
Nossa, esses espíritos são tão sábios que ensinaram a kardec que o homem veio do barro...  :?

Citar
kardec: A espécie humana se achava entre os elementos orgânicos do globo terrestre?
R- Sim, e veio a seu tempo. Foi isso que deu motivo a dizer-se que o homem foi feito do limo da Terra.

kardec: Se o germe da espécie humana estava entre os elementos orgânicos do globo, porque os homens não mais se formam espontaneamente, como em sua origem?
R- O princípio das coisas permanece nos segredos de Deus.



Rios, se você não fosse tão incontinenti em sua resposta, teria notado que a resposta concerne com a teoria da evolução e que está explicando porque na biblia diz que o homem veio do barro. A outra pergunta é uma continuação.

É o que dar pegar qualquer coisa "pronta" na net sem fazer uma análise.  
____________________
"Toda filosofia aspira a difundir-se, a ser uma propaganda. Ter a mão cheia de verdades e conservá-la fechada é de espíritos tacanhos. O que seria, pois, uma verdade que não quisesse comunicar-se?"

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline Mister B

  • Nível 13
  • *
  • Mensagens: 299
  • Sexo: Masculino
  • Walt Whitman, Brahms, Darwin, Marx. Pode escolher!
Re: Leis da Física podem variar ao longo do Universo
« Resposta #19 Online: 14 de Setembro de 2010, 23:59:28 »
Nossa, esses espíritos são tão sábios que ensinaram a kardec que o homem veio do barro...  :?

Citar
kardec: A espécie humana se achava entre os elementos orgânicos do globo terrestre?
R- Sim, e veio a seu tempo. Foi isso que deu motivo a dizer-se que o homem foi feito do limo da Terra.

kardec: Se o germe da espécie humana estava entre os elementos orgânicos do globo, porque os homens não mais se formam espontaneamente, como em sua origem?
R- O princípio das coisas permanece nos segredos de Deus.



Rios, se você não fosse tão incontinenti em sua resposta, teria notado que a resposta concerne com a teoria da evolução e que está explicando porque na biblia diz que o homem veio do barro. A outra pergunta é uma continuação.

É o que dar pegar qualquer coisa "pronta" na net sem fazer uma análise. 
Teoria da Evolução? Tem que fazer muita eisegese pra fazer isso aí encaixar com a TE.

Aliás, este tópico está sendo desvirtuado. Peço desculpas por isso.
"O cristianismo nos afirma que há um homem invisível, que vive no céu e vigia tudo o que fazemos, o tempo todo. O homem invisível tem uma lista de 10 coisas que ele não quer que a gente faça. Se você fizer qualquer uma dessas coisas, o homem invisível tem um lugar especial, cheio de fogo, fumaça, sofrimento, tortura e angústia onde ele vai lhe mandar viver, queimando, sofrendo, sufocando, gritando e chorando para todo o sempre. Mas ele ama você!
George Carlin

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Re: Leis da Física podem variar ao longo do Universo
« Resposta #20 Online: 15 de Setembro de 2010, 02:21:12 »
Não é a primeira notícia que começa a colocar em dúvida as leis da física.
As leis da física estão sempre em dúvida.


Offline Dbohr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.179
  • Sexo: Masculino
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Leis da Física podem variar ao longo do Universo
« Resposta #21 Online: 15 de Setembro de 2010, 06:33:42 »
Vamos ver se isso se confirma antes de dizer que a física precisa ser reescrita.

Offline Micrômegas

  • Nível 16
  • *
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
Re: Leis da Física podem variar ao longo do Universo
« Resposta #22 Online: 15 de Setembro de 2010, 08:56:35 »
Nossa, esses espíritos são tão sábios que ensinaram a kardec que o homem veio do barro...  :?

Citar
kardec: A espécie humana se achava entre os elementos orgânicos do globo terrestre?
R- Sim, e veio a seu tempo. Foi isso que deu motivo a dizer-se que o homem foi feito do limo da Terra.

kardec: Se o germe da espécie humana estava entre os elementos orgânicos do globo, porque os homens não mais se formam espontaneamente, como em sua origem?
R- O princípio das coisas permanece nos segredos de Deus.



Rios, se você não fosse tão incontinenti em sua resposta, teria notado que a resposta concerne com a teoria da evolução e que está explicando porque na biblia diz que o homem veio do barro. A outra pergunta é uma continuação.

É o que dar pegar qualquer coisa "pronta" na net sem fazer uma análise.  
Teoria da Evolução? Tem que fazer muita eisegese pra fazer isso aí encaixar com a TE.

Aliás, este tópico está sendo desvirtuado. Peço desculpas por isso.

Não é questão de interpretação meu caro, nem ad-hoc. É uma questão muito clara, fiquei até surpreso como ela não foi entendida.


Veja o que Kardec perguntou:
Citação de: [url=http://][/url]
kardec: A espécie humana se achava entre os elementos orgânicos do globo terrestre?
R- Sim, e veio a seu tempo. Foi isso que deu motivo a dizer-se que o homem foi feito do limo da Terra.

De onde a vida surgiu, não foi das moléculas dos oceanos e lagos inicias? essas moléculas não se encontravam na lama, no limo, ou no barro? O germe primitivo da espécie humana também não se achavam entre essas moléculas?

Então a resposta seguinte: Foi isso que deu motivo a dizer-se que o homem foi feito do limo da terra.  


Veja que até a Biblia é evolucionista. O problema é que ninguém viu isso.

Na bíblia não diz só isso, lá também fala que todas as coisas são formadas por átomos quando diz que o homem veio do pó e para o pó retornará... algo assim, não me lembro.



Desculpem ter dado continuação a esse assunto tão fora do tópico, mas não tive culpa. Não fui eu quem o exortou.
« Última modificação: 15 de Setembro de 2010, 09:47:50 por Micrômegas »
____________________
"Toda filosofia aspira a difundir-se, a ser uma propaganda. Ter a mão cheia de verdades e conservá-la fechada é de espíritos tacanhos. O que seria, pois, uma verdade que não quisesse comunicar-se?"

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline Mr. Mustard

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.918
  • Sexo: Masculino
Re: Leis da Física podem variar ao longo do Universo
« Resposta #23 Online: 15 de Setembro de 2010, 09:48:18 »
Veja que até a Biblia é evolucionista. O problema é que ninguém viu isso.

Verdade. Mais de dois bilhões de fiéis não viram isto. Mas como o cristianismo tem o hábito de passar a mão na cabeça de seu rebanho, que a culpa recaia nos outros não-cristãos. :hehe:

Por favor caro forista,

Afirmar algo deste tipo piora e muito sua base de argumentação.

Offline Dr. Manhattan

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.342
  • Sexo: Masculino
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re: Leis da Física podem variar ao longo do Universo
« Resposta #24 Online: 15 de Setembro de 2010, 11:20:20 »
Citação de: [url=http://][/url]
Página 102 do Livro dos Médiuns

XXV. Entre os fenômenos que se apontam como probantes da ação de uma potência oculta, alguns há evidentemente contrários a todas as conhecidas leis da Natureza. Nesses casos, não será legítima a dúvida?

"É que o homem está longe de conhecer todas as leis da Natureza. Cada dia que se passa desmente os que, supondo tudo saberem, pretendem impor limites à Natureza, sem que por isso, entretanto, se tornem menos orgulhosos. Desvendando-lhe, incessantemente, novos mistérios, Deus adverte o homem de que deve desconfiar de suas próprias luzes, porquanto dia virá em que a ciência do mais sábio será confundida. Não tendes todos os dias, sob os olhos, exemplos de corpos animados de um movimento que domina a força da gravitação? Uma pedra, atirada para o ar, não sobrepuja momentaneamente aquela força? Pobres homens, que vos considerais muito sábios e cuja tola vaidade a todos os momentos está sendo desbancada, ficai sabendo que ainda sois muito pequeninos."


Legenda: um cientista, segundo o espiritismo.



Estou para ver algum cientista que acha que sabe tudo. Aliás, se os cientistas pensassem assim, ninguem faria pesquisa! Para
que pesquisar, se já sabemos tudo?

O autor também comete um erro primário de física: a pedra lançada ao ar não sobrepuja em momento algum a força da gravidade.
Esta continua agindo com a mesma intensidade a todo instante durante o seu movimento. É essa força que determina que a
trajetória da pedra seja uma parábola. Qualquer aluno do ensino médio sabe disso.

Outra coisa: o autor desse textículo não parece ter a menor idéia do que é o processo científico.
As teorias novas (pelo menos nas exatas) não derrubam as antigas, mas as englobam como casos particulares.
Tenho certeza que isso já lhe foi dito antes Micrômegas, procure lembrar.

A propósito, essa idéia da variação de alfa pode servir na verdade para dar força a argumentos antrópicos: a vida surgiu por aqui,
porque é só nessa região do Universo que as constantes físicas permitem este tipo de vida.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!